PDA

Ver Versão Completa : [retro-análise] Tokyo Xtreme Racer - A História (tem Fotos!)

10/06/2006, 17:53
Iniciado em 1994 para o SNES, uma das séries mais diferenciadas dos jogos de corrida estava surgindo:

Tokyo Xtreme Racer, Hoje conhecido assim para o PS2 e Shutokou Battle (Pronúncia: Syutokou Battoru no Japão) inicia com as corridas de carros 'tunáveis' (no sentído de equipar motores e algum aspecto visual) em videogames de 16 Bits.

Como citado antes, a série não começou com esse nome! Drift King, para o SNES foi um sucesso em vendas no Japão e foi inspirada nas corridas ilegais (nóóóóóssa... Isso existe por lá? :P ) no Japão feitas por gangues rivais para domínio de território.

Esse jogo foi lançado em quase todo tipo de mídia já criada (CD-ROM/GD-ROM/DVD-ROM/Arquivos Binários/UMD/Cartuchos...) e tem versões até pra celular!

Claro que 99,8% da galera desse fórum (sempre tem alguns desavisados de plantão...), que conhecem o 'BOOM' que animes e filmes

http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/intialdnofakemoviepajaronxuxetyxDDD.jpg
http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/Midnightvol1.jpg

...Do estílo da série Initial D e do famoso (e mal roteirizado) Velozes e Furiosos, e pra piorar, ainda tem um mangá lançado e que segue uma 'side history' da temática original do jogo, com o nome de Wangan Midnight (criado por Michiharu Kusunoki),essa linhagem de jogo, tida como underground, correu pelos mais variados consoles e, às vezes, com os mais variados nomes:

http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/Shuto94.jpg

Agora, vamos à uma rápida cronologia dessa série:

[1994]
Shutokou Battle '94 "Drift King Keichii Tsuchiya & Masaaki Bandoh" (Bullet-Proof Software, Super Famicom)
[1995]
Shutokou Battle 2 "Drift King Keichii Tsuchiya & Masaaki Bandoh" (Bullet-Proof Software, Super Famicom)
[1996]
Wangan Dead Heat (JVC/Pack-In-Video, Sega Saturn) CERO+18 / USA - Highway 2000 (Natsume) / Europe - Highway 2000 (JVC) / Tokyo Highway Battle (Jaleco/THQ International)
Wangan Dead Heat Plus Real Arrange (JVC/Pack-In-Video, Sega Saturn) CERO+18
Shutokou Battle Gaiden "Super Technic Challenge Road To Drift King" (Media Quest, PlayStation)

http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/Shuto96.jpg

[1997]
Shutokou Battle '97 "Drift King Keichii Tsuchiya & Masaaki Bandoh New Limited Ver.97" (Imagineer SPD2/Genki, Sega Saturn)
Shutokou Battle R (Genki, PlayStation)
[1998]
Kattobi Tune (Genki, PlayStation)
[1999]
Shutokou Battle (Genki, Dreamcast) / Tokyo Xtreme Racer (Crave Entertainment) / Tokyo Highway Challenge (Crave Entertainment/Ubi Soft)

http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/Shuto0.jpg

[2000]
Shutokou Battle 2 (Genki, Dreamcast) / Tokyo Xtreme Racer 2 (Crave Entertainment) / Tokyo Highway Challenge 2 (Crave Entertainment/Ubi Soft)
[2001]
Shutokou Battle 0 (Genki, PlayStation 2) / Tokyo Xtreme Racer Zero (Crave Entertainment) / Tokyo Xtreme Racer (Crave Entertainment, Ubi Soft)
Shutokou Battle H" (Genki Mobile, Feel H" Mobile)

http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/Boxshottoykoxracer3-01.jpg

[2002]
Shutokou Battle I (Genki Mobile, i-mode Mobile)
Shutokou Battle EZ (Genki Mobile, EZweb Mobile)
Shutokou Battle (Genki Mobile, Vodavone Live! Mobile)
Wangan Midnight (Genki, PlayStation 2)
[2003]
Shutokou Battle Online (Genki Racing Project, Windows)
Kaido Battle "Nikko, Haruna, Rokko, Hakone" (Genki Racing Project, PlayStation 2) / Kaido Racer (Konami) / Tokyo Xtreme Racer Drift (Crave Entertainment)
Shutokou Battle 01 (Genki Racing Project, PlayStation 2) / Tokyo Xtreme Racer 3 (Crave Entertainment)
Shutokou Battle Online Special Pack "SpeedMaster" (DigiCube/Genki Racing Project, Windows)
[2004]
Kaido Battle 2 "Chain Reaction" (Genki Racing Project, PlayStation 2)
[2005]
Shutokou Battle Evolution (Genki Mobile, i-mode Mobile)
Shutokou Battle (Genki Racing Project, PSP) CERO+12
Racing Battle "C1 Grand Prix" (Genki Racing Project, PlayStation 2)
Kaido Battle Touge No Densetsu (Genki Racing Project, PlayStation 2)
Shutokou Battle Evolution Plus (Genki Mobile, i-mode Mobile)
[2006]
Shutokou Battle Evolution (Genki Mobile, EZweb Mobile)
Shutokou Battle X Ten (Genki Racing Project, Xbox360)

Agora, algumas curiosidades sobre a série:

Tokyo Xtreme Racer Advance (2004) não foi criado, nem produzido pela Genki, mas por "David A. Palmer Productions" no Reino Unido pela Crave Entertainment (Game Boy Advance).

Drift Racer Kaido Battle (2003) que era a versão americana de "Kaido Battle ~Nikko, Haruna, Rokko, Hakone~" publicado pela Sammy foi definitivamente cancelado. O jogo original foi licenciado pela Crave Entertainment para um lançamento americano no início de 2006 as "Tokyo Xtreme Racer Drift" (PlayStation 2).

Sei que não fiz um bom serviço de pesquisa, mas acho que devo ter feito pelo menos uma pequena homenágem à um dos jogos de corrida que me fascinaram desde a versão 16 Bits.

10/06/2006, 18:06
Putz cara...

Antes de mais nada, deixa eu esclarecer uma coisa: eu sou um completo ignorante em jogos de corrida...

Beleza, agora posso continuar... :smile

Eu nem imaginava que essa série do PS2 era a mesma da época do Snes. PQP... Também né, hoje em dia os meios de comunicação só mostram o que querem: Need For Speed Underground e Gran Turismo, fora um pouquinho de Ridge Racer...

Foda isso... Tem gente que acaba perdendo coisas boas sem nem ao menos conhecer direito.

Agora tem um detalhe... Qual dessas versões aí é a melhor, e quais não valem a pena nem chegar perto, na sua opinião? Como é que ela se sai num comparativo com outras franquias?

http://img489.imageshack.us/img489/3047/kongpositivo7ed.gif

P.S: velozes e furiosos ficou podre mesmo... :smile

10/06/2006, 20:29
Agora tem um detalhe... Qual dessas versões aí é a melhor, e quais não valem a pena nem chegar perto, na sua opinião? Como é que ela se sai num comparativo com outras franquias?

http://img489.imageshack.us/img489/3047/kongpositivo7ed.gif

P.S: velozes e furiosos ficou podre mesmo... :smile

Sobre Velozes e Furiosos, realmente o filme é uma #@!%$@#(!%*_!(& !!!

Mas como não estamos na área de filmes (depois eu tento fazer uma crítica mais destrutíva sobre ele... :D )

Deixa em iniciar:

Uma comparação com outros jogos. Vou tentar fazer isso com outros jogos da época, assim pode facilitar mais:

SNES

Shutokou Battle '94 e Shutokou Battle 2 (Drift King - SNES) vs. Top Gear séries:

Em se tratando de jogabilidade, Shutokou Battle sempre foi meio 'seco', e, na versão SNES, o treco era muito seco!

Mas, comparado com o grande 'Hit' Top Gear, fica meio difícil...

Top Gear vence no quesito jogabilidade. Já que o controle do jogo é, sem dúvida nenhuma, perfeito pra jogos arcade. (rápido e preciso) Já o Drift King usa um estílo meio a meio (entre arcade e simulação)

http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/syutokoubattle2.jpg

Com gráficos ao estílo F-ZERO de ser, o jogo poderia até fazer bonito, mas seria encoberto por outros de melhor qualidade.

As versões Saturn e PSX foram lançadas tendo como competidores, jogos como: SEGA Rally e Ridge Racer pra brigar...

Drift King (SAT e PSX) vs: Ridge Racer/ SEGA Rally

Desafio injusto!

Rodando à 60~30 FPS e com magníficos gráficos (3 pistas não repetitívas no caso de Ridge Racer e 3 pistas mais uma secreta em SEGA Rally), esses dois jogos não dão 'asas à cobra'. Claro que os Drift King dos videogames de CD tbm não fazem feio! Cenários situados nas FreeWays de Tokyo assustam, mas são repetitívos e meio 'claustrofóbicos', o que derrubam o fator diversão.

Pra acabar com tudo mesmo, ainda tem o caso de que, os carros em Syutokou Battle parece que são presos por um eixo, fazendo curvas com pneus revestidos de gelo, numa pista feita de quiabo (tem que ser escorregadio, né?)...

...Sobre as versões 'For Windows'...

Eu nem sabia que isso existia! Vou caçar... ;)

Dreamcast e o seu desafio:

Tokyo Xtreme Racer 1 e 2 vs. SEGA Rally 2 e SEGA GT - Homologation Special (acho que é esse o título)

Finalmente um bom combate! As versões de DC não deram pano pra manga. Grande jogabilidade e gráficos bem acima da média! Uma trilha sonora marcante e o fator 'replay' fazem desses dois jogos, uma excelente escolha no videogame.

...Enquanto isso, do outro lado...

SEGA Rally 2 tem magníficos gráficos, diga-se de passagem, uma excelente jogabilidade e trilha sonora marcante tbm. Claro que não estou comparando por estílo, já que SEGA Rally 2 é um jogo de rally! Mas, ficam 'pau a pau' com os Tokyo Xtreme Racer. E, o SEGA GT, mesmo com um controle estranho (tem que regular bastante senão o carro fica indomável) e pra ficar com uma desvantágem em relação aos 'Japoneses radicais', é o fato de que ele QUASE NÃO TEM UMA BOA SENSAÇÃO DE VELOCIDADE NO INÍCIO (?!?)

No PSX, infelizmente, eu só encontrei o Tokyo Xtreme Racer - Kaido Battle e, comparar com algum jogo, seria até ridículo (Gran Turismo?!? HAH! ...Não vai não...)

Pra ficar citado, o jogo em questão tem uma física estranha (fazer drift com um carro de tração dianteira é um exercicio de paciência. O gráfico não é lá essas coisas mas vale a pena.

E, então seria essa a minha pequena informação sobre uma (teórica) comparação entre um meio desconhecido, contra os conhecidos e aclamados.

Finalizando... Eu afirmo que: Vale a pena conhecer. Sempre se pode encontrar boas surpresas nessa franquia!

Média de kongs com coroa:

De um total de 5 coroas, irei dar 3 Kongs [:king] [:king] [:king] e meio (como eu corto um Kong no meio?!?)

10/06/2006, 23:14
Sobre Velozes e Furiosos, realmente o filme é uma #@!%$@#(!%*_!(& !!!

Mas como não estamos na área de filmes (depois eu tento fazer uma crítica mais destrutíva sobre ele...:D )

Heheheh... O pior é que eu assisti o 2 (onde trocaram o careca Vin Diesil pelo careca negão porradeiro) e foi a mesma merda. Graças a Deus, os carros pelo menos se salvam... Heheheh...

Lógico, quando os caras não os substituiam por CGs... :lol

Dreamcast e o seu desafio:

Tokyo Xtreme Racer 1 e 2 vs. SEGA Rally 2 e SEGA GT - Homologation Special (acho que é esse o título)

Finalmente um bom combate! As versões de DC não deram pano pra manga. Grande jogabilidade e gráficos bem acima da média! Uma trilha sonora marcante e o fator 'replay' fazem desses dois jogos, uma excelente escolha no videogame.

...Enquanto isso, do outro lado...

SEGA Rally 2 tem magníficos gráficos, diga-se de passagem, uma excelente jogabilidade e trilha sonora marcante tbm. Claro que não estou comparando por estílo, já que SEGA Rally 2 é um jogo de rally! Mas, ficam 'pau a pau' com os Tokyo Xtreme Racer. E, o SEGA GT, mesmo com um controle estranho (tem que regular bastante senão o carro fica indomável) e pra ficar com uma desvantágem em relação aos 'Japoneses radicais', é o fato de que ele QUASE NÃO TEM UMA BOA SENSAÇÃO DE VELOCIDADE NO INÍCIO (?!?)

Porra, cara!

Pelo que eu estou entendendo, esse jogo ficou "quente" pra valer na época do DC, pois parece ser pau a pau com o ótimo Sega Rally. PQP... Se tá realmente no mesmo nível, eu vou caçar esse jogo assim que colocar as mãos num DC velho por aí (meu Deus, é muito jogo retro pra ver e pra comprar...).

De um total de 5 coroas, irei dar 3 Kongs [:king] [:king] [:king] e meio (como eu corto um Kong no meio?!?)

Pô bicho, corta o kong não... :lol

Faz média de 0-10 como eu uso. É tosco, mas é massa...

Nota global: 8.0 - :razz: :razz: :razz: :razz: :razz: :razz: :razz: :razz:

P.S: ah, antes que eu esqueça, seu tópico vai pro Retroindex, beleza? :D

11/06/2006, 12:10
Rapaz, na época do Saturn nunca tinha ouvido falar desse
jogo! Na época eu era vidrado em game de corrida.
Jogava Sega Rally e similares até dizer chega.

Não sabia desse título... Que ignorância a minha... :-D :-D

11/06/2006, 14:13
Rapaz, na época do Saturn nunca tinha ouvido falar desse
jogo! Na época eu era vidrado em game de corrida.
Jogava Sega Rally e similares até dizer chega.

Não sabia desse título... Que ignorância a minha... :-D :-D

Edinei, não é ignorância não! Pense assim: Esse jogo, pouca gente conheceu, já que, a versão americana original do Saturn não chegou no Brasil, e as versões piratas surgiram nos camelôs (aqui em Goiânia, o pessoal traziam muitos jogos deiferentes sem nem mesmo saber o que era) como 'gatos pingados', entende?

E, fora isso, existe o fato de que, eram casos raros que as revistas nacionais divulgassem jogos 'OVERSEAS', como eram chamados os jogos Japoneses na 'Die Hard Gamefan' que eu comprava toda vez que tinha grana...

E, Power.... Prometo! Vou passar as notas pra média de 10 pontos. (não cortarei nenhum Kong sob pena de ser denunciado à 'sociedade protetora dos Kongs digitais.... :D )

11/06/2006, 19:04
Por aqui, interior de SP, camelô nunca deu muita bola pro Saturn.
Era uma guerra encontrar algum jogo raro, só tinha o arroz com feijão e
olhe lá. Diziam que não dava retorno.

Fiquei curioso com esse jogo.

11/06/2006, 21:36
Por aqui, interior de SP, camelô nunca deu muita bola pro Saturn.
Era uma guerra encontrar algum jogo raro, só tinha o arroz com feijão e
olhe lá. Diziam que não dava retorno.

Fiquei curioso com esse jogo.

Por isso é que eu lhe disse! Não pode ser ignorância sua por um fato que vc nem tinha informação sobre isso.

Então, não grila e procura na net as ISOs dos jogos. Vá fundo e seja feliz! :rox

12/06/2006, 00:05
Adicionado ao Retroindex ;)

22/06/2006, 00:58
Já joguei o Tokyo Xtreme Racer do DC só não lembro se foi o 1 ou o 2. Só me arrependo d ter achado uma cópia vagabunda q travava o jogo logo no começo e se vc tentar salvar blz, mas na hora do loading não ia.
Pelo pouco q joguei um dos melhores e mais inovadores jogos d corrida da época, vc saia andando pela rua via o cara piscava farol atrás dele e se ele aceitar já saia no pega. Quanto maior a vantagem q vc abre mais vc seca a barra d energia do cara. Isso mesmo pode parecer estranho, mas tem uma barra na hora da disputa tipo energia em jogo d luta quanto maior a distância mais rápido ela desce. Muito louco a sensação d chegar atras do cara e piscar o farol o contrário tb acontece.
Tenho SEGA GT Homologation Special é muito legal tb, mas é mais parecido com Gran Turismo do Play (tirar licença, campeonatos com limite d potência, endurance e etc).
Se vc buscar algo mais inovador sugiro Tokyo Xtreme Racer se for mais no tradicional SEGA GT ou se vc gostar d corrida sugiro os 2 :rox

22/06/2006, 20:22
A versão mais legal que joguei com certeza foi a do Dreamcast, nem se compara as versões pra PS2 com a do Draem, na minha opinião muito fracas.

Nick Ryosuke
15/09/2006, 19:38
Não é muito bom ressucitar isso, mas achei interessante falar um pouco a respeito.

Apesar da série Shutokou Battle não ser muito conhecida aqui, ela tem uma certa notoriedade no Japão por tratar um dos tipos de corridas ilegais que mais ocorreram por lá (e ainda ocorrem), sempre disputada na chamada Shuto Kousoku Douro (uma rede de auto-estradas que interliga as diversas regiões de Tokyo). Além das corridas, o jogo se baseou muito na série Wangan Midnight (que veio antes do jogo, já que o mangá começou a ser publicado em 1993) e na série de filmes Shuto Kousoku Trial.

Só pra explicar um pouco, a série Wangan Midnight foca um pouco mais a corrida, sem se importar com disputa de territórios como na vida real (e no jogo), além da ação se desenvolver mais na chamada Wangan (uma das auto-estradas da Shutokou, que percorre a região do porto).

Já a série Shuto Kousoku Trial é considerada (de certo modo) o avô do Velozes e Furiosos. O primeiro filme da série saiu em 1987 e foi alvo de muitas críticas. O famigerado Keiichi "Drift King" Tsuchiya apareceu na série, que é semi-biográfica, já que o próprio Tsuchiya foi um hashiriya (termo japonês para Street Racer) antes de se tornar profissional.

Curiosidades:
- Infelizmente o tráfego das ruas foi eliminado em algumas versões do jogo por pressão das produtoras dos carros, pois não queriam apoiar um jogo que mostra suas máquinas correndo em alta velocidade em uma auto-estrada cheia de carros.

- A prova de que Wangan Midnight inspirou em parte a série: Os dois últimos chefes da versão de DC. O hashiriya "Zero" pilota um Porsche 911 Turbo (Type-930) preto igual ao do Tatsuya Shima (o antagonista da série), enquanto o "???" pilota um Nissan Fairlady Z 240Z (S30) "Devil Z" azul, o mesmo carro que Akio Asakura, o protagonista da série pilota.

- Na versão japonesa do Shutokou Battle de DC, há um carro secreto: Toyota Sprinter Trueno GT-Apex AE86 (Fujiwara Tofu Shop "Home Delivery" version), que no jogo está com o nome de "Fujiwara Takumi's Trueno". Para quem, não conhece, é o carro principal da série Initial D.

- No Shutokou Battle Zero para PS2, existe um carro secreto: Nissan Silvia S15 Spec-R (Noboteru Taniguchi version). O carro está idêntico ao carro que Taniguchi utilizava no campeonato D1GP e é uma homenagem ao piloto que, assim como Keiichi Tsuchiya, foi um hashiriya e correu na Shutokou.

Tirando o erro a respeito da série Wangan Midnight, o tópico ficou muito bom. Realmente é uma série altamente recomendada pra quem procura street racing de verdade (saindo de perto do NFS Underground).

ME110
22/09/2006, 13:06
Eu gostava do Tokio do Dreamcast....realmente muito melhor do que o Need For Speed Underground.
Abraço a todos!!!