PDA

Ver Versão Completa : temperatura do processador errada?

ffgame
11/06/2010, 21:24
O minha configuração está na assinatura. O problema é que a temperatura do meu processador não está sendo informada corretamente. Na bios ela marca 24ºc, sendo que a temperatura ambiente está por volta de 30º.

Eu instalei o speedfan e o everest, além do intel desktop utilities.

No intel utilities e no speedfan a temperatura do processador é a mesma da bios, ou seja, 24ºc. Porém, o speedfan marca aparentemente correta a temperatura dos 4 núcleos( todos em volta de 45ºc).

O everest também marca aparentemente correta a temperatura dos núcleos ( por volta de 45ºc), mas marca a temperatura do processador em 81ºc. Eu suspeito que esta temperatura esteja errada, pois eu coloquei um ventilador do lado do processador e todas as temperaturas baixaram menos essa temperatura do processador, que continuou em 81ºc.

É possível que as temperaturas de cada núcleo girem em torno de 45ºc e o processador fique em 81ºc? A temperatura do processador não seria uma média aritmética das temperaturas dos 4 núcleos?

PS1- Aliás, a bios da placa-mãe está atualizada e o processador é novo com a paste térmica recém colocada. Eu estou usando o cooler original da intel.

Desde já, muito obrigado. :)

Ero_Seenin
11/06/2010, 21:30
ignore a temperatura do processador, isso é sempre bugado. Apenas os nucleos são confiaveis. Recomendo usar o HWmonitor para monitorar todas as temperaturas disponiveis, além de outras coisas, como rotação das fans, máximos e mínimos, etc.

Aqui no meu PC, a temperatura do "processador" é sempre a mesma do chipset da mobo, ou seja, ele não lê de verdade essa temperatura, ele copia do chipset.