PDA

Ver Versão Completa : Retro-Maratona: Final Fantasies do PS1 [+Diário de bordo!]

Maner
02/10/2010, 17:50
Essa semana corrigi um dos maiores erros da minha vida, que foi abandonar os FF depois do 6, e comprei os 4 FF do PS1 num grupo de compartilhamento.
E, de besta que eu sou, resolvi criar um tópico aqui na OS só pra isso.

Brinks, também vou postar as impressões que tive (já que joguei até agora apenas 2 horas do FF9), e um diário de bordo dos quatro.Vou jogá-los por ordem decrescente.
E lá vamos nós:

Final Fantasy IX:

http://blog.timesunion.com/gamers/files/2010/07/ps1_-_final_fantasy_IX.jpg.gif
Review parcial:
Estou achando muito bom, principalmente porque fazia tempo que eu não jogava um jogo da franquia.O último FF que joguei foi, como já dito, o VI no remake de GBA.E nem zerei :lol
Até desacostumei com o sistema de batalha, em certos momentos até me perco.Mas vô qui vô!:rox

Diário de Bordo

Já começou bem.Uma puta CG de abertura, CG essa que me lembrou que eu quase joguei esse jogo uma vez mas o CD tava fudido.
Depois, vejo o personagem principal, Zidane, cujo nome mudei para um apelido que sou conhecido.Percebi que é classe ladrão.Clichê ao extremo esse negócio de clã de ladrões bonzinhos, mas como eu gosto de clichês, foda-se.O plano dos manolos é raptar a princesinha.
Depois disso, somos apresentados ao local onde a tal princesa mora e a outro personagem, Vivi.Mago negro.Ou é criança ou é anão e confundido com tal.Trecho fácil do jogo, só entrar no castelo pra ver um espetáculo que está tento no castelo.Nada difícil, mas bem legal.Sou apresentado ao Moogle, que é uma espécie de safe point.Feito isso, voltamos à Zidane.Trechos da historinha, o plano deles é fingir interpretar uma peça e raptar a guria.Interessante que nas sequências de batalha, como é só "de mentirinha" não tem skill, mas sim efeitos visuais.Logo depois um trecho de quase Quick Time Events, a perfeição com a qual você executa é o quanto de grana que te jogam.
Os personagens se aproveitam da euforia e se infiltram no castelo, e lá dentro já esbarram com a princesa, usando um capuz.Depois de levar uma cantada do personagem, ela foge.
Nisso, conhecemos mais um personagem.Um guerreiro, bem pateta.Tenho que perambular com ele pelo castelo até achar a princesa.Bastante trechos engraçados.Depois que a princesa é encontrada, mais trechos da história.Eu tenho que enfrentar o guerreiro que controlei há pouco, pois ele quer salvar a princesa, e eu, claro, sou bandidão.A princesa escapa, junto comigo (ela queria ser raptada), mas junto vão o guerreiro (Steiner é o nome dele) e Vivi.O navio voador do bando é bombardeado e cai numa floresta.
Mais trechos da história, e eu(no controle de Zidane) tenho que procurar os outros do grupo que caíram longe.Quando os encontro, um ser raptou a princesa.Tenho que derrotar ele, mas sem a ajuda de Vivi, que está parado de medo.O ser escapa, mas antes tenta raptar Vivi também, que o torra com sua magia negra.Voltamos pro navio(que está bagaçado no chão).
Mais trechos da história, mas resumindo, eu decido ir resgatar a guria e levo junto Steiner e Vivi.Os dois aliás, são melhores que o principal, que só serve pra roubar.
Andado um pouco, acho a dita cuja.Mas antes, tenho um chefe pra enfrentar.Difícil, só o derrotei porque um amigo do protagonista me ajuda.Salva a princesa, a floresta começa a petrificar.O amigo me ajuda de novo, escapo, mas ele é petrificado junto com a floresta.
Mais alguns trechos da história, e finalmente vou pro mapa mundial.Tenho que ir por uma caverna de gelo.Ela é cheia de passagens "secretas".Parei no savepoint mais próximo.
Pequena atualização 08/10:
Nesse savepoint, o coisinho que salva me pede pra levar uma carta pro amigo dele.Eu topo, e sigo em frente na caverna.De repente, todos começam a desmaiar.Só Zidane que acorda, e eu sigo em frente só com ele, para me reparar com um pequeno boss."Alguma coisa" Nº 1.Ele invoca um leão marinho de gelo (?) e a batalha começa.Mato ele primeiro pois ele regenera o HP do monstro.batalha fácil.
Depois disso descubro que tem mais 2 deles.
Acordo os membros do grupo que desmaiaram e sigo pra fora da caverna.Lá, uma pequena cena, onde a princesa diz que quer mudar seu nome para "Dagger",para que não a reconheçam.De lá, vamos pra uma pequena vila.Vila essa que é nostalgia pura, na pensão de lá, são 4 camas em um quarto, assim como no FF1.Vejo uma pequena cutscene, e depois salvo.
Continua.

Comentem, conversem e panz, senão me sinto excluído :vlw:

Flutotal
02/10/2010, 23:19
4? sao so 3. Nao ta contando com os remakes nao ne?

O 9 tem CGIs muito boas, pra variar. Mas a historia eh muito rasa. Prefiro o 8. O 7 obviamente eh o melhor de todos, da epoca do PS1. Pq o melhor de todos pra mim, e o melhor game que ja joguei é o 6, ganhando de pouco do Chrono Trigger

Maner
03/10/2010, 03:09
4? sao so 3. Nao ta contando com os remakes nao ne?

O 9 tem CGIs muito boas, pra variar. Mas a historia eh muito rasa. Prefiro o 8. O 7 obviamente eh o melhor de todos, da epoca do PS1. Pq o melhor de todos pra mim, e o melhor game que ja joguei é o 6, ganhando de pouco do Chrono Trigger

Tecnicamente são 3, mas coloquei 4, pois contei o Tatics.
O 9 eu achei bastante interessante a história.Amanhã de noite já postarei um diário de bordo.

Joseph Korso
03/10/2010, 14:52
Iniciei o FFV esse final de semana. Juntamente com o FFIV são os que nunca terminei.

FFIX eu gosto bastante, mas já detestei com todas as forças os personagens, mas muito bom, como um todo.

Flutotal
03/10/2010, 14:56
Verdade, esqueci do tactics, excelente.

Maner
03/10/2010, 15:29
Iniciei o FFV esse final de semana. Juntamente com o FFIV são os que nunca terminei.

FFIX eu gosto bastante, mas já detestei com todas as forças os personagens, mas muito bom, como um todo.

Eu particularmente gostei dos personagens.São clichês demais, e adoro isso.

Maner
03/10/2010, 23:46
Double post maroto, só pra avisar que comecei o diário de bordo.

Joseph Korso
04/10/2010, 17:24
Eu diria que 'clichê' se tornaram os de FFVII e por algum motivo que me foge, me irrita um pouco isso, pois parecem tentar clonar sempre mais do mesmo nos outros FF.

Mas estava reparando que a música de Prelude de FFVIII é baseada -senão a mesma - na composição de uma faixa de FFV.

Vaynard
04/10/2010, 17:34
Eu gosto muito do 9, mas a história é broxante. As cg's são belíssimas, o jogo tem um sistema de batalha e evolução ótimo e um apelo retrô muito forte, mas o Zidane é muito fraco.

Joseph Korso
05/10/2010, 15:41
Vai muito do gosto. Até hoje não vejo NADA de carisma ou conteúdo no afamado Cloud até hoje.

Maner
06/10/2010, 13:08
Vai muito do gosto. Até hoje não vejo NADA de carisma ou conteúdo no afamado Cloud até hoje.

Eu ainda não joguei o VII (minto, joguei umas duas horas no PC, mas só.)e não achei tããããão fodalhão como dizem.Quando eu o fechar, farei uma avaliação mais justa.

Joseph Korso
06/10/2010, 15:16
Não tiro méritos da sétima versão de Final Fantasy. Creio que acabei ele mais de 6 vezes na vida. Fiz praticamente tudo nele, mas fiz o mesmo com Final Fantasy VIII e confesso: me diverti mais, me vinculei mais aos eventos e personagens e digo mais: rejogaria ele novamente, assim como Final Fantasy VI, pois me sincronizo bem mais com tudo nele, que no overhyped FFVII.

Fatofi
06/10/2010, 18:53
Os FFs do ps1 e do SNES são muito gostosos de jogar, prendem bastante, FF VII eu fiz 50 horas em 2 semanas, FF IX não foi muito mais que isso :lol

O FF VI eu fechei em 1 semana, o IV em menos que isso, o V não acabei pq acho a história bem fraca, embora o sistema de costumização seja incrível

Sannin_Lionheart
06/10/2010, 19:11
Que inveja...

Queria nunca ter jogado o 9, só para poder jogá-lo agora.

É uma experiência inesquecível. Você ainda está no começo, ainda há tempo para fazer você quebrar todos os esteriótipos citados. Se você for o tipo de gamer que gosta de procurar a sensibilidade em um jogo, FF9 é um preto cheio.

Dono_do_Meu_Anel
07/10/2010, 13:03
Final Fantasy Tatics , é de longe o melhor do PSX. tudo no jogo é perfeito, sons, graficos, personagens, estoria, quests, desafios..TUDO é nota 10.

Infelizmente depois desse jogo, nunca mais consegui gostar de outro nesse estilo. Até joguei Stellar Deus, muito bom tambem, mas quenão me prendeu tanto a atenção.

O FFIX é um crime que cometi em não te-lo terminado, parei muito no inicio. quem sabe um dia eu volte para finaliza-lo. (Hoje em dia esta até mais facil com os emus hehehe).

PS: Usa o cheat de Dindin/EXP infinitos. Não atrapalha em nada a experiencia do jogo.

Vaynard
07/10/2010, 15:42
Final Fantasy Tatics , é de longe o melhor do PSX. tudo no jogo é perfeito, sons, graficos, personagens, estoria, quests, desafios..TUDO é nota 10.

Infelizmente depois desse jogo, nunca mais consegui gostar de outro nesse estilo. Até joguei Stellar Deus, muito bom tambem, mas quenão me prendeu tanto a atenção.

O FFIX é um crime que cometi em não te-lo terminado, parei muito no inicio. quem sabe um dia eu volte para finaliza-lo. (Hoje em dia esta até mais facil com os emus hehehe).

PS: Usa o cheat de Dindin/EXP infinitos. Não atrapalha em nada a experiencia do jogo.

Cauptain, pega alguns jogos da Nippon Ichi que seguem a mesma jogabilidade. Recomendo Disgaea, mas ele é muito mais cômico do que sério.

Maner
07/10/2010, 17:13
Não tiro méritos da sétima versão de Final Fantasy. Creio que acabei ele mais de 6 vezes na vida. Fiz praticamente tudo nele, mas fiz o mesmo com Final Fantasy VIII e confesso: me diverti mais, me vinculei mais aos eventos e personagens e digo mais: rejogaria ele novamente, assim como Final Fantasy VI, pois me sincronizo bem mais com tudo nele, que no overhyped FFVII.

O FFVI é meu JRPG favorito até hoje.
Os FFs do ps1 e do SNES são muito gostosos de jogar, prendem bastante, FF VII eu fiz 50 horas em 2 semanas, FF IX não foi muito mais que isso :lol

O FF VI eu fechei em 1 semana, o IV em menos que isso, o V não acabei pq acho a história bem fraca, embora o sistema de costumização seja incrível

Tenho a mesma linha de pensamento.

O Tatics eu só joguei a versão de GBA, e achei simpatia pura.Se for metade desse, já tá bom demais.:rox
Que inveja...

Queria nunca ter jogado o 9, só para poder jogá-lo agora.

É uma experiência inesquecível. Você ainda está no começo, ainda há tempo para fazer você quebrar todos os esteriótipos citados. Se você for o tipo de gamer que gosta de procurar a sensibilidade em um jogo, FF9 é um preto cheio.

O negócio é que os clichês desse jogo são carisma puro, mesmo se não quebrarem, não tem nada de errado :king
Essa semana nem tive tempo de jogar.Maldita seja a álgebra linear [rage]
Sabadão eu tirarei o atraso do jogo e atualizo o diário de bordo[khappy]

Joseph Korso
07/10/2010, 17:24
Em minha lista de JRPGs favoritos, eu não poderia falar apenas de Final Fantasy VI.

Diria que, dos FF, FFVI está em primeiro lugar, FFTactics em segundo e FFVIII em terceiro, dessa era.

Já de JRPGs em geral da época, empate técnico:

Chrono Trigger, Xenogears, Vagrant Story

Pra mim essa foi - ainda é - uma trindade forte.

FFTactics de GBA achei morno. A versão de PSP do primeiro Tactics tem um charme a mais pois tem cutscenes adicionadas e a tradução é mais coerente, porém, perde uma das aberturas do game original e a parte sonora ficou comprometida, o audio parece ter sido emulado se comparar a versão de PS1.

Vaynard
07/10/2010, 17:31
Só um adendo, palavras terminando com Y, no plural em inglês se troca pra IES. :p

Maner
07/10/2010, 17:40
Só um adendo, palavras terminando com Y, no plural em inglês se troca pra IES. :p

Pra nomes também?
Epic fail pra mim.

Joseph Korso
07/10/2010, 18:00

Se continuar metódico assim eu descubro até teu signo... cuidado! [coolface]

Dono_do_Meu_Anel
08/10/2010, 13:40
Cauptain, pega alguns jogos da Nippon Ichi que seguem a mesma jogabilidade. Recomendo Disgaea, mas ele é muito mais cômico do que sério.

Vou olhar esse jogo, pois tenho meu PS2 ligado ao lado do PS3 hehehe.

Eestou precisando dar um tempo da jogatina online (venda do AP ta me consumindo). Tenho amigos que me falaram que era muito bom o jogo, que segue a trilha de FFT mesmo.

O dono do Seu Anel agradece pela dica Vaynard. :lol

Jack T
08/10/2010, 15:15
Final Fantasy IX pra mim é o melhor FF de PS1, seguido pelo Tatics.

Bela escolha, acompanharei o Diário.

Maner
08/10/2010, 17:14
Pequena atualização do diário de bordo.Joguei pouco, mas deu prum gasto.
Comentem aê, e digam se estou fazendo direito, é o primeiro diário que eu faço.

DocVooDoo
09/10/2010, 00:26
Carai, eu to com Final Fantasy Antology, Chronicles e IX originais lacradinhos aqui para jogar, além de ja ter FFVIII (so ainda não tenho FFVII). So to esperando o momento certo, qdo tiver tempo de sobra p/ apreciar essas belezuras sem pressa.

Sannin_Lionheart
11/10/2010, 16:04
O negócio é que os clichês desse jogo são carisma puro, mesmo se não quebrarem, não tem nada de errado :king
Essa semana nem tive tempo de jogar.Maldita seja a álgebra linear [rage]
Sabadão eu tirarei o atraso do jogo e atualizo o diário de bordo[khappy]

Putz... Pageui Algebra Linear 3 vezes para conseguir passar na Federal daqui. PENSE numa odisséia!