Ver Versão Completa : Estamos ficando velhos ou esta tudo chato?
saintkyo
17/12/2010, 12:54
Fala galera,
Perceberam que ultimamente a pasta "retro" anda bem movimentada? Será que esta acontecendo isso pela chagada dos usuários de PS2, ou serão outros fatores que nos fazem a cada dia frequentar mais a pasta retro?
Explicando melhor os outros fatores, o que esta ocorrendo nesta geração é que os conceitos clássicos de diversão foram bruscamente mudados, pois com exceção dos jogos por download e do Wii, o que vemos hoje são apenas shaders, poros e contagem de bechmark. E a pior coisa que aconteceu na minha opinião foi rotular tipos de jogadores: casual e hardcore.
Todos são jogadores de video-game. O que diferenciava um de outro até então era a vocação dele para determinado estilo. Todos jogavam Street Fighter II, porém eram poucos que venciam todos de Perfect, ou então eram desafiados até por pessoas de outros bairros. Se for pensar com o conceito de hoje eu sou um jogador casual, pois gosto de jogar Video-Game, porém não fico caçando trofeus ou querendo 1000 pontos em todos os jogos.
Outro aspecto que quero comentar com vocês é a parte gráfica. Em nossa época de 4, 8 e 16 bits, ficávamos imaginando como seriam os gráficos foto-realistas e como se daria o avanço daquilo que mais gostávamos de fazer. Pois bem, chegamos a época de nossos sonhos e teorias e o que conseguimos? Uma geração muito chata, sem criatividade, sem carísma e com Nerds pagando de cineastas em Making of de jogos.
Continuando o parágrafo anterior, percebo que os produtores perderam a liberdade intelectual e criativa, dando lugar a pitacos de supostos "gênios" e/ou pessoas estudadas em como fazer você rir ou chorar. Em nosso tempo uma equipe completa de um projeto de um jogo não passava de 20 pessoas. Hoje uma mesma produção envolve as vezes mais de 1000 pessoas. Por isso que acho que algo se perdeu no meio do caminho.
É fato que as coisas estão mais democráticas ultimamente, porém mesmo aqueles projetos de "Live Arcade, Wiiware ou PSN" envolve muito dinheiro e pesquisas. Com isso mais uma vez a liberdade intelectual é jogada no lixo em detrimento de maiores lucros. Vocês acreditam em uma estagnação futura dos jogos, assim como acontece na música atualmente?
Porquê esse costume de todos em colocar a culpa nos produtores?
A culpa é dos consumidores, de ninguém mais.
Todo COD que sai é recordista nas vendas.
Que culpa tem a Activision e seus desenvolvedores?
Você também pode estar procurando jogos nos lugares errados...
Hoje existem milhares de jogos em FLASH gratuitos, dos mais variados gostos e estilos,
claro que você não pode se preocupar com gráficos pra apreciá-los...
Falar que hoje é um cu e só antigamente presta, pra mim não cola não.
Jogo muitos jogos antigos, e muitos jogos atuais, me divirto muito com ambos.
É muito comum pensar que tudo antigamente era melhor, e hoje tá uma bosta...
Ahhh bons tempos do colégio...
Ahhh bons tempos da faculdade... aquilo sim era vida.
Isso em tudo, música?
Antigamente era muito melhor!
Televisão?
Idem.
etc... etc...
Esquecem que a música hoje em dia não é só justim bieber...
Bem, resumindo, tu tá procurando nos lugares errados os jogos, ou tu gosta mesmo do estilo de pensamento "antigamente era melhor"...
Muita gente acha cult... cool esse tipo de pensamento, acha que tá abalando...
Sem ofensa a ninguém, mas vocês estão ficando velhos gagás.
[coolface]
FabioShinobi
17/12/2010, 15:29
Não concordo não, eu sou um retrogamer nato, tenho vários consoles antigos, muitos jogos na minha coleção, uma porrada de emuladores juntos de uma infinidade de roms no PC, mas nem por isso eu desmereço esta geração atual. Eu passei por todas as gerações de video games do Telejogo pra frente, guardei muita coisa e comprei depois outras, as vezes eu fico horas em casa fazendo pesquisas sobre a história dos video games, minha coleção de revistas já chegou a ser usada em exposições sobre games.
ou seja apesar de viver com um pé no passado nem por isso eu deixei de me divertir (e muito) com os jogos atuais. E pra mim o video game que mais deixou de ser um video game nesta geração é exatamente o Wii que vôce defendeu, acho que isto é uma questão antes de tudo de gosto.
Eu me emocionei com o final de Metal Gear Solid 4, me espantei e levei altos sustos com Dead Space, dei muita risada com Brutal Legend, nunca antes eu vi um trabalho de adaptação ser tão magistralmente executado quanto em Batman Arkham Asylum, e isso sem contar inúmeras horas de prazer que eu tive jogando Darksides, Bayonetta, Uncharted, Ninja Gaiden, Gears of War e até Mario Galaxy no Wii.
Os video games continuam sendo muito divertidos, continuam sendo uma ótima forma de entretenimento, só que existêm aqueles que gostam de algo totalmente descompromissado ( é o caso dos chamados casuais) e aqueles que amam extrair até a última gota de um jogo (os ditos hardcores).
Eu jogo de tudo, sou aberto a todas as mudanças e procuro me divertir onde houver oportunidade de jogar bem. Adoro admirar ótimos gráficos, escutar o som do jogo no último volume e apreciar a opnião de produtores e profissionais dessa indústria, e faço tudo isso desde a época do NES (8 bits). Então sinceramente não acho que o mercado tenha ficado chato, pelo contrário eu acho que ele amadureceu e atualmente é mais um grande mercado na indústria de entretenimento, e não apenas um monte de brinquedos avaçados para adolescentes (como eram tratados os video games antigamente).
Volto a dizer que é mais uma questão de gosto, alguns preferem sprites, outros amam polígonos, mas a verdade é que se diverte e joga quem gosta :kongpositivo:
Acho que é vc mesmo, ainda me dirvito e muito jogando e as vezes alguém chega e diz pra mim: Para de jogar de boca aberta e tira esse sorriso idiota da cara.
Sério mesmo, eu jogo assim e espero continuar assim até o 100 anos(26 aqui) :-D
sparcx86
17/12/2010, 17:30
[kdesconfia]
Acho que os consoles atuais são legais, tem otimas opções como o GT5 mas são de alto custo.
Exigem muito investimento na atual geração, tá acabando o tempo de gastar pouco e ter muitos jogos. Acho que o PC tende a crescer mais e mais e ir suplantando de vez os consoles. vejo isso hoje pois os preços dos jogos pra PC estão muito acessiveis. 50 reais por starcraft II é uma baba.:rox
E cá entre nós, se voce investe no PC hoje ele não ficará obsoleto assim tão rapido, voce podera continuar jogando muitos titulos, emulando, comprando placas novas ou dando upgrades. Nos consoles voce não faz isso.[ksafado]
UNABOMBER
17/12/2010, 17:34
Isso varia de pessoa pra pessoa, manolo.
Mas independente de geração pior ou melhor, uma coisa eu te garanto com convicção: tudo que fica POPULAR tende a piorar. O lado da variedade é ótimo, mas isso também traz consigo rótulos (nerd), tipinhos (casual/hardcore) e reações exageradas (épico! fucking masterpiece!). Isso vale pra tudo: cinema, música, videogames, carro, até literatura... E cansa pra caraho.
E os videogames? Estão populares? Com certeza. Mas não acho isso 100% bom, pelo contrário: vem muita coisa chata com isso. Pra falar a verdade, acho que a CULTURA gamer atual é sonolenta: na minha época (NES), ter um console e jogar era o pináculo da diversão pois era de difícil acesso. Amigos que comentavam games? 1 ou 2. Juntar 3 era digno de prêmio. Ansiedade pra esperar o jogo na locadora? Frio na barriga pra matar aula e ir jogar fliperama, sem ninguém descobrir? Tudo que era difícil dava-se o respectivo valor pois passei por tudo isso. Claro, vai o lance da idade/momento, que já discutimos aqui várias vezes e acho que é consenso geral.
Já hoje, a "cultura gamer" (OMG, como eu acho esse termo idiota...) é tudo BANALIZADO: qualquer zé ruela com 10 anos faz um "blog" e acha que está abalando na rede, sem nem conhecer o passado, nem saber normas de um review, isso quando mal sabe escrever. Pior é quando a coisa cresce (sabe como é... gente estranha atrai gente estranha) e criam movimentos sem-noção, como aquele que visa que os games sejam reconhecidos como arte. PQP...
Resumindo: pra muitos que são mais velhos (eu me encaixo nesse caso), isso tudo torna-se muuuuuuuuuito chato, quando não ridículo (ex: colocando meninas peladinhas com joystick tampando a xana pra vender revista, tetudos falando na MTV que o mundo é deles, macfags saindo no tapa para defender o Deus Steve Jobs, e outras bizarrices não menos toscas).
De resto, acho que vai de cada um. O problema nem são tanto os games, mas sim a cultura gamer.
Valeu, bro. :unakong:
*Lionheart*
17/12/2010, 18:00
Não concordo não, eu sou um retrogamer nato, tenho vários consoles antigos, muitos jogos na minha coleção, uma porrada de emuladores juntos de uma infinidade de roms no PC, mas nem por isso eu desmereço esta geração atual. Eu passei por todas as gerações de video games do Telejogo pra frente, guardei muita coisa e comprei depois outras, as vezes eu fico horas em casa fazendo pesquisas sobre a história dos video games, minha coleção de revistas já chegou a ser usada em exposições sobre games.
ou seja apesar de viver com um pé no passado nem por isso eu deixei de me divertir (e muito) com os jogos atuais. E pra mim o video game que mais deixou de ser um video game nesta geração é exatamente o Wii que vôce defendeu, acho que isto é uma questão antes de tudo de gosto.
Eu me emocionei com o final de Metal Gear Solid 4, me espantei e levei altos sustos com Dead Space, dei muita risada com Brutal Legend, nunca antes eu vi um trabalho de adaptação ser tão magistralmente executado quanto em Batman Arkham Asylum, e isso sem contar inúmeras horas de prazer que eu tive jogando Darksides, Bayonetta, Uncharted, Ninja Gaiden, Gears of War e até Mario Galaxy no Wii.
Os video games continuam sendo muito divertidos, continuam sendo uma ótima forma de entretenimento, só que existêm aqueles que gostam de algo totalmente descompromissado ( é o caso dos chamados casuais) e aqueles que amam extrair até a última gota de um jogo (os ditos hardcores).
Eu jogo de tudo, sou aberto a todas as mudanças e procuro me divertir onde houver oportunidade de jogar bem. Adoro admirar ótimos gráficos, escutar o som do jogo no último volume e apreciar a opnião de produtores e profissionais dessa indústria, e faço tudo isso desde a época do NES (8 bits). Então sinceramente não acho que o mercado tenha ficado chato, pelo contrário eu acho que ele amadureceu e atualmente é mais um grande mercado na indústria de entretenimento, e não apenas um monte de brinquedos avaçados para adolescentes (como eram tratados os video games antigamente).
Volto a dizer que é mais uma questão de gosto, alguns preferem sprites, outros amam polígonos, mas a verdade é que se diverte e joga quem gosta :kongpositivo:Disse tudo aí..., palmas!
Na real eu acho que essas pessoas que reclamam da geração atual são as que não conseguiram "acompanhar as mudanças"... Já encontrei algumas assim, que simplesmente perderam o encanto com as gerações mais novas...
Se for esse o caso do criador do tópico, nada tema! Essa nova safra de minijogos da PSN/Live tem verdadeiras pérolas... Ainda há esperança ;)
mariachirs
17/12/2010, 18:17
tem algumas coisas tecnologicamente avançadas que gosto, mas jogo muita coisa retro, o a verdade é que a nossa geração (tenho 28 anos), todos tem essa sensação de nostalgia o que é mais natural, mas se me convidarem pra jogar um FPS em rede eu to dentro ehheheh, mas se bem que um new super mario bros 4 players tb me agrada
saintkyo
17/12/2010, 18:30
Disse tudo aí..., palmas!
Na real eu acho que essas pessoas que reclamam da geração atual são as que não conseguiram "acompanhar as mudanças"... Já encontrei algumas assim, que simplesmente perderam o encanto com as gerações mais novas...
Se for esse o caso do criador do tópico, nada tema! Essa nova safra de minijogos da PSN/Live tem verdadeiras pérolas... Ainda há esperança ;)
Eu consigo acompanhar as mudanças e claro, me divirto e me surpreendo com o que apresentam de novo no mercado ainda, entretanto os jogos hojem parecem que são feitos para se assistir e não jogar.
O que salva bastante essa geração é o Multiplayer online, mesmo assim com ressalvas, porque no caso do Multiplayer é uma diversão muito espartana. Ou seja, você não tem a obrigação de se comprometer como nos jogos mais antigos, afinal o multiplayer é tratado como um extra e não como parte fundamental de um jogo.
entretanto os jogos hojem parecem que são feitos para se assistir e não jogar.
Então para de jogar Metal Gear 4 :lol
E jogue outros jogos, Gears e Uncharted não são para assistir nem aqui, nem em marte. :lol
saintkyo
17/12/2010, 20:55
Então para de jogar Metal Gear 4 :lol
E jogue outros jogos, Gears e Uncharted não são para assistir nem aqui, nem em marte. :lol
Tenho uma lista bem bacana de jogos que gostei nesta geração:
Gears of War.
Batman AA
Bayonetta
Vanquish
Mario Galaxy
PGR 3 & 4
GT5
Demon's Souls
Phantasy Star Universe
Test Drive Unlimited
Uncharted eu não joguei ainda =p. Metal Gear eu nunca gostei, pior que este modelo de jogo é padrão hoje em dia.
A velha discussão "no meu tempo era melhor". O fato é que jogos bacanas continuam saindo, como ocorre em todas as gerações.
Eu sou retrogame de carteirinha como podem ver no meu Avatar, pra mim o Mega drive foi o vg mais divertido e tesudo de jogar até hj, e o melhor design mais bonito!
Masss...Tb gosto muito dos jogos contemporaneos, tem sim seu valor, acontece que os jogos estão tão reais e bem feitos(mas em certos casos eu até prefiro como os jogos de corrida como GRID e GEARS 2, NFS SHIFT, COD, FIFA, PES e etc) mas por incrivel que pareça isso faz eles perderem a magia do passado, isso é uma faca de dois gumes e um paradoxo! Mas existem jogos hj que não são só gráficos e as produtoras perceberam isso botando como jogos de download, que são tanto ou mais divertido que os super reais, pq eles mostram realmente mais criatividade, diz ai!!!!
A velha discussão "no meu tempo era melhor". O fato é que jogos bacanas continuam saindo, como ocorre em todas as gerações.
Só complementando, jogos ruins também, nenhuma geração é excessão, existem pessoas que dizem que nessa geração sai mais porcarias que nas outras, mas o motivo é que nessa geração sai muito mais jogo que antigamente, então lógico que vai parecer que sai mais porcaria agora do antes.
neil young
17/12/2010, 22:38
Eu tive o privilégio de passar por varias gerações e posso dizer que algo esta faltando nessa geração.
É muito hype (uma palavra criada nessa geração) para pouca merda.
Antigamente se pouco sabia e recebia algo fora do comum. Hoje é tudo igual e com poucas mudanças.
Se vc não acompanhar o forum todo dia vai se confundir com os games que estão saindo.
Não que a geração esta ruim mas também não esta otima.
É muita embalagem para pouco conteudo.
Eu sinto falta de jogos mais imaginativos.
Esquecem que a música hoje em dia não é só justim bieber...
Mas aí que esta, não sou da geração dos anos 60 mas considero a musica desse periodo o apice. Hoje as musicas cairam muito a qualidade e não consigo encontrar nenhuma banda legal.
Tá mas ai, te faço uma pergunta:
Na época do mega drive 1990, tivesse aquele primeiro fifa do mega drive e o XBOX360 lançado na mesma época com esta maravilha do fifa11 qual vc jogaria? Super monaco GP e GRID? e por ai vai...
Nada de extremismos tambem né galera!
neil young
17/12/2010, 22:56
Tá mas ai, te faço uma pergunta:
Na época do mega drive 1990, tivesse aquele primeiro fifa do mega drive e o XBOX360 lançado na mesma época com esta maravilha do fifa11 qual vc jogaria? Super monaco GP e GRID? e por ai vai...
Nada de extremismos tambem né galera!
Em termos de realismo obviamente essa geração ganha e realmente impressiona. Mas penso que perdemos muita coisa no caminho.
Eu pessoalmente prefiro o Daytona USA ou Ridge Racer Revolution que o Grid.
UNABOMBER
17/12/2010, 23:11
... É muito hype (uma palavra criada nessa geração) para pouca merda.
Antigamente se pouco sabia e recebia algo fora do comum. Hoje é tudo igual e com poucas mudanças.
Se vc não acompanhar o forum todo dia vai se confundir com os games que estão saindo.
Não que a geração esta ruim mas também não esta otima.
É muita embalagem para pouco conteudo...
É, bro.
Por incrível que pareça, tenho que concordar contigo. :lol
:unakong:
WnextLevel
17/12/2010, 23:17
Já disse isso em alguns tópicos por aí... mas Concordo que a atual geração está sem criatividade!!!!
Eu jogo muitos jogos atuais, como também vários jogos retro!
Mas a diferença é clara com relação aos lançamentos dessa geração (X360/PS3), com a geração do PS2... a do PSone nem se fala...
Concordo de forma geral que as coisas estão meio fracas sim! Podem melhorar e muito!
rpacciulli
17/12/2010, 23:46
estamos ficandos "velhos e chatos". fato.
isso pq quando eramos moleques, nos impressionavamos com qualquer coisa.
como adquirimos senso critico com o tempo, perdemos aquela sensação de maravilha com o novo e ficamos apegados ao antigo. por isso o papo de "nosso tempo era melhor".
pombas, era como nosso avôs e pais se sentiam e a agora somos nós.
claro que não pode ser o caso de vocês, mas pelo menos comigo (e alguns aqui) acredito que seja assim.
Lana Lee
17/12/2010, 23:55
Estamos ficando velhos ou esta tudo chato?
Acho que as duas coisas. :-(
billdouglas
18/12/2010, 00:19
Pessoas, aqueles que tem algo próximo de minha idade (32 anos), como muitos já disseram aqui, já têm um senso crítico mais apurado e não ficam maravilhados por qualquer coisa. Dificilmente alguma "novidade" impressiona muito. Mas nossa geração tem uma característica muito peculiar: assistimos o surgimento desse meio de entretenimento, assistimos a evolução dele, e por isso mesmo, dificilmente alguma coisa escapa à nossa concepção de "mais do mesmo", pois já vimos de tudo. É tudo reciclado. Histórias recicladas, jogabilidade reciclada, estilos de jogos reciclados. O que muda é a perfumaria, ou seja, o visual. A essência é a mesma. Claro que veio o Wii aí pra dar uma refrescada nos parâmetros com sua jogabilidade diferenciada, mas pra mim ainda não foi o suficiente.
Estou esperando algo que nem sei se existe, que é uma revolução verdadeira nos games, ou será que tudo vai caminhar como no cinema, onde a única novidade é o script?
É óbvio que as pessoas mais novas vêem de forma diferente, muitos não acompanharam esta evolução, então ainda se empolgam com mais facilidade.
Mas, mesmo assim, estou longe de abandonar os games. Mesmo com toda essa mesmice, eles ainda conseguem me entreter com histórias emocionantes, desafios cabreiros que te fazem pular e gritar ao detonar o último chefão do jogo. Estou longe de largar os jogos.
Enfim, acho que é como no cinema. Não há novidades (tirando esse pseudo 3D) mas ainda frequento, e ainda me emociono.
Mas, nada, nada como as lembranças de infância jogando meu Atari, Master System, Super Nes... etc...
edineilopes
18/12/2010, 00:21
Perceberam que ultimamente a pasta "retro" anda bem movimentada? Será que esta acontecendo isso pela chagada dos usuários de PS2, ou serão outros fatores que nos fazem a cada dia frequentar mais a pasta retro? Não vejo a pasta retro como "bem movimentada", não. Percebo uma renovação dos usuários, gente nova chegando, mas, por sua vez, alguns usuários antigos (muito ativos tempos atrás) postando cada vez menos.
Creio que isso é normal, há ciclos e fases na vida da gente, o tempo para dedicar ao fórum pode diminuir com o aumento de responsabilidade que a idade traz e, aos poucos, alguns usuários vão diminuindo sua participação no conteúdo do fórum.
Explicando melhor os outros fatores, o que esta ocorrendo nesta geração é que os conceitos clássicos de diversão foram bruscamente mudados, pois com exceção dos jogos por download e do Wii, o que vemos hoje são apenas shaders, poros e contagem de bechmark. E a pior coisa que aconteceu na minha opinião foi rotular tipos de jogadores: casual e hardcore.Mais que rótulos, existem perfis de jogadores. As empresas precisam levar isso em conta na hora de definir o público alvo de seu produto. É normal que existam jogos simples para os casuais e jogos que exigem dedicação para entusiastas.
Com a popularização do videogame, a tendência é crescer a demanda por jogos mais simples e casuais, já que o videogame será usado pela tia, pelo tio, pelo vovô, pelo irmãozinho mais novo... Como os amigos comentaram, existe o lado negativo de, em tese, diminuir a qualidade do produto, haja vista que casuais são menos exigente nos aspectos técnicos da obra.
Todos são jogadores de video-game. O que diferenciava um de outro até então era a vocação dele para determinado estilo. Todos jogavam Street Fighter II, porém eram poucos que venciam todos de Perfect, ou então eram desafiados até por pessoas de outros bairros. Se for pensar com o conceito de hoje eu sou um jogador casual, pois gosto de jogar Video-Game, porém não fico caçando trofeus ou querendo 1000 pontos em todos os jogos.As empresas precisam se preocupar em atender pessoas como você, que não se importa com troféus, e também se preocupar em atender aqueles que acham isso fundamental.
Outro aspecto que quero comentar com vocês é a parte gráfica. Em nossa época de 4, 8 e 16 bits, ficávamos imaginando como seriam os gráficos foto-realistas e como se daria o avanço daquilo que mais gostávamos de fazer. Pois bem, chegamos a época de nossos sonhos e teorias e o que conseguimos? Uma geração muito chata, sem criatividade, sem carísma e com Nerds pagando de cineastas em Making of de jogos.Naquela época também "éramos" grafistas, brigando para saber quem era melhor, Master ou Nes, Super Nintendo ou Mega. Eu achava o Alien 3 do SNES muito realista.:D
Continuando o parágrafo anterior, percebo que os produtores perderam a liberdade intelectual e criativa, dando lugar a pitacos de supostos "gênios" e/ou pessoas estudadas em como fazer você rir ou chorar. Em nosso tempo uma equipe completa de um projeto de um jogo não passava de 20 pessoas. Hoje uma mesma produção envolve as vezes mais de 1000 pessoas. Por isso que acho que algo se perdeu no meio do caminho.Antes a concepção do jogo era o maior desafio. Hoje existe muito trabalho duro após a concepção, gerar texturas, criar bonecos 3D, otimizar efeitos, coisas que demandam muito tempo.
É fato que as coisas estão mais democráticas ultimamente, porém mesmo aqueles projetos de "Live Arcade, Wiiware ou PSN" envolve muito dinheiro e pesquisas. Com isso mais uma vez a liberdade intelectual é jogada no lixo em detrimento de maiores lucros. As empresas precisam cobrir seus custos, especialmente quando certo jogo não vende bem. Aí qualquer receita é importante para cobrir o rombo.
Vocês acreditam em uma estagnação futura dos jogos, assim como acontece na música atualmente?Essa parte tá complicada realmente. Mas aí acho que estamos ficando velhos. É raro uma banda nova me agradar. Rock nacional então... :(
De resto concordo com tudo que Unabomber, neil young, Tinman e FabioShinobi disseram.
Já disse isso em alguns tópicos por aí... mas Concordo que a atual geração está sem criatividade!!!!
Eu jogo muitos jogos atuais, como também vários jogos retro!
Mas a diferença é clara com relação aos lançamentos dessa geração (X360/PS3), com a geração do PS2... a do PSone nem se fala...
Concordo de forma geral que as coisas estão meio fracas sim! Podem melhorar e muito!
Não concordo com a parte do Criatividade.
Já foi feito tudo que foi possível, quantas gerações entre consoles e PC já se passaram?
Não tem mais pra onde correr, uma hora a fonte a seca, não é assim também.
Um bocado dessa impressão depreciativa talvez seja pelo contato excessivo com o forum, sempre com informações recentes que nos deixa a par dos lançamentos como se estivessemos jogando eles préviamente, graças as discussões especulando em especial a técnicidade dos jogos.
Outro fator é que aparentemente há cada vez menos empresas lançando jogos diferentes em disco, muito desse conteúdo diverso é encontrado apenas por download na live, wiiware e psn, então cabe a nós retrogames de consoles fazermos algo que não estavamos habituados até agora, lidar com essas novas feramentas.
Focando apenas nos lançamentos fisicos para consoles tivemos uma avalanche de FPS, TPS, hack'n slash, Guitar Hero e Rock Band de 2005 para cá, o que não é algo incomum já que sempre houve tendências, o problema é indíce acentuado de similaridade entre as obras, tanto o enredo que já vimos milhares de vezes de N perspectivas quanto o lado técnico que sempre querem aprimorar de forma conveniente mas que deixa grandes lançamentos soarem genéricos desde a primeira vista, álias, isso me leva a outro que para mim é o grande problema da geração, a fácil intecessão dos jogadores nos projetos, hoje você manda um email e está lá a CAPCOM falando que está fazendo isso para agradar os fãs, isso para mim é um cocô gigante, deixa o previsível ainda mais previsível e desinteressante, quando pego um jogo gosto do fator surpresa, de perceber o verdadeiro trabalho do autor e o quão conveniente ele pode ser, mesmo que acabe odiando no fim.
Mas de todo o jeito é como o AVGN colocou em seu último vídeo, se você estiver disposto a jogar videogame até um péssimo jogo ou um do estilo que você não goste pode ser divertido, ou memso interessante por alguns minutos, o importante é que essas emoções impares existem porque existe uma infinidade de games para serem jogados, ou não estariamos discutindo o rumo que as coisas tomaram de determinado momento para cá. Só nos resta curtir o que mais convêm já que somos retrojogadores que felizmente não se prendem somente ao que será lançado amanhã, em HD ou não. hiha
matroska
18/12/2010, 01:06
Pessoas, aqueles que tem algo próximo de minha idade (32 anos), como muitos já disseram aqui, já têm um senso crítico mais apurado e não ficam maravilhados por qualquer coisa. Dificilmente alguma "novidade" impressiona muito. Mas nossa geração tem uma característica muito peculiar: assistimos o surgimento desse meio de entretenimento, assistimos a evolução dele, e por isso mesmo, dificilmente alguma coisa escapa à nossa concepção de "mais do mesmo", pois já vimos de tudo. É tudo reciclado. Histórias recicladas, jogabilidade reciclada, estilos de jogos reciclados. O que muda é a perfumaria, ou seja, o visual. A essência é a mesma. Claro que veio o Wii aí pra dar uma refrescada nos parâmetros com sua jogabilidade diferenciada, mas pra mim ainda não foi o suficiente.
Estou esperando algo que nem sei se existe, que é uma revolução verdadeira nos games, ou será que tudo vai caminhar como no cinema, onde a única novidade é o script?
É óbvio que as pessoas mais novas vêem de forma diferente, muitos não acompanharam esta evolução, então ainda se empolgam com mais facilidade.
Mas, mesmo assim, estou longe de abandonar os games. Mesmo com toda essa mesmice, eles ainda conseguem me entreter com histórias emocionantes, desafios cabreiros que te fazem pular e gritar ao detonar o último chefão do jogo. Estou longe de largar os jogos.
Enfim, acho que é como no cinema. Não há novidades (tirando esse pseudo 3D) mas ainda frequento, e ainda me emociono.
Mas, nada, nada como as lembranças de infância jogando meu Atari, Master System, Super Nes... etc...
Olha penso como você.
Só me diferencio que estou abandonando mesmo os games.
Estou com um video game dessa geração há dois anos e nesse Mes liguei ele uma vez apenas......
Tenho 28 anos e por incrível que pareça é a fase da minha vida que tenho mais tempo livre nos ultimo 10 anos.
Aos 18 era passar no vestiba de uma federal ou Estadual. Depois 5 anos estudando a noite e trabalhando de dia.
Quando formei aos 23 estudei para passar num concurso público e consegui.
Dos 24 aos 26 foi fazer pós graduação.
Nos ultimos 2 anos estou com mais tempo mas minha vontade caiu muito. Fecho uma vez se gostar do game e deixo de lado.
Sério e não substitui por nada esse meu hobby gamistico por outro....
Comecei a ler uns livros recomendados por uns conhecidos nessa semana.
O fato é que os games antigos nos passam aquela sensação aquele ambiente maravilhoso que marcou nossa infância e adolescência mas essa sensação em mim nunca voltará mais. É triste.
o.aranhapvh
18/12/2010, 01:58
Eu sou jogador desde a época do Atari, e de lá pra cá tive praticamente quase todos os consoles até a atual geração(tenho os três dessa geração).
Bom, falo por mim: meu tempo para os games é extremamente curto, nem se compara há 10/13 anos atrás. O pouco tempo que tenho para jogar, eu realmente não me dedico mais como antes, e a causa disso é justamente as
responsabilidades que adquirimos com o passar do tempo. Hoje sou casado, tenho filho, trabalho bastante....quer queria ou não, isso preocupa a gente, ocupa nossa mente. Vez ou outra eu consigo relaxar jogando, mas outras vezes(muitas vezes inclusive) eu não tenho a paciência de antigamente para ficar jogando horas a fio. Agora peguem a época do NES-MASTER-MEGA-SUPER: que responsabilidades tínhamos nessa época??? A minha única responsabilidade era o colégio e olhe lá.
Mas ainda curto os games à minha maneira, não abandonei o hobby...tanto que aos poucos estou montando a minha biblioteca de games....e confesso que ultimamente venho jogando mais jogos retrô do que os jogos atuais. Acredito que essa moda retrô é uma fase minha....Mas não tiro os méritos desta geração não.
Temos a impressão de que atualmente é tudo muito efêmero, não dura...
Os games antigos marcaram a nossa vida pq jogamos esses jogos em épocas nas quais eramos mais facilmente "fisgados" pelas maravilhas audiovisuais (eram, de certa forma, uma novidade pra todo mundo) e pela diversão que os antigos jogos nos proporcionavam.
Aliás, se hoje nós que estamos na casa dos 28 pra cima tivessemos 15, 16, 17 anos, ficaríamos maravilhados com os jogos atuais como ficamos nas nossas próprias épocas de adolescentes com jogos datados do mesmo período. Mas uma coisa é certa: apesar dos jogos atuais possuírem gráficos animais, com personagens convincentes, o mesmo não se pode dizer da atmosfera, das sutilezas, da capacidade imaginativa dos criadores dos jogos...eu acho que os jogos antigos, apesar de mais simples, eram ao mesmo tempo mais complexos...e isso não é um paradoxo...eram mais complexos pq os recursos disponíveis (tecnicamente falando) eram escassos....e se aqueles caras que fizeram aqueles jogos fudidos da nossa infância/ adolescência, tivessem à disposição a mesma tecnologia que os criadores possuem atualmente, PQP, nem imagino que tipo de jogo eles poderiam criar...
matroska
18/12/2010, 02:06
Eu sou jogador desde a época do Atari, e de lá pra cá tive praticamente quase todos os consoles até a atual geração(tenho os três dessa geração).
Bom, falo por mim: meu tempo para os games é extremamente curto, nem se compara há 10/13 anos atrás. O pouco tempo que tenho para jogar, eu realmente não me dedico mais como antes, e a causa disso é justamente as
responsabilidades que adquirimos com o passar do tempo. Hoje sou casado, tenho filho, trabalho bastante....quer queria ou não, isso preocupa a gente, ocupa nossa mente. Vez ou outra eu consigo relaxar jogando, mas outras vezes(muitas vezes inclusive) eu não tenho a paciência de antigamente para ficar jogando horas a fio. Agora peguem a época do NES-MASTER-MEGA-SUPER: que responsabilidades tínhamos nessa época??? A minha única responsabilidade era o colégio e olhe lá.
Mas ainda curto os games à minha maneira, não abandonei o hobby...tanto que aos poucos estou montando a minha biblioteca de games....e confesso que ultimamente venho jogando mais jogos retrô do que os jogos atuais. Acredito que essa moda retrô é uma fase minha....Mas não tiro os méritos desta geração não.
Seu caso é o que acontece com a maioria, a falta de tempo.
No meu caso nesses ultimos 2 anos estou com mais tempo, apenas trabalho como responsabilidade e tenho jogado bem menos tempo do que na epoca que trabalhava e estudava a noite. Várias vezes dormia umas 5 horas apenas para ficar jogando.
Pode ser passageiro ou não.
tsluisbr
18/12/2010, 02:12
São as duas coisas:
A gente está ficando mais velho e está tudo ficando realmente chato.
Eu entendo essa sua visão mais realista e também entendo sua indignação porque realmente o que faz os produtores dificultarem é a tendencia de mercado, ou seja,
O motivo principal é que os jovens de hoje estão cada vez mais centrado nos jogos fazendo com que os produtores tenham que se adaptar a esses novos tipos de consumidores
Mas convenhamos com nós, você está assim por um motivo:
O fato de que você está mais velho = Muito mais maturidade, e assim
Muito mais maturidade = Outra visão de mundo e o mesmo acontece com os jogos.
E com isso você não tem "paciência" para jogar esses novos jogos porque eles não tem aquela finalidade simples dos jogos retrôs que era simplesmente a diversão.
Indicando que você não está com a mesma mentalidade quando jovem
edineilopes
18/12/2010, 02:20
Mas ainda curto os games à minha maneira, não abandonei o hobby...tanto que aos poucos estou montando a minha biblioteca de games....e confesso que ultimamente venho jogando mais jogos retrô do que os jogos atuais. Acredito que essa moda retrô é uma fase minha....Mas não tiro os méritos desta geração não.Sua experiência é muito parecida com a minha. Família, afazeres, pouco tempo livre...
Temos a impressão de que atualmente é tudo muito efêmero, não dura...
Os games antigos marcaram a nossa vida pq jogamos esses jogos em épocas nas quais eramos mais facilmente "fisgados" pelas maravilhas audiovisuais (eram, de certa forma, uma novidade pra todo mundo) e pela diversão que os antigos jogos nos proporcionavam.Acho que entendi a intenção do seu post.
Vivemos a era dos relacionamentos descartáveis, em que tudo é consumido de maneira rápida e superficial: falta de compromisso, de responsabilidade. Convicções e valores são postos de lado em nome de satisfações imediatas e passageiras.
Essa superficialidade está invadindo os relacionamentos familiares, corporativos, de consumo e de trabalho. Tudo está ficando descartável e menos sério. No caso dos games, pirataria é vista com orgulho, bom é ter um milhão de jogos e não se dedicar a nenhum, as empresas se preocupam em enfeitar o produto, prometendo o impossível para o jogo parecer melhor do que é. O que é mais importante é satisfazer o hoje, o amanhã não importa. E "parecer" está mais importante que "ser".
billdouglas
18/12/2010, 03:11
Olha penso como você.
Só me diferencio que estou abandonando mesmo os games.
Estou com um video game dessa geração há dois anos e nesse Mes liguei ele uma vez apenas......
Tenho 28 anos e por incrível que pareça é a fase da minha vida que tenho mais tempo livre nos ultimo 10 anos.
Aos 18 era passar no vestiba de uma federal ou Estadual. Depois 5 anos estudando a noite e trabalhando de dia.
Quando formei aos 23 estudei para passar num concurso público e consegui.
Dos 24 aos 26 foi fazer pós graduação.
Nos ultimos 2 anos estou com mais tempo mas minha vontade caiu muito. Fecho uma vez se gostar do game e deixo de lado.
Sério e não substitui por nada esse meu hobby gamistico por outro....
Comecei a ler uns livros recomendados por uns conhecidos nessa semana.
O fato é que os games antigos nos passam aquela sensação aquele ambiente maravilhoso que marcou nossa infância e adolescência mas essa sensação em mim nunca voltará mais. É triste.
Li tudo. Saquei o que vc sente.
E vc já parou pra pensar que não é só no videogame que isso acontece?
Pelo menos comigo, tem muita coisa que perdeu parte do encanto de outrora.
Até minha maior paixão, que são os carros, acontece o mesmo. Hoje posso comprar um carro, mandar turbinar e por nitro, e um som decente, coisa que eu nem sonhava com meus 18 anos, mas isso não chega nem perto da euforia que eu sentia quando dava meus rolezinhos com meu primeiro carro, um passatinho GTS mil novezentos e guaraná de rolha, com minha carteira recém-tirada aos 18 aninhos.
E outra: na vida tudo são fases.
Será que vc não tá passando uma fase onde seu gosto por games está menor? Já aconteceu isso antes contigo?
Comigo já. A empolgação dá umas osciladas. Fico uns 2 anos sem jogar. Volto e debulho geral. Isso em todas as gerações.
No começo do ano que vem inicio meu oitavo e último semestre da facul. Desde que comecei o curso, parei com os jogos. (não parei 100%, mas ... deixei de lado sim). Precisava me dedicar aos estudos.
No entanto, essa pausa me fez bem, pq estou contando os meses pra me formar e comprar meu play 3.
Enfim, a vida é assim. Ciclos.
FabioShinobi
18/12/2010, 03:17
Realmente quando se levanta a questão de "tempo para se jogar", ele encurtou muito hoje em dia, e fora isso atualmente eu não tenho mais aquele saco que tinha antes para jogar, não que os jogos tenham ficado mais cansativos mas sim por que hoje eu tenho outras prioridades, outros gostos e passatempos, é diferente da minha adolescência dos 13 aos 16 anos, época em que eu só me divertia jogando, era fliperama, NES, MS, MD, SNES e por aí vai, isso fora o Atari que eu tive com 8 anos de idade. Hoje eu amadureci, e vejo com muito bons olhos que muitos dos jogos amadureceram tbm, é verdade que o mercado está saturado de clichês e novidades são cada vez mais raras, mas eu ainda gosto muito dos games,e as vezes só gostaria de ter mais tempo e dinheiro :D para poder jogar tudo que me agrada.
Eu ainda gosto muito de poder pegar um joystick na mão e passar horas fritando aliens, fatiando ninjas, correndo em pistas famosas ou explodindo os cerebros de alguns zumbis, mas se antigamente eu podia varar a noite fazendo isso, hoje é praticamente impossível, pois tenho de trabalhar no dia seguinte, fazer amor com a esposa, estudar, e ainda ajudar na administração da federação de meu esporte, são muitos afazeres, e muitos novos prazeres que eu não tinha na infância e adolescência.
Mas mesmo assim ainda sobra umas quatro horas na semana para poder ligar meu PS3, ou o MD, ou o PC mesmo e me divertir com meu hobby favorito.
Que estamos ficando velhos, é infelizmente é uma verdade, agora que tudo está chato, não concordo, acho que tudo está diferente e aos poucos vamos nos acostumando com essas diferenças. :kongpositivo:
Jujuba, o cão idealista
18/12/2010, 04:46
então, vejam só esse vídeo:
seOGEwx0NfQ
se a galera de hoje em dia tivesse metade da criatividade da galera 8-bit da década de 80, fico imaginando que jogos absurdamente fantásticos não poderiam sair com o hardware atual.
ah, o vídeo? então, imaginem coisas assim em games, por exemplo. ou em desenhos, mesmo. esse desenho é puta foda, os quadrinhos ainda mais absurdos e, pasmem, isso aí é de 1911.
não é nostalgia, não. a indústria tá degenerando. cronologia não quer dizer nada, tem muita coisa da década de 20 extremamente mais avançada do que o que fazem hoje em dia.
neil young
18/12/2010, 10:00
Até os amigos de antigamente eram melhores do que os de hoje. heheheheh
Vc jogava com eles nos fliperamas, nas locadoras e até em casa jogos diferentes. Hoje a unica coisa que o pessoal quer saber é de WE, nem na epoca do SF2 as pessoas ficavam presa somente nesse titulo.
WE é um excelente game para jogar com o pessoal, mas uma hora vc quer jogar outra coisa ......mas acaba sendo xingado pela maioria e aí volta ao WE. hauahuhauahuhauh
<Dr. True>
22/12/2010, 13:12
Está claro que muita coisa mudou, eu me divirto bastante com os atuais, mas tem pérolas retro que ainda nem joguei ;D.
Lógico que com o crescimento da indústria de games, veio o aumento de lixo, isso é proporcional e já foi falado aqui, mas eu acredito que o fato de parecer chato é que a maneira de como reagimos está diferente, bem como nossa idade.
Eu estou meio que "desgostoso" de jogar porque não estou podendo deixar minhas coisas no quarto (durmo na sala, meu irmão é foda, mas isso fica pra um ML sei la o que da vida) e na sala eu não me sinto "a vontade" pra jogar, mais da metade das minhas coisas estão guardadas e não tenho saco pra ficar tirando e colocando (só neste caso[ksafado]), isso me tira uma boa porcentagem do tesão na jogatina.
Mas assim que as coisas voltarem ao normal (leia-se, meu irmão vai casar :rox) eu terei o mesmo tesão de sempre.
Tem que ver isso ae manolo, as vezes é a forma que está fazendo e não o que está fazendo ;)
Abraços
Disse tudo aí..., palmas!
Gostei muito desse tópico e todas as opiniões do tópico até o momento foram muito interessantes e refletem a realidade de cada pessoa que postou aqui. Tenho 31 anos, não tive o prazer de ter o telejogo mas do Odissey e Atari em diante eu segui até hoje, passando por todas as gerações, e me identifico com um pouco de cada relato que li aqui, o que me encaixo, além da falta de tempo as responsabilidades de adulto que não tínhamos quando crianças foi a perda do "encanto" com as gerações novas tenho um Ps3, Wii, Psp mas o que mais jogo é os emuladores no Psp por incrível que pareça quase nunca toco nos consoles grandes apesar de ter um carinho especia por todos eles muitas vezes já fui chamado de saudisista alienado por amar a era 8 e 16bits até o Ps1 eu ainda sentia aquela magia e no começo do Ps2 mas depois não consigo mais me deslumbrar como antigamente enfim... foi muito muito bom ler o que cada pessoa pensa a respeito gostei mesmo e pra finalizar aproveitando o desenho do Nemo aí em cima fica aí minha homenagem com esse jogo que sempre jogo até hoje e me emociono com seu final.
vZQ_O22XvXw&playnext=1&list=PLA9D87E160B428FFC&index=44
o.aranhapvh
23/12/2010, 14:14
e pra finalizar aproveitando o desenho do Nemo aí em cima fica aí minha homenagem com esse jogo que sempre jogo até hoje e me emociono com seu final.
Cara, esse jogo foi do fundo do baú hein?
Eu era criança quando jogava esse jogo.....nessa época de ouro de 8 Bit, o jogo até que chamava a atenção pelos gráficos e as músicas eram muito boas(são legais até hoje). Particularmente lembro que a última fase era osso duro de roer(uma fase cheia de espinhos). Tá aí, vou relembrar esse jogo baixando ele! Valeu pela lembrança :kongpositivo:
LucasWinner
24/12/2010, 12:18
Até os amigos de antigamente eram melhores do que os de hoje. heheheheh
Vc jogava com eles nos fliperamas, nas locadoras e até em casa jogos diferentes. Hoje a unica coisa que o pessoal quer saber é de WE, nem na epoca do SF2 as pessoas ficavam presa somente nesse titulo.
WE é um excelente game para jogar com o pessoal, mas uma hora vc quer jogar outra coisa ......mas acaba sendo xingado pela maioria e aí volta ao WE. hauahuhauahuhauh
Isso acontece direto comigo. hehe
E sim, eu acho que os jogos de hoje estão sem criatividade.
Ja tive um Atari, um SNES, um N64, um PS1 e agora um PS2 (nunca tive um NES próprio), e como disse esses dias pro meu irmão: "Esse eu vou jogar por um bom tempo".
Realmente não vejo nada de atrativo nos jogos dessa geração a não ser os gráficos, mas quem jogou jogos da era 4, 8 e 16 bits, sabe que isso é o de menos importância.
Lógico que a questão da idade também influencia um pouco.
Galera, tem muito jogo bacana (e criativo ou bem bolado) saindo atualmente. Agora, se o pessoal não tem mais paciência, aí são outros 500...
Eu confesso também que nos últimos tempos também andava meio desanimado com os games atuais (jogando muito mais pra matar o tempo do que qualquer outra coisa), mas jogos como Dead Space - com uma ambientação fantástica e que só poderia ter sido feito com as tecnologias atuais - ou Batman: Asylum Arkham reacenderam o "espírito gamer".
E outra coisa: mesmo que não tenham "tantos games legais como antigamente", até parece que temos tempo de sobra pra jogar uma porrada de coisa ao mesmo tempo.
Gostei muito desse tópico e todas as opiniões do tópico até o momento foram muito interessantes e refletem a realidade de cada pessoa que postou aqui. Tenho 31 anos, não tive o prazer de ter o telejogo mas do Odissey e Atari em diante eu segui até hoje, passando por todas as gerações, e me identifico com um pouco de cada relato que li aqui, o que me encaixo, além da falta de tempo as responsabilidades de adulto que não tínhamos quando crianças foi a perda do "encanto" com as gerações novas tenho um Ps3, Wii, Psp mas o que mais jogo é os emuladores no Psp por incrível que pareça quase nunca toco nos consoles grandes apesar de ter um carinho especia por todos eles muitas vezes já fui chamado de saudisista alienado por amar a era 8 e 16bits até o Ps1 eu ainda sentia aquela magia e no começo do Ps2 mas depois não consigo mais me deslumbrar como antigamente enfim... foi muito muito bom ler o que cada pessoa pensa a respeito gostei mesmo e pra finalizar aproveitando o desenho do Nemo aí em cima fica aí minha homenagem com esse jogo que sempre jogo até hoje e me emociono com seu final.
Paguei pau pra esse jogo aí, como ele pode ser tão bem feito em um sistema tão fraco?
Gostei muito da parte que ele pega as habilidades dos bichos. :rox
Sacanagem hoje em dia hein [kzangado]
Claudio pr
25/12/2010, 02:27
nao tem como negar que games é uma industria, um negocio, tem que dar lucro.
por isso que se investe mais em producao em massa, para o maior publico possivel
mas eu pessoalmente gosto tanto de jogos antigos como de novos, sempre procuro acompanhar as novidades.
gosto tambem de procucar e encontrar algum jogo interessante que nao tinha visto ainda.
UNABOMBER
25/12/2010, 03:20
Bem, eu sei que estou ficando velho e principalmente, impaciente.
Fui jogar Bioshock 2 no PC, comprado no Steam, e recebo um aviso que tem que criar conta na Live da M$ pra habilitar o SAVE (isso mesmo, o SAVE do jogo). PQP...
Quero comprar um monte de jogo AAA do PS1 pra jogar no PS3, mas nada: só na PSN japa (que por sinal, dá uma carcada foderosa na PSN estadunidense).
Não tenho lá muito saco pra ficar nessa de comprar acessórios pra Wii (volante, raquete, pistola), headset pra 360, ou guitarrinhas pra jogos musicais (nem coordenação tenho pra tocar esse estilo de jogo) e MMOs nunca me atraíram, pelo contrário: depois que vi o vício do meu irmão, peguei até uma certa raiva pois suga demais a vida do jogador.
Tem uns jogos atuais legais, como uns AAA do PS3 e Wii (God Of War 3, RE5, Heavy Rain, Uncharteds, Metroids, Zeldas, Marios), mas admito que não vai muito além disso não. Receio que a quantidade de títulos que me interessem tendem a diminuir com o tempo.
Att. :unakong:
LucasWinner
25/12/2010, 21:06
MMOs nunca me atraíram, pelo contrário: depois que vi o vício do meu irmão, peguei até uma certa raiva pois suga demais a vida do jogador.
Verdade. Tava nessa a algum tempo, realmente vicia.
Mas graças ao Chrono Trigger larguei esse MMO para jogar um "off line" BEM mais divertido.
Tai Kamiya
27/12/2010, 03:22
Hoje em dia alguns jogos ainda me divertem,mas nada comparado aos da minha infância.
Mês passado eu eu estava jogando Xisboca,como de costume.Decidi fazer download do GameRoom para dar uma olhada no que eles poderiam me oferecer de épico.
Estava cansado dos jogos do Caixa,queria algo nostálgico...Foi quando meus olhos pularam ao ver "Yie Ar Kung-Fu",putaquepariu,esse jogo é foda!
Baixei o pacote que o incluía,joguei e a emoção foi tanta,mas tanta,que saí dando chutes para todos os lados enquanto jogava. :rox
Estava navegando em minhas lembranças musicais "Gamisticas" e achei esse vídeo de um jogo de PS1 que amo, e um comentário do vídeo me chamou muito a atenção e tem haver com esse tópico. Muito linda essa canção quem jogou e viu esse vídeo, tenho certeza que se emocionou.
2Y1axhmjssg
O Comentário do vídeo que me chamou a atenção foi esse:
"I miss those days, where Sakaguchi is still the brain behind Square. But now, everythings is change, no more fantasy for me, or maybe, for all of us"
Ele fala da Square atual SquareEnix que na minha opinião, não está nada bem hoje em dia, e é preocupante ver essa softhouse que era a elite máxima dos Rpgs ao lado da Enix, caída com péssimos jogos e continuações.
WnextLevel
29/12/2010, 01:24
É justamente disso que eu falo! Criatividade tá fraca!!! A emoção tb tá fraca... e se postarmos exemplos de jogos fantásticos que poderiam render até hoje algo parecido, ou dele sair algo novo, esse tópico iria render...
eu me divirto com jogos novos e antigos... meu psp é um museu ambulante hehe acho que pra um oldgamer não cair na idéia de q nova geração esta ruim, e não esta na realidade, é ele buscar se adaptar a nova realidade e não ficar do contra sempre.
Eu mesmo tenho o wii gosto mt dos jogos que usam bem os sensores de movimento, comprei o kinect e ainda não comprei o move pq não vi um jogo que realmente valesse a pena jogar com ele ou que se diferencie do gameplay que já experimentei com o wii.
O que realmente esta chato neste geração são os "novos" gamers da geração ps2. Nego que cresceu comprando jogo a 5 reais ou 3 por 10 numa banca de jornal. Não tem noção nenhuma de jogos se fugir da plataforma da sony e não aceitam que outros tenham idéias de uma realidade diferente da sua. Ficam contando pixel na tela da tv ao invés de realmente se preocupar em jogar, ficam hypando jogo por vídeo de youtube e usa eles fazendo seus próprios reviews sem nem mesmo ter jogado o game e qd sai um review que contrarie seu hype dizem que a midia especializada "ta errada".
Poxa nós que somos da oldguarda dos games ficamos felizes em ver fotos dos jogos, quantas vzs nos imaginamos jogando eles vendo os quadrinhos das revistas antigas, davamos valor nos reviews já que era um ponto de referência na hora de comprar e se jogar um game... menção honrosa a revista gamers.
No geral os games não mudaram, evoluiram com o tempo e ainda apresentam uma ótima fonte de divertimento e entretenimento, sendo que cada vez mais acessível a todos gostos. Por fim, basta saber fazer uso, ler aquilo que realmente interessa e ignorar a nova raça de gamers, que são os denominados "istas".
E tocar sua vida gamer pra frente jogando o game que for no console que for independente do logo em cima de sua tampa ou se a sombra do personagem tem mais ou menos pixels do que deveria.
Mega X deve ter 40 anos :lol
o.aranhapvh
29/12/2010, 14:08
eu me divirto com jogos novos e antigos... meu psp é um museu ambulante hehe acho que pra um oldgamer não cair na idéia de q nova geração esta ruim, e não esta na realidade, é ele buscar se adaptar a nova realidade e não ficar do contra sempre.
Eu mesmo tenho o wii gosto mt dos jogos que usam bem os sensores de movimento, comprei o kinect e ainda não comprei o move pq não vi um jogo que realmente valesse a pena jogar com ele ou que se diferencie do gameplay que já experimentei com o wii.
O que realmente esta chato neste geração são os "novos" gamers da geração ps2. Nego que cresceu comprando jogo a 5 reais ou 3 por 10 numa banca de jornal. Não tem noção nenhuma de jogos se fugir da plataforma da sony e não aceitam que outros tenham idéias de uma realidade diferente da sua. Ficam contando pixel na tela da tv ao invés de realmente se preocupar em jogar, ficam hypando jogo por vídeo de youtube e usa eles fazendo seus próprios reviews sem nem mesmo ter jogado o game e qd sai um review que contrarie seu hype dizem que a midia especializada "ta errada".
Poxa nós que somos da oldguarda dos games ficamos felizes em ver fotos dos jogos, quantas vzs nos imaginamos jogando eles vendo os quadrinhos das revistas antigas, davamos valor nos reviews já que era um ponto de referência na hora de comprar e se jogar um game... menção honrosa a revista gamers.
No geral os games não mudaram, evoluiram com o tempo e ainda apresentam uma ótima fonte de divertimento e entretenimento, sendo que cada vez mais acessível a todos gostos. Por fim, basta saber fazer uso, ler aquilo que realmente interessa e ignorar a nova raça de gamers, que são os denominados "istas".
E tocar sua vida gamer pra frente jogando o game que for no console que for independente do logo em cima de sua tampa ou se a sombra do personagem tem mais ou menos pixels do que deveria.
Man, você é realmente da velha guarda! Falou como um verdadeiro gamer: aquele que se diverte com jogos, independente da plataforma que seja(Nintendo, Sega, Microsoft, Sony e caralho a quatro). Falou bonito cara :kongpositivo:
UNABOMBER
29/12/2010, 15:04
...
Infelizmente, é por aí.
Culpa, em boa parte, da disseminação forçada da cultura gamer hoje. Se você não tem um headset pra xingar na Live, você não é cool. Se você não comprou a guitarra do Rock Band, tu não é da turminha; se você não tem blog, não anda jogando; e assim vai. Isso fica muito nítido na molecada da era preisteixon. Quer queira, quer não, no início da década de 90 a coisa toda era - sem falsa nostalgia - mais simples e, principalmente, menos DESPRETENSIOSA: bastava uma TV de tubo qualquer, o console e sentar no chão mesmo. Se tivesse uma revista junto, ok. Se tivesse um amigo do lado pra jogar, melhor ainda.
Simples e sem firula.
Mega X deve ter 40 anos :lol
Tu tá no Retrospace, manolo.
Respeite os mais velhos.
http://www.8balls.com.br/wp-content/uploads/2010/03/fuck_yeah_.jpg
Cybernator
29/12/2010, 15:11
Games são games, isso não muda, a cada dia coisas mais bem feitas, mais elaboradas cheias de detalhes, tudo mais complexo e tal. Neste Natal comprei um Dynacom (nintendinho) pro meus filhos e estive eu jogando um bocado de contra Road fight etc..E achei um tanto dificil de jogar hehehe, mas quero que meus guri comecem aproveitando dessa fase 8 bits, a verdade é que não só estou velho como não tenho a mente focada pra isso como era quando criança, lembro-me quando meu Pai me dava video game de presente e hj estou eu fazendo o mesmo, responsabilidades e mais responsabilidades muita coisa a se pensar e se preocupar, contas etc...são muitas coisas manolo muitos problemas, criança quando gosta de video game esses são os verdadeiros HardCore, me lembro de quando eu jogava ENDURO, maluco eu tinha um reflexo praquilo que era terrivel....mas isso de tanto jogar e querer ir mais longe entende o que eu quero dizer?? Hj eu me esforçaria pra melhorar em um game tanto assim?? Nao! Desanimo facil porque nao tenho a mesma sede.
O melhor que eu faço é curtir com meus filhotes e velos aproveitarem o maximo do seu tempo de criança, quando eles ganharem o jogo novo ou video game, eu sei o sentimento que eles terão pois ja passei por isso, alguns adultos continuam do mesmo jeito, mas não vejo como se esse adulto tiver tantas responsabilidades.
A resposta é, hj existem jogos bons e jogos chatos da mesma forma que era a anos atras, e tbm não somos velhos demais, é que a sobrevivencia vem em primeiro lugar, quando estamos por nós mesmos, a vida é um jogo em que temos que ser HardCore.
Fui!
JUGULADOR
29/12/2010, 15:30
Eu acho que as coisas estão melhores hoje. Lixo sempre teve, a unica diferença é que hoje é comum lixo ser bem produzido. Alias, a qualidade média das produções melhorou muito. Antes tinha um puta abismo entre a nata e o bojo e hoje isso diminuiu muito e é até comum alguns jogos AAA terem produção mais simples que as tranqueiras padrão.
E concordo um pouco com quem falou que vc ta procurando jogo no lugar errado. Acho que vc esta é procurando jogos da maneira errada... pelos seus comentarios parece que só joga mainstream ou aqueles que tiram as notas mais altas. Sai um pouco desse esquema...
Por exemplo, a mídia deu notas altissimas para CoD... mas tb tem ArmA2 que é um jogo menos divulgado e que pagou menos jabá e tem outro esquema sem sair do gênero e temática. Tb babam um puta ovo pra GT5 (se bem que esse ta sendo mais injustiçado), mas quase nenhuma grande publicação/site fez a analise de iRacing... e por ai vai, fora jogos como Anno 1404 (Dawn of Discovery em alguns lugares do mundo) que é algo totalmente original dessa geração, assim como alguns titulos que já citaram aqui.
Então criatividade continua existindo, e qualidade idem... é só vc saber o que procurar.
Agora... se não gostar de nada disso que estão recomendando é bom pensar em parar de jogar videogame e dedicar seu tempo a jogar gamão la na pracinha :lol
FALOW
U
I
Infelizmente, é por aí.
Culpa, em boa parte, da disseminação forçada da cultura gamer hoje. Se você não tem um headset pra xingar na Live, você não é cool. Se você não comprou a guitarra do Rock Band, tu não é da turminha; se você não tem blog, não anda jogando; e assim vai. Isso fica muito nítido na molecada da era preisteixon. Quer queira, quer não, no início da década de 90 a coisa toda era - sem falsa nostalgia - mais simples e, principalmente, menos DESPRETENSIOSA: bastava uma TV de tubo qualquer, o console e sentar no chão mesmo. Se tivesse uma revista junto, ok. Se tivesse um amigo do lado pra jogar, melhor ainda.
Simples e sem firula.
Respeite os mais velhos.
Antes de qq coisa não tenho 40 anos rsrs
Concordo com vc, qd eu digo "geração playstation" me refiro a gamers q não valorizam os games justamente pela facilidade de acesso a eles. Parte disso veio da pirataria e tb da maior disseminação dos consoles, antes era bem menor acredito por este motivo os gamers eram mt mais seletos. Um gamer q ta acostumado a comprar dvd de 1 real virgem baixar e jogar games não sabem realmente o valor que eles passam ou representam assim começam a "curtir" os games de modo superficial, por isso a fixação por gráficos hj em dia, a primeira coisa que chama atenção de um neogamer são os gráficos e pra mts só eles.
Felizmente apesar de ser uma tendência de mercado os oldgamers, hj com os pseudônimos de hardcores, ainda seguram a onda dos produtores pra eles apresentarem bons conteúdos.
O problema é q vejo oldgamers que se prendem a paradigmas ou se deixam totalmente se influenciar pela onda dos istas, to falando de qq tipo de ista, onde se vc discorda ele começa a querer "justificar" o pq da sua idéia sobrepor a sua. Essa contaminação me preocupa mais do que os jogos com "objetivos" simples e sem imersão.
Bem não sei onde o mercado nos levará, só sei que atual não esta perdido e espero que continue assim para sempre.
Se sentirem falta de jogos com bons desafios os emuladores são nossa salvação.
neil young
29/12/2010, 22:27
O que cansa é o pessoal falar que o mercado de games esta em otimo estado, afinal se não gosta do CoD sempre tem o Battlefield Bad Company ou qualquer outro game militar. Putz.
Pra que irei querer gastar mais tempo com outro FPS militar com soldados sem rosto?
Nessas horas agradeço que hoje tenho a oportunidade de voltar ao passado e jogar bons games antigos sem compromisso. E realmente é bem divertido. (é como ouvir uma boa musica do passado)
GT5 é um game muito bom mas nessa ultima sexta feira joguei bastante pole position, era quase 3 horas da manha e ainda estava lá no meu atari e o Pole Position. :lol
Uma coisa boa hoje em dia é que se pode ter um sistema moderno como Wii ou PS3, e sempre que possivel voltar a jogar games do passado como Strider, Ms. Pacman ou Choplifter.
O bom é que varia mais o estilo de games que esta jogando do que simplesmente pegar um game mais obscuro da atualidade que lembra muito um game mais popular da mesma epoca.
Simples e sem firula.
Respeite os mais velhos.
Mas chutar a idade em base pelo argumentos é desrepeito? :-D
Não sou tão jovem também, já estou me sentindo um pouco velho aliás(26 anos).
Lembro que comecei jogando atari quando tinha 6 anos em 1990 na casa de um tio meu que tinha uma porrada de fitas do atari e filmes de terror da época. Bons tempos.:-(
Pena que assaltaram a casa dele e ele perdeu tudo. [kzangado]
Em 92 ele recomprou o Atari, ele gostava mesmo desse video game e dizia que os "modernos" não eram pra ele. :lol
Por problemas pessoais, ele morou na minha casa durante o ano de 1995 e eu jogava atari quase todos os dias \o/, só que eu já tinha o Mega Drive e o meu vizinho que jogava comigo direto tinha o nintendinho e eu gostava de jogar o gato felix na casa dele:D
UNABOMBER
29/12/2010, 23:23
...já estou me sentindo um pouco velho aliás(26 anos)...
Você é novinho, quase um nenem. [kgay]
:lol
P.S: o post anterior foi zoeira, manolo... [coolface]
Por exemplo, a mídia deu notas altissimas para CoD... mas tb tem ArmA2 que é um jogo menos divulgado e que pagou menos jabá e tem outro esquema sem sair do gênero e temática.
FALOW
U
I
Joguei esse Arma 2 com tudo no full diga-se de passagem [kcool] e eu fico morrendo com 1 tiro apenas, ele é dificil assim mesmo?
Tô sossegadão lá e do nada escuto um tiro e tá lá eu no chão :lol
Muitos difícil e os gráficos dele são muito bonitos. :D
Você é novinho, quase um nenem. [kgay]
:lol
P.S: o post anterior foi zoeira, manolo... [coolface]
Sacanagem ler isso aqui :-D
doraemondigimon
30/12/2010, 01:04
Eu tava lendo este tópico (e com pouca coragem de escrever um pouco, graças ao emprego (LEIA-SE: Escravidão) que estou tentando receber um salário meio que indecente....), mas agora, achei uma figura que me fez ter coragem de dizer....
http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/1982.jpg
...Evolução? Existe. Não é por causa disso que sempre surge coisas novas? Mas, não é pela mesma teoria que, um dia, tudo chega ao seu fim?
Digo isso porque, essa foto que eu recortei de uma revista que eu achei a scan (uma revista de videogames do início da década de 80, conhecida como Joystik Magazine), fala da evolução dos jogos de 'navinha', conhecidos por nós como os 'shmups':
O título do artigo?
The Evolution of Space Games: How we got From Space Invaders to Zaxxon
(A Evolução dos Jogos Espaciais: Como nós fomos de Space Invaders para Zaxxon)
O artigo mostra a INCOMENSURÁVEL diferença gráfica dos jogos da época (Space invaders, Defender, Tempest, Phoenix) para o Zaxxon, que criava um cenário adequado para a ação, vista nos arcades da época.
Vou falar que, em um post anterior, depois que eu ví essa matéria, achei até possível uma comparação entre os jogos da SEGA de 1990 (Megadrive/SNES: Fifa) e o Fifa do Xbox360/PS3. Realmente seria um grandioso 'choque de gerações'.
Mas acredito que tal choque já existiu antes, como demonstrado pela revista que estouj citando.
Esse choque tbm foi visto na época que as revistas nacionais só faltavam se masturbar com uma imagem que TODOS achavam que seria o gráfico do jogo Road Rash, para o 3DO. Creio que muita gente aqui vai se lembrar da imagem de um motoqueiro e sua moto, em uma highway, começando a ultrapassar um fusca, se não me engano.
Quando lançaram o jogo, a imagem era de uma das telas de load.... Mas que assustavam assim mesmo, já que, o concorrente 'a altura' não gerava imagens de qualidade (SEGA CD e o PC Engine DUO CD²)
PAssamos por diversas gerações de videogames, mas é claro que, em minha concepção, gosto de conhecer mais e mais, não só dos jogos mais novos, mas tbm dos antigos que eu não tive chance de brincar na época.
Que estamos ficando velhos, é verdade! Isso não é novidade e nunca será. Mas e daí? Será que, não podemos envelhecer com estilo?
(pensamento idiota: Nós, os futuros velhos, ajuntando a galera pra ir a um shopping center e jogando Pump it Up com bengalas e andadores....http://i4.photobucket.com/albums/y135/van_kombi/my%20lovely%20emoticons/jcdragon-cool.gif)
JUGULADOR
30/12/2010, 01:23
Joguei esse Arma 2 com tudo no full diga-se de passagem [kcool] e eu fico morrendo com 1 tiro apenas, ele é dificil assim mesmo?
Tô sossegadão lá e do nada escuto um tiro e tá lá eu no chão :lol
Muitos difícil e os gráficos dele são muito bonitos. :D
O jogo é full realism... se, por exemplo, vc tomar tiro na perna seu personagem pode até cair no chão e ter que se arrastar (se não for de raspão).
Mas isso é mais questão de treino... a curva de aprendizado desse jogo é muito grande, mas é muito recompensadora pois ela é um lance mais justo, nada daquela arbitrariedade de jogos como CoD aonde vc tem que ficar decorando design das fases e posição dos inimigos... ArmA2 é totalmente dinâmico e realista... inimigos não ficam dando spam infinito, mas tb costumam aparecer de lugares diferentes e assim como vc pode matar ou incapacitar o inimigo com um só tiro ele tb pode fazer o mesmo com vc... ai vc tem que tb aprender a tirar proveito dos mapas que são gigantes e agir com muito mais cautela que o normal em outros jogos. Feito isso vc se divertira muito com o jogo.
FALOW
U
I
O jogo é full realism... se, por exemplo, vc tomar tiro na perna seu personagem pode até cair no chão e ter que se arrastar (se não for de raspão).
Mas isso é mais questão de treino... a curva de aprendizado desse jogo é muito grande, mas é muito recompensadora pois ela é um lance mais justo, nada daquela arbitrariedade de jogos como CoD aonde vc tem que ficar decorando design das fases e posição dos inimigos... ArmA2 é totalmente dinâmico e realista... inimigos não ficam dando spam infinito, mas tb costumam aparecer de lugares diferentes e assim como vc pode matar ou incapacitar o inimigo com um só tiro ele tb pode fazer o mesmo com vc... ai vc tem que tb aprender a tirar proveito dos mapas que são gigantes e agir com muito mais cautela que o normal em outros jogos. Feito isso vc se divertira muito com o jogo.
FALOW
U
I
Eu ri do final do comentário, pois estava a jogá-lo novamente aqui e passei uma tela atrás de um muro e não tinha um inimigo sequer :-D
Cheguei em lugar onde só tinha um soldado e foi isso mesmo, dei apenas um tiro e ele morreu. :D
Não conhecia esse jogo, baixei para fazer teste de Bench para um user daqui e acabei gostando do game. :rox
JUGULADOR
30/12/2010, 13:18
Eu ri do final do comentário, pois estava a jogá-lo novamente aqui e passei uma tela atrás de um muro e não tinha um inimigo sequer :-D
Cheguei em lugar onde só tinha um soldado e foi isso mesmo, dei apenas um tiro e ele morreu. :D
Não conhecia esse jogo, baixei para fazer teste de Bench para um user daqui e acabei gostando do game. :rox
Então... o legal desse jogo é vc encarar ele como um gênero diferente... se o cara curte CoD e vai na pilha procurar o mesmo tipo de jogo em ArmA2 se ferra e provavelmente odiara o jogo. Mas se rolar receptividade terá algo totalmente diferente do ordinario... principalmente que ArmA2 é um jogo de um gênero que atualmente não tem mais nenhuma outra franquia... principalmente que Ghost Recon e Operation Flashpoint tomaram um rumo totalmente diferente e se aproximaram mais dos FPSs mainstream.
FALOW
U
I
julianommartins
12/01/2011, 15:09
Eu até acho que a Geração Playstation 2, Game Cube e Xbox foi um lixo (MINHA opinião). Não tivemos inovação, so repetição de formulas.... Entao fiquei meio encostado nesta geração.
Porém, na atual geração vimos coisas novas, franquias, formas de se jogar, REVALORIZAÇÃO do jogo casual... temos coisas para todos os gostos, real democracia. Estou muito empolgado com essa geração.
Puxados pela nintendo, que pensou fora da caixa, sony e MS tiveram que inovar, e inovaram.
Está dando gosto de ver!
rapha1985
12/01/2011, 17:00
Cara, me diverti muito nessa geração e ainda me divirto.
Mas passei por isso na geração 128bits, eu simplesmente não conseguia achar graça nos games.
Isso pode ser uma fase, como foi comigo. Ou pode ser o momento de se afastar dos games.
Mas dizer que os jogos estão chatos é relativo, depende de que jogos você gosta.
Hoje temos um dos melhores Street fighters de todos os tempos, temos Demon's Souls, um rpg tão prazeroso como qualquer Zelda clássico. Temos Dead space um survival horror muito digno do legado dde Resident Evil.
Há e temos a inovação de Mirrors Edge e sua jogabilidade de plataforma em 1ª pessoa, que é muito divertida.
Enfim, o problema talvez esteja em seus olhos e não nos jogos.
Tive essa sensação essa semana mesmo. Como estou sem internet em casa devido à um raio que caiu no domingo, resolvi dar uma mexida nas revistas. Eis que no meio de tantas Gamers, SGP, Ação Games, Edge, Playstation, Nintendo World eu encontro uma Videogame de 1994.
Quando comecei a folhear ela e via aqueles reviews de Neo Geo CD, Snes e Genesis, a seção de classificados do pessoal mandando carta pra trocar cartuchos de Snes me deu uma puta nostalgia, sensação de eu estar ficando velho, mesmo com meus 21 anos. Achei engraçado, olhei pra frente pra minha estante e quando olhei pros meus consoles atuais, comecei a lembrar da época que eu não tinha nenhuma obrigação, ia pra escola e na volta ficava jogando o dia todo com meu irmão e meus amigos. Acho que estou ficando realmente velho, aliás, em alguns aspectos eu realmente me sinto um velho. Emuladores por exemplo, acho totalmente sem graça, não consigo sentir aquele feeling jogando Mario World no teclado ou num dualshock numa tela de pc, menos ainda com aqueles filtros que não me apetecem em nada, instalar o PC na tv? Muito trabalho e mesmo assim não muda o fato de estar sendo emulado.
Quanto às atuais gerações, eu considero 16 bits a melhor não pela comparação quantidade/qualidade, pois havia muito lixo(e ainda há), mas pela criatividade, os recursos técnicos eram primitivos demais se comparados aos atuais, mas as belas canções, as artes magníficas, hoje é raro encontrar algum jogo com estilo gráfico único, se pararmos pra analisar os FPS, pelo menos 80% deles são militares, que os inimigos vêm em ondas e basta matá-los e seguir em frente até acabar a missão. Não há mais aquela liberdade de ir para o lugar X, pegar a chave para abrir o lugar Y que leva ao elevador no ponto Z e enfrentar o chefe para passar da fase, é tudo muito enxuto e simples, chega a ser descerebrado.
Na minha visão, graças às redes online sta geração está muito superior à passada que se limitou em grande maioria à expandir universos já existentes. Embora os 16 e 32 bits ainda sejam os melhores por seus clássicos, essa é uma geração que devemos relevar, alguns gêneros foram ressuscitados como o point'n'click e alguns como luta receberam um ganho enorme em qualidade.
o.aranhapvh
12/01/2011, 18:17
Achei engraçado, olhei pra frente pra minha estante e quando olhei pros meus consoles atuais, comecei a lembrar da época que eu não tinha nenhuma obrigação, ia pra escola e na volta ficava jogando o dia todo com meu irmão e meus amigos. Acho que estou ficando realmente velho, aliás, em alguns aspectos eu realmente me sinto um velho.
Essa é a questão cara: quem viveu a época 8/16 Bits, eram em sua grande maioria crianças/adolescentes. Que obrigações tínhamos naquela época? Some-se a isso os amigos com quem jogávamos horas a fio em casa. Agora compare com hoje: não somos mais adolescentes, temos muito mais responsabilidades e preocupações e o tempo para jogos encurtou
drasticamente. E os amigos com quem jogávamos horas a fio em nossas casas? Isso meio que acabou. Caras não tem jeito: para a maioria dos jogadores daquela época, NUNCA que uma next-gen será melhor que aquela época. Pode vir Wii 2, PS4, Xbox720 e etc, a época 8/16 bits sempre será a melhor. Aquela época pra gente foi mais "mágica".
Agora vou ser sincero, estou amando esta nova geração. Estou achando ela bem peculiar. Pela primeira vez na história dos games estamos presenciando uma briga entre três fabricantes de videogames. Na gen passada, que me desculpem os fãs de Xbox e Gamecube(adoro esses dois consoles), mas não tinha concorrência pro Playstation 2. Nesta nova geração eu já vejo que há concorrência entre as três. Cada console têm seus exclusivos de peso, não
tem como não gostar de algum jogo do Wii, PS3 e X360. É uma geração bem variada e de longe ja está sendo a geração com a maior duração de ciclo. Já estamos no 5º ano que o Xbox 360 foi lançado, e ele está firme aí para mais tempo(juntamente com Wii e PS3).
Estava navegando em minhas lembranças musicais "Gamisticas" e achei esse vídeo de um jogo de PS1 que amo, e um comentário do vídeo me chamou muito a atenção e tem haver com esse tópico. Muito linda essa canção quem jogou e viu esse vídeo, tenho certeza que se emocionou.
2Y1axhmjssg
O Comentário do vídeo que me chamou a atenção foi esse:
"I miss those days, where Sakaguchi is still the brain behind Square. But now, everythings is change, no more fantasy for me, or maybe, for all of us"
Ele fala da Square atual SquareEnix que na minha opinião, não está nada bem hoje em dia, e é preocupante ver essa softhouse que era a elite máxima dos Rpgs ao lado da Enix, caída com péssimos jogos e continuações.
Acho que essa frase que li em um comentário desse vídeo do youyube, está cada vez mais verdadeira para nós que estamos postando neste tópico.
..." But now, everythings is change, no more fantasy for me, or maybe, for all of us" :(
matroska
12/01/2011, 20:25
Cara, me diverti muito nessa geração e ainda me divirto.
Mas passei por isso na geração 128bits, eu simplesmente não conseguia achar graça nos games.
Isso pode ser uma fase, como foi comigo. Ou pode ser o momento de se afastar dos games.
Bem tenho 27 anos.
Para mim praticamente todas as ultimas gerações do mega drive ao ps3 foram de nível semelhantes com raras exceções.
O que muda é a pessoa, o jogador.
Pode ser fase, mas estou curtindo cada vez menos os games. E não é por falta de tempo, felizmente tenho um tempinho disponível para mim.
O fato é que estou sem paciência e motivação. Jogo bem raramente.
Poor_Boy
12/01/2011, 20:50
O problema não é idade ou gen de console, mas tempo. Eu estava assim até 2 meses atras, agora com férias de facul tenho muito tempo livre... e estou jogando e me divertindo muito com jogos atuais.
Games = tempo, com pouco tempo fica dificil curtir.
UNABOMBER
12/01/2011, 21:09
Já assistiram "Guerra ao terror"?
No final, o soldado-pai conversando com o filho bebê no berço, tem mais-ou-menos esse diálogo:
"Você gosta do seu pai, da sua mãe, do seu pijama, do seu boneco que sai da lata etc. Mas quando envelhecemos, passamos a gostar de menos coisas.
Assim, quando tiver a minha idade, vai perceber que só restaram 1 ou 2 coisas que realmente gosta".
TenÇo, mas verdadeiro.
Mas dizer que os jogos estão chatos é relativo, depende de que jogos você gosta.
Hoje temos um dos melhores Street fighters de todos os tempos, temos Demon's Souls, um rpg tão prazeroso como qualquer Zelda clássico. Temos Dead space um survival horror muito digno do legado dde Resident Evil.
Há e temos a inovação de Mirrors Edge e sua jogabilidade de plataforma em 1ª pessoa, que é muito divertida.
Enfim, o problema talvez esteja em seus olhos e não nos jogos.
Bonito, mas analisar título é uma coisa.
Ambiente, hype, acesso e mais 'n' coisas que levar uma pessoa hoje a jogar/não jogar algo, é outra.
Indo agora pro lado mais pessoal, nenhum desses jogos que tu citou tem o público, tiveram o hype e o impacto dos originais, lá em 1996, 1997, 1998... E Mirrors Edge é legal, traz um "subtema novo" pra um FPS, mas tá longe do brilhantismo.
Em suma, não são jogos ruins de form alguma. Mas pra quem viveu o início/evolução de cada gênero, nem é pra tanto.
matroska
13/01/2011, 00:26
Já assistiram "Guerra ao terror"?
No final, o soldado-pai conversando com o filho bebê no berço, tem mais-ou-menos esse diálogo:
"Você gosta do seu pai, da sua mãe, do seu pijama, do seu boneco que sai da lata etc. Mas quando envelhecemos, passamos a gostar de menos coisas.
Assim, quando tiver a minha idade, vai perceber que só restaram 1 ou 2 coisas que realmente gosta".
TenÇo, mas verdadeiro.
Bonito, mas analisar título é uma coisa.
Ambiente, hype, acesso e mais 'n' coisas que levar uma pessoa hoje a jogar/não jogar algo, é outra.
Indo agora pro lado mais pessoal, nenhum desses jogos que tu citou tem o público, tiveram o hype e o impacto dos originais, lá em 1996, 1997, 1998... E Mirrors Edge é legal, traz um "subtema novo" pra um FPS, mas tá longe do brilhantismo.
Em suma, não são jogos ruins de form alguma. Mas pra quem viveu o início/evolução de cada gênero, nem é pra tanto.
Meu caso é semelhante ao seu.
Esse spoiler de guerra ao terror resume tudo.
os jogos de hoje não são ruinsde forma alguma. Mas pra quem viveu o início/evolução de cada gênero, nem é pra tanto. Roubei sua frase Una.
Poor boy voce mencionou seu caso que é falta de tempo.
Mas muitos como eu tem umas duas horas diárias livres e vai fazer um mês que não ligo o meu xbox 360. única coisa que estou jogando praticamente são emuladores de vez enquando princ. mame.
Kobayashi
13/01/2011, 01:52
Que estamos ficando velhos, é verdade! Isso não é novidade e nunca será. Mas e daí? Será que, não podemos envelhecer com estilo?
Excelente colocação. :D
Sei lá, sempre me divirto com videogames independente de geração.
De Odissey a PS3 tá valendo. :kongpositivo:
Kyo Olhos Demoniacos
13/01/2011, 02:11
Primeiramente, uma das coisas a se dar os parabéns é o nível das conversas no Retrospace, sempre show de bola!
Acho que a questão envolve vários fatores já abordados aqui como popularização dos games, a questão do "ser descartavel", tempo, criatividade, etc tec.
O que antes era, como já disseram, "sentar, aprender as funções de uns botões e entender a mecânica do jogo" hoje dependendo da situação, tem que pegar ler o manual todo, entender toda uma mecânica de jogo pra começar a se divertir.
Essa tendência de ficar sem paciência, estímulo para continuar num jogo, etc... não acontece apenas conosco que somos gamers das antigas. Se pegar uma pessoa de uns 40 anos e colocar pra jogar um Super Mario World ou um desses novos jogos em 3D, qual ela vai jogar melhor?
Os jogos da PSN, do Wiiware, o proprio wiimote, fatos de jogos como DKC Returns, New Super Mario Brothers fazerem sucesso acho que é prova suficiente disso.
Falasse muito da falta de criatividade porque realmente ela ocorre.
Top Gear - 4 carros, Top Gear 2 - Compra de peças/customização.
Blz... qualquer outro jogo depois desses que usar a fórmula acima vai ser sem criatividade, mas ai o que nos aparece: Rock'n Roll Racing: Armas, visão 3/4, músicas de rock famosas.... deu uma chacoalhada legal. Hoje em dia, geralmente se mantem tudo que o outro tem, a chamada novidade é "melhores efeitos de física".
Me lembro que na antiga SGP o fator que mais contava num jogo era o Fun Factor, fator diversão. Hoje em dia se dá uma passada na pasta console, em vários tópicos vai achar coisas como "Putz, tem serrilhado. Olha as texturas. Poucos poligonos.Não tá a 60fps".... por favor.....
A própria industria, catapultada muitas vezes ao estado de "arte" que ostenta o nome de "Indústria dos Games" esqueceu que antes era a "Indústria da diversão".
Antes era melhor porque com o muito pouco tinha se oferecer muito, mas como tinhamos o entrave de hardware, era tirar leite de pedra, mas mantendo a diversão. Hoje em dia a diversão muitas vezes se perde no mar de complexidade....
Não acho que é um problema dos gamers antigos, é um problema da industria, da geração, de um todo....
PS: Com sono nem sei se a lógica da coisa ta bem explicada, mas vai assim mesmo... :-D
JUGULADOR
13/01/2011, 04:13
Realmente... vocês exalam velhice pelos poros :lol
FALOW
U
I
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.