PDA

Ver Versão Completa : Retro-review: Donkey Kong Country

06/07/2006, 14:31
Mais um review exclusivo, hehe!

http://img353.imageshack.us/img353/9168/logoretroanalise6ci.png

Donkey Kong Country

http://img244.imageshack.us/img244/9743/dkcrev12ut.jpg

Ficha técnica:

Título: Donkey Kong Country
Softhouse: Rare
Publisher: Nintendo
Ano: 1994
Categoria: Aventura
Número de Jogadores: 1 ou 2
Salva: Sim

Donkey Kong é um símio muito gente boa e carismático que vive com seus amigos em uma bela ilha sem muitas preocupações e problemas, apenas aproveitando a vida e fazendo o que sabem melhor: comer bananas. Acontece que um dia, o malévolo Kaptain K. Rool rouba todo o estoque de bananas de Donkey, para o desespero do mesmo.

Nosso herói agora precisará passar por muitas aventuras e dificuldades para ensinar uma lição em K. Rool e assim recuperar suas preciosas bananas de volta, e cabe a você ajudar nosso amigo símio a completar com sucesso sua missão. O enredo do jogo é extremamente simples, e resume-se na simples luta do bem contra o mal. Mas será que o jogo como um todo é tão simples assim? Veremos agora.

http://img414.imageshack.us/img414/3921/dkcrev24ej.jpg http://img185.imageshack.us/img185/4425/dkcrev32lz.jpg

Para começar a análise técnica do jogo, vou direto no ponto que mais chama atenção de qualquer jogador: os gráficos. O trabalho realizado pela britânica Rare na parte gráfica de DKC foi algo simplesmente espetacular. Usando de estações gráficas Silicon Graphics, ela renderizou com uma estupenda qualidade personagens e cenários de uma maneira nunca antes vista em um jogo 16 bits, chegando a ficar melhores até mesmo que muitos jogos de plataforma lançados para consoles de 32 bits.

Logo no início o jogo impressiona, e faz o jogador as vezes pensar em como a Rare conseguiu extrair do Snes gráficos tão lindos, e o que é melhor, sem slowdowns. Mas mesmo assim, o jogo mostra todo seu potencial gráfico em fases um pouco mais avançadas, como as fases do mundo do gelo ou do mundo da lava. Cada personagem do jogo possui uma animação extremamente bem executada, sem nenhuma falha (experimente deixar Donkey parado por um tempo e observe ele bater as mãos contra o peito como um verdadeiro gorila).

Os mestres do jogo seguem o padrão do jogo e são simplesmente muito bem feitos e aparecem grandes na tela, cheios de detalhes e tudo mais. Como dito anteriormente, os gráficos das fases são magníficos, e as vezes o jogador vai ter vontade de ficar parado apenas o visual das fases. Além disso, vale a pena prestar bastante atenção nas fases, pois em alguns locais, o cenário dá uma "dica" de algum item ou passagem escondida, seja no chão ou em paredes, por isso, além de ficar admirando os gráficos do jogo, preste atenção para não deixar nenhum item ou passagem passar batido.

http://img414.imageshack.us/img414/7494/dkcrev46aq.jpg http://img414.imageshack.us/img414/7241/dkcrev53na.jpg

Sonoramente, Donkey Kong é um jogo que também se sobressai em relação à grande maioria dos outros jogos lançados para o Snes. As músicas do jogo não são épicas e inesquecíveis como de grandes RPG's como Final Fantasy 6 e Chrono Trigger por exemplo, mas não há como negar que nelas exala uma qualidade muito grande, que dão o clima certinho de acordo com a fase que você está. Se está na selva, uma música mais tribal vai estar tocando, ao passo que se estiver em uma fase numa indústria, uma música mais "maquinal", mais moderna vai estar tocando. Essa variação de músicas é o que torna esse jogo tão legal nesse quesito, pois não vai cansar o jogador com apenas um tipo de música o tempo todo. Já os efeitos sonoros do jogo, são bons, mas nada de espetacular, eles apenas servem ao seu propósito.

Donkey Kong é um jogo muito fácil de se aprender a jogar, pois com controles muito precisos e de rápida resposta, o jogador em menos de meia hora estará dominando com grande desenvoltura os dois personagens do jogo. Aliás, essa boa resposta dos controles é simplesmente de fundamental importância para o andamento do jogo, pois as fases mais avançadas do jogo apresentam ao jogador alguns desafios absurdamente difíceis de serem vencidos, e sem uma jogabilidade decente, isso seria quase impossível.

E já que falamos em dificuldade, não custa nada falar um pouco sobre ela nesse jogo. O começo do jogo engana, com fases fáceis e rápidas, o que leva o jogador a achar que o jogo será assim sempre, mas isso é um ledo engano. A partir do terceiro mundo, o bicho começa a pegar, e a dificuldade só aumenta a cada fase vencida. Nos últimos mundos do jogo, existem algumas fases que chegam a ser extremamente irritantes de tão difíceis de serem vencidas, o que exigirá do jogador uma paciência gigantesca, além de muita força de vontade para jogar repetidas vezes uma mesma fase antes de passá-la (não se assuste se gastar mais de 10 vidas em uma única fase antes de terminá-la).

Isso na minha opinião é um ponto que tira um pouco da diversão do jogo, pois ao invés de curtir o jogo, em muitos momentos você se verá extremamente irritado por estar empacado em um determinado ponto do jogo. A Rare quis fazer um jogo com um ótimo desafio, e não duvido que ela tenha conseguido, mas também fez um jogo que consegue ser desesperador de tão difícil em alguns momentos.

Donkey Kong Country que está muito a frente de outros jogos do Super Nintendo em termos gráficos, apresenta músicas que dão o clima perfeito para cada fase do jogo além de bons efeitos sonoros; uma jogabilidade muito bem polida e desenvolvida, que permite ao jogador aprender a controlar os personagens rapidamente; mas em muitos momentos apresenta uma dificuldade extremamente desnecessária ao meu ver, o que acaba tirando um pouco de sua diversão, mas no conjunto geral, posso afirmar com certeza de que esse é mais um dos grandes clássicos do nosso querido Super Nintendo a que fomos apresentados, e com certeza será lembrado por muitos anos como um verdadeiro clássico dos videogames. Simplesmente imperdível para qualquer um que se considere um gamer de verdade!!

http://img185.imageshack.us/img185/2805/dkcrev67hl.jpg http://img363.imageshack.us/img363/5283/dkcrev74sm.jpg http://img408.imageshack.us/img408/29/dkcrev83co.jpg

Avaliação:
http://img408.imageshack.us/img408/5349/notas9wn.jpg

06/07/2006, 14:56
Que uma retroanálise por dia nada.
São duas! Autêntica linha de produção! :D
Bem, o dia ainda não acabou...
:-D :-D

Parabéns! Parabéns mesmo!

=======================================

Sobre o donkey kong, concordo que não dá slowdowns.
Mas me parece que o jogo como um todo foi um pouco sacrificado
pelo seu esplendor gráfico, para que o SNES desse conta
do recado. Adorava DonkeyKong e ainda curto muito, mas
achava o jogo simples e meio lentão. Nada que prejudicasse,
é uma demonstração de capricho, técnica e criatividade
que até hoje impressiona.

06/07/2006, 16:48
Esse jogo realmente era demais. A propósito, para mim os gráficos deste estão entre os mais bonitos não apenas do SNES, mas de todos os tempos.

Aliás, DKC é uma das provas vivas de que gráficos são,sim,extremamente importantes para um game. Afinal, DKC tinha uma jogabilidade bastante simples. O que trouxe a maioria dos jogadores e elogios foram os gráficos.

Mudando de assunto, alguém já conseguiu 101% nesse jogo?

06/07/2006, 16:58
A linha de produção do Troppa ta mesmo a todo vapor.

Sobre o tópico, bela análise e belo jogo. Realmente o que mais chamava a atenção eram os gráficos. Meu Deus o que era aquilo... Coisa que se pensava ser impossível no SNES. Eu me lembro que viajava no mapa. Apesar de ter jogado todos os Donkey Kongs, nunca os terminei. Uma pena. Vou ver se completo depois.

Mais um tópico destinado ao Retroindex! Abraços.

06/07/2006, 18:29
Adorava este jogo.
Quando ele foi lançado não acreditava que era do Super Nes.
Muito bonito e divertido, e com uma ótima trilha sonora.

06/07/2006, 22:56
Olha o que acabou de chegar aqui em casa:

http://spitfire.pixeltemple.com/pictures/vendas_ena/07.jpg

Hohoho! :)

06/07/2006, 23:47
Prefiro as minhas 3 americanas mesmo, hehe! ;)

07/07/2006, 05:33
Grande análise!
Esse jogo é incrível em todos os aspéctos, a movimentação é maravilhosa, graças à captura de movimentos de gorilas reais que foi usada no jogo.
Esse jogo foi apresentado na Summer CES'94 prometendo chutar bundas e fez tudo que prometeu. Lembro que ele atingiu rapidamente a marca de 7 milhões de cópias vendidas.
Na locadora era disputado no tapa. Esse jogo, ao lado de Mortal Kombat II, foi o responsável pela virada do Super Nes em cima do Genesis nos EUA.

07/07/2006, 14:29
Do ponto de vista técnico, não era exatamente revolucionário: era tão "2D" quanto Super Mario World, por exemplo. A diferença é que explorava ao máximo as 256 cores simultâneas do SNES e os 4 MB de memória.

Mas do ponto de vista artístico, a história foi outra: o visual pré-redenrizado, gerado em poderosas estações CGI, faz com que DKC tivesse um dos melhores gráficos do SNES.

07/07/2006, 14:42
Na locadora era disputado no tapa.
Hahahaha, putz, pode crer! Lembro quando eu era novo e queria alugar esse jogo, chegava no sábado de manhã antes mesmo da locadora abrir pra tentar pegar!!

07/07/2006, 15:35
Caramba ! Passei 3 dias sem entrar no fórum e este já é o quarto mega review que leio hoje ! Acho que já posso me aposentar ;D
O que dizer de Donkey Kong Country ? É para mim um dos melhores jogos de Super Nintendo.

É um jogo extremamente divertido e com gráficos estupendamente belos. Este jogo marcou época no console, porque nunca tinha se visto gráficos dessa qualidade no SNES. Foi uma resposta da Nintendo aos jogos de 32 bits que começavam a aparecer no mercado. Deu uma sobrevida ao console mostrando que o Super Nintendo ainda tinha lenha pra queimar.

07/07/2006, 15:54
Os tres jogos são bons, mas este é meu favorito.Muito foda esse jogo, bem divertido e extremamente desafiador.Fora algumas fases simplesmente fodas, como a dos carrinhos de mina.Simplesmente fantásticas.
Excelente review Trooper.

07/07/2006, 16:11

O jogo é o mesmo, então ter a versão japonesa ou americana é apenas uma questão de gosto. Pra SNES eu tenho apenas o primeiro jogo da trilogia, comprei os 3 pra Super Famicom porque estavam vendendo junto por um preço que achei bom. Teria a trilogia pra SNES sem problemas mas apareceu a chance de pegar a versão japonesa primeiro e eu fiquei.

Tenho uma queda pelos jogos japoneses mas tenho tanto SNES quanto Super Famicom e dou o mesmo valor pros dois! ;)

07/07/2006, 16:17

O jogo é o mesmo, então ter a versão japonesa ou americana é apenas uma questão de gosto. Pra SNES eu tenho apenas o primeiro jogo da trilogia, comprei os 3 pra Super Famicom porque estavam vendendo junto por um preço que achei bom. Teria a trilogia pra SNES sem problemas mas apareceu a chance de pegar a versão japonesa primeiro e eu fiquei.

Tenho uma queda pelos jogos japoneses mas tenho tanto SNES quanto Super Famicom e dou o mesmo valor pros dois! ;)
Eu prefiro jogos americanos pois não entendo absolutamente nada de japonês, hehe, por isso que disse que preferia as minhas fitas americanas, hehe! Aaaahhhhh se eu entedesse japonês....jogaria tanto RPG bom do Snes que só saiu no Japão...

07/07/2006, 16:20

Eu prefiro jogos americanos pois não entendo absolutamente nada de japonês, hehe, por isso que disse que preferia as minhas fitas americanas, hehe! Aaaahhhhh se eu entedesse japonês....jogaria tanto RPG bom do Snes que só saiu no Japão...

Eu também não entendo o idioma por isso a minha biblioteca de jogos japoneses se limita aos "games que não é preciso ler para jogar". Hehehe... infelizmente não tenho jogos mais complexos onde a leitura é fundamental como RPGs. Vontade de ter não me falta.

07/07/2006, 23:14
Donkey Kong Country detona, eu adoro! Mas o melhor para mim da trilogia continua sendo o 2, foi o jogo que mais joguei quando tive Snes!

Bom review, Trupa! Parabéns!

10/07/2006, 18:04
Porra, Trooper... Tá com uma máquina de fazer review escondida? :D

Dos 3 DKC, o único que joguei pra valer foi o 1. Sem dúvida alguma, o BigJ definiu muito bem o "trunfo" do game. DK1 tinha uma excelência artística sem precedentes, além de ter conseguido explorar muito bem as capacidades técnicas do SNES. Esse equilíbrio raro, quando é alcançado no momento certo, sempre gera clássicos instantâneos.

Espero conseguir pegar a ROM do DKC2 e DKC3 pra conhecê-los melhor. Afinal de contas, achar um cartucho novinho igual ao do Ovo vai ser tarefa pra Jedi (falando nisso, excelente aquisição! Meus parabéns).

Sem mais no momento.

10/07/2006, 18:24
Porra, Trooper... Tá com uma máquina de fazer review escondida? :D

Dos 3 DKC, o único que joguei pra valer foi o 1. Sem dúvida alguma, o BigJ definiu muito bem o "trunfo" do game. DK1 tinha uma excelência artística sem precedentes, além de ter conseguido explorar muito bem as capacidades técnicas do SNES. Esse equilíbrio raro, quando é alcançado no momento certo, sempre gera clássicos instantâneos.

Espero conseguir pegar a ROM do DKC2 e DKC3 pra conhecê-los melhor. Afinal de contas, achar um cartucho novinho igual ao do Ovo vai ser tarefa pra Jedi (falando nisso, excelente aquisição! Meus parabéns).

Sem mais no momento.
Hehe, meu DKC3 não tem caixa nem nada, mas ao menos está novíssima em folha, e paguei 15 Reais!! Achado total!

20/07/2006, 17:50
Você manda bem hein cara, acho que te conheço de outro lugar...

Mas isso não vem ao caso. Eu me lembro que na época o comentário era o seguinte: Nossa, é tudo virtual. Isso mesmo, virtual era a palavra para descrever esse tipode gráfico, de certa forma está certo.

Mas discordo de quem diz que o importante foi os gráficos. A jogabilidade de DK é bem simples, mas e a jogabilidade de jogos do Ataria não eram? para mim é fácil falar que DK possui jogabilidade simples, mas ele explora bastante o cenário, tem fases de barris, de trenzinho, de animais e por aí vaí, bastante complexo para a época. Jogue depois um Castlevania do snes e vai ver uma jogabilidade bem travada que eu não curto, mas faz o jogo ficar bem dificil e não que o DK seja facil, ele só aparenta.

Me lembro tambem que por volta de 2001 quando todos nos taitos estavam jogando playstation, eu fui resolver de jogar DK, poxa, era muito bom, e como só eu jogava podia ir salvando tranquilo que ninguem iria atrapalhar de eu zerar. Mas bom, não me lembro agora exatamente o porque, mas parei de jogar.

Zerar 101%? se eu soubesse onde estão todos os bonus desse jogo eu poderia tentar, mas agora infelizmente estou sem saco para isso. E no caso do DK2? é mais dificil ainda, para mim, o mais dificil da série.