PDA

Ver Versão Completa : Retro-review: Doom (Super Nintendo)

07/07/2006, 15:56
http://img353.imageshack.us/img353/9168/logoretroanalise6ci.png

Doom

http://img307.imageshack.us/img307/2863/doomre14je.jpg

Ficha técnica:

Título: Doom
Softhouse: Williams
Publisher: Midway
Ano: 1993
Categoria: Tiro
Número de Jogadores: 1
Salva: Não

Um homem, um punhado de armas e muitos, mas muitos monstros querendo devorar sua cabeça! Assim é Doom, jogo que se passa em Marte, local onde um acidente ocorreu numa estação espacial e você é o único sobrevivente da tragédia que precisa dar um jeito de cair fora desse verdadeiro inferno com vida e ainda acabar com os planos dos malignos aliens que pretendem, após Marte, invadir a Terra.

Doom foi um verdadeiro arrasa-quarteirão quando foi lançado originalmente nos PC's, e em 1993 ganhou sua versão para o nosso querido Snes, mas será que essa conversão consegue manter a qualidade original da série? Isso que veremos adiante nesse review.

http://img178.imageshack.us/img178/182/doomre26jj.jpg http://img348.imageshack.us/img348/1205/doomre32ch.jpg

A primeira coisa que muitos vão se perguntar em relação a esse jogo é com certeza quanto aos gráficos. Será que nessa conversão a qualidade original foi preservada? Infelizmente a resposta é não. A Williams fez um ótimo trabalho adaptando um jogo com uma engine 3D para um console com um poder de processamento 3D quase nulo, mas o fato de o hardware do Snes ser muito fraco para esse tipo de jogo pesou muito no resultado final. Quando comparados aos gráficos da versão original para PC, nota-se que houve uma imensa perda de qualidade, mas mesmo assim, em se tratando de um jogo para Snes, os gráficos são ótimos.

As texturas das paredes estão em baixa resolução, e a velocidade do jogo não é tão rápida como no PC, mas isso não chega a atrapalhar a jogatina. Talvez aqueles que já jogaram a versão de PC's possa torcer o nariz para os gráficos do jogo, mas quem está jogando Doom pela primeira vez na vida através do Snes, achará um jogo muito agradável. Durante o jogo não será raro ocorrerem slowdowns (as famosas "câmeras lentas"), e isso é um fato que pode irritar as vezes, pois se você está numa sala cheia de inimigos acaba sendo alvo fácil devido aos slowdowns, mas isso é totalmente compreensível e esperado devido às limitações técnicas do Snes para um jogo desse porte. Mas mesmo com esses problemas, posso dizer que Doom é um bom jogo graficamente falando.

http://img321.imageshack.us/img321/2707/doomre45un.jpg http://img178.imageshack.us/img178/126/doomre53ol.jpg

Quando o assunto é a parte sonora em geral, a versão do Snes curiosamente consegue ser superior que seu irmão do PC. Os efeitos sonoros como tiros, gritos e explosões estão praticamente iguais ao PC, mas quando o assunto são as músicas, a versão do Snes dá um banho, com ótimas músicas, muito bem feitas, ao contrário dos midis bem primitivos usados no PC. A música da primeira fase é uma das melhores, e uma das minhas favoritas também, já te deixa logo de cara no clima no jogo. As vezes vai dar vontade de deixar seu personagem parado apenas para curtir as músicas do jogo.

A jogabilidade de Doom pode ser algo que atrapalhe um pouco. O controle do Snes não foi projetado para esse tipo de jogo, e isso fica evidente aqui. Devido ao "peso" do jogo para o hardware do Snes, a resposta dos controles ficou um pouco lenta (algo que dificulta muito em um jogo como Doom, pois velocidade de resposta é quase que fundamental para se dar bem nesse tipo de jogo), além de não ser possível andar de lado e para frente ao mesmo tempo (fazendo um movimento muito comum em jogos de tiro, andando na diagonal), o que é uma grande desvantagem quando se quer entrar em um corredor com tudo. Esse foi um ponto que creio que a Williams devia ter trabalhado um pouco mais, pelo menos para deixar a resposta um pouco mais rápida e suave.

Em relação à dificuldade, posso afirmar que Doom é um jogo difícil, principalmente se jogado no modo Nightmare, onde você precisará de muita habilidade e munição para terminar o jogo. Além disso, você constantemente vai se perder pelos intermináveis corredores das fases mais avançadas do jogo, mesmo com o mapa, e vai ficar se perguntando onde pode estar o caminho correto para você prosseguir. Paciência nessas horas será sua maior aliada, pois senão você vai pirar e não achará o fim do fase.

Em suma, a conversão de Doom para o Snes foi de certo ponto muito satisfatória, mesmo com alguns problemas no controle e uma perda gráfica em relação ao jogo original, mas nada que incomode aquele que quer apenas um jogo bacana para jogar. Empunhe sua espingarda agora mesmo e vá enfrentar a horda de inimigos que o esperam pelos corredores de Doom!

http://img342.imageshack.us/img342/5624/doomre69kf.jpg http://img342.imageshack.us/img342/497/doomre70xg.jpg

Avaliação:
http://img342.imageshack.us/img342/7654/notas3wi.jpg

07/07/2006, 19:43
Eu tive esse jogo pra SNES. Lembro que o cartucho era vermelho, horrível por sinal. Mas o jogo em sí me divertiu muito mesmo com todas as perdas. O problema desse jogo é não ter save e nem passwords.

Isso é que tira a graça do jogo.

07/07/2006, 20:40
Só pelo fato de terem conseguido portar o Doom para um console de 16 bits, este jogo já é um achado. Os gráficos são até decentes levando em conta que é um jogo em 3D. O maior problema é na hora de jogar mesmo. Não foi possível mapear todos os comandos do Doom para PC nos botões do joystick do Super Nintendo e alguns desses comandos fazem falta. A resposta do gamepad do SNES também é bem mais lenta do que o teclado/mouse do PC. Apesar das dificuldades eu acho que a Williams fez um bom trabalho na conversão. Mais incrível ainda é saber que tem uma versão de Doom para o Game Boy Advance, mas essa eu nunca joguei.

07/07/2006, 20:51
GBA é levemente mais potente que o Snes, e a versão dele ficou melhor que a do Snes, mesmo poucos botões. ;)

07/07/2006, 22:16
Eu também joguei ese jogo...hahaha, lembro do cartucho vermelho...

Mas eu só comecei a gostar de FPS mais recentemente, de Quake 2 em diante.

07/07/2006, 22:18
Parabens kra. Ja eh a 3a review sua q leia no mesmo dia. Show de bola. Eu nao tive a felicidade de jogar Doom no SNES. Foi so no PC mesmo.

FPS pra mim comecou com Quake 1 :D

07/07/2006, 22:46
Ás vezes os programadores fazem mágica mesmo.
Quem diria que era possível uma versão de Doom pra SNES ou
Duke Nukem 3-D para Mega Drive?
:o

07/07/2006, 23:54
Ás vezes os programadores fazem mágica mesmo.
Quem diria que era possível uma versão de Doom pra SNES ou
Duke Nukem 3-D para Mega Drive?

Duke Nukem 3D do mega é um lixo atômico. É daqueles jogos que nunca deveriam ter sido lançado.

08/07/2006, 01:07
Eu joguei doom pra snes antes de jogar no pc, então pra mim era um jogão. Mas no pc mesmo que eu joguei milhares de vezes seguidas.
Bons tempos aqueles...

08/07/2006, 02:06
Eu joguei doom pra snes antes de jogar no pc, então pra mim era um jogão. Mas no pc mesmo que eu joguei milhares de vezes seguidas.
Bons tempos aqueles...

Eu também segui este caminho! E como falou o Trooper, as músicas da versão pra Snes são muito superiores. Eu já joguei tanto Doom na minha vida que acho que se precisar jogar a primeira fase de olhos vendados, só pelo som, eu passo de prima.

E aproveitando a deixa, a versão do Doom incluída no Doom3 do Xbox tem algumas fases secretas novas, programadas especialmente pra ele. A entrada de uma delas fica logo na primeira fase, no pátio pelo lado de fora, forçando a parede perto da janela onde tem a piscina de ácido com o corredor em zigue-zague.

08/07/2006, 07:08
Muito bom Trooper, só corrige o ano de lançamento. A versão SNES saiu em 1995. A ordem de lançamento desse jogo deve ter sido mais ou menos essa:

1993: PC
1994: 32X, Jaguar
1995: SNES, PSX, 3DO
1996: Saturn
1997: Nintendo 64

08/07/2006, 18:01
Duke Nukem 3D do mega é um lixo atômico. É daqueles jogos que nunca deveriam ter sido lançado.

Pelo menos o DOOM do snes é bom. o duke do mega
é muito ruim sim. Só citei para lembrar a audácia
de lançar algo 3D no Mega, que não era bom nisso.
Se eu não visse, não acreditava. É ruim, mas existe.

08/07/2006, 20:27
Mais uma análise com a qualidade The Tropper!

Sobre o Doom, esses dias mesmo eu estava jogando a versão PC e terminei o 1. Só não cumpri minha promessa de terminar as suas expansões e o Doom 2 :smile
Doom é um clássico. Essa versão do Snes eu não joguei muito. A não ser uma rápida testada pra ver como era. É um bom port, levando em conta o hardware do Snes.

Sobre o Duke Nukem pro mega, realmente a sua qualidade é bastante questionável. Vocês sabiam que ele foi produzido pela Tec Toy? Isso mesmo. Retirado da Wikipedia:

In 1998, it was also ported to the Sega Mega Drive by Tec Toy [6]. The obscurity of this port (it was only released in Brazil) has frequently led to it being mistaken for an unlicensed "hack". It is not based off any other game made for the Mega Drive, instead it was programmed from the ground up by TecToy. The legality of the port is currently unknown, with 3D Realms not giving a clear answer, or eliminating the possibility of secretly having a corporate affiliation with Tec Toy. Ironically, the Mega Drive port was less advanced than the game Doom.

http://en.wikipedia.org/wiki/Duke_Nukem_3D

08/07/2006, 20:54
Caramba. Será que a Tectoy conseguiu fazer o jogo Duke 3D do Mega
partindo do zero? Ela tinha mania de chupar tudo de outros jogos. Não
imaginava isso não. Notícia surpreendente. Ela devia ter continuado
investindo em produções então. Um dia ia pegar o jeito e acertar a mão.

A versão Doom do Snes joguei no emulador.
Quando saiu eu já tinha vendido o SNES.
O som ficou excelente mesmo.

08/07/2006, 22:40
Doom do snes me traz saudades das locadoras que eu frequentava... quando o jogo chegou, foi o maior furor, ainda mais com cartuchão vermeio!!

Mas me diverti bastante. E não terminei... o joguinho phoda!

E mais uma vez, ficou 10 Trupa!!

10/07/2006, 18:08
É Trooper... Definitamente você tem mesmo um "fazedor" de reviews escondido, seu maldito. :lol

Apesar de todos os outro reviews lidos até agora, eu diria que o Doom do SNES, em termos técnicos, é um jogo excelente. Típico caso em que conseguiram "tirar leite de pedra". Apesar da façanha, eu também acho, infelizmente, essa versão uma "desgraça total" (olhando agora em termos mais práticos, especialmente na jogabilidade). Olhando por esses dois lados, temos um game muito "divergente".

Como eu sou um cara que preza mais os aspectos "jogabilísticos" (putz, eufemismo é duro de engolir...) e menos os aspectos "técnicos", eu atribuiria uma nota bem mais baixa ao título. Mas tudo bem, dane-se a matemática nessas horas... Afinal de contas, a curiosidade em ver um jogo "killer-ap" de 32 bits num console de 16 acaba sendo maior mesmo...

No geral, apesar de curtir mais o Doom Legacy do Windows, eu ainda gostaria de jogar a versão do Final Doom pro PS1. Deve ser curioso poder jogar o modo cooperativo com 2 consoles interligados com o antigo e já extinto cabo do console. O difícil é arranjar uma preciosidade dessas nos dias de hoje...

Apesar dos pesares, a série Doom é rei... [:king] [:king] [:king]

paulojr_mam
05/10/2008, 17:52
Prefiro o Duke Nukem 3D do Mega Drive do que o Doom do Snes. E prefiro muito!

Brave Fencer
05/10/2008, 18:18
Prefiro o Duke Nukem 3D do Mega Drive do que o Doom do Snes. E prefiro muito!
rei coveiro[:king][:king][:king]

Leira
06/10/2008, 23:31
Acho que foi ele quem abriu esses tópicos trazidos da tumba [kviraolho]