PDA

Ver Versão Completa : [Tutorial] Assista animes no seu DVD sem OverScan

12/07/2006, 17:02
Muitas pessoas querem converter seus animes para assistir no DVD mas acabam tendo o problema do OverScan ( que cortam a legenda na hora de assistir) então resolvi criar esse tutorial para ajudar o povo Outerspaciano a resolver esse problema.

Nesse tutorial usaremos o WinAVI 7.1 (ou superior), este é um programa Shareware, onde você pode ultilizar o programa gratuitamente durante 30 dias.
_______
Neste tutorial, usarei um episódio de YuYu Hakusho, com 23 minutos.

Abra o programa WinAVI e na tela principal clique em DVD.

http://img375.imageshack.us/img375/4356/tuto014ct.gif

Depois que você clicou no botão "DVD", escolha o arquivo a ser convertido. Após isso você entrará na seguinte tela:

http://img114.imageshack.us/img114/7079/tuto029jw.gif

Onde:

O vermelho é os arquivos que serão convertidos e o azul onde os arquivos já convertidos serão colocados.
Deixe a opção "Select Output Format" em DVD.

Após isso clique em "Advanced"

http://img311.imageshack.us/img311/8711/tuto033vl.gif

Na janela seguinte, na aba DVD, deixe igual ao da imagem abaixo.

http://img424.imageshack.us/img424/5661/tuto043pi.gif

Mas na opção "Quality" onde está selecionado Higher, você pode colocar Medium sem perder muito da qualidade da imagem. Se você deixar Higher cada episódio ocupará em torno de 500MB do DVD, se colocar em Medium ficará em torno de 350 a 400 MB.

Agora na aba "Encode"

http://img465.imageshack.us/img465/2617/tuto050sv.gif

A parte vermelha é onde o ajuste da imagem é feito. Marque as opções "Ajust the height" e "Ajust the width". Neste caso mostrado na figura, tirei 5% da largura e 10% da altura da imagem. Esses valores são ideias para evitar o overscan das TVs, se achar que a largura ainda está grande, então mude até um valor que fique menor ao da altura, digo isso porque pode sair da proporção e a imagem ficar embaralhada. As outras opções pode deixar igual mostrado na imagem acima.

Após isso clique em "OK" e novamente em "OK" e entrará nessa tela:

http://img243.imageshack.us/img243/5561/tuto060gz.gif

O programa automaticamente cria uma pasta "DVD_0" e dentro dessa pasta existe outras 2 pastas "AUDIO_TS" e "VIDEO_TS"

Os arquivos convertidos estarão dentro da pasta VIDEO_TS e esses arquivos são os arquivos a serem gravados no DVD.

Espero ter ajudado o pessoal que tem esse probleminha de OverScan.

12/07/2006, 19:03
Não entendo muito bem de video e queria saber 2 coisas:

O formato que ele vai ficar? No caso não é mais o .avi e sim o de dvd, é?

Qualquer programa (tipo nero) faz a gravação? é só gravar do jeito que está e pronto?

Vlw!

12/07/2006, 22:06
Não entendo muito bem de video e queria saber 2 coisas:

O formato que ele vai ficar? No caso não é mais o .avi e sim o de dvd, é?

Qualquer programa (tipo nero) faz a gravação? é só gravar do jeito que está e pronto?

Vlw!

Os formatos que ficarão são? *.vob, *.bup e *.inf e pra gravar ele pelo NERO você precisa escolher a opção "Gravar DVD de dados".

Mas você pode instalar o programa DVD Shrink, nesse caso você escolhe a opção "Open Files" e ele faz quase tudo sozinho. ^^

13/07/2006, 02:35
Bom tópico.
Velho, quer dizer que se eu converter um episódio de 23 minutos ele não vai ocupar os 23 minutos das 2 horas disponíveis não? Vai ocupar 350 ~ 500 mb? Então da pra por em torno de 10 episódios por DVD com qualidade muito boa? É isso?

13/07/2006, 11:49
Bom tópico.
Velho, quer dizer que se eu converter um episódio de 23 minutos ele não vai ocupar os 23 minutos das 2 horas disponíveis não? Vai ocupar 350 ~ 500 mb? Então da pra por em torno de 10 episódios por DVD com qualidade muito boa? É isso?

Eu gravei 9 episódios + o menu em um DVD, sendo que um episódio tem em torno de 174 MB. No total foi 3 horas e 33 minutos de Anime. Ele não conta horas do anime pois na hora de gravar você grava como dados. Acho que é isso... ^^

13/07/2006, 12:30
Bom tópico.

Eu gravei 9 episódios + o menu em um DVD, sendo que um episódio tem em torno de 174 MB. No total foi 3 horas e 33 minutos de Anime. Ele não conta horas do anime pois na hora de gravar você grava como dados. Acho que é isso... ^^

Então caberia mais? Visto que se não tivesse o menu (apesar de ocupar pouco, creio eu), seriam 25 episódios por mídia!

Não é isso?

Mas eu queria saber de uma coisa. Como eu deixo no tamanho original? Porque mesmo a gente reduzindo a resolução, que por padrão na maioria dos animes é de 640x480, o tamanho do mesmo fica o dobro.

Sei que o formato é outro mas, gostaria de encodar no formato original com uma sem overScan.

Tem como?

13/07/2006, 22:52
infelizmente fica aquele aviso no meio da tela.

14/07/2006, 07:44
Demora quanto tempo pra converter aproximadamente 12 episódios? Estou usando a versão 6.3 e estou gastando aproximadamente 4 horas...

22/07/2006, 23:18
Então caberia mais? Visto que se não tivesse o menu (apesar de ocupar pouco, creio eu), seriam 25 episódios por mídia!

Não é isso?

Olha cara, um episódio quando convertido, fica muito mais pesado do que o tamanho dele original.

Mas eu queria saber de uma coisa. Como eu deixo no tamanho original? Porque mesmo a gente reduzindo a resolução, que por padrão na maioria dos animes é de 640x480, o tamanho do mesmo fica o dobro.

Sei que o formato é outro mas, gostaria de encodar no formato original com uma sem overScan.

Tem como?

Pelo o que eu entendi, você quer assistir na sua TV (exemplo: 29") com o tamanho que você assiste no seu monitor (exemplo: 17") ?

Se for isso, desculpa, mas eu não sei não... :D

infelizmente fica aquele aviso no meio da tela.

Existem alguns métodos não tão "legais" de fazer esse aviso sumir.

Demora quanto tempo pra converter aproximadamente 12 episódios? Estou usando a versão 6.3 e estou gastando aproximadamente 4 horas...

É, realmente demora, mas o WinAVI é um dos conversores mais rápidos que conheço.

27/07/2006, 18:42
Opa, vo ressucitar um pouco o tópico aqui.

Esse esquema todo é pra poder assistir na TV certo?
Se eu gravar o dvd assim, qdo eu colocar ele no pc de novo, os episódios não vão mais estar no formato original, nem todos divididos.
Tipo, se eu gravar no dvd assim e apagar os eps do meu HD, se eu quiser virar seeder de novo num torresmo, não vai adianta eu pega os eps gravados dessa maneira no dvd.. pq vão ser totalmente diferentes? Extensão, tamanho, nome do arquivo...

E outra coisa, gravado em formato .avi (ou qqr que seja o formato que vc baixou), o dvd não le de jeito nenhum, só dá pra ver no pc mesmo?

É que eu to começando a baixar animes agora, e queria saber como a galera assiste, baixa tudo e ve no pc mesmo, ou todo mundo prefere ver na tv? :D

05/08/2006, 14:23
Ótima iniciativa! belo tópico.

05/08/2006, 14:56
E diz uma coisa, não tem como eu gravar em rmvb mesmo não? :D Pra converter pra AVi demora muito e 9 episodeos é muito pouco, se desse mais seria melhor.

05/08/2006, 18:02
Opa, vo ressucitar um pouco o tópico aqui.

Esse esquema todo é pra poder assistir na TV certo?
Se eu gravar o dvd assim, qdo eu colocar ele no pc de novo, os episódios não vão mais estar no formato original, nem todos divididos.
Tipo, se eu gravar no dvd assim e apagar os eps do meu HD, se eu quiser virar seeder de novo num torresmo, não vai adianta eu pega os eps gravados dessa maneira no dvd.. pq vão ser totalmente diferentes? Extensão, tamanho, nome do arquivo...

E outra coisa, gravado em formato .avi (ou qqr que seja o formato que vc baixou), o dvd não le de jeito nenhum, só dá pra ver no pc mesmo?

É que eu to começando a baixar animes agora, e queria saber como a galera assiste, baixa tudo e ve no pc mesmo, ou todo mundo prefere ver na tv? :D

É pra gravar nun DVD e assistir na TV, mas existem outros métodos pra assistir.

Se você gravar em um DVD realmente não vai dar pra você virar seeder.

Se for gravado em AVI, apenas aparelhos de DVD que leem Xdiv ou divX executarão.

E diz uma coisa, não tem como eu gravar em rmvb mesmo não? Pra converter pra AVi demora muito e 9 episodeos é muito pouco, se desse mais seria melhor.

Infelizmente não conheço nenhum método ou melhor o único método de assistir RMVB na TV é conectando o PC à TV.

08/08/2006, 08:38
E diz uma coisa, não tem como eu gravar em rmvb mesmo não? :D Pra converter pra AVi demora muito e 9 episodeos é muito pouco, se desse mais seria melhor.

EM RMVB DIRETAMENTE PRA TV NÃO DA NÃO... PORÉM VOCÊ PODE CONVERTER DE RMVB PARA DVD USNADO O WINAVI E ASSISTIR NA TV DE BOA!

10/08/2006, 20:40
Como eu posso criar menus pros DVDs?

16/08/2006, 15:27
Opa, véi, eu queria saber se algem ai tem a chave de registro do WinAvi.
Por um acaso da pra converter rmvb em vob com ele ?
Flô..

trobb
28/04/2008, 19:02
FINALMENTE UM TUTORIAL QUE PRESTA!!!!!!!!!1

TAH D PARABENS CARA
Todos os outros que eu procurava mostrava pra conserta a tv

Que q eu vo quere com isso?

e ainda nem era como consertava a minha tv

trobb
28/04/2008, 19:09

Baxa em avi

trobb
28/04/2008, 19:21
Ei por que que o meu ficou de ponta cabeça?

trobb
28/04/2008, 19:24
Ei por que que o meu ficou de ponta cabeça?

Esquece consertei:

No WinAvi 8 tem que colocar Closed GOP yes

Closed GOP: yes :kongpositivo:

(no primeiro menu)
:rox

BigJ
28/04/2008, 21:07
Tópico bem interessante. Depois leio com mais atenção. Já tive problemas em ver na TV animes com as legendas "cortadas". O pessoal que "suba" as vezes "cola" a legenda no limite da área visível.

EDIT: Só uma observação, por garantia sempre deixem o Source Aspect Ratio no "auto". Assim, o anime sempre será convertido no padrão original de imagem (fullscreen ou widescreen).

Zagaia
29/04/2008, 11:35
O problema desse programa é que num da pra fazer uns menus bonitos.

O unico programa que eu conheço pra fazer menus legais é o DVD Lab pro

Dimitri.ss
29/04/2008, 23:31
Alguem sabe qual programa converte MKV para AVI ? :3

BigJ
03/05/2008, 12:17
Tô testando com a segunda temporada de Hokuto No Ken, que tem esse problema de overscan nas legendas. Funcionou.

;D

Edit: O foda é que eu até desconfiava que eram esses ajustes que resolviam o problema, mas ficava com preguiça de testar...

uzumakiXD
04/05/2008, 20:12
Eu num toww consiguindo grava kara :kong_zonzo:

tipow ... fui grava no Nero mais num teim audio...num tow intendendo pq @~@'

Ajuda aew Galeraa ;DD

Zagaia
04/05/2008, 20:35
Eu num toww consiguindo grava kara :kong_zonzo:

tipow ... fui grava no Nero mais num teim audio...num tow intendendo pq @~@'

Ajuda aew Galeraa ;DD

ce tem certeza que video tinha som:-D

Se vc seguir o tuto vai de boa.

Cokin
04/05/2008, 21:19
Alguem sabe qual programa converte MKV para AVI ? :3

Eu uso um ótimo...
http://sourceforge.net/projects/alltoavi/

Tá foda com essa onda de .mkv...
Eu só assisto anime no DVD player :( Ai tenho que converter o mkv em avi, e isso enche o saco)
Alguem sabe como eu faço, usando o all to avi, pra ficar com uma qualidade parecida com o original?

E também, usando esse método ai pra não dar overscreen, o arquivo fica muito grande?

uzumakiXD
05/05/2008, 16:30
ce tem certeza que video tinha som:-D

Se vc seguir o tuto vai de boa.

véi eu sigui tudo direitinhuu meww @~@

ai tipow num teim arquivo nenhum na pasta d audio...na pasta de vídeo teim uns 5...mais todos eles sem som :o

uzumakiXD
05/05/2008, 18:07

ai tipow num teim arquivo nenhum na pasta d audio...na pasta de vídeo teim uns 5...mais todos eles sem som :o

Ahhh .... soh pra fala..o WinAVI q eu uso eh u 8 :D

Zagaia
10/05/2008, 01:45

Dando uma ressucitada pq tava mei longe do forum

É normal num ter nada la mesmo, só tem arquivo na pasta Video_TS

BigJ
10/05/2008, 13:48
É normal sim. Os arquivos ficam na pasta VIDEO_TS. Tanto que caso queira gravar um DVD para ver num player de mesa, é essa a pasta que você seleciona para a gravação.

Lembrem-se que entre os arquivos, precisa ter um com a extensão *.BUP, senão o programa de gravação avisa que o DVD pode não ser lido corretamente pelo DVD.

uzumakiXD
15/05/2008, 17:56
É normal sim. Os arquivos ficam na pasta VIDEO_TS. Tanto que caso queira gravar um DVD para ver num player de mesa, é essa a pasta que você seleciona para a gravação.

Lembrem-se que entre os arquivos, precisa ter um com a extensão *.BUP, senão o programa de gravação avisa que o DVD pode não ser lido corretamente pelo DVD.

Cara..ateh essa parte eu jah tinha intendiduh

Mai u problema eh q sempre q eu converto lah com u WinAVI eli fika seim audio @~@

BigJ
15/05/2008, 18:49
Deve ser problema de codec.

Cheque nos arquivos que você baixou do WinAVI se tem uma pasta chamada CODECS. Lá tem alguns arquivos executáveis. Clique para instalar o codec correspondente ao formato de vídeo que você quer converter.

E procura no google pelo Mega-Codec K-Lite. Este arquivo vai instalar codecs pra tudo quanto é gosto.

uzumakiXD
17/05/2008, 12:30
Deve ser problema de codec.

Cheque nos arquivos que você baixou do WinAVI se tem uma pasta chamada CODECS. Lá tem alguns arquivos executáveis. Clique para instalar o codec correspondente ao formato de vídeo que você quer converter.

E procura no google pelo Mega-Codec K-Lite. Este arquivo vai instalar codecs pra tudo quanto é gosto.

Eh...na pasta num teim essa CODECS @~@'

BigJ
17/05/2008, 14:14
O nome da pasta é "Video Codecs". Nela tem os arquivos HelixSDK.exe, quicktimealt175.exe e realalt150.exe.

Procura no emule (ou similar), no orkut ou no google mesmo o zip Winavi Video Converter 8.0 Final Incl Serials [25-05-07].rar

Tem o WinAVI mais os codecs. Ou só procura os codecs para o WinAVI 8.0.

Eu baixei no emule.

BigJ
17/05/2008, 15:16
Quebrei teu galho aí: upei o WinAVI 8.0 com os codecs (tá tudo junto - 30MB). Instala o WinAVI e os codecs que deve converter os vídeos normalmente agora.

http://rapidshare.com/files/115596001/Winavi_Video_Converter_8.0_Final_Incl_Serials__25-05-07_.rar.html

uzumakiXD
18/05/2008, 08:33
Quebrei teu galho aí: upei o WinAVI 8.0 com os codecs (tá tudo junto - 30MB). Instala o WinAVI e os codecs que deve converter os vídeos normalmente agora.

http://rapidshare.com/files/115596001/Winavi_Video_Converter_8.0_Final_Incl_Serials__25-05-07_.rar.html

velho valeu pelo link :D

mais mesmuh assim u audio naum sai --"

BigJ
18/05/2008, 13:14
Qual é o arquivo que você está tentando converter?

uzumakiXD
19/05/2008, 16:53
Qual é o arquivo que você está tentando converter?

RMVB .......

BigJ
19/05/2008, 17:01
Com o WinAVI não deveria haver problemas. Instale o programa, instale o codec do Real Player (realalt150.exe) e na hora de converter o arquivo clique naquela bolota com a sigla "DVD". Ele gerará um arquivo que pode ser lido diretamente num DVD de mesa.

Mas você também pode usar os *.VOB criado nele para montar um DVD com vários episódios (mas aí precisa de outro programa).

Uma dúvida: você tem o Realplayer mais recente? O codec dele parece que não funciona corretamente com o WinAVI.

Comigo não funcionou, tive que desinstalá-lo e instalei o K-Lite Mega Codec.

uzumakiXD
21/05/2008, 15:32
Com o WinAVI não deveria haver problemas. Instale o programa, instale o codec do Real Player (realalt150.exe) e na hora de converter o arquivo clique naquela bolota com a sigla "DVD". Ele gerará um arquivo que pode ser lido diretamente num DVD de mesa.

Mas você também pode usar os *.VOB criado nele para montar um DVD com vários episódios (mas aí precisa de outro programa).

Uma dúvida: você tem o Realplayer mais recente? O codec dele parece que não funciona corretamente com o WinAVI.

Comigo não funcionou, tive que desinstalá-lo e instalei o K-Lite Mega Codec.

Ehh !! ;DD
REsolvi o problema do áudio...era u real player q tava zuando os arquivos............ai eu grave nu DVD i pah...soh q teve umas horas q u áudio atraso sakas ??

q q eu faço pra arrumaa ??

BigJ
21/05/2008, 16:59
1) Veja se o arquivo original também tem esse problema;

2) Antes de converter o arquivo, cheque na opção Advanced se o Audio Delay está em "zero" (normalmente esse é padrão). Mas se o atraso de som é ocasional, talvez seja problema de falha durante a gravação.