PDA

Ver Versão Completa : GUN

14/07/2006, 21:06
Review: GUN

Gun, a última empreitada da Activision pelo mundo do velho oeste americano traz tudo o que o jogador poderia esperar de um título com esta temática: um herói durão, muita ação e uma história simples, porém bem amarrada ao tema do jogo.

Uma história de ação à moda antiga

Em tempos onde muitos jogos tentam (e nem sempre conseguem) absorver elementos cinematográficos, é curioso que um tema tão popular como o farwest tenha sido tão pouco explorado pelos produtores de games. Afinal alienígenas, terroristas e super-heróis aparecem com muito mais freqüência nos games do que um sujeito mal encarado como Colton White. Na pele do protagonista o objetivo do jogador será encontrar o culpado pela morte de seu pai, enquanto explora um ambiente típico dos filmes de velho-oeste. Você já sabe o que encontrar aqui: cidades pequenas, bandidos procurados vivo ou morto, rodadas de poker no sallon, índios nem sempre pacíficos, e principalmente muito tiroteio, regado a uma jogabilidade bem funcional (ainda que não seja muito inovadora). Se o objetivo era de criar um ambiente fiel à visão popular do velho-oeste, então podemos dizer que o objetivo foi alcançado com êxito.

Suas ferramentas: um revólver e reflexos afiados

Comparações com outros games são inevitáveis, e GUN adota características de dois games da RockStar: Red Dead Revolver e a série GTA. De Red Dead Revolver, temos a ambientação típica, de GTA temos o sistema de missões e a jogabilidade livre, que permite ao jogador explorar o ambiente, enquanto cumpre missões paralelas; que evoluem seus status, como resistência e habilidade com armas e também garantem dinheiro para a compra de upgrades no personagem e nas armas. Há uma boa variedade de coisas opcionais a se fazer; como caçar bandidos por recompensas, jogar algumas rodadas de poker, cuidar de um rancho, e até mesmos entregar correspondência em lugares perigosos galopando o mais rápido que puder. A sua disposição haverá um bom arsenal, que vai dos tradicionais revolveres de 6 balas, até rifles, shotguns, snipers, a até mesmo arco e flecha. Para ataques corpo a corpo, facas e machadinhas, e para arremessar, dinamites e garrafas incendiárias. Cada arma tem naturalmente fins específicos; enquanto os rifles e snipers possuem o recurso de zoom para ataque à longa distância, os revolveres permitem o uso de uma habilidade interessante, embora um pouco manjada: o quickdraw. Basicamente trata-se de uma câmera lenta, que permite que o jogador selecione os alvos automaticamente, arrasando um grupo inteiro de inimigos em poucos segundos, enquanto durar sua barra de quickdraw. Seja a pé, seja a cavalo, os tiroteios são empolgantes, e o nível de desafio está na medida certa para os jogadores em geral. Não é uma apelação total, mas também não é um game fácil. Senti falta dos bons e velhos duelos mano à mano, como em Red Dead Revolver, mas no geral, este é o game de faroeste que mais oferece opções ao jogador. Os controles são um pouco complexos, mas intuitivos. Algumas missões de tutorial ajudam o jogador a pegar o jeito rapidamente. Atalhos são usados para trocar de arma rapidamente (algo que você vai fazer muito, porque o jogo o estimula a usar todas as armas disponíveis). Para os jogadores de PC, um conselho: GUN fica muito melhor em um controle com dois analógicos e um direcional digital.

Visual simples, porém agradável

Se formos analisar o visual deste jogo pelos aspectos técnicos, diria que está na média. Não é nada que vá impressionar o jogador, nada de efeitos visuais modernos, ou texturas hiper-detalhadas. Mas ainda sim, não é desagradável, ou mal feito. Lembra um pouco o estilo “tosqueira bem feita” de alguns jogos como GTA, com algumas perfumarias a mais, e pode ser um pouco decepcionante para quem esperava algo como Red Dead Revolver (no quesito gráfico). Porém, os cenários passam a caracterização típica daquela época, algo importante dentro do contexto do jogo. Você realmente se sente cavalgando em um ambiente selvagem e desolado, enquanto luta com bandidos em um ambiente razoavelmente grande. O som cumpre bem seu papel, com efeitos sonoros de explosões convincentes, os gritos de guerra indígena (aliás, podemos ver em alguns momentos índios falando em suas línguas nativas), o galopar de seu cavalo, e algumas músicas que não chegam a empolgar, mas também não fazem feio.
O fator Replay depende basicamente das missões opcionais, que estão em boa quantidade. Infelizmente o jogo não oferece nenhum objetivo extra depois de terminado, e um bom multiplayer poderia aumentar bastante a vida útil do games, bem como valoriza-lo mais.

Nota: 9 estrelas. Veredicto final: Gun mostrou-se como um jogo despretensioso, e bem acabado. Não é um blockbuster capaz de arrancar um OH! do jogador, mas bastante honesto em sua proposta. Uma jogabilidade bem resolvida, e um estilo bacana, garantem a diversão para o jogador. Mas um pouco mais de trabalho do departamento gráfico, sonoro e alguns extras interessantes, bem como um modo multiplayer não fariam mal a ninguém.

14/07/2006, 21:08
Eu achei esse jogo uma bosta. O gameplay dele se resume a atirar, atirar e atirar. Ruinzão.

A única coisa legal dele é andar a cavalo.

14/07/2006, 21:14
Eu achei esse jogo uma bosta. O gameplay dele se resume a atirar, atirar e atirar. Ruinzão.

A única coisa legal dele é andar a cavalo.

Olhem só que coisa! E eu que tava achando o jogo um lixo, passei a gostar pra caramba dele, tanto que fui até o final com gosto, inclusive foi o primeiro jogo que fechei com 100%.

15/07/2006, 21:25
16 visitas...

Parece que GUN não tem absolutamente nenhuma populariadade por aqui...

Que isso gente, o jogo é bem legal... dêem uma olhada.

16/07/2006, 01:13
Joguei e nãon gostei. Depois que aconteceu o tiroteio no saloon (logo no começo), vi que o jogo não tinha muito futuro... :-(

23/07/2006, 21:28
Comecei empolgadíssimo.

Mas foi só chegar na primeira cidade que comecei a enjoar do esquema das missões. Parei no início com o personagem preso.. achei que teria mais exploração, com os combates mais emocionantes.

No entanto fica mais naquele efeito bullet.. você vira uma peneira de tanto levar tiro.. recuperando life com Shivas. lol.

30/07/2006, 14:25
Eu joguei e adorei Gun!!!!Zerei ele duas vezes e consegui tudo que podia ser conseguido no jogo.
Acho que a maioria ñ gosta do jogo porque acha q ele é so atirar q nem um doido em qualquer um, que nem vc faz em GTA e se diverte muito, mas nesse jogo vc tem q gostar de Faroeste para poder entrar no clima do jogo, para poder curtir a historia.
E quem ñ jogou ate o final ñ tem nem noção do qnt o jogo é divertido.Ele é muito melhor q muita copia de GTAs q ja vi por ai.

Otima analise, so faltou mesmo falar que aluns upgrades das armas são inuteis.

11/08/2006, 02:08
qual é melhor, gun ou red dead revolver?

11/08/2006, 21:31

hum, acho que Red Dead R., mas é questão de gosto, claro. Gun tem uma jogabilidade mais variada, Red Dead é bem hardcore

11/08/2006, 21:40
De que se trata esse Red Dead Revolver?

12/08/2006, 21:32
De que se trata esse Red Dead Revolver?

game de tiro em terceira pessoa, com um protagonista, mas vários personagens jogáveis. É da RockStar, e acho um dos melhores jogos que já fizeram. O tema é velho oeste também, mas o jogo é linear, não tem jogabilidade livre com Gun. Ação visceral, muito bom mesmo.

26/08/2006, 19:46
Gostei bastante dessse jogo, axei mtu bom .
Andar de cavalo eh ótimo , gostei mtu dos cenarios , jogo super interessante .

Gun humilha. :P

celioamd
20/09/2006, 09:48
fechei esse game, mas no entanto esperava bem mais.. pelos comentarios que existiam. não recomendaria tanto esse game nao.

pecin.
03/10/2006, 14:45
meu amigo tem e eu gostei (ainda mais com um comentário como esse), o que falta (como já foi citado) é uma melhor elaboração dos gráfico e uma maior extensão do jogo.
nota: 8.1

Snake-Eyes
25/06/2008, 00:26
Eu terminei o jogo com 100% e gostei muito. O controle do game e otimo a histora e boa nada de mais mas boa, e tecnicamente ta bem feito. Vale a pena jogalo eu tenho ele original para Gamecube e nao me arrependo. E muito legal ser um heroi do velho oeste.
O unico ponto negativo e o fator replay zero.

Sealzinho
28/06/2008, 04:06
Jogozin ruim da porra...enjoa facil facil,a unica coisa legal é andar a cavalo mesmo..o resto..

toxic
30/06/2008, 00:01
Eu nem consegui terminar esse aí, não chega a ser medíocre mas também não é grande coisa. Os gráfico são muito ruims pros padrões do PC (versão que eu tenho) na época do lançamento. Pegue por sua conta e risco!