PDA

Ver Versão Completa : Comparação entre diversão

13/09/2005, 19:03
Relato de uma Grande pessoa (vejam) muito interessante

E aí! Eu sou fã de games antigos e atualmente tenho um Play2 e confesso que estou só jogando coisa nova, como God of War e Winning Eleven 9, mas aqui em pauta está os games antigos e suas épocas.

Sei que muitos dirão que cada época tem seu espaço e pessoas que vivem nela e fiz questão de parar por alguns minutos para dedicar-me a escrever este tópico dando o meu ponto de vista sobre diversão e inocência dos jogos antigos.

Comparados com games de hoje, eu com experiência própria, posso afirmar que antes eu me divertia mais jogando menos, ou seja, conseguia pegar um jogo e em questão de horas eu tinha a mesma diversão que sinto hoje jogando 2 dias de games novos. Quando que hoje você reune a rapaziada e joga um game como God of War com os dois se divertindo ao mesmo tempo? Bom, eu acho que não é igual. A internet tb veio para "atrapalhar" um pouco: antes você e mais os amigos se matavam para passar de alguma tela e às vezes com muito custo arranjada grana para comprar uma revista e terminar com os amigos aquele maldito jogo dificil, porém, muito divertido. Antes tinhamos 5 ou sei lá, no máximo 15 fitas de videogame e hoje podemos ter quantos quisermos dependendo da condição financeira, e mesmo assim a internet completa sua coleção se tiver as ferramentas necessárias para isso e ainda o ajuda com truques se procurar direitinho e isso torna dificil na hora da escolha do que jogar (isso acontece muito comigo). Isso torna a coisa bem robotizada, antes era na raça... hoje também tem jogos assim que tem que ter raça, paciência e nervos afrouxados para não quebrar o controle na parede, mas percebe como antes era diferente!? Com respeiro aos mais novos, digo isso aos mais antigos, caras com 23 anos em diante. Alguns até menores... eu tenho 27 anos e posso afirmar que nunca vou deixar de gostar de games. E Mario Bros, Double Dragon, GI Joe, Tartarugas Ninja e outros, eu nunca vou me esquecer.

Conversando com alguns caras mais novos, eles me disseram que jogos como Devil My Cry, God of War, dentre outros, eles nunca vão esquecer como eu nunca esquecerei dos que já citei, mas não sinto que é a mesma coisa. Existia inocência, custo alto, pai e mãe xingando dizendo que ia queimar a tv e a gente dava aula pra eles dizendo que isso era bobagem, alugavamos os games e isso nos dava oportunidade de ter contato pessoal com outros jogadores e nos uniamos e encontrávamos para jogar ou somente para falar do que jogou, tinha tb a solidariedade de chamar um amigo que não tinha condições de ter um videogame e ainda, o mais importânte, é que nossos videogames da época não tinhas essas porras de frescuras de NTSC, PALM, esquentar canhão, memory card que custa caro, controles que não se adaptam tão bem às mãos, podem reparar que você não encaixou bem nas mãos os controles, vocês se acostumaram com eles.

A era moderna atrapalha um pouco e obviamente que a cada dia as coisas mudam e evoluem, mas deixam a desejar em aspectos importântes e causam polêmicas e assustam os pais dos garotos novos de hoje.

Claro que facilitou para muitos que hoje com R$ 10 vc compra um game e antes com menos de R$ 30 você não comprava nada, mas tudo que vem fácil a gente não coloca no fundinho da mente para lembrarmos depois, isso é natural. Lembro de ter comprado com muito custo o Super Street Fighter 2 do Snes e deixava na caixa e emprestava para 1 amigo somente, para não quebrar pq não podia comprar outro tão facilmente. Ou seja, isso tudo nos mostra o como davamos valor às nossas coisas sendo que hoje o valor está somente em jogar e termina aí. O conjunto completo se desfaz como: ter o game, guardar com cuidado, limpar, exigir de si na hora de jogar pq se não aproveitarmos o tempo que temos antes da escola ou quando o tempo é cronometrado pelos pais, a gente não termina pq tb não tem outro para jogar.

Mas confesso que sou um ansioso para games, tenho vários videogames com "inúmeros" cds, roms de tudo quanto é console e arcade e ainda me dá um vazio na hora de jogar quando lembro do passado.

Posso estar pirando, sei disso... mas uma opinião e declaração de vocês aí da velha guarda para registrarmos mais uma vez palavras sobre os saudosos games antigos.

Obrigado pela paciência. Valeu.

Um abraço.

13/09/2005, 20:29
Amigo FERA-FOX, gostei muito do seu relato. Tenho 21 anos mas me encaixo perfeitamente nele.
Concordo plenamente que hoje a gente não dá mais tanto valor à tudo que a gente tem, porque vem tudo fácil (relacionado à games).
Hoje em dia você baixa um jogo que nem foi lançado oficialmente, grava ele, joga, baixa o detonado na internet e termina de uma forma robotizada como você mesmo falou.
Uma história que me marcou, foi quando eu tinha meu Mega Drive lá em meados de 1990, esperei mais de 3 anos para o lançamento do Street Fighter 2 CE, e quando o mesmo saiu, era dificílimo alugar, porque toda semana já tinha saído. Pedi de natal pro meu pai, mas o cara que trazia as coisas do Paraguai pediu US$100, e meu pai não me deu o mardito.
Ou seja, era muito dificil conseguir as coisas mesmo.
Acho que nunca eu cheguei a imaginar que depois de alguns anos seria tão fácil eu ter o SF2 para o Mega Drive, e não só ele, pois tenho muitos emuladores, com infinitos roms e acho que essa quantidade absurda de jogos que a gente tem hoje em dia só atrapalha, porque dificilmente eu consigo pegar um jogo divertido que me prenda até que eu chegue em seu final.

Hoje eu tbm tenho um Play 2, e atualmente estou jogando Winning Eleven 9 e Resident Evil Outbreak, tentando concluir tudo que é possível, mas todo ano é sagrado, eu instalo meu Mega Drive, junto com meu pai e meu irmão e a gente termina o Kid Chameleon que foi meu primeiro jogo de Mega Drive. (Muito difícil de se terminar por sinal).

Bons Tempos.
Aguardo outros relatos aí!
[]s

14/09/2005, 12:39
He he he ... Já passei por esta "crise existencial".
Hoje vejo a questão colocada de outra forma.
Percebeu que só damos valor ao que conseguimos com muita dificuldade ?
Pois é, quando ganhei meu Atari, foi um sufoco só, o mesmo vale quando era para comprar as famosas "fitas".
Adorava ficar debulhando os jogos até finalmente conseguir passar neles, especialmente quando estava entre amigos.
Mas por que fazia isso ?
Antes de mais nada era diversão, lógico. Contudo, tinha também a questão de que como era difícil conseguir outra "fita", em razão do preço, tomava também como objetivo tentar me superar nos jogos, batendo recordes atrás de recordes, mesmo os jogos que já havia passado. Ou seja, VALORIZAVA o que tinha.
Contudo, com a evolução da tecnologia e do mercado de games, tornou interessante a pirataria.
Então, dá-lhe pirataria !!
Logicamente isso acabou facilitando o acesso aos games que antes eram caríssimos e difícil de se obterem. Porém, isso também trouxe um revés. A facilidade tornou possível adquirir muitos jogos e isso faz a pessoa ser menos seletiva, afinal, é fácil arrumar qualquer jogo.
No final, a pessoa tem uma "penca" de jogos e quando vai ver, não conseguiu concluir nem 1/4 dos títulos que possui, isso quando não chegou ao final por meio de "macetes".
Oras, tudo isso lembra a velha frase: "O que vem fácil, vai fácil".
O gamer perde o interesse por ser fácil (conseguir o jogo e passar nele) e consequentemente perde o tesão por jogos.
Cheguei a um estágio que só ia na casa de amigos apenas para ver "rodar" a penca de jogos novos que ele havia conseguido, mas jogar que é bom, quase já não se fazia mais isso.
Observando tudo isso percebi finalmente que não compensava eu comprar jogos aos montes, pois não conseguia jogar todos e não tinha tempo de degustá-los.
Então resolvi selecionar melhor os jogos e só comprar outro, quando já havia debulhado de forma digna (sem macetes) o que já tinha.
Resultado: resgatei o meu tesão pelos jogos.
Com isso, passei a não sentir mais a necessidade de comprar jogos aos montes, o que me permitiu comprar jogos originais. Afinal, por ano compro apenas uma média de 4 jogos, ou seja, tenho 3 meses para debulhar e degustar cada um, o que ao meu ver é um tempo razoável.
Logicamente há uma hora que ênjoa do jogo, mas isso é um bom sinal. Significa que a sua cabeça está pedindo um tempo e avisando para você fazer outra coisa, como sair para o cinema, ver amigos, paquerar, etc.
É por isso que atualmente digo, o que importa não é ter uma penca de jogos, mas sim ter jogos de qualidade e que você goste.
Quem valoriza um jogo não usa "macetes" (cheats) e o joga várias vezes, mesmo que já tenha visto o final.

30/09/2005, 04:08
vc tem toda razão mesmo! hj em dia a facilidade em arranjar as coisas atrapalha d+. Eu estava conversando com um amigo meu esses dias e nos comentamos sobre isso: antigamente pra conseguir um cartucho era barra mesmo, nao era em qualquer esquina por ai. Quando vc conseguia finalmente comprar aquele jogo q nao saia da cabeça vc dava muito mais valor, terminava em todos os niveis de dificuldade, fazia 110% do jogo hehe...
hj eu nao consigo sentir emoção na hora de jogar. Eu sei que nao é porque nos crescemos, e sim porque é muito facil conseguir as coisas....eu por exemplo tenho hd no ps2..é so pegar um jogo e copiar, pronto. Dependendo do caso nem precisa gastar nada, pega emprestado de alguem....
jogos como onimusha 3, god of war e mgs3 eu terminei uma vez so e realmente nao sinto a menor vontade de jogar novamente. No entanto, eu continuo jogando os jogos antigos no emulador, aqueles que ja terminei umas 10000 vezes....eles marcaram epoca, tem um valor sentimental muito grande.