PDA

Ver Versão Completa : Futebol de Botão, alguém joga?

13/08/2006, 10:10
Quando eu era moleque, eu estava sempre jogando futebol de botão com meu irmão, pai, primos. As partidas eram muito disputadas e divertidas.
A gente fazia campeonatinhos com prêmios e tudo.
Mas o tempo passou e eu nunca mais joguei.
Agora, em alguns shoppings aqui do Rio, tem um stand onde os caras vendem botões e mesas profissionais, disputam campeonatos, que possuem inclusive regras de uma confederação (não sei o nome).
Isso quer dizer que o jogo está super profissional e organizado.
O problema é que com isso, virou uma brincadeira cara, onde uma case com um time completo chega até na faixa dos R$300.

Prefiro lembrar dos velhos tempos, onde era tudo no improviso e jogavasse apenas por diversão.

Alguém aqui curte, jogou quando pequeno ou ainda joga futebol de botão?

13/08/2006, 10:22
No Nova América perto da parmê tem um e no shopping do méier tem outro.

Eu jogava bastante, mas depois de uns 16, 17 anos, nunca mais joguei. Pra mim perdeu a graça com o passar do tempo.

Eu jogava com aquelas pecinhas do jogo WAR II e depois comecei a jogar com "dadinhos" ....quer dizer...isso era a bola.

E essa regra oficial eu acho uma bosta. Preferia o modo descaralhado como a gente jogava aqui.

13/08/2006, 10:28
Eu também jogava com a bola "quadrada" (não, não era a do quico).

E também jogava com Galalite e goleiro quadrado.

Aqueles que vendiam em uma caixa na papelaria que tinha escudo dos times e o goleiro ficava apoiado em um palito sux [kjoinha]

13/08/2006, 10:35
Ahauhauhauha....

Aqui a gente fazia o goleiro. Pra ele nào cair com uma porrada do botão, a gente enchia uma caixa de fósforo de moedas, encapava com um papel bem maneiro e depois ia jogar....

Ou então comprava na mercearia ( putz que saudade...aqui a gente comprava botão no mesmo lugar que comprava biscoito e guraná simba :-( ) aqueles quadrados de madeira que ficavam em pé sozinhos.

Geralmente a gente tb tentava fazer com que a rede do gol ficasse frouxa, pois às vezes era gol e a rede era tão esticada que batia e voltava e vc nem via....

[suspiro]...saudades....

13/08/2006, 10:42
Geralmente a gente tb tentava fazer com que a rede do gol ficasse frouxa, pois às vezes era gol e a rede era tão esticada que batia e voltava e vc nem via....

[suspiro]...saudades....Ah, a técnica do goleiro-caixa de fósforo é bastante difundida! :D

Agora baliza com redinha? Tu era rico então, porque as minhas eram aquelas vagabundas, todas de plástico!
:lol

13/08/2006, 10:49
Porra goleiro de apoiado no palitinho e rede de plástico era foda hein ? :-D :D

Não que eu fosse rico, mas dava pra comprar tranquilo isso por aqui. A gente rasgava a rede original e às vezes colocava gaze no lugar...pra ficar mais frouxo. ;D

http://www.botaoepalheta.com.br/imagens/traves.jpg

Era mais ou menos assim....

http://www.botaoepalheta.com.br/imagens/botao4.jpg

Meus botões eram todos desse tipo. E com tamanhos diversos...os maiores eram os zagueiros e os bem pequenos os atacantes.

Sei lá...aqui era bem bratinho..tanto que eu pedia uma merreca pro meu pai, que nessa época nem podia tanto, e dava pra comprar bem.

13/08/2006, 11:04
www.plekos.com.br
aqui nesse site tem futebol de botao online mto bom

13/08/2006, 11:16
Joguei uma vezes com amigo, mas eu nunca compreendi bem sistemática do jogo! :-D
Como eu só perdia eu nunca mais joguei!

13/08/2006, 11:25
Joguei uma vezes com amigo, mas eu nunca compreendi bem sistemática do jogo! :-D
Como eu só perdia eu nunca mais joguei!Seu noob! :P

Meus botões eram todos desse tipo. E com tamanhos diversos...os maiores eram os zagueiros e os bem pequenos os atacantes.Os meus também eram desse tipo que tu postou, e eu também usava esses esquema dos maiores serem zagueiros e os menores atacantes.

13/08/2006, 11:49
joguei muito.. mas nunca usei as regras oficiais.. e nem jogava numa mesa propria.. eu riscava no chao com giz o "campo".. e minha trave tb era toda de plastico :lol..

claro com goleiro "caixa de fosforo".. na epoca a minha muralha era Velloso e "gato" Fernandes :)

bons tempos.. tenhu vontade de comprar uma mesa para jogar novamente.. gosto muito! ;D

13/08/2006, 11:53
joguei muito.. mas nunca usei as regras oficiais.. e nem jogava numa mesa propria.. eu riscava no chao com giz o "campo".. e minha trave tb era toda de plastico :lol..

claro com goleiro "caixa de fosforo".. na epoca a minha muralha era Velloso e "gato" Fernandes :)

bons tempos.. tenhu vontade de comprar uma mesa para jogar novamente.. gosto muito! ;DE o botão conseguia deslizar legal no chão?

13/08/2006, 12:05
Eu jogava, mas só perdia... putz cada goleada que eu tomava :-D

13/08/2006, 12:06
Eu jogava sim , mas qdo era criança , eu até tinha comprado o CAMPO , q era o tabuleira de futebol , era o meu morumbi , mas eu só jogava com meu pai
Eu me enrolava td com o gol , pq nunca sabia se tava de ponta cabeça ou naum ...
Hj ja ta profissionalizado o fut de botão , mas ta mtu caro , eu preferia abtigamete qdo eu ia com meu pai no bazar dos japoneses aki perto e comprava um time de botões por 1 real ou 1,50 guardava td numa caixa de sapato

13/08/2006, 12:33
Quando eu tinha até 10 anos eu jogava bastante!
Depois fiquem sem ninguém para jogar, hehe.

13/08/2006, 12:50
Eu jogo de vez em quando. Jogo mal, mas jogo. :D

Tenho mesa até. Na verdade é do meu pai, e já tá bem veinha. Ele tem muuiito botão. O material dos botões dele é galalite, algo assim...

13/08/2006, 15:29
Tem jogador profissioanal aqui do RS!
Ele aparecia no Globo Esporte!
No domingo!

Alguém lembra?

Dava gosto vê-lo jogar!

13/08/2006, 15:43
Quando era menor jogava muito, em quantidade e qualidade.
E ando pensansado seriamente em voltar a jogar, no GRÊMIO tem departamento de futebol de botão, e to pensando em jogar com os caras.

13/08/2006, 17:18
Joguei muito futebol de botão quando guri... era uma verdadeira febre.. tinha varios times e seleção (mas n desses oficiais caroes.. dos "alternativos" mesmo, alem do tabuleiro do campo e tal.. era muito vicio!!

Depois do Winning Eleven perdeu a graça...

:lol

13/08/2006, 19:10

bons tempos.. tenhu vontade de comprar uma mesa para jogar novamente.. gosto muito! ;DE o botão conseguia deslizar legal no chão?

num era akeles times profissionais naum.. eram bem simples, de plastico.. deslizava legal.. mas as vezes topavam entre uma ceramica e outra (no rejunte) :lol.. ai o botao voava longe

mas dava pra se divertir muito.. altos campeonatos faziamos na rua :)

13/08/2006, 21:40
Depois do Winning Eleven perdeu a graça...

Isso mesmo, depois da invenção de Winning Eleven ninguém quer mais saber de futebol de botão, hoje só é coisa de gente de meia idade...

13/08/2006, 21:41
Quandop pequeno jogava bastante, hoje quase nem se ve mais pra vende...

13/08/2006, 23:03
Nunca joguei futebol de botão. Na minha infância eu jogava só futebol Gulliver, que era com um campo de pano e jogadores que eram bonequinhos que chutavam a bola.
Sempre quis aprender a jogar, mas um dia eu percebi que só eu não sabia, e quem sabia jogar já jogava pra caralho, aí nem quis aprender, preferia futebol de verdade mesmo.

14/08/2006, 09:26
Eu joguei muito na infância. Adora jogar e era bom. Gostava tanto que jogava sozinho mesmo. Tinha dias que ficava o dia todo jogando. Mas depois de um tempo perdeu a graça. Depois que me interessei por mulher nunca mais joguei.

14/08/2006, 11:20
Nunca joguei futebol de botão. Na minha infância eu jogava só futebol Gulliver, que era com um campo de pano e jogadores que eram bonequinhos que chutavam a bola.
Sempre quis aprender a jogar, mas um dia eu percebi que só eu não sabia, e quem sabia jogar já jogava pra caralho, aí nem quis aprender, preferia futebol de verdade mesmo.Eu também jogava Gulliver.
Era muito divertido. Era mais real, mas mesmo assim preferia jogar botão.

14/08/2006, 11:39
Eu jogava muito entre os anos 92-97 (antes do WE aparecer)...depois me viciei em futebol no VG e desisti do botão...

14/08/2006, 12:03
Eu ainda jogo de vez em quando, não com a mesma freqüência que jogava antes, mas jogo ainda. Com a regra gaúcha.

14/08/2006, 12:06
Eu jogava muito entre os anos 92-97 (antes do WE aparecer)...depois me viciei em futebol no VG e desisti do botão...
aff futebol de botão owna WE [:king]

14/08/2006, 12:17
eu jogava qnd era pekeno, nunk + joguei, só jogo futebol no ps2 ou no pc agora

14/08/2006, 16:52
Ótimo tópico, Space Ghost ! Me trouxe muitas lembranças.

Joguei muito futebol de botão quando era mais novo. Até uns 17 anos.
Meus botões eram de galalite - iguais os da foto que o £øk postou - ou de vidrilha. Ainda tenho os botões até hoje, mas nem me lembro da última vez que os tirei da caixa.
Meu colega tinha a trave com redinha. A minha era a de plástico mesmo. Essa de plástico entortava no pé da trave :-D
Campo de futebol era o oficial "Estrelão".
Goleiro era o de caixinha de fósforo com chumbo dentro. Na falta de chumbo valia qualquer coisa que fizesse peso. Cheguei a fazer um goleiro alemão recheado de areia da praia. Durou algum tempo até o goleiro começar a vazar.
O craque do meu time era um botão de vidrilha com uma camisa da Holanda colada, que eu chamava de Cruyff. A camisa veio de algum álbum de figurinhas da Copa.
A bola era um dadinho e de vez em quando eu passava talco em baixo dos botões para deslizar mais. Uma vez resolvi jogar talco no campo todo. A partida de futebol ficou parecendo o Holiday on Ice :-D

15/08/2006, 23:20
Ótimo tópico, Space Ghost ! Me trouxe muitas lembranças.

Joguei muito futebol de botão quando era mais novo. Até uns 17 anos.
Meus botões eram de galalite - iguais os da foto que o £øk postou - ou de vidrilha. Ainda tenho os botões até hoje, mas nem me lembro da última vez que os tirei da caixa.
Meu colega tinha a trave com redinha. A minha era a de plástico mesmo. Essa de plástico entortava no pé da trave :-D
Campo de futebol era o oficial "Estrelão".
Goleiro era o de caixinha de fósforo com chumbo dentro. Na falta de chumbo valia qualquer coisa que fizesse peso. Cheguei a fazer um goleiro alemão recheado de areia da praia. Durou algum tempo até o goleiro começar a vazar.
O craque do meu time era um botão de vidrilha com uma camisa da Holanda colada, que eu chamava de Cruyff. A camisa veio de algum álbum de figurinhas da Copa.
A bola era um dadinho e de vez em quando eu passava talco em baixo dos botões para deslizar mais. Uma vez resolvi jogar talco no campo todo. A partida de futebol ficou parecendo o Holiday on Ice :-DA trave entortava mesmo! E goleiro vazando areia e holiday on ice, foram os melhores! :-D :-D :-D

Bom, o matador do meu time também era um botão de vidrilha e se chamava Pelé. Também tinha o Zenon, Ézio, Zico, Romário, Stoichkov, Muller, Palhinha, Batistuta......

Rolavam até transferências, quando o botão era artilheiro e não se achava mais um igual pra vender na loja, eu comprava dos meus primos por um preço bem mais caro. Ou então fazia trocas do tipo 1 botão artilheiro por 3 normais. É claro que quando o artilheiro era meu, eu também ia as forras.
:smile

16/08/2006, 10:16
Rolavam até transferências, quando o botão era artilheiro e não se achava mais um igual pra vender na loja, eu comprava dos meus primos por um preço bem mais caro. Ou então fazia trocas do tipo 1 botão artilheiro por 3 normais. É claro que quando o artilheiro era meu, eu também ia as forras.
:smile

Eu também trocava os botões com meus amigos. Normalmente era algum botão que não me agradava que eu acabava trocando. Esses botões não duravam muito num time. Assim que meu colega descobria que não fez um bom negócio passava o botão adiante. Os botões acabavam parando no time do caçula da turma. O time do garotinho era formado por botões perto da aposentadoria :D

16/08/2006, 13:27
Eu já joguei muito até meus 18, 20 anos depois parei de jogar por muitos anos. Ainda tenho 3 times daquela época e agora no ano passado eu e alguns amigos que sobraram da infancia jogamos de vez em quando.

16/08/2006, 22:37
Putz joguei muito quando era criança. Perdão, mas ninguém ganhava de mim ahuahuah.
Além de jogar com amigos e irmão, fazia até campeonatos com várias rodadas e tudo quando jogava sozinho.
O São Paulo ganhava a maioria hauhauha

17/08/2006, 00:23
aff futebol de botão owna WE [:king]

mas jogar botão sózinho naum tem graça...

ps:: concordo contigo...assim como naum tem nada melhor do q jogar futebol na rua com os chinelos de gol!

Mario Caetano
30/05/2008, 14:30
cara meu nome é mario, tenho 28 anos e jogo com amigos futebol de botão em varios tipos de regras.....Sou de São Gonçalo,,,,Rio de janeiro......vc é de onde?? joga aonde?? podemos marcar qualquer hora pra jogar...um abraço..
mario_caetano_10@hotmail.com....esse é meu msn...qualquer coisa me add...abraço

haey
30/05/2008, 15:12
Que coveirada hein , o tópico tem quase 2 anos hehe.

Eu jogava sim , mas qdo era criança , eu até tinha comprado o CAMPO , q era o tabuleira de futebol , era o meu morumbi , mas eu só jogava com meu pai
Eu me enrolava td com o gol , pq nunca sabia se tava de ponta cabeça ou naum ...
Hj ja ta profissionalizado o fut de botão , mas ta mtu caro , eu preferia antigamete quando eu ia com meu pai no bazar dos japoneses aki perto e comprava um time de botões por 1 real ou 1,50 guardava td numa caixa de sapato

Esse foi o meu post hehe.

Tear
30/05/2008, 15:37
Os caras se puxam.
2 anos lolo