PDA

Ver Versão Completa : Nome de arcades no Brasil

18/08/2006, 15:40
Esse tópico é para puxar pela memória dos ratos de fliperama.

No Brasil havia o hábito de se mudar os nomes dos jogos de arcades importados dos Estados Unidos ou Japão. Alguns fliperamas até mantinham o nome original do jogo, mas acho que a maioria usava o nome tupiniquim. Alguns jogos que me lembro:

- Columbia (Xevious)
- Fantastic (Galaga)
- Commander (Scramble)
- Combate (Super Cobra)
- Jump (Frogger)
- Condor: esse eu acho que era igual ao Phoenix, mas não tenho certeza.
- POP alguma coisa: custei a achar esse jogo para o MAME por causa desse maldito nome em português, que começava por POP. Fui descobrir vendo uma foto que era o tal do Flyboy (o jogo da asa delta).
- Bump 'n' Jump (Burning Rubber): esse não foi trocado de nome não. Na verdade existe os dois. Um é clone do outro. Mas na época eu não fazia a menor idéia do que era clone.
- Attack (Galaxian)
- Star Crest (Moon Cresta)
- Olimpíadas (Track and Field)

Vocês se lembram de mais algum ?

18/08/2006, 20:30
Hehe,até parece coisa de filme que chega ao Brasil.Mais eu não me lembro de nenhum jogo que foi trocado o nome,pra ser sincero eu nem sabia que faziam isso.

18/08/2006, 23:32
Esse tópico é para puxar pela memória dos ratos de fliperama.

No Brasil havia o hábito de se mudar os nomes dos jogos de arcades importados dos Estados Unidos ou Japão. Alguns fliperamas até mantinham o nome original do jogo, mas acho que a maioria usava o nome tupiniquim. Alguns jogos que me lembro:

- Columbia (Xevious)
- Fantastic (Galaga)
- Commander (Scramble)
- Combate (Super Cobra)
- Jump (Frogger)
- Condor: esse eu acho que era igual ao Phoenix, mas não tenho certeza.
- POP alguma coisa: custei a achar esse jogo para o MAME por causa desse maldito nome em português, que começava por POP. Fui descobrir vendo uma foto que era o tal do Flyboy (o jogo da asa delta).
- Bump 'n' Jump (Burning Rubber): esse não foi trocado de nome não. Na verdade existe os dois. Um é clone do outro. Mas na época eu não fazia a menor idéia do que era clone.

Vocês se lembram de mais algum ?

Cara realmente eraum estes nomes aqui na minha cidade tambem..hehehe...mais isso só no gabinete da maquina..no jogo naum ...por falar nisso vc gosta destes games mais antigos..estou procurando alguem q goste pra jogar online...qualquer coisa posta ai..falowwwwwwww

19/08/2006, 18:46
Grandpa! O Fantastic é um dos mais conhecidos, inclusive ele possue um som diferente do Galaga original! :o Como eu queria que essas versões tupiniquins rodassem no mame! :-(

20/08/2006, 13:11
Eu não tenho certeza, era muito pequeno (em 1982/83), mas acho que algumas máquinas de Pac-Man chegaram a ser lançadas por aqui com o nome de Come-Come mesmo. Lógico que esse era o "apelido" do jogo pela qual muita gente o conhecia, mas acho que algumas máquinas chegaram a sair com este nome...

21/08/2006, 15:06
Eu não tenho certeza, era muito pequeno (em 1982/83), mas acho que algumas máquinas de Pac-Man chegaram a ser lançadas por aqui com o nome de Come-Come mesmo. Lógico que esse era o "apelido" do jogo pela qual muita gente o conhecia, mas acho que algumas máquinas chegaram a sair com este nome...

Eu só me lembro do pac-man mesmo, mas não duvido nada que tenham colocado Come-Come em alguma máquina.

Cara realmente eraum estes nomes aqui na minha cidade tambem..hehehe...mais isso só no gabinete da maquina..no jogo naum ...por falar nisso vc gosta destes games mais antigos..estou procurando alguem q goste pra jogar online...qualquer coisa posta ai..falowwwwwwww

Bem lembrado, bekero. O nome no gabinete nem sempre batia com o da máquina. No gabinete era comum um "nome fantasia", mas na tela inicial do jogo aparecia o nome real mesmo.
Eu gosto desses jogos sim, mas os jogo uma vez ou outra e não tenho o hábito de jogar online.

Grandpa! O Fantastic é um dos mais conhecidos, inclusive ele possue um som diferente do Galaga original! :o Como eu queria que essas versões tupiniquins rodassem no mame! :-(

É mesmo ? O som do nosso conhecido Fantastic não era o mesmo do Galaga ? Talvez fosse algum clone. Já experimentou todos os clones do Galaga para ver se tem diferença no som ?
São raras, mas existem algumas versões BR de jogos no MAME. Acho que o Street Fighter 2 tem uma. Desses jogos que eu citei infelizmente não tem, mas nada impede que exista um clone estrangeiro idêntico a versão que a gente jogava no fliper.

21/08/2006, 21:06
Grandpa..vc naum tem o habito pq naum domina o esquema ou pq naum gosta?..vamo marcar umas partidas...aguardo resposta..um abraço

22/08/2006, 11:34
Acrescentei mais 3 que eu me lembrei ontem: Attack (Galaxian), Star Crest (Moon Cresta) e o clássico Olimpíadas (track and field). Como fui me esquecer do Olimpíadas ?!

Grandpa..vc naum tem o habito pq naum domina o esquema ou pq naum gosta?..vamo marcar umas partidas...aguardo resposta..um abraço

É porque eu não tenho interesse mesmo, bekero, mas valeu pelo convite.