Ver Versão Completa : Retro-Review: Prince of Persia (SNES)
http://www.bigj.blogger.com.br/PoP_SNES_02.jpg
Prince of Persia
Tipo: Aventura
Softwarehouse: Brøderbund Software / Arsys Software
Distribuidora: Konami / Masaya
Lançamento: 1992 (no Japão)
História
No tempos em que a Pérsia era uma grande e próspera terra, o Sultão está realizando uma expedição, delegando o governo do país para o Grã-Vizir Jaffar, seu braço-direito. Sedento por poder, Jaffar aproveita a situação para assumir o lugar do soberano e controlar toda a Pérsia. Para sacramentar a situação (de forma "rápida"), ele precisa se casar com a filha do Sultão.
http://www.bigj.blogger.com.br/PoP_SNES_06.jpg
Enquanto a princesa é ameaçada pelo Jaffar...
No entanto a princesa, apaixonada por um aventureiro estrangeiro, rejeita o Vizir. Para resolver o problema, Jaffar trancafia o nosso herói nas masmorras do palácio e lança um ultimato a princesa: ela tem duas horas para aceitar o matrimônio, caso contrário será executada.
http://www.bigj.blogger.com.br/PoP_SNES_07.jpg
...o nosso herói apanha dos soldados.
Nas masmorras, o herói, depois de apanhar um bocado, consegue se libertar e precisa encontrar Jaffar antes que o tempo se esgote...
O Jogo
PoP é um dos grandes clássicos de aventura de todos os tempos. O game, originalmente criado por Jordan Mechner para computadores, revolucionou com a animação realista do personagem principal (cujos movimentos foram copiados através de rotoscopia, uma versão pré-histórica do Motion Capture) e seu excelente design de fases, que privilegiava a superação de diversos obstáculos que aparecem pelo caminho ao invés do combate com dezenas de inimigos.
A versão do SNES é um remake do original, produzido no Japão com a supervisão do Mechner.
Visual
O principal destaque é mesmo para as animações do príncipe, variadas e fluídas. Os cenários captam muito bem o clima das aventuras das 1001 Noites e para quebrar um pouco da “rotina” de corredores / andares vemos também subterrâneos e áreas externas do palácio.
Som
A trilha sonora cai como uma luva para o jogo, sempre com aquela “atmosfera” árabe. Os efeitos sonoros são competentes, mas às vezes ocorrem algumas falhas (como ruídos).
Jogabilidade
Basicamente, você precisa percorrer 20 níveis em menos de 120 minutos (reais) para terminar o game. O scroll do game é “travado”, isto é, as telas só avançam apenas depois que você as percorrem de uma ponta a outra. Isto é interessante, já que permite observar o cenário com atenção.
Como foi dito anteriormente, o principal desafio de PoP é encontrar a saída de cada nível. Cada fase apresenta diversos obstáculos, como vários andares (quase como labirintos em alguns níveis), vãos, abismos, pisos falsos, grades bloqueando o caminho, espinhos que surgem do chão, guilhotinas de diversas formas, etc. Sem falar em eventuais combates contra guardiões ou esqueletos, cuja principal função é atrasar o príncipe (tanto que nos confrontos o relógio aparece insistentemente avisando o tempo restante).
http://www.bigj.blogger.com.br/PoP_SNES_05.jpg
Qualquer erro e bem-vindo de volta ao ínicio da fase...
Você também pode usar estes obstáculos a seu favor: detone os inimigos empurrando-os contra abismos ou derrube um piso falso para acionar permanentemente alguma passagem. Falando em combates, o jogador pode bloquear (parry) os ataques inimigos e rapidamente contra atacá-los.
http://www.bigj.blogger.com.br/PoP_SNES_04.jpg
Um ponto muito interessante é que o príncipe conta basicamente com ele mesmo: sem “super-poderes”, ele morre se cair de uma grande altura, não tem “super-pulos” e só conta com a espada para os combates. O jogador vai ter que quebrar a cabeça para alcançar um ponto aparentemente inatingível.
Volta e meia o jogador terá que encarar alguns "bosses", como um cavaleiro, uma amzona e até mesmo seu próprio reflexo!
Uma coisa meio frustrante do jogo é que se morrer, volta para o início da fase. E, acreditem, é muito fácil morrer em PoP. Correndo contra o relógio, a tendência é que o gamer conclua os níveis o mais rapidamente possível e a probabilidade de cometer alguma burrada fatal é muito grande. Eu joguei esta versão usando e abusando dos “save states” do emulador e mesmo assim me irritava com os erros. Imaginem então quem jogava no bom e velho SNES...
Um lance bacana do jogo é que mesmo que o tempo acabe, o jogador ainda pode chegar ao vigésimo nível, mas não poderá enfrentar o Jaffar e, obviamente, salvar a princesa, visto que ela já foi executada. A idéia é que o gamer conheça bem as fases para uma nova tentativa.
http://www.bigj.blogger.com.br/PoP_SNES_01.jpg
Prince of Persia prova que bons games definitivamente não envelhecem.
Foto
Prós:
+ Ótimo visual. Animações excelentes para a época;
+ Trilha sonora casa perfeitamente com a ambientação;
+ Jogabilidade desafiadora e extremamente bem polida;
Contras:
- Potencialmente frustrante.
Nota Final: 9,0
edineilopes
14/10/2006, 23:24
Lindo tópico, BigJ! Parabéns.
Prince of Pérsia era um jogo à frente de seu tempo. Espetacular. Inovador. Sóbrio. Cinematográfico.
Só conheci o game no SNES, e achei difícil também. Era bem diferente do convencional. Quase me frustrei, no começo. Mas me ensinou a gostar desse estilo de jogo, que acho que foi o POP que inaugurou.
Qualquer jogo parecido, depois, já me interessava (Nosferatu, por exemplo).
Iagoblaster
14/10/2006, 23:29
Excelente review,BigJ,a música da primeira fase desse jogo até hoje me dá um gelo na espinha....a ambientação dele é perfeita.Aliás vocês sabem se o Prince Sands of Time tem a parte sonora parecida com o Pop original?
rodrigoo
14/10/2006, 23:35
realmente esse jogo eh do caralho
jovaga muiiiiiiiiiito esse jogo
Valeu pelos elogios, galera. Joguei o Sands of Time há um tempão, portanto não lembro se o game "citava" as músicas do PoP do SNES.
Aliás, é interessante notar que a atual "encarnação" da franquia, para deixar as aventuras mais "palatáveis" para o grande público, implementou alguns novos recursos, como a manipulação do tempo, novas habilidades e mais "ação" (leia-se mais combates com inimigos).
Decisão acertada ao meu ver, os PoP 2D eram meio hardcore...
Lopes, cheguei a jogar o game no SNES, mas foi por pouco tempo. Virei fã mesmo da franquia jogando os atuais games em 3D. Daí resolvi atrás dos 2D.
The Trooper
14/10/2006, 23:48
Eu tinha Prince of Persia com o meu primeiro SNES!! Uma pena que não o tenho mais, é bem difícil achar essa fita pra vender, mesmo pirata!
Phoenix Eagle
15/10/2006, 00:36
Esse ponto "contra" que você colocou, na epoca foi fator decisivo pra mim detestar este jogo. Não sou o tipo de pessoa que fica presa a um jogo, quanto mais dificil ele for e sim se ele for um game "inteligente" e apesar de todos os pontos a favor dele, na epoca eu acabei deixando ele de lado.
Wolfwood
15/10/2006, 00:47
Muito bom o review... eu nunca joguei esse jogo no Snes, nem mesmo no emulador, mas sabia que ele existia. Um dos fatores pelo qual eu nunca joguei esse jogo no Snes é por causa da dificuldade que eu encontrei jogando ele no PC.
edineilopes
15/10/2006, 01:28
Lopes, cheguei a jogar o game no SNES, mas foi por pouco tempo. Virei fã mesmo da franquia jogando os atuais games em 3D. Daí resolvi atrás dos 2D.
Prince of Persia é um caso em que o 3D não fez mal. Os últimos são muito bons mesmo.
Alguns jogos ainda não se acharam no mundo 3D (Castlevania, Earthworm Jim, etc.), não conseguiram manter a qualidade do passado 2D com as exigências de um jogo3D.
Realmente, Prince of Persia ficou até melhor em 3D.
Sands Of Time e Two Thrones estão entre os melhores jogos que já joguei.
_Master_Snake_
15/10/2006, 04:39
eu adorava esse jogo
Ótimo game para SNES!
Eu e meu amigo terminavamos do início ao fim sem morrer de tanto que decoramos os passos desse jogo!
A única parte "dificil" é a 18a. fase! Pq la tem uma parte com pulos exatos! Ou seja: Errar, morreu!
Era muito loko...
As versões 3D desse game realmente ficaram ótimas, mas na minha opinião, ainda perdem para essa versão, e a 2 de PC (a de SNES é um lixo).
Agente Rolf
15/10/2006, 13:38
Esse é um jogo e tanto.
Gosto bastante da versão do Sega CD.
Nunca joguei a Trilogia de Prince of Persia... :-(
Fora que não ouso comprar esse jogo aqui no Japão pois ele é cheio de cortes assim como God of War por aqui... só tristeza.
Quem nunca jogou os Prince of Persia antigos jogue. Vale a pena.
Belo review BigJ!
Pyramid Head
15/10/2006, 15:32
Essa versão do Snes pisa em cospe nas de Mega e PC, simplesmente deixaram o jogo ainda melhor.
UNABOMBER
15/10/2006, 16:01
Parabéns, BigJ... [:king]
Tenho que concordar com o camara Pyramid Head: a versão do SNES bagaça mesmo a versão original do PC e do Mega. Sem dúvida alguma, é outro jogo. O legal é que aumentaram o game em 8 fases (de 12 para 20) e o tempo limite também dobrou (de 1 para 2 horas). Na verdade, isso não foi um port, mas praticamente um "remake" do original. Putz, que saudade!
Outra coisa que lembro também foi do PoP 1 do PC em tela VGA monocromático. OMG! Era início de 1990 e eu, com apenas 11 anos na cara, tinha saído com meu pai e meus irmãos para comprarmos nosso primeiro computador (com monitor verde nojento e apenas aplicativos de DOS...). Quando chegamos na loja, o primeiro game que tive contato foi o PoP1 original, pois o vendedor estava com ele nas mãos (logicamente, era uma versão em disquetes do tipo "bolachão", claro). Mais retrô que isso, impossível.
Uma coisa muito interessante que assisti num antigo programa do Cybernet (quando ainda passava no extinto canal Superstation) foi a forma como o game original foi produzido. O idealizador do game, Jordan Mechner, disse que era péssimo para desenhar o que desejava. Assim sendo, resolveu seguir o caminho contrário: ao invés de desenhar, o próprio cara resolveu "filmar" os movimentos do príncipe, para que o programador tivesse idéia como seria a forma de pulo, corrida, descida e movimentos gerais do jogo. Sem dúvida alguma, acho que POP foi o primeiro game que utilizou a lógica do Motion Capture em jogos (mesmo que de forma muito rudimentar, claro...). Saquem só:
http://img526.imageshack.us/img526/676/xxxzo8.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/1/1f/Prince_of_Persia_Motion_Capture_Jump.jpg
Jordan Mechner dando uma de dublê de motion capture para a versão original...
Mais detalhes podem ser vistos aqui (http://en.wikipedia.org/wiki/Prince_of_Persia). :D
Outra coisa que acho foda foi a fracassada versão do POP 3D... Na época, isso em 1997, lembro que as configurações eram monstruosas pra rodarem esse jogo. Adivinhem: Pentium II + Voodoo II... Putz... Hoje, isso seria motivo de piada...
Quanto a conversão do game para o 3D, eu curti o Sands Of Time. Apesar do sistema de lutas não ser dos melhores (tipo Ninja Gaiden, DMC ou GOW...), o restante compensava em tudo e ainda sobrava. Sem dúvida alguma, foi um grande game (e que ainda penso em comprá-lo, mais pra frente). No entanto, eu achei o 2 e o 3 uma droga. Pelo menos pra mim, parece que "perderam o jeito"...
Ah, antes que eu esqueça, seu review já vai pro Retroindex! ;)
Valeu!
More One User
15/10/2006, 16:53
Bons tempos... jogando POP no IBM velho do meu pai...
Foi o primeiro jogo que eu peguei para jogar mesmo...
Snake-Eyes
15/10/2006, 22:57
eu jogeui o 2 que tambem era muito bom, mas nao me empolguei muito por eses defeitinhos que frustravam a muitos eu fui um deles mas admito que pra certas coisas nao tenho paciencia. Mas era um jogaço nao experimentei as verçoes 3d mas espero que sejam do mesmo nivel de cualidade deses velinhos ai.
Phoenix Eagle
16/10/2006, 00:26
Parabéns, BigJ... [:king]
Tenho que concordar com o camara Pyramid Head: a versão do SNES bagaça mesmo a versão original do PC e do Mega. Sem dúvida alguma, é outro jogo. O legal é que aumentaram o game em 8 fases (de 12 para 20) e o tempo limite também dobrou (de 1 para 2 horas). Na verdade, isso não foi um port, mas praticamente um "remake" do original. Putz, que saudade!
Outra coisa que lembro também foi do PoP 1 do PC em tela VGA monocromático. OMG! Era início de 1990 e eu, com apenas 11 anos na cara, tinha saído com meu pai e meus irmãos para comprarmos nosso primeiro computador (com monitor verde nojento e apenas aplicativos de DOS...). Quando chegamos na loja, o primeiro game que tive contato foi o PoP1 original, pois o vendedor estava com ele nas mãos (logicamente, era uma versão em disquetes do tipo "bolachão", claro). Mais retrô que isso, impossível.
Uma coisa muito interessante que assisti num antigo programa do Cybernet (quando ainda passava no extinto canal Superstation) foi a forma como o game original foi produzido. O idealizador do game, Jordan Mechner, disse que era péssimo para desenhar o que desejava. Assim sendo, resolveu seguir o caminho contrário: ao invés de desenhar, o próprio cara resolveu "filmar" os movimentos do príncipe, para que o programador tivesse idéia como seria a forma de pulo, corrida, descida e movimentos gerais do jogo. Sem dúvida alguma, acho que POP foi o primeiro game que utilizou a lógica do Motion Capture em jogos (mesmo que de forma muito rudimentar, claro...). Saquem só:
http://img526.imageshack.us/img526/676/xxxzo8.jpg http://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/1/1f/Prince_of_Persia_Motion_Capture_Jump.jpg
Jordan Mechner dando uma de dublê de motion capture para a versão original...
Mais detalhes podem ser vistos aqui (http://en.wikipedia.org/wiki/Prince_of_Persia). :D
Outra coisa que acho foda foi a fracassada versão do POP 3D... Na época, isso em 1997, lembro que as configurações eram monstruosas pra rodarem esse jogo. Adivinhem: Pentium II + Voodoo II... Putz... Hoje, isso seria motivo de piada...
Quanto a conversão do game para o 3D, eu curti o Sands Of Time. Apesar do sistema de lutas não ser dos melhores (tipo Ninja Gaiden, DMC ou GOW...), o restante compensava em tudo e ainda sobrava. Sem dúvida alguma, foi um grande game (e que ainda penso em comprá-lo, mais pra frente). No entanto, eu achei o 2 e o 3 uma droga. Pelo menos pra mim, parece que "perderam o jeito"...
Ah, antes que eu esqueça, seu review já vai pro Retroindex! ;)
Valeu!
Poutz, não sabia destes detalhes .. muito interessante :)
Mas só uma pergunta, o idealizador do game é o que esta ganhando grana com a franquia hoje ou a mesma foi comprada?
O Mechner continua como principal designer da franquia, na sua atual (e excelente) encarnação, ao lado da Ubi Soft de Montreal.
UNABOMBER
16/10/2006, 16:24
Poutz, não sabia destes detalhes .. muito interessante :)
Mas só uma pergunta, o idealizador do game é o que esta ganhando grana com a franquia hoje ou a mesma foi comprada?
Aow, Phoenix Eagle. Tá sumido por aqui, cara...
Meu, eu não sei dizer ao certo. O BigJ disse na msg anterior que o cara continua, mas eu tenho lá minhas dúvidas pois, na época do Sands Of Time, o Cybernet divulgou que o cara não fazia mais parte da equipe criativa da empresa. Apenas deu uma de rápido consultor no jogo (e ficou por aí mesmo).
Mas, pra falar a verdade, não sei dizer... No entanto, uma coisa eu te "agarantiu": com certeza não foi ele que colocou esse rock pauleira sem-noção na segunda versão do POP do PS2. Deve ter sido idéia de algum moleque babaca da própria Ubisoft... :lol
Valeu.
Bem, na abertura do Two Thrones o Mechner é creditado logo de cara.
Muito bacana o review. Prince of Persia é um clássico e influenciou jogos que vão de Flashback a Tomb Raider.
Eu não joguei esta versão para o Super Nintendo, que parece ser mais bonita que a do PC. Joguei apenas o original para PC e o maravilhoso Sands of Time no Playstation 2, que traz a versão original (PC) mais uma versão em 3D também do jogo original.
Cheguei a ver o Prince of Persia 2 para PC, mas não me interessei muito.
O único problema pra mim desse jogo é que ele é difícil pra caramba. Nunca tive saco de chegar ao final.
Simão Belmont
01/11/2006, 20:47
Eu lembro que jogava Prince of Persia em preto e branco :lol
Naqueles PCs bem antigos, nem Windows era =D
UNABOMBER
01/11/2006, 20:54
Muito bacana o review. Prince of Persia é um clássico e influenciou jogos que vão de Flashback a Tomb Raider.
Eu não joguei esta versão para o Super Nintendo, que parece ser mais bonita que a do PC. Joguei apenas o original para PC e o maravilhoso Sands of Time no Playstation 2, que traz a versão original (PC) mais uma versão em 3D também do jogo original.
Cheguei a ver o Prince of Persia 2 para PC, mas não me interessei muito.
O único problema pra mim desse jogo é que ele é difícil pra caramba. Nunca tive saco de chegar ao final.
Vale a pena jogá-lo, Grandpa. [:king]
Como o Pyramid Head disse, a versão do SNES bagaçava mesmo a original do PC pois era praticamente um remake do jogo, e não um port corriqueiro.
A única coisa que me deixou frustado foi o Prince Of Persia: The Shadow and the Flame, lançado a muito tempo pro PC. Os gráficos eram super coloridos, o traço era legal e o enredo se passava também fora do castelo, com cidades, florestas, cachoeiras e muitos outros cenários. O problema é que os puzzles eram BEM mais difíceis e, na época, não dei o valor devido pra essa continuação.
Vou até dar uma caçada por aí pra colocá-lo na minha lista de abandonware, antes que eu mesmo esqueça... Valeu! :kongpositivo:
Nego_Brown___
03/11/2006, 14:00
A primeira vez que vi o jogo foi em um Globo Reporte especial sobre games. Achei ele muito legal.
Mas a versão para Snes é simplesmente fenomenal. A nova versão do PS2 consegue apenas igualar em qualidade.
Detalhe: A versão ocidental foi distribuida pela Konami que CORTOU todas as cenas de espancamento do principe no inicio do jogo.
Sonymaster
03/11/2006, 14:17
Engraçado que tem esse video de como foi feito o primeiro pop ele usou como duble o irmão dele, na foto é o irmão dele. agora tem o video completo no cd do Prince of Persia The Sands of Time. só ir em extras especiais algo assim.
Mais adoro esse jogo e ainda jogo no trabalho pelo Pendrive ele nos computadores no horario de almoço.
A única coisa que me deixou frustado foi o Prince Of Persia: The Shadow and the Flame, lançado a muito tempo pro PC. Os gráficos eram super coloridos, o traço era legal e o enredo se passava também fora do castelo, com cidades, florestas, cachoeiras e muitos outros cenários. O problema é que os puzzles eram BEM mais difíceis e, na época, não dei o valor devido pra essa continuação.
Vou até dar uma caçada por aí pra colocá-lo na minha lista de abandonware, antes que eu mesmo esqueça... Valeu! :kongpositivo:
Se eu não me engano saiu para o Super Nes também esse jogo, se for um que começa ele nos telhados da cidade.
UNABOMBER
03/11/2006, 15:09
Se eu não me engano saiu para o Super Nes também esse jogo, se for um que começa ele nos telhados da cidade.
Exatamente. Gosto bastante desse jogo pois ele é bem mais variado que o original (cenários, músicas etc) :smile
Ironicamente, procurei a versão do SNES e dei uma jogada. É até um pouco mais rápida que a versão original do PC e os controles respondem melhor. Ponto novamente pro console da Nintendo. Qualquer hora vou pegar essas 2 versões e terminá-las pra recuperar o tempo perdido, afinal esses valem muito a pena.
Valeu.
Eles usaram o Engine do PoP 2 nessa versão aí do Snes... Mto bonito... o.O
Na verdade o PoP do MAcintosh é a versão mais bem feita do jogo
Nego_Brown___
03/11/2006, 20:18
Eles usaram o Engine do PoP 2 nessa versão aí do Snes... Mto bonito... o.O
Não.
O Pop do Snes saiu em 1992 e o Pop2 do PC saiu em 1993. E o Pop do Snes é ainda mais bem feito que Pop2 do PC.
Simão Belmont
03/11/2006, 23:07
Detalhe: A versão ocidental foi distribuida pela Konami que CORTOU todas as cenas de espancamento do principe no inicio do jogo.
Hmm... Bom saber, agora quero jogar a versão oriental ;D
Bem que eu tinha estranhado o príncipe tomando uns cascudos violentos... "Espancamento num jogo para Super Nintendo?", pensei...
:p
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.