PDA

Ver Versão Completa : Squash - uma modalidade maravilhosa de poucos adeptos.

serfepro
15/10/2006, 23:56
Bom galera, resolvi fazer um tópico sobre Squash (pronuncia-se squósh) que eu amo praticar e quase ninguém tem conhecimento sobre ela. Espero que gostem.

HISTÓRIA

Começou com prisioneiros ingleses que se exercitavam no presídio batendo uma bola contra a parede. Eles usavam bastões em vez de raquetes e uma bola sólida que era arremessada contra o muro da penitenciária. Mais tarde foi adicionada a raquete ao jogo e denominado “Rachets.”
O Rachets progrediu por vários lugares e escolas na Inglaterra e em meados de 1820 o jogo se tornou o Squash, ou Squash Raquets.
O Squash propriamente dito foi inventado na escola de Harrow em 1830, quando os alunos descobriram que uma raquete furada dava aos movimentos maior impacto na parede produzindo uma maior variedade de batidas e exigia maior esforço por parte dos jogadores ao invés de esperaram simplesmente pela bola voltar como era o Rackets.
A nova variação se popularizou em 1864 e as primeiras 4 quadras de Squash foram construídas na escola e sendo oficialmente fundado como esporte competitivo na mesma época.
O squash desembarcou no Brasil em 1920, junto com os ingleses que procuravam ouro em Nova Lima, Minas Gerais.

REGRAS BÁSICAS

O Jogo de Squash é disputado entre dois jogadores, cada um usando uma raquete, com uma bola e numa quadra, todas as três de acordo com as dimensões padronizadas da WSF (World Squash Federation).
Um jogador gira a raquete (tipo cara ou coroa), com o cabo indicando quem começar a sacar. O jogador que inicia a partida deve sempre sacar na região de saque (quadrado vermelho pequeno). Durante o jogo, o jogador pode escolher em qual dos quadrados quer sacar, mas não pode repetir o mesmo lado duas vezes seguido.

1 - A partida
Uma partida se constituirá de uma melhor de três ou cinco games, conforme a opção dos promotores da competição. Cada game é disputado ate nove pontos, isto é, o jogador que primeiro completar nove pontos ganha o jogo. Acontecendo pela primeira vez o empate em oito pontos, o recebedor pode optar pela continuação do game ate nove pontos (Set One) ou até dez pontos (Set Two). O recebedor deve, em qualquer dos casos, indicar claramente a sua opção ao Marcador, Árbitro e para seu adversário.

2 – Os pontos
Os pontos somente podem ser marcados pelo sacador. Quando o sacador ganha a jogada, ele marca um ponto; quando o recebedor ganha a jogada, ele se torna sacador.

3 – Let
Geralmente é concedido quando o jogador é visivelmente atrapalhado por outro tendo a chance de alcançar a bola, mas perde o ponto devido a esse “encontrão”.
Nesse caso, o jogador faz um pedido de revisão de jogada e o árbitro decide se foi irregular ou não. Caso seja decidido o Let a favor do jogador que reclamou, volta-se o ponto.

EQUIPAMENTOS

Raquetes

Os iniciantes devem geralmente, escolher uma raquete mais barata para começarem a aprender o esporte. Existem muitos tipos de raquetes no mercado atualmente. Sempre escolha uma que lhe proporcione conforto, quanto mais leve melhor para os iniciantes. Uma raquete pesada vai gerar muita força quando bater na bola, portanto fique de olho nas cores, muitas vezes cada cor significa variação de velocidades.
Não se esqueça também da sacola para carregá-las, é uma maneira de preservar suas raquetes no transporte.
Marcas mais conhecidas: Companion, Wilson, Dunlop, Head.

Foto

http://img300.imageshack.us/img300/6307/img2229yp0.jpg (http://imageshack.us)

Bola

Antes de começar a jogar, aqueça a bola antes de partir para o jogo propriamente dito. Caso contrário ela não irá quicar com facilidade durante o jogo. Você poderá conseguir este efeito batendo a bola na parede vária vezes, isso aumentará a temperatura da bola, fazendo com que ela fique mais macia.

Foto

http://img230.imageshack.us/img230/8959/img2230xi8.jpg (http://imageshack.us)
Bolas com 1 ponto quicam menos que as de 2 pontinhos (elas quase não quicam). É recomendável bolas de 2 pontos.

Tênis

Evite jogar Squash com tênis para corrida, geralmente peça um apropriado para Squash. Ele permitirá que você se equilibre e se movimente com mais facilidade dentro da quadra. Além disso, algumas quadras exigem que o tênis seja de borracha ou branco, afim de não estragar o piso da quadra.
Vestimenta

Procure usar uma roupa que seja confortável e justa ao mesmo tempo, para permitir movimentos livres e se seu time exigir uniforme dê preferência ao mesmo.

A QUADRA

A quadra pode ser identificada de acordo com o desenho abaixo:

1 – Visão do telespectador

http://img300.imageshack.us/img300/3821/quadracu4.jpg (http://imageshack.us)

2 – Visão lateral

http://img300.imageshack.us/img300/26/visaolateralql9.jpg (http://imageshack.us)

TOP 10 PLAYERS

1 AMR SHABANA - EGY

2 DAVID PALMER - AUS

3 THIERRY LINCOU - FRA

4 JAMES WILLSTROP - ENG

5 ANTHONY RICKETTS - AUS

GASTO CALÓRICO COM A ATIVIDADE

A média de gasto calórico para o squash é de 900 Kcal para cada 60 minutos de partida.

VÍDEOS

ozIgC5HGTfA

vGIlY6kIk9Q

SITES ESPECIALIZADOS

http://www.worldsquash.org/

http://www.squashplayer.co.uk/

www.planetasquash.com (http://www.planetasquash.com/)

www.morisquash.com (http://www.morisquash.com/)

O único problema do Squash é ser um esporte caro e que afasta as multidões, mas nem por isso deixa de ter sua beleza e requinte.

É isso aí, espero que tenham se interessado e venham a praticar esse esporte maravilhoso.

Abraços

kenziner
16/10/2006, 09:23
Tinha um conhecido que jogava, pois segundo ele, para perder peso não tem coisa melhor. Eu nunca tive interesse.

Ratinho_off
16/10/2006, 12:35
cara

sempre q vejo esse jogo em filme

é um viado q tá jogando

Palhano
16/10/2006, 12:47
Cara, eu jogo Tenis e tal mas sempre gostei também de Squash.

Particularmente prefiro Tenis, mas uso um "Squash" para dar umas treinadas.

Essa bolinha vai numa velocidade incrível. E cansa pacaralho!
Acho que cansa mais que Tenis.

Abracós

[Noob Saibot]
16/10/2006, 16:43
Se pronuncia squósh?
Eu sempre achei que era squésh?

serfepro
16/10/2006, 18:03
;867253']Se pronuncia squósh?
Eu sempre achei que era squésh?

Eu também achava que se pronunciava assim. Quando falei squésh perto dos veteranos, eu quase apanhei. :-D

devita07
05/11/2008, 10:07
Sempre joguei squash, e posso falar que é o melhor esporte pra perder peso. Você consegue perder cerca de 1500 calorias por hora.
Para quem quiser começar a jogar recomendo o Marino Squash. Foi lá que comecei a jogar, e vc tem aula com o próprio Marino, Penta Campeão Brasileiro e Sul-Americano Máster em Squash.
tem até um canal no YouTube
http://br.youtube.com/user/MarinoSquash

fica a dica

gmatter
05/11/2008, 10:11
jogo squash a 7 anos... muito bom...

o foda, eh que fortalece muito o ante-braço da raquete. Tem que fazer academia para compensar, se não fica um braço diferente do outro...:D:D:D

devita07
05/11/2008, 10:19

o foda, eh que fortalece muito o ante-braço da raquete. Tem que fazer academia para compensar, se não fica um braço diferente do outro...:D:D:D

com o tênis é a mesma coisa... você joga em são paulo?

Marcus_Fenix
05/11/2008, 10:21
Já vi uma partida disso ae, achava que era tipo frescoball(sei lá como se fala essa porra) que é só uma forma de diversão e manter a forma, nem sabia que tinha pontuação. :p

gmatter
05/11/2008, 10:38
com o tênis é a mesma coisa... você joga em são paulo?

Rio de Janeiro

devita07
05/11/2008, 10:38
Já vi uma partida disso ae, achava que era tipo frescoball(sei lá como se fala essa porra) que é só uma forma de diversão e manter a forma, nem sabia que tinha pontuação. :p

tem cara. você viu os vídeos do canal?
e sem contar que é extremamente exaustivo, leva seu corpo ao limite!
pra quem quer perder peso é um prato cheio

espectral
05/11/2008, 11:18
vi o vídeo e achei extremamente boring.
praticando é diferente?

serfepro
05/11/2008, 11:36
vi o vídeo e achei extremamente boring.
praticando é diferente?

Cara, jogar é totalmente diferente dos vídeos, vale muito a pena praticar. Eu joguei a primeira vez e me apaixonei, no outro dia quando eu vi estava comprando uma raquete pra mim.

Caraca, ressuscitaram meu tópico de 2006!!!!!

gmatter
05/11/2008, 13:37
Caraca, ressuscitaram meu tópico de 2006!!!!!

:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o

nem vi q era de 2006

-Rocky_Balboa-
05/11/2008, 14:31
Cara, eu jogo Tenis e tal mas sempre gostei também de Squash.

Particularmente prefiro Tenis, mas uso um "Squash" para dar umas treinadas.

Essa bolinha vai numa velocidade incrível. E cansa pacaralho!
Acho que cansa mais que Tenis.

Abracós

Opa, opa!!!! Tu joga tennis???? Qual a sua raquete??? Onde você joga? Fla mais!:konglove:

Eu tenho uma Head Radical MP com overgrip super grap da yonex e cordas gamma professional 18.

Pozza007
05/11/2008, 14:49
Eu tenho uma Head Radical MP com overgrip super grap da yonex e cordas gamma professional 18.

Tetas tenistas... omg... :-D:-D:-D

Daniel Schmerz
05/11/2008, 15:27
Bom tópico. Sempre tive a impressão de quem jogava squash cansava muito.

Um dia quero tentar pois minhas tetas estão começando a aparecer...

Edum
05/11/2008, 15:41
Na minha viagem da 8ª série a gente foi pra um hotel que tinha algumas quadras de squash, acabou que eu e meus amigos quase não aproveitamos o resto do hotel, passamos a semana inteira jogando. É divertido pra caramba, pena que não é tão fácil quanto tênis pra encontrar quadra.

Léo Stanbuck
05/11/2008, 16:37
Nunca me interessei, na real. É o tipo de esporte que eu não praticaria, mas quem pratica diz que é bom.

serfepro
05/11/2008, 17:59
:o:o:o:o:o:o:o:o:o:o

nem vi q era de 2006

Hehe, mas foi bom, um tópico fantástico desses não podia ter sido enterrado com poucos posts.[kcool]

Tricolor dos Pampas
05/11/2008, 18:08
Regularmentesó jogo tênis, mas há um tempo atrás fiz um pouco de squash, divertido até

devita07
05/11/2008, 18:53
eu desenterrei...procurei no google por squash e encontrei esse tópico...
achei legal dar um up nele!
mas era pra falar do Marino, acho que ele teve uma idéia interessante de dar aulas a domicílio. Sempre soube de personal trainer pra musculação, mas não pra squash.

-Rocky_Balboa-
05/11/2008, 20:46
Regularmentesó jogo tênis, mas há um tempo atrás fiz um pouco de squash, divertido até

joga aonde??? x1?

Tricolor dos Pampas
06/11/2008, 00:13
joga aonde??? x1?

O que seria x1?

François
06/11/2008, 06:22

Não é só squash que faz isso.[kviraolho]

:kongsanfona:

Esse esporte é muito caro?

falow

gmatter
06/11/2008, 08:23
Não é só squash que faz isso.[kviraolho]

:kongsanfona:

Esse esporte é muito caro?

falow

hehehehehe

A raquete, boa, custa menos do que uma boa de Tenis.

A bolinha é barata e vc só precisa de uma por jogo (e uma reserva, pois depois de alguns meses ela racha...)

Tem que ter um tenis de solado branco tbm, pois a maioria das quadras não deixa jogar com solado escuro, pois mancha a quadra.

Alugo uma quadra muito boa por 40 reais a hora. Como são duas pessoas, 20 reais por pessoa por hora.

É isso...

Chrs
06/11/2008, 15:44
Nunca joguei,mas parece ser bem interessante.

Além disso acho sexy homens jogando squash. Fica a dica mocinhos!

:lol

Tonobohn
06/11/2008, 16:05
Opa!

Squash não é entediante não, mesmo parecendo nos vídeos.
Aliás, é muito menos entediante que tênis, ao meu gosto. Você não pára um segundo e corre feito louco.

Na primeira vez que joguei, meia hora depois tava quase tempo uma parada cardíaca hehehe

Eu jogo com o Marino também, aqui em Sampa e tô curtindo bastante. Recomenda à todos!

[]s

Tonobohn

devita07
12/11/2008, 17:59
Na minha viagem da 8ª série a gente foi pra um hotel que tinha algumas quadras de squash, acabou que eu e meus amigos quase não aproveitamos o resto do hotel, passamos a semana inteira jogando. É divertido pra caramba, pena que não é tão fácil quanto tênis pra encontrar quadra.

Cara, Arujá é pertinho de São Paulo né?
Posso te dar algumas dicas...

-Rocky_Balboa-
12/11/2008, 19:07
O que seria x1?

1 contra 1!:lol

elmacagnani
09/02/2010, 18:34
Pessoal,
Muito legal saber que tem gente discutindo os benefícios do squash. Estou enviando essa msg porque estou vendendo uma raquete de squash dunlop m-fil pro e bolas dunlop, tudo novíssimo. Meu cunhado comprou esta raquete, jogou uma única vez, e o médico o proibiu de jogar devido a problemas na retina, por isso ele pediu que eu vendesse. A raquete está novíssima, sem nenhum arranhão ou marca de uso. O preço dela varia de R$ 360 a R$ 420 na internet, na loja ela deve ser mais cara ainda. Também estou vendendo uma caixa com 9 bolas dunlop pro com 2 furos (profissional), todas novas, nunca usadas. Essas bolas custam no mínimo 20 reais cada , o que totaliza 180 reais.
O preço total desses 2 itens sairia em média 600 reais. MAs quero vender essa raquete, e abaixei o preço para 300 (a raquete) e 140 (as bolas), o que totaliza 440 reais!!!!
Caso queiram, por favor me contatem!
Sds,