Ver Versão Completa : Quantos bits tem o Atari 2600, neo Geo e Neo Geo CD?
Rodrigo Zé do Cx Jr
06/11/2006, 18:23
Fala gurizada!
Sei que esse negócio de bitagem é mais marketing do que qualquer outra coisa, mas esta dúvida me surgiu em um tópico no fórum consoles onde o autor perguntava qual o top 5 de cada geração.
Acho que o Neo Geo seria tipo um "24 bits", pois foi lançado na geração 16 bits mas com um poder nitidamente maior que os concorrentes. A mesma coisa acontece com o Dreamcast que considero um "94 bits" apesar de tecnicamente ele ter 128. Mas considderação por consideração, considero o Jaguar um 32 e olhe lá...
Por ter sido lançado na geração 32 bits e mesmo com uma absoluta inferioridade gráfica, o Neo Geo CD seria 32 bits?
E o Atari 2600 e seus inúmeros genéricos?
Valeu!
Eu não tenho certeza , mas essa medida eu acho que se refere ao barramento entre o processador e a memória ou só realmente com relação ao tamanho do bloco de bits que o processador manipula. Mas eu não sei ao certo.
Por exemplo:
O processador do neo geo principal é um motorola 68000 assim como o do mega drive . A diferença é que ele rodava a 12mhz ao inves do 7,5 mhz do mega , alem do neo geo ter 8mb de memória , contra uns 640kb do mega ou algo assim. Mas de qualquer forma o motorola 68000 tem 16 bits. O que ocorre é q o neo geo tem um co processador de 8 bits lá. Daí eles falarem que tem 24 bits.
O proc do. dreamcast no caso é um processador de 64 bits , mas nada impede que o barramento seja de 128 ou , como acontece no ps2, o cálculo de numeros de ponto flutuante seja de 128 bits , não implicando q o tal emotion engine tenha 128 bits .
O problema é que hoje em dia a unificação entre as funções não é tão grande mais , podendo o chip de video ter uma bitagem , o processador outra , e por aí vai...
O atari acho que é 8 bits , Aliás , so alguns pcs la dos tempos remotos é que tinham 4 bits..
Rodrigo Zé do Cx Jr
06/11/2006, 19:00
Eu não tenho certeza , mas essa medida eu acho que se refere ao barramento entre o processador e a memória ou só realmente com relação ao tamanho do bloco de bits que o processador manipula. Mas eu não sei ao certo.
Por exemplo:
O processador do neo geo principal é um motorola 68000 assim como o do mega drive . A diferença é que ele rodava a 12mhz ao inves do 7,5 mhz do mega , alem do neo geo ter 8mb de memória , contra uns 640kb do mega ou algo assim. Mas de qualquer forma o motorola 68000 tem 16 bits. O que ocorre é q o neo geo tem um co processador de 8 bits lá. Daí eles falarem que tem 24 bits.
O proc do. dreamcast no caso é um processador de 64 bits , mas nada impede que o barramento seja de 128 ou , como acontece no ps2, o cálculo de numeros de ponto flutuante seja de 128 bits , não implicando q o tal emotion engine tenha 128 bits .
O problema é que hoje em dia a unificação entre as funções não é tão grande mais , podendo o chip de video ter uma bitagem , o processador outra , e por aí vai...
O atari acho que é 8 bits , Aliás , so alguns pcs la dos tempos remotos é que tinham 4 bits..
Resposta melhor impossível, mesmo sem saber se tu realmente manja ou inventou tudo o que escreveu hehehe...
Resposta melhor impossível, mesmo sem saber se tu realmente manja ou inventou tudo o que escreveu hehehe...
Se torne membro da grande irmandade dos nerds que você terá acesso a habilidade de falar termos técnicos de qualuqer área.
Um abraço
viniciusfs
06/11/2006, 22:36
O Atari tem um processador de 8 bits.
É difícil comparar os consoles apenas falando "nessa medida" porque eles são máquinas complexas, principalmente hoje em dia.
UNABOMBER
07/11/2006, 00:05
Medição de consoles por 'bitagem' sempre foi roubada, pois era algo parcial.
No entanto, era uma enorme jogada de marketing que funcionou por mais de 1 década...
Quando ao tópico:
- Atari: 8 bits;
- Neo Geo e Neo Geo CD: 16 bits (apesar de muitos contarem como 24 bits);
- Dreamcast: 64 bits (embora alguns achassem que era 128 bits).
Valeu... [kfumando]
edineilopes
07/11/2006, 00:13
Já que falamos de bits (puro marketing), tenho uma dúvida: Podemos considerar um Xbox um videogame de 32bits? Afinal, ele tem um Pentium 3 como processador, não?
UNABOMBER
07/11/2006, 00:25
Já que falamos de bits (puro marketing), tenho uma dúvida: Podemos considerar um Xbox um videogame de 32bits? Afinal, ele tem um Pentium 3 como processador, não?
Bem lembrado, Edinei. :D Isso chegou até mesmo a ser vinculado em revistas, sites e talz...
Foi na geração dos 128 bits que a teoria da 'bitagem' deixou de ser usada justamente por causa disso: o próprio Xbox 1 é considerado ('hardwaristicamente' falando [kfumando]) um console de 32 bits mesmo. A diferença é que, em níveis gráficos, ele é até melhor que o PS2 e GC (de 128)... É exatamente o que o goemon disse: hoje em dia, cada peça do console pode rodar/trafegar dados em volumes diferentes (o que mostra que a teoria da 'bitagem' era uma das maiores cascatas do mundo dos games).
Acho que, hoje em dia, o melhor mesmo é classificar os consoles por geração mesmo: primeira, segunda, terceira e por aí vai... Acho que é menos ruim...
Wolfwood
07/11/2006, 01:42
No caso do Xbox, o processador é mesmo de 32 bits, já a placa de video, se não me engano, é de 256bits (ou 128) como as que usamos nos nossos computadores. Na verdade, o Xbox é um computador desfarçado de console...
O Dreamcast, parece que é considerado de 128 porque tem 2 processadores de 64 bits trabalhando em conjunto, não sei ao certo, preciso pesquisar mais....
Realmente, esse papo de "bitagem", que ficou bastante em voga durante as "eras" 8 (NES, MS), 16 (MD, SNES) e 32 Bits (PSX, SAT) caiu em desuso com a atual geração (que está quase partindo para o Retrospace, hehe), já que o X-Box é categoricamente um "32 Bits" e no entanto é o mais poderoso.
E o Atari tinha um CPU de 8 Bits, mas bem inferior ao do NES e do MS.
Hoje em dia, me refiro as gerações anteriores pelos consoles que dominaram o mercado, daí temos "Era Atari", "Era NES", "Era MD/SNES", "Era PSX", etc.
PS2, Dreamcast, e todos os outros possuem processador RISC, que são mais fáceis de se programar, possuem um conjunto menor de recursos. Os fabricantes optam por usar esses processadores pelo fato da necessidade de se lançar muitos jogos, logo há um menor esforço em linhas de código, além de eles atenderem bem ao quesito consumo mais baixo de energia com velocidade menor de processamento. Em jogos, o que importa é o desempenho matemático do processador.
Já o X-BOX utiliza o pentium III, que é um híbrido de RISC e CISC, com as instruções X86 do PC. Ele foi adotado pelo fato de o PC ser um padrão bem difundido, logo programar para um X86 é hoje mais prático do que programar para um padrão proprietário.
Isso explica o fato de um processador Athlon ou Pentium de 32bits poder emular um N64 por exemplo, que é 64bits, pois eles são CISC e RISC, e possuem um conjunto muito maior de instruções do que um processador RISC.
Quanto a pergunta de bits: Atari - 8bits, NeoGeo - 16bits, Jaguar - 64bits, Dreamcast - 128bits.
Falou! :kongpositivo:
EDIT: Os bits citados se referem aos que foram "batizados" para cada console
É, antes o processador fazia tudo, então era fácil taxar os consoles por quantidade de bits... o que não significava que quem tinha mais bits era mais potentes... vide o Atari, NES e Master com 8 bits...
Quanto ao Neo Geo, sempre soube que era 16 o processador principal mas ele tinha uma pusta memória que aguentava os gráficos como eram.
E sobre o Xbox, é bem isso mesmo. Se levarmos em conta o processador principal, é 32 bits mesmo mas do jeito que tem processador espalhado para tudo quanto é lado, esquece.
A não ser que um louco venha e some todos os bits de todos os processadores para dar o valor que ele quer, como fizeram com o Jaguar. Intitulado 64 bits devido a soma de todos os seus processadores......
Esse negócio dos bits sempre deu muita confusão. Ainda bem que a partir da geração do Playstation/Saturn/Nintendo 64 isso começou a cair em desuso, afinal de contas como um console de "64 bits" (Nintendo 64) podia fazer parte da "geração 32 bits" ? Com a geração seguinte foi enterrado de vez o conceito de "bitagem", apesar de muita gente ainda se referir a geração "128 bits". Hoje em dia não faz sentido saber quantos bits tem o PS3 ou XBox-360. É até difícil, devido a variedade de componentes que existem nos consoles modernos.
Uma analogia que eu costumo usar em relação a comparação por bits é se olharmos para os PCs. Um PC-XT de 15 anos atrás possui os mesmos 32 bits de um Pentium 4 atual. Ou seja, ambos seriam da "geração 32 bits". No entanto, um Pentium 4 está a anos-luz de distância de um PC-XT.
Outra confusão que era bastante comum, principalmente na época do Mega Drive e Super Nintendo, era a capacidade dos cartuchos. Um cartucho de 8 Mega na verdade tinha 8 megabits, o que equivale a 1 megabyte. O Mega que no mundo dos computadores é sinônimo de Megabyte, no mundo dos cartuchos era sinônimo de Megabit.
Johnkatana
07/11/2006, 14:55
Sei que esse negócio de bitagem é mais marketing do que qualquer outra coisa"Bitagem" sempre foi marketing, mas o que acontece no meio tecnológico é o seguinte: aprimorar um segmento que está no mercado. Assim, é mais fácil ter processadores de 32 bits com diversas funções e tecnologias novas. É como comparar um processador de 64 bits como o R4300 com o Pentium III de 32 bits. Apesar do R4300 ser um de 64 bits ele não inclue em seu projeto anos de experiência e tecnologia agregada ao 32 bits. Fazendo que o de 32 bits seja "superior" ao de 64, mas não é, apenas é melhor utilizado.
Essa "bitagem" se refere ao processamento de inteiros do processador (integer). No caso o Dreamcast tem um processador SH-4 SH7750S da Hitachi que tem 32 bits de integer e 64 bits de floating. Tecnicamente é um processador de 32 bits.
O Neo Geo utiliza um processador de 16 bits, o MC68000 da motorola, rodando a 12mhz.
O Neo Geo CD tem um hardware igual ao Neo Geo, execto pelo fato de ele ter um drive de CD e sua memória aumentada (já que boa parte da RAM do Neo Geo está na placa do cartucho)
O 2600 utiliza um processador de 8 bits, teve muitos modelos, e um mesmo modelo tinha vários chips diferentes, alguns até utilizaram o 6502 como a Dynavision em seu Dynacom e alguns modelos de Atari (não clones) vinham com o 6502, quando faltava o 6507. Alguns fabricantes e seus chips:
MOS CO10745, Rockwell R6507-15, Motorola MC6507, Netzteil 18044-117 e UMC UM6507. Todos baseados
no 6507 da MOS.
Eu não tenho certeza , mas essa medida eu acho que se refere ao barramento entre o processador e a memória ou só realmente com relação ao tamanho do bloco de bits que o processador manipula. Mas eu não sei ao certo.Se refere a muitas coisas, mas dizer que um processador é de tantos bits se refere a sua capacidade de integer.
O X-Box é um processador de 32 bits (integer) e 80 bit (Floating)
Essa "bitagem" se refere ao processamento de inteiros do processador (integer). No caso o Dreamcast tem um processador SH-4 SH7750S da Hitachi que tem 32 bits de integer e 64 bits de floating. Tecnicamente é um processador de 32 bits.
Pesquisando na rede, achei os seguintes dados sobre o SH-4, só pra ilustrar que "128bits" realmente é marketing:
Instruções - 16bits; CPU core - 32bits; Endereçamento de memória - 32bits; Data bus - 64bits; Floating Point Precision - 64bits; Floating Point Bus - 128bits (4x 32bits).
Johnkatana
07/11/2006, 17:13
Pesquisando na rede, achei os seguintes dados sobre o SH-4, só pra ilustrar que "128bits" realmente é marketing:
Instruções - 16bits; CPU core - 32bits; Endereçamento de memória - 32bits; Data bus - 64bits; Floating Point Precision - 64bits; Floating Point Bus - 128bits (4x 32bits).É marketing sim. Os 128 bits estão na ponte do processador de dos flutuantes e na verdade são 4 de 32 bits.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.