PDA

Ver Versão Completa : ICO - Mini-Análise by: me

Henry Townsend
20/11/2006, 01:49
http://coco.raceme.org/videogames/ico/images/ico_cover.jpg

SCEA - Sony Computer blábláblá

ICO - 2002

Estou com, mais ou menos, uma hora e meia de jogo...mas com isso, já dá para análisar um pouco...e vou complementando.

Sempre ouvia falar muito bem sobre esse jogo...pau-a-pau com SotC...melhor game da geração...por ter saído em 2002, uma obra-prima, etc...não deu outra, fui logo baixar...demorou mais que Guitar Hero II, que tem 4 gigas e pouco...não tinha quase fontes...mas, pra jogá-lo, esperei 2 dias e 15 horas, porae...com o pc ligado xD...

Bom, vamos ao que interessa.

Introdução

Literalmente, vou direto para a abertura. :D

PERFEITA *-*...a música então, nem se fala!...linda demais, muito comovente...instrumental sensacional. Algumas cenas selecionadas...outras in-game...muito foda mesmo.

Gráficos

Preciso dizer algo? Pra atualidade, belo...pra época, perfeito...

As paisagens são estilo SotC, gráficos também...com aquele estilo único :B. Os personagens: Yorda é brilhante lol...mas é bem estilo arte mesmo...e ICO é normal... Os lugares, pontes, estilo castelos, matinhos verdes likes SotC...tudo absolutamente lindo.
Ainda não pude ver muitas coisas para provar mais xP.
Nota: 10 (conforme for jogando, posso editar pra menor...ou maior :B)

Som

Um dos jogos mais comoventes por causa das músicas...elas são fodas, tocam no momento certo...é sempre as músicas instrumentais, claro. Você está na ação, música de ação...você está num momento tenso, música tensa. E sem falar da música que eu já ouvi, que não sei quando toca...mas é simplesmente perfeita...letra demais, muito linda.
Nota: 10

Jogabilidade

Ah, se não fosse o mesmo problema de SotC...a maldita câmera!
A jogabilidade é ótima...quase igual a do SotC, até as funções de cada botão...chamar, bater, pular...mas, o que estraga, é a câmera...tinha partes que eu me perdia lol, não sabia aonde eu estava...ou queria ver alguma coisa perto ou longe de mim, não conseguia...me perdia denovo...as vezes, ando pra frente, volto pra trás e ando pra frente denovo, a câmera não mirava na frente...eu tinha que mexer que nem um condenado e não conseguia...achei até a câmera de SotC melhor...mas por pouco.
O que estraga mesmo é a câmera...portanto:
Nota: 9

Os extras

Bom, baixei a versão PAL, claro, tem extras...mas só depois que zera...tenho quase certeza que eles serão fodões, mas não posso comentar e nem dar nota de uma coisa que eu não ví ainda...

Conclusão

Outra função que não posso palpitar ainda...mas, pelo que já joguei, entra no meu top 5 da geração com louvor.

Prós e contras ficam pra depois de zerar xD.

É isso...queria dar minha opinião inicial e depois editar com minha conclusão final.

Abraços

http://img218.imageshack.us/img218/462/19941zq4.jpg

willian.arruda
20/11/2006, 02:26
Peguei esse jogo outro dia, só joguei o comecinho e morri logo que a primeira sombra apareceu.:(

O jogo parece ser bem legal com cenarios gigantescos e imponentes. Um jogo artistico assim como SotC. :rox

Pega§us.BR
26/11/2006, 12:32
Diga aí quais são os extras.

THE_PLAYER
27/11/2006, 11:37
Ico, pra mim, é melhor que Shadow of the Colossus. O enredo é tocante e o design é bem adequado.
A imponência das construções e a sensação de solidão conseguem despertar vários sentimentos no jogador. Eu, por exemplo, chego a ficar melancólico em certos lugares e durante determinadas passagens, já outras situações e espaços têm a expressão de "locus amoenus" (lugar aprazível).
A trilha sonora é tão sutil que o vento e o barulho do mar também se misturam, formando um belo conjunto sonoro que é responsável por outra grande parte do "feeling" do jogo. Para o final ficou reservada uma música com voz que é absolutamente perfeita. Com essa música tocando, Yorda consegue ser magnífica durante a conclusão de Ico, conferindo um dos maiores momentos da história dos games.
Um gamer de verdade deve jogar Ico de alguma forma. Pode ser comprando um PS2 (nem que o console queime logo depois do final do jogo :lol) ou jogando na casa de um amigo. É uma experiência única que me fez muito feliz.

Henry Townsend
27/11/2006, 12:43
Ico, pra mim, é melhor que Shadow of the Colossus. O enredo é tocante e o design é bem adequado.
A imponência das construções e a sensação de solidão conseguem despertar vários sentimentos no jogador. Eu, por exemplo, chego a ficar melancólico em certos lugares e durante determinadas passagens, já outras situações e espaços têm a expressão de "locus amoenus" (lugar aprazível).
A trilha sonora é tão sutil que o vento e o barulho do mar também se misturam, formando um belo conjunto sonoro que é responsável por outra grande parte do "feeling" do jogo. Para o final ficou reservada uma música com voz que é absolutamente perfeita. Com essa música tocando, Yorda consegue ser magnífica durante a conclusão de Ico, conferindo um dos maiores momentos da história dos games.
Um gamer de verdade deve jogar Ico de alguma forma. Pode ser comprando um PS2 (nem que o console queime logo depois do final do jogo :lol) ou jogando na casa de um amigo. É uma experiência única que me fez muito feliz.

Eu JURO que eu chorei enquanto eu lia seu post. :lol

THE_PLAYER
27/11/2006, 13:35

Mentiroso! :p

joaoeliasbrito
28/11/2006, 00:24
Joguei Ico num único dia.
Quase não conseguia acreditar na perfeição.
Era perfeito!

Meu amigo tinha comprado uma widescreen, então resolvemos ir eu mais um amigo aqui do fórum posar lá na casa dele e testar a tv nova.
Meu amigo me mostrou o ICO e o resto da história era que varamos a madrugada inteira debulhando o ICO.
Esse jogo é bom demais, não dá pra parar.

É como jogar uma poesia.
Passear por aquele castelo mágico era tudo o que eu queria fazer da vida.
A imersão é total.

Sério, eu tinha que segurar a emoção, ser forte, pois com o amigo do lado a gente não pode chorar, né? Mas esse jogo me mudou, transformou tudo o que eu pensava a respeito dos games.

Comprei meu Ps2 por causa de ICO e ganhei Shadow Of The Colossus como brinde.

Não poderia estar mais feliz.

R!K!MARU
28/11/2006, 19:18
Falei pelo Msn que esse é o melhor jogo da geração pra mim né Henry, acho perfeito, um jogo que que toca mesmo, obra de arte.

E You were there seguida de Castle Of Mist é magnifico

mateusvinhas
28/11/2006, 19:53
ico é melhor que sotoc mesmo.....uma pequena pérola.....yorda é tão tocante ....é tão bonita a relação dele e yorda , mesmo sem se entenderem .....até o save é primoroso , eles se sentam num sofá para descansar ....é tão bonito ela esperando para ser guiada por ele....uma garota de aparencia tão frágil, parece uma fatasma...e ao mesmo tempo é linda.....solidão , beleza, imponência,afeto, fantasia ......ico é uma pequena pérola.

Ermac
28/11/2006, 20:16
cara esse jogo é chato, velho e maluco. nao vejo nada de obra prima nisto. tao velho e ainda tem gente que analisa, parabens pro jogo. mas particulamente, um dos piores titulos que eu ja joguei.

nao gosto de jogo artistico ou algo parecido.. sotc (shadow of the colossus)ainda se salva devido a intensidade da batalha conta os pedregulhos gigantes. e ele nao usa um pau. nao cheguei a zerar este, porem.

Ermac
28/11/2006, 20:19

ah cara, para por ai ne..

R!K!MARU
28/11/2006, 20:54
cara esse jogo é chato, velho e maluco. nao vejo nada de obra prima nisto. tao velho e ainda tem gente que analisa, parabens pro jogo. mas particulamente, um dos piores titulos que eu ja joguei.

nao gosto de jogo artistico ou algo parecido.. sotc (shadow of the colossus)ainda se salva devido a intensidade da batalha conta os pedregulhos gigantes. e ele nao usa um pau. nao cheguei a zerar este, porem.

É como eu digo, gosto é é que nem perna.

Tem gente que não tem :p

Ermac
28/11/2006, 22:37
É como eu digo, gosto é é que nem perna.

Tem gente que não tem :p

nao.. é que nem bunda mesmo, e infelizmente é algo que vc precisa respeitar.

R!K!MARU
28/11/2006, 23:37
nao.. é que nem bunda mesmo, e infelizmente é algo que vc precisa respeitar.

Sinto lhe informar mas pelo visto você não aprendeu nada sobre ironia e sarcasmo né?

Henry Townsend
28/11/2006, 23:45
Além de não ter aprendido, e um herege e não sabe respeitar as opiniões dos outros. [kong]

Ermac
29/11/2006, 00:00
Sinto lhe informar mas pelo visto você não aprendeu nada sobre ironia e sarcasmo né?

nada.. nunca aprendi nem cultuei ironia nem sarcasmo.

Henry Townsend, por enquanto eu nao critiquei nem me pus contra nenhuma opinião aqui expressada. Bom, na verdade o que eu fiz foi postar a minha, sem maldade, e com todo respeito. Também nao pratico heresia. vc sabe o que esta falando? Voce nao precisa defender o outro so porque ele gosta do ico. ok?

Vem cá eu to ofendendo alguem? ou dizendo o que eu acho? vai começar uma represária?

R!K!MARU
29/11/2006, 00:08
nada.. nunca aprendi nem cultuei ironia nem sarcasmo.

Henry Townsend, por enquanto eu nao critiquei nem me pus contra nenhuma opinião aqui expressada. Bom, na verdade o que eu fiz foi postar a minha, sem maldade, e com todo respeito. Também nao pratico heresia. vc sabe o que esta falando? Voce nao precisa defender o outro so porque ele gosta do ico. ok?

Vem cá eu to ofendendo alguem? ou dizendo o que eu acho? vai começar uma represária?

Não é cara, tudo bem. Se você me conhecesse um pouco saberia que o que fiz não foi te ofender e sim uma brincadeira como faço com todo mundo até com quem nunca conversei como tu, mas se tu prefere assim O.K. No jokes, forget it.
Mas sério, se quiser um conselho, coloca mais humor nessa tua vida aí, vai melhorar ela, você que sabe.

PS: Ele não intercedeu porque gosto de Ico, e sim porque já me conhece o suficiente pra saber que o que eu fiz não foi nada além de uma brincadeira, mas beleza.

UNABOMBER
29/11/2006, 00:20
ICO é um clássico. Ainda comprarei esse jogo original pra colocá-lo no porão do UNABOMBER... [:king]

...
...
Calma lá, pessoal... [kong]

A análise do Henry tá legal, mas os caras precisam pegar mais leve...
Digo isso não por pedir respeito entre vocês, mas sim pelo trabalho do tópico do cara, sacam?

Valeu. ;)

R!K!MARU
29/11/2006, 00:30
ICO é um clássico. Ainda comprarei esse jogo original pra colocá-lo no porão do UNABOMBER... [:king]

Calma lá, pessoal... [kong]

A análise do Henry tá legal, mas ambos (R!K!MARU e Ermac) precisam maneirar, pessoal...
Digo isso não por pedir respeito entre vocês, mas sim pelo trabalho do tópico do cara.

Valeu. ;)

Não tio, tá susse. tanto que o que tinha que falar pro cara já falei, também me equivoquei em fazer uma brincadeira, mas é de costume, senão acho que fica um clima chato....bem...

E você era o Power Bazuca né?!? E se comprar a versão original compra a Européia porque a USA tem uma capa que dá até pena do jogo, jogo merecia bem mais, enquanto a da Europa utiliza uma obra de arte como referência.

E ah a versão européia também tem uns extras a mais que a do USA.

Henry Townsend
29/11/2006, 00:32
Porão do UNABOMBER foi boa hehe...valeu cara.

Ermac, não é isso...deixa pra lá...não vamos brigar à toa...mas concordo com o rikimartin, tenha mais um pouco de humor ;).

Depois complementarei a minha análise...já zerei o game. :rox

Shinji Ikari
29/11/2006, 00:38

Ondo assino?
SOTC é foda, mas ICO pra mim também é melhor.

R!K!MARU
29/11/2006, 00:44
Porão do UNABOMBER foi boa hehe...valeu cara.

Ermac, não é isso...deixa pra lá...não vamos brigar à toa...mas concordo com o rikimartin, tenha mais um pouco de humor ;).

Depois complementarei a minha análise...já zerei o game. :rox

Era o minimo que você deiva ter feito :lol.
Pior que não sei se é um ponto forte ou fraco, mas ele é muito curto, dá aquele gosto de quero mais. (...e como)

Opa, vai sair uma análise do Tenchu também?

Henry Townsend
29/11/2006, 00:58
Se eu conseguir zerar :p...tá foda.

R!K!MARU
29/11/2006, 01:05
Se eu conseguir zerar :p...tá foda.

Pior que o jogo é enroladinho mesmo, qual o ranking você tá buscando , Gran Master mesmo?

E lembre-se: não faça como meu amigo que pensou que isso era um Onimusha :lol

Henry Townsend
29/11/2006, 01:16
Pior que o jogo é enroladinho mesmo, qual o ranking você tá buscando , Gran Master mesmo?

E lembre-se: não faça como meu amigo que pensou que isso era um Onimusha :lol

:lol Não...farei igual Guitar Hero: passe de música/fase...zere...depois, vá biscar rankings bons. :p

Na primeira e na segunda levei um "Ninja". :D

R!K!MARU
29/11/2006, 01:32
:lol Não...farei igual Guitar Hero: passe de música/fase...zere...depois, vá biscar rankings bons. :p

Na primeira e na segunda levei um "Ninja". :D

Você não tomando um Thug tá ótimo então :kongpositivo:

oldgandalf
29/11/2006, 02:22
Eu vou pegar ele daqui a 4 horas, nao vejo a hora de jogar.

celioamd
29/11/2006, 11:28
sinto até vergonha em dizer que nao joguei esse game por completo. Apenas dei uma olhada.. quando tinha meu 1ª ps2. agora vou baixar novamente, já que gostei mto do SOTC com certeza gostarei mto de ICO

¬¬
06/12/2006, 16:35
Estou jogando novamente o ICO, mas dessa vez peguei a versão Pal, da primeira vez tinha jogado na NTSC. Eu percebi que algumas partes estão um pouco diferentes, como a posição de algumas alavancas e save points. Depois que terminar esse irei jogar SOTC outra vez.

ace_face
06/12/2006, 17:17
ICO é uma obra-prima, sem sombra de dúvidas. E é também um jogo para poucos, e que acaba atingindo mais o pessoal da velha guarda (aquele mesmo pessoal que se acabava para zerar o Prince of Persia original em 60 minutos!hehehe). Dificilmente alguém que tenha começado a jogar video-game na era Playstation vai conseguir apreciar essa pérola. É o caso clássico do "less is more", pequenos detalhes que fazem de ICO, mais do que um simples jogo, uma experiência de sentidos... Artisticamente ele ainda é o melhor dessa geração (melhor ainda que sua continuação espiritual Shadow of The Colossus, outra obra de arte). É obrigatório, e como já foi dito na análise da própria OS, "é uma autêntica obra de arte" e não são todos que terão os requisitos mínimos jogá-lo e apreciá-lo.

Esse é um jogo especial da minha coleção, e que eu camelei para achar o original!

Iron EAT
09/12/2006, 05:05
PUttzzzz todo mundo fala deste jogo , afinal ele eh bom msm eh que nem SHADOW OF TEH COLOSSUS???
FALO QUE a HISTORIA EH ANTES DOS ACONTECIMENTOS DO SHADOW , EH VERO?????
VALE APENA ESPERAR 2 DIAS E 15 HORAS ???

VLW

Henry Townsend
09/12/2006, 05:12
Cara, pegue o jogo logo xD.

ace_face
09/12/2006, 10:24
PUttzzzz todo mundo fala deste jogo , afinal ele eh bom msm eh que nem SHADOW OF TEH COLOSSUS???
FALO QUE a HISTORIA EH ANTES DOS ACONTECIMENTOS DO SHADOW , EH VERO?????
VALE APENA ESPERAR 2 DIAS E 15 HORAS ???

VLW

Cara, oficialmente não existe ligação nas histórias dos dois jogos. ICO e Shadow of the Colossus são dois jogos que primam pela sutileza e discrição, portanto as ligações de ambas as histórias vem mais de quem joga. E acho que se realmente existissem, seriam ao contrário, o Shadow seria o antecessor de ICO!

mberserk
01/09/2009, 01:42
Muito bom a anlálise.
O game realmente é muito bom, uma obra de arte digital.
A menina é uma graça e é impossivel não se apegar ao game.

dante_lisboa
01/09/2009, 01:51
Eu gostei pkas desse jogo até tenho ele aqui ainda, mas eu enrosquei em uma parte daí até desanimei de joga.

Uma parte q tem um rodamuinho no meio e nao tem pra onde ir... subi no rodamuinho fiz de td mais nao tem pra onde ih q bosta viu... qria termina esse jogo muitoo bommm msm...

themax
01/09/2009, 10:25
Gostei muito do jogo. Aquela solidão toda, os quebra-cabeças... O final foi meio enigmático.

Comprei o original mas depois eu descobri que existe uma versão que tem um final diferente (o da melancia) e também tem o sabre de luz...

Vale a pena pela experiência de jogar um clássico.

mineiro-01
01/09/2009, 16:27
Um clássico sem igual.

gustaxd
01/09/2009, 19:02
na boa, ICO eh um dos melhores games da gen passada !
uma pena q eu soh fui jogar ele nessa gen, me arrependo d n ter jogado antes =/

to qse no finalzinho dele, preciso voltar a jogar esse puta classico hehe

Shadaloo Soldier
05/09/2009, 19:21
é mas como um jogo artístico não é mole não...

Juscelino Germano
06/09/2009, 19:44
Tem gente que não tem sensibilidade suficiente para certas coisas. Pra essas fica difícil mesmo ver arte (no caso) num jogo como esse, assim como as pessoas que conseguem ver, talvez não consigam ter sensibilidade para o que as primeiras julgam possuir.
Complicado.
Eu por exemplo gosto muito de games assim, e não simpatizo com jogo de tiro.
Assim como devem existir pessoas que adoram jogo de tiro e não têm o mínimo interesse em jogos do estilo de ICO.
O fato é que, esse seria um dos dez primeiros jogos de PS2 que eu possuiria não fosse meu completo desinteresse pela capa e pelo resumo do vendedor ("é um jogo de um molequinho de chifres, mó legal"). Foi preciso, depois de anos eu jogar primeiro Shadow of the Colossus para começar a despertar interesse por essa obra.
Só posso dizer que é sublime, joia rara perdida entre os milhares de títulos que sairam para PS2.

mberserk
11/09/2009, 07:01
Sem contar o final do jogo.
Foi lá que encarnei o personagem.
Não leiam se não terminaram o game.

Na hora que o ICO entra na sala do começo do game, onde tem aquelas caixas de sacrificio. Os demonios que atacam o ICO tem chifres e tudo indica que o ICO seria um desses demonios se a caixa não tivesse tombado. Enquanto batia nos demonios, me senti batendo em mim mesmo. Resolvi fugir dos demonios, mas não tinha para onde ir. Ou eu batia neles pra tentar salvar a princesa, ou me entregava pra maldita rainha. Muito foda.

Um pouco antes disso acontecer, na hroa da ponte, no momento em que conseguimos abrir o portão pra sair e aparece a rainha...pqp, fiquei num puta desespero quando vi que nãoi dava mais pra salvar a Yorda. Depois que percebi que só ia conseguir sair dali com a ajuda dela, pois tinha uma porta no final da ponte...então morri

Realmente um game fodão!

11456
11/09/2009, 23:54
to com os links pra comprar na loja do rapidshare :-D vou começar a comprar hoje !!:p

espectral
12/09/2009, 21:14
Pô, recentemente entrei no mundo ps2.
Tô jogando Shadow of the Colossus atualmente e AMANDO o jogo, cada detalhe, tudo é perfeito.
Os gráficos são bonitos até hoje, a jogabilidade é muito simples e intuitiva. E, pra mim, o melhor: a trilha sonora é comovente.

Tava num impasse se pegava ou não o ICO pra jogar.
Dúvida sanada, indeed.

Erick Aranha
13/09/2009, 06:43
a jogabilidade me irrita, o Ico é muito fraquinho, ele toma uma porrada e fica 1 hora no chao enquanto aquelas sombras (sombras fdps u.u) levam a Yorda embora. Fora isso o jogo é estilo Sotc mesmo, cenários lindões e som do caramba ! recomendo.

gamermaniacow
13/09/2009, 14:54
eu joguei bem pouco uma vez

uma pena:-(

mas esta na lista de games que eu tenho que zerar de gerações passadas

mberserk
14/09/2009, 13:10
a jogabilidade me irrita, o Ico é muito fraquinho, ele toma uma porrada e fica 1 hora no chao enquanto aquelas sombras (sombras fdps u.u) levam a Yorda embora. Fora isso o jogo é estilo Sotc mesmo, cenários lindões e som do caramba ! recomendo.

Poxa, o ICO é um menino, não um guerreiro mestre arsenal armado até o dente com anel de proteção+10.

Esse fato do Ico demorar pra se levantar é parte da mecanica do game, e não um defeito. Proteger a Yorda é sua obrigação. Evitar ser acertado é fundamental, levando em conta que vc pode apanhar a votnade das sombras que vc não morre, só morre se a yYoprda for levada para a sombra.

Jogo perfeito.

r_silver
15/09/2009, 03:20
Engraçado que ICO só virou esse monstro CULT depois de SOTC. Pq será??????