Ver Versão Completa : gba éh retro???
iaeh galera blza??
porra achu ki jáh morreu o gba!!! num veju mais nenhum lançamento, e atéh nas lojas de games daki de sampa o gba jáh abaixou o preço!!!! virou retro????pode postar coisas sobre o gba aki???
UNABOMBER
28/12/2006, 19:12
Boa pergunta, cara. Pra falar a verdade, 'sei lá...' [kfumando]
Mesmo assim, vamos 'juntas as peças'. :lol
Segundo o índice que montamos esse ano:
Quais games são considerados 'retrô' para o Retrospace?
Com o advento da nova geração de consoles (começada pelo Xbox 360, em 2005), passamos a considerar 'retrô' tudo aquilo lançado até as plataformas da geração retrassada, ou seja, os consoles de 32 bits (PS1 e Saturn) e 64 bits (N64 e DC). No caso do Dreamcast, abrimos uma 'pequena exceção' por 3 motivos: não é mais fabricado, possui ótimo acervo de games 2D e shooters e, por fim, ficou totalmente abandonado depois do fim do fórum 'Sega'.
No caso dos PCs e Arcades, todos os games lançados até o final de 1999 podem ser considerados 'antigos'. A mesma lógica vale para os emuladores dessas respectivas plataformas. Por fim, os games restantes (lançados a partir de 2000) não se enquadram na categoria 'retrô' pois ainda são considerados recentes.
O GBA está 'morto' pois o NDS foi lançado mas, se pensarmos da mesma forma, o Xbox também estaria 'morto' pois o 360 foi lançado a 1 ano. Nem por isso, o 128 bits da M$ virou videogame retrô... Se analisarmos bem a situação, isso tudo aí foi lançado depois de 2001 (o que é MUITO recente pra níveis 'retrô'). Pra piorar, o fórum Nintendo está com um índice novo e o pessoal disse que irá postar análises de jogos de DS e GBA por lá. Se adotarmos isso aqui também, pode acabar confundindo o pessoal e 'rachando' os tópicos.
Digo isso pois, a 1 mês atrás, o pessoal perguntou se o PS2 tinha virado 'retrô' só porque lançaram o PS3. A resposta foi 'não' pois, no afinal das contas, as coisas novas não viram velharias 'do dia pra noite'. Isso leva 3, 4, 5, 6 anos (ou seja, uma geração inteira).
Logicamente, isso tudo é apenas minha humilde opinião... Afinal, eu só faço a indexação no índice. :smile
Sei ainda continuar com dúvidas, faça uma citação desse tópico pro Ed, lá na moderação.
god Thunder
28/12/2006, 19:20
Acredito que enquanto um VG ainda esteja sendo vendido, não pode ser considerado retro. Na minha opinião só deveria ser chamado assim após o falecimento oficial por parte de quem fabrica. Como no caso do PS1 no inicio do ano.
Um console é considerado retrô não apenas quando os jogos deixam de ser produzidos,mas também quando tem vendas inexpressivas a ponto de não ser mais considerado nas grandes revistas
Este é o primeiro passo.Depois,é necessário um esquecimento do comércio,ou seja,não ter mais nada a venda nas mais variadas lojas,e ser substituído pelo sucessor.Depois,é preciso um certo "esquecimento" dos gamers em relação ao console.O GBA ainda não passou por esas etapas,pois ainda há consoles e jogos à venda,e muitos gamers ainda lembram dele a ponto de citá-lo nas discussões
Acredito que enquanto um VG ainda esteja sendo vendido, não pode ser considerado retro. Na minha opinião só deveria ser chamado assim após o falecimento oficial por parte de quem fabrica. Como no caso do PS1 no inicio do ano.
Mas aí depende do console.O Dreamcast seria retrô em 2001?
UNABOMBER
28/12/2006, 19:31
Putz, tem isso também, cara. [kfumando]
Até o ano retrasado (2004), o Retrospace só falava de jogos até os 16 bits. Apenas no meio desse ano é que o povo começou a fazer reviews e especiais de jogos dos 32 bits (Saturn e PS1) e 64 (N64 e, no caso especial, do DC, por ter sido parado de fabricar). Inclusive em outros fóruns.
Esse lance dos portáteis eu acho meio complicado pois temos basicamente 2 épocas: antes do GBA (ou seja, os GB antigos) e depois do GBA (ou seja, os GB mais avançados e modernosos, que são até retrocompatíveis com o NDS).
Apesar de muitos considerarem o GBA uma coisa 'passada', eu não o consideraria 'velho'. Ainda acho meio 'cedo demais'... :smile
Mas o caso do DC foi totalmente a parte: parou de ser fabricado, tem muitos jogos considerados retrô e, o mais importante, sumiu depois do fim do fórum Sega. Como o pessoal ficou 'sem lugar pra falar dele', foi 'aberto uma exceção' (especialmente agora, que muitos usuários estão comprando o console e, por azar, não estariam tendo onde postar para tirar suas dúvidas e conversar).
Na verdade, o DC foi a 'exceção das exceções': o que, de certa forma, acho até razoável, vendo por esse ângulo...
god Thunder
28/12/2006, 19:35
Apesar de bem atual, eu até consideraria sim se, apartir do momento em que não existisse mais consoles pra vender e nem jogos sendo lançados com uma certa frequência, eu colocaria como retro.
Obvio que no caso do Dream, mesmo a Sega deixando de fabrica-lo ainda existiam muitos consoles no mercado e jogos ainda contianuaram saindo por meses com certa frequência, portanto logo após o "falecimento" seria um pouco cedo pra considera-lo.
Mas o caso do DC foi totalmente a parte: parou de ser fabricado, tem muitos jogos considerados retrô e, o mais importante, sumiu depois do fim do fórum Sega. Como o pessoal ficou 'sem lugar pra falar dele', foi 'aberto uma exceção'.
Na verdade, o DC foi a 'exceção das exceções'.
O que, de certa forma, acho até razoável, vendo por esse ângulo...
O que tentava dizer é que,como você sabe,o falecimento do Dreamcast foi em 2001 e creio que ele não seria considerado retrô nessa data.
Quanto ao GBA,acho que em mais 1 ou 2 anos ele vira retrô.Agora também acho cedo
UNABOMBER
28/12/2006, 19:46
O que tentava dizer é que,como você sabe,o falecimento do Dreamcast foi em 2001 e creio que ele não seria considerado retrô nessa data.
Ah, com certeza. :smile
Mas sabe como é a cabeça desse pessoal ligado em novidades: 'comprou hoje, amanhã já é velho'. Logicamente, no mundo retrô as coisas não são assim. Eu diria que estes consoles estão no 'limbo', ou seja, não são nem novidades, mas também não são retrô...
Eles estão no 'purgatório dos games'... :lol
viniciusfs
28/12/2006, 19:56
Eu acho que ser retro vai além da data que ele parou de ser fabricado. Grande parte dos jogos de GBA são estilo retro e tem forte influência dos 16bits, principalmente por serem em 2D. Na minha opinião ele é uma plataforma para quem gosta de jogos retro.
Mephisto_Ariel
28/12/2006, 20:33
pra mim retro é todo console que já não produz mais jogos!
portanto gba "ainda não é retro".
pelo menos eu penso assim!
UNABOMBER
28/12/2006, 20:44
pra mim retro é todo console que já não produz mais jogos!
portanto gba "ainda não é retro".
pelo menos eu penso assim!
Pensar apenas vendo esse detalhe é 'roubada'.
Vide Master System e Mega Drive e mais um porrada de outro consoles. Até MSX entra no meio...
Não é assim que a coisa funciona.
Kid Ying
28/12/2006, 21:02
Eu acho que o DC não é retro, até seria, mas ainda tão lançando jogos pra ele!
E o GBA ainda não é retrô. Nenhum console que ainda entra na lista de vendidos pode ser considerado assim, hehe.
Eu acho que ser retro vai além da data que ele parou de ser fabricado. Grande parte dos jogos de GBA são estilo retro e tem forte influência dos 16bits, principalmente por serem em 2D. Na minha opinião ele é uma plataforma para quem gosta de jogos retro.
Não é bem assim: Grande parte dos jogos de GBA possui o estilo gráfico isométrico,praticamente inexistente no Super NES,e muitos desses jogos citados por você são remakes dos 8 e 16 bits
Mesmo assim,em parte você está certo
The Trooper
28/12/2006, 23:26
Eu acho que o DC não é retro, até seria, mas ainda tão lançando jogos pra ele!
E o GBA ainda não é retrô. Nenhum console que ainda entra na lista de vendidos pode ser considerado assim, hehe.
O DC é cult, não retro, e essa aura cult dele acabou sendo um pouco confundida com console retro.
Quanto ao GBA, esse não é retro nem ferrando, até esse ano recebeu lançamentos e, se não me engano, ainda tem alguns poucos lançamentos agendados para o ano que vem, mesmo que a grande maioria dos jogos do GBA tenham gráficos que lembrem a geração 16 bits.
Trezoitao38
29/12/2006, 08:34
Eu não penso que pode ser retro, se fosse o ISS teria o campo em forma de paralelepipedo, no entanto lembra bastate os WEs atuais para outros consoles.
edineilopes
29/12/2006, 11:44
Também para ser retrô depende do contexto, do espaço que ainda tenha no Mercado. Não depende apenas de limitações do hardware do console.
Também para ser retrô depende do contexto, do espaço que ainda tenha no Mercado. Não depende apenas de limitações do hardware do console.
éh por isso ki eu achei ki o gba jah tava morto, por causa do espaço ki ele tem no mercado agora
More One User
29/12/2006, 13:34
Ainda vão sair jogos para ele, portanto não é retro.
Pelo menos na minha concepção.
edineilopes
29/12/2006, 14:32
éh por isso ki eu achei ki o gba jah tava morto, por causa do espaço ki ele tem no mercado agoraA pergunta procede. O GBA é um caso atípico, difícil de definir. É complicado afirmar se sim ou se não, há argumentos pros dois lados.
pois éh kra!! quando veio o PSP, veio o DS, e a nintendo sabia ki o GBA num podia com o PSP, achu ki éh por isso ki tem o DS, sóh achu ki quando lançaram o GBA micro pra tapar o buraco ki fizeram na E3 do ano passado...
ano ki vem tbm vai atualizar esse ano aih néh?? tp, sóh entra retrô aki apartir de 99, mas ano ki vem vai ser 2000????
DustinNova
29/12/2006, 17:10
Gente,acorda, o gba acabou de receber Final Fantasy 5.
Olha, quer saber o que é retro? Acesse a RETROSPACE.
Eles foram felizes demais naquelas matérias.
O dream pra mim é um retro-CULT.
Não existe um videogame mais amado que ele, pois junto a aura dele há a sensação de injustiça, a frustração etc....
Dream rula, o meu tá aqui.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.