PDA

Ver Versão Completa : Review - RahXephon

MaxPower
03/01/2007, 18:43
Aproveitando o tópico do indíce de animes, estarei contribuindo com meus reviews também ;D .

RahXephon (ラーゼフォン)

- 26 eps
- Ano: 2002
- Diretor: Yutaka Izubuchi

http://img58.imageshack.us/img58/2630/capayn9.jpg

É inevitável se fazer um resumo dos primeiros acontecimentos da série para situar o leitor no contexto do anime.

Kamina Ayato é um estudante que mora com sua mãe, sempre ocupada com o trabalho e ausente. Ele é um exímio pintor, e recém terminou de pintar um quadro de uma figura que lhe parece estranhamente familiar: uma garota de costas sobre uma colina com o vento batendo em seu vestido amarelo. A caminho da escola com seus colegas, uma explosão descarrila o metrô. Saindo para buscar ajuda, ele encontra a cidade em guerra. Atraído por uma voz que canta, ele vai até ela e se depara com uma visão estarrecedora: a mesma figura do seu quadro, e é a garota quem está cantando. Estranhamente ele parece logo se familiarizar com ela. Ele sabe seu nome, Mishima Reika, é como se já a conhecesse há muito tempo, como se ela fosse sua colega. Ao mesmo tempo, estranhas criaturas começam a surgir pela cidade, elas destroem tudo com seu canto sinistro. A garota guia Ayato até uma estação de metrô, mas some repentinamente quando ele é abordado por dois homens que dizem ser do governo e o estão levando sob custódia. Uma mulher misteriosa surge do nada para o ajudar e nocauteia os dois homens. Durante a luta o sangue de um dos homens espirra em Ayato, que percebe que o sangue é azul. Mishima aparece e os dois tomam o metrô para uma câmara subterrânea, um lugar totalmente surreal, com um céu azulado em pleno subterrâneo e um grande ovo negro que paira no centro de uma estrutura de pedra. Mishima começa a cantar e Ayato começa a passar mal enquanto ouve uma voz dentro de sua cabeça que lhe manda "despertar". Um gigante nasce do ovo, é RahXephon, e Ayato é o escolhido para pilotá-lo. A partir daí, muita coisa está por rolar, e Ayato descobrirá o porque de algumas pessoas terem sangue azul, o que são os Orins e por que ele é um, qual o objetivo da organização TERRA, o que aconteceu com Tóquio e com o mundo há anos atrás, o que sua mãe esteve lhe escondendo, quem é Mishima, a misteriosa garota de seus retratos (e essa revelação é uma das mais compensadoras do anime) e muitos personagens fantásticos cruzarão seu caminho.

Embora sendo mais um anime de mechas, e injustamente chamado de "clone mal feito de Evangelion", RahXephon possui um grande diferencial que é a densidade e qualidade de seu enredo, a complexidade bem trabalhada de seus personagens, e, principalmente, sua arte, com seus carros, criaturas, roupas, paisagens, edifícios... simplesmente divina.

RahXephon de fato é parecido com Evangelion em vários quesitos, mas eu o considero um anime superior, pois consegue ser mais interessante, mais consistente e mais maduro do início ao fim.

Um dos pontos mais altos do anime são seus personagens, difíceis de não se apaixonar por eles, ainda mais por serem os personagens mais bonitos que já vi em um anime. Eles são um show à parte, pois todos, por mais secundários que sejam, possuem um estilo próprio e personalidade bem definidos e únicos. Mishima, com seu cabelo e vestido esvoaçantes, é a personagem feminina mais bonita que já vi. Todos agem com naturalidade e o autor consegue passar bastante realismo e emoção sem criar situações piegas e chatas, criando uma identificação muito forte.

A trilha sonora é outro ponto alto. Variando entre jazz e músicas orquestradas, consegue transmitir melancolia e empolgação de maneira fantástica. É quase como se existisse uma música única para cada momento do anime, embora elas se repitam durante a série.

Envolvendo mitologia maia, histórias de uma civilização perdida chamada MU do escritor James Churchward, organizações secretas e planos parecidos com o Projeto de Complementação Humana de Evangelion, a história de RahXephon é de grande complexidade, e pode ser um problema para aqueles que não são muito chegados em queimar uns neurônios. Assistir à série mais de uma vez é essencial para entender toda sua mensagem, e até ler alguns artigos e estudos se faz necessário. Mas o autor não se perde em sua meta, sabe exatamente onde quer chegar com a história, e consegue levar o espectador para o final com total sucesso (e que final).

Assistir a RahXephon é algo recompensador para quem tem uma mente aberta e gosta de histórias diferentes, bem contadas e bastante fantasiosas. Sem dúvida um título obrigatório para o amante de animes.

http://img58.imageshack.us/img58/8109/rahxephonyl7.jpg

Maiscredoo
03/01/2007, 19:13
estilo evangelion?? bah, vo catar!

king_hyperdyo
03/01/2007, 19:18
Adicionado no tópico de Shonen :D, excelente Review ;)

AYSJr
03/01/2007, 19:22
Po parece legal.Assim que livrar meu HD eu vo ir atrás dele, seu review me animou. :D

ps.:ó dúvida....Colocar reviews no índice ou centralizar tudo nos tópicos shonen e shoujo?

Wolfwood
03/01/2007, 19:27
Acho que seria legal colocar os reviews no indice, igual lá no retrospace, com nome do autor e tudo mais, fica bem legal...

metalwarlike
03/01/2007, 19:44
Ótima review. Parabéns!

Realmente, na parte técnica o Anime se destaca. E numa análise mais acurada, não, não tem nada a ver com Evangelion.

Primeiro, tratam-se de dois estilos completamente diferentes de narração. RahXephon é direto e não tão misterioso quanto EVA, apesar de ser intrigante e ter um ótimo roteiro. Sinceramente, excluindo os dois personagens principais, achei a rapaziada do EVA muito mais humana do que RX, isto é, no primeiro, seus sentimentos e ações eram confusos, suas ambições sempre mostravam-se escondidas e suas emoções freqüentemente entravam em conflito. Em RX, há uma visão mais "heróica" do que "humana". Pelo menos é o que senti enquanto assistia.

Ainda assim, acho o enredo de EVA mais complexo e interessante que RX. Só não entendi o que você quis dizer com essa parte do "maduro". Acho que EVA passa essa "imaturidade" (se é que entendi) exatamente por colocar adolescentes completamente cheio de dúvidas e nos transporta ao mundo destes, de modo que nada do que vimos no decorrer da série seja realmente a visão de um adulto.

Mas sou suspeito para falar. Para mim, RahXephon é 10 e EVA é 11.

Zeorymer
03/01/2007, 20:20
Da hora vou catar tb..... Eva é legal.... massa seu Review...

kenziner
03/01/2007, 21:07
Estou para pegar esse anime faz um tempo. Está na minha lista.

king_hyperdyo
03/01/2007, 21:09
Alias eu tenho esse anime faz tempo e nunca me animei em ver , que sabe depois de Rama eu veja, já que é curtinho mesmo :D

Σ ~SiGmA~ Σ
03/01/2007, 23:25
Eu baixei o primeiro episódio a vários anos atrás. Tinha gostado bastante, mas acho q foi por problemas de falta de espaço no hd q eu acabei não baixando mais. Realmente, o anime é muito bonito artisticamente (a história eu não sei, mas lembro q fiquei com aquele sentimento de "eu quero mais").
A primeira vez q eu escutei a música de encerramento - Yume no Tamago - fiquei atordoado. Muito bonita.

marcelo01
03/01/2007, 23:33
Tô baixando agora, ele já é o próximo da minha lista. :)

MaxPower
04/01/2007, 08:04
Ótima review. Parabéns!

Realmente, na parte técnica o Anime se destaca. E numa análise mais acurada, não, não tem nada a ver com Evangelion.

Primeiro, tratam-se de dois estilos completamente diferentes de narração. RahXephon é direto e não tão misterioso quanto EVA, apesar de ser intrigante e ter um ótimo roteiro. Sinceramente, excluindo os dois personagens principais, achei a rapaziada do EVA muito mais humana do que RX, isto é, no primeiro, seus sentimentos e ações eram confusos, suas ambições sempre mostravam-se escondidas e suas emoções freqüentemente entravam em conflito. Em RX, há uma visão mais "heróica" do que "humana". Pelo menos é o que senti enquanto assistia.

Ainda assim, acho o enredo de EVA mais complexo e interessante que RX. Só não entendi o que você quis dizer com essa parte do "maduro". Acho que EVA passa essa "imaturidade" (se é que entendi) exatamente por colocar adolescentes completamente cheio de dúvidas e nos transporta ao mundo destes, de modo que nada do que vimos no decorrer da série seja realmente a visão de um adulto.

Mas sou suspeito para falar. Para mim, RahXephon é 10 e EVA é 11.

Pois é, a parte em que acho Eva e RahXephon se assemelham é somente quanto a trama central, que tem lá seus diversos pontos em comum. E a parte do "maduro" é quanto ao desenvolvimento da história, até mesmo por parte do autor. Assistindo EVA me dá a impressão de que o Hideaki Anno não tinha lá tanta certeza de onde queria chegar com a história, a dizer pela subta mudança de estilo a partir da metade do anime, e o final que, apesar de eu considerar a melhor e mais interessante parte, é bastante brusco e mal programado, o que eu penso ser uma imaturidade até mesmo do estudio Gainax, que adora fazer isso com seus animes, o que não aconteceu com RahXephon e o estúdio Bones, cujo trabalho admiro demais, e considero o trabalho do Yutaka Izubuchi muito mais "pé no chão", mais centrado e planejado. Por isso o "mais maduro". E também a primeira metade de EVA passa uma impressão de anime mais para a "gurisada", cheio de fanservices e comédias. RahXephon me parece um anime mais... como dizer... difícil da "gurisada" gostar logo de cara... não sei se deu para entender.

E VLW ae pelo feedback pessoal, em breve estarei postando mais alguns reviews que tenho aqui e que quero fazer. Continuem postando aki \o/\o/\o/

metalwarlike
04/01/2007, 09:06
Pois é, a parte em que acho Eva e RahXephon se assemelham é somente quanto a trama central, que tem lá seus diversos pontos em comum. E a parte do "maduro" é quanto ao desenvolvimento da história, até mesmo por parte do autor. Assistindo EVA me dá a impressão de que o Hideaki Anno não tinha lá tanta certeza de onde queria chegar com a história, a dizer pela subta mudança de estilo a partir da metade do anime, e o final que, apesar de eu considerar a melhor e mais interessante parte, é bastante brusco e mal programado, o que eu penso ser uma imaturidade até mesmo do estudio Gainax, que adora fazer isso com seus animes, o que não aconteceu com RahXephon e o estúdio Bones, cujo trabalho admiro demais, e considero o trabalho do Yutaka Izubuchi muito mais "pé no chão", mais centrado e planejado. Por isso o "mais maduro". E também a primeira metade de EVA passa uma impressão de anime mais para a "gurisada", cheio de fanservices e comédias. RahXephon me parece um anime mais... como dizer... difícil da "gurisada" gostar logo de cara... não sei se deu para entender.

E VLW ae pelo feedback pessoal, em breve estarei postando mais alguns reviews que tenho aqui e que quero fazer. Continuem postando aki \o/\o/\o/

Agora entendi o que quer dizer. Só não sei se é intenção da GAINAX PARECER imatura ou se eles realmente não tem planejamento suficiente para produzir um Anime. A meu ver, eu acho que é a mensagem de imaturidade que define EVA: imaturidade não só das crianças protagonistas mas do mundo como um todo por não saber como se portar diante do poder de Deus. É uma questão de gosto, esse tipo de visão me agrada mais pois as conclusões vêm de você mesmo e não são impostas pelo autor. Eu sempre gosto de colocar EVA e Metal Gear lado a lado. Para mim, os dois deixam buracos com informação suficiente para nós mesmos preenche-los, do jeito que nos convir. EVA passa a sensação de não ter uma estrutura definida, enquanto que RX passa, desde o primeiro capítulo, aquele sentimento de que tudo acabará bem e com explicações. Como eu disse, gosto dos dois.

Faz uma review do Serial Experimental Lain que é ótimo para discutir também! [kfumando]

okita
04/01/2007, 11:25
Já falei isso a seculos atras mas falarei de novo hehe, acho Rah bem melhor que EVA ...

MaxPower
04/01/2007, 12:46
Já falei isso a seculos atras mas falarei de novo hehe, acho Rah bem melhor que EVA ...

Concordo, mas é que existe primeiro todo um processo de aceitação, pelo qual todos passamos. Temos que tirar EVA do patamar, aos poucos, e colocar RahXephon. É demorado, e é difícil, mas cedo ou tarde conseguimos hehehehe :p

Maiscredoo
04/01/2007, 13:26
eu ainda nao vi Rah, mas acho dificil q seja melhor q eva...

eu particularmente achei EVA fantastico, começa bobo e da metade pro fim torna-se algo extremamente complexo e profundo...pode ser q isso nao fique claro assistindo apenas uma ves mal assistida, mas tudo, tudo se encaixa e fas sentido. Claro q a serie fica mediana se vc considerar o final feito para a TV, mas o final movie é exelente, nao havia desfecho melhor pra serie do que aquele..

Eva nao consiste apenas na concepçao de kabhalla e do sistema sephroticum, é muito mais q isso. Qualquer linha de pensamento q vc tiver sobre Deus, humanidade, universo, pode ser usada para preencher o que a serie e o final nao deixaram claros. E isso é genial, na minha opiniao.

metalwarlike
04/01/2007, 13:38
Concordo, mas é que existe primeiro todo um processo de aceitação, pelo qual todos passamos. Temos que tirar EVA do patamar, aos poucos, e colocar RahXephon. É demorado, e é difícil, mas cedo ou tarde conseguimos hehehehe :p

Que patamar? Eva chegou lá porque é bom. E é questão de gosto. EVA me deu vontade de assistir várias vezes. RX não. E bater o movie do EVA é algo meio fora de questão. Aliás, por que um tem que ser melhor que o outro? O que importa é que os dois são bons.

BigJ
04/01/2007, 14:56
Rah-Xephon é muito foda. Muitos podem dizer que não passa de um clone de Evangelion ou que é muito "deprê", mas a série tem personalidade própria e o clima sombrio é muito bem trabalhado. Revi a série dia desses, mas ainda tenho algumas dúvidas:

Pergunta SPOILER
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
1) Afinal de contas, qual era o objetivo "oficial" da Missão Overlord, que rola logo no primeiro capítulo do anime? Sei que o objetivo "real" era sequestrar Ayato e, por tabela, o Rah-Xephon, mas qual era a "desculpa" oficial para o ataque? Testar o Sistema TDD?

2) Sei que a memória do Ayato foi embaralhada em 2012, durante a "invasão" Murian, mas porque ele se lembrava de ter conhecido uma "Reika" Mishima, ao invés de Haruka Mishima?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fim das perguntas SPOILER.

MaxPower
04/01/2007, 15:42
Que patamar? Eva chegou lá porque é bom. E é questão de gosto. EVA me deu vontade de assistir várias vezes. RX não. E bater o movie do EVA é algo meio fora de questão. Aliás, por que um tem que ser melhor que o outro? O que importa é que os dois são bons.

Eu tava brincando :p
Eva é Eva, é excelente, é clássico. RahXephon é RahXephon, é excelente também. Ponto final. Não vamos usar o tópico para ficar só comparando os dois. ;)

MaxPower
04/01/2007, 15:55
Pergunta SPOILER
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
1) Afinal de contas, qual era o objetivo "oficial" da Missão Overlord, que rola logo no primeiro capítulo do anime? Sei que o objetivo "real" era sequestrar Ayato e, por tabela, o Rah-Xephon, mas qual era a "desculpa" oficial para o ataque? Testar o Sistema TDD?

Você diz por parte do TERRA? Acho que o motivo era exatamente capturar o RahXephon. Tanto que o Lilia Litvak (sei lá como se escreve) já estava preparado para carregá-lo, e se não me enganam todos falam sobre a "carga".

2) Sei que a memória do Ayato foi embaralhada em 2012, durante a "invasão" Murian, mas porque ele se lembrava de ter conhecido uma "Reika" Mishima, ao invés de Haruka Mishima?
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Fim das perguntas SPOILER.

Isso era manipulado por RahXephon, já que a Reika era uma manisfestação de sua alma, ou algo do tipo, e ela manipulava a todos para os seus propósitos. Acho que não convinha que o Ayato se lembrasse da Haruka, e RahXephon utilizava sua imagem como um apelo às memórias de Ayato, tipo para instigar sua curiosidade e fazer com que ele a seguisse.

BigJ
04/01/2007, 16:13
Mas aquelas caças conseguiriam carregar um robô daquele tamanho?? Eles nem decolam verticalmente... Só sei que a Maya já esperava por isso, tanto que manda agentes para proteger Ayato durante a Missão Overlord.

Sobre Reika / Haruka, sei que a intenção de Ishitori (a Deusa que guia os Xephons) era lembrar ao Ayato de que ele amava alguém, mas não conseguia ligar o nome a pessoa. Pelo que entendi, pra Ishitori era mais importante o sentimento "atemporal" (ou transcendental), digamos assim.

Se ela usasse o nome Haruka, além de matar de cara a grande charada do anime, provavelmente Ayato seria "reprovado" do cargo de Orin.

MaxPower
04/01/2007, 16:35
Não foram os caças, foi o navio.

okita
04/01/2007, 18:16
Respeito a opnião de quem prefere EVA, só que não muda o fato de que acho Rah melhor que EVA, ja li muito sobre Cabala , Sephroths e afins relacionados aos Manuscritos do Mar Morto etc e continuo achando EVA apenas bom, o conjunto de Rah pra mim é superior,

A primeira vez que assisti EVA foi do falecido BAC através de fitas de video ...
(deve fazer uns dez anos , ao contrario de muitos que só vieram a conhecer mais recentemente) e não assisti só uma vez assisti varias lol ...

BigJ
06/01/2007, 00:02
Não foram os caças, foi o navio.

Mas como é que o navio iria atravessar o "Fenômeno Jupíter"? Uma das personagens (a Haruka, acho) comenta que havia um gasto absurdo de energia apenas para gerar o campo das aeronaves...

MAS, estava matutando sobre a Missão Overlord e acho que o objetivo oficial dela era mesmo “seqüestrar” Ayato desde o príncipio. A TERRA sabia, graças a Quon (que não estava presente nesta missão à toa), que Ayato estava “pronto” para pilotar o Rah-Xephon. E o robô iria atrás dele, mesmo que fosse fora de Tóquio Júpiter. Ou seja, estava tudo “previsto”.

Uma dúvida que lembrei agora: os pilotos dos Vermillions pretos eram clones de Ishiiki (o “Cobra Branca”)?

TheBombBR
07/09/2008, 02:07
Pessoal, uma dúvida: devo assistir depois da série, primeiro filme ou o OVA?

ps: Onde consigo esse OVA? Não acho em lugar nenhum!

cheralhoo
07/09/2008, 13:51
tem um traço bem bonito

matroska
07/09/2008, 21:49
Raxephon tem alguns pontos em comum com eva, mas se tratam de animes bem diferentes.

Curti mais Raxephon do que Eva. Asisti eva faz uns 10 anos(revi outras vezes).

O que eu mais gostei de Rxephon é a forma que seu enedo é conduzido, da mesma forma e do mesmo ritimo do começo ao fim. Eva muda seu estilo a partir da metade da série.

Mas o que mais gostei em Raxephon foram os personagens achei eles muito mais naturais e menos forçado do que os de Eva.
Kamina o protagonista é um persoangem que gostei muito mais se comparado com Shinji. O mesmo com Mishima perto da Asuka.

TheBombBR
08/09/2008, 02:03
Pessoal, uma dúvida: devo assistir depois da série, primeiro filme ou o OVA?

ps: Onde consigo esse OVA? Não acho em lugar nenhum!

Ninguém?

.Matheus
08/09/2008, 03:41
Ja vi essa série, é muito boa mas infelizmente muitos fazem comparação com o Eva dizendo ser uma "cópia lixo" mas pessoalmente não acho isso, cada um tem sua característica que o torna fantásticos.
Não gosto de criticar o RahXephon mas Eva assisti 2vezes, por ser muito legal e sem contar o filme, mas o RX, apesar de ter achado muito legal, não. aliás, o eva é o único anime que já reprisei.