Ver Versão Completa : Especial:Playtonic,a empresa que apoio a Nintendo,mas teve um fim tragico.
Rodrigo dsf
05/01/2007, 19:34
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace (http://200.226.134.157/showthread.php?t=42042). Conheça-o!
http://img296.imageshack.us/img296/7577/x2especiaisrr6my5.png
O tópico é bem curto,mas tem uns videos do trabalho que ela fez aqui no Brasil.
A idéia de inserir oficialmente a Nintendo no Brasil partiu tanto da Gradiente/Estrela quanto da Nintendo. Por um lado, a Gradiente/Estrela poderia expandir seus negócios com a Playtronic. Pelo outro lado, a Nintendo estaria oficialmente representada no Brasil e poderia executar seus planos também no país do Carnaval.
Num país como este, as vendas de consoles/cartuchos de video-game eram consideradas bem altas. No ano de 1991, o Brasil chegou a movimentar cerca de 100 milhões de dólares com a indústria do video-game. Visto que o mercado só tendia a crescer, a oficialização da Nintendo no Brasil não era, de forma alguma, uma má idéia.
De 1993 a 1996, a Playtronic colocou no mercado o NES, o portátil Game Boy, o SNES e o Virtual Boy. Em 1996, por algum motivo, a Estrela abandou a empresa, que passou a se chamar então Gradiente Entertainment Ltda. Até dezembro de 2000 as vendas combinadas totalizaram 2 milhões de hardwares e 2,5 milhões de softwares. Isto significa que o mercado de games no Brasil agitou R$200 milhões com a Nintendo.
Contudo, no início de 2003, a Gradiente deixou de fabricar e comercializar, por sua própria opção, a linha de video-games no país, encerrando a parceria com a Nintendo no Brasil. Segundo a Gradiente, a decisão decorreu, entre outros fatores, da expressiva alta da taxa de câmbio do dólar desde 1998, da redução da renda média da população e do alto índice de pirataria dos produtos desta linha, os quais contribuíram para limitar o potencial de crescimento desta categoria e reduzir significativamente a rentabilidade deste negócio para a Gradiente nos últimos anos.
Vejam alguns dos seus trabalhos.
Comercial Nintendo Playtronic Brasil
hmVPIsTDrbQ
O cão chupando manga.
ygU73g74L0o
Comercial do GB.
PAW0VRqsXZM
Outro comercial do GB.
mHMXo_rtnDc
Comercial do DK3.
xUNRZz6tvKg
Comercial do SNES.
NArNH984oDU
Comercial do Mario Kart 64.
-irpgVRA2oQ
Comercial do 007
http://www.youtube.com/watch?v=uG0j2BOZdtU
Comercial do Zelda OOT,acho que é esse,eu lembro da musica.
u64cXrv_h7g&eurl=
Infelizmente as chances de ver isso de novo são nulas.Mais esperamos por um milagre.
Se alguem encontra outros videos das propagandas por favor postem.Lembro que tinha do Star Fox 64 e uma do N64 onde passava um trem e os vagões eram telões que mostravam os jogos.
UNABOMBER
05/01/2007, 20:13
Bom tópico, Rodrigo. [:king]
Particularmente, e infelizmente, a parceria da Gradiente e Estrela para sustentarem a Nintendo aqui no Brasil era MUITO promissora (teoricamente, até mais que a própria Tectoy) mas foi também o famoso 'fogo de palha' (começou arregaçando, mas perdeu ritmo e durou pouco). Um exemplo claro são os próprios comerciais: a maioria eu vi, mas TODOS na MTV, especialmente o do 007 e do Zelda (não lembro de ter visto nenhum em TV aberta, em horários comuns).
Uma pena, pois essa parceria tinha potencial. No entanto, até dá pra entender o 'desânimo' dos caras: disparada do dólar em 1998 (me lembro disso como se fosse ontem) e pirataria já correndo solta... Nessa horas, percebo que a Playtronic não foi lá tão 'medrosa' em desistir do nosso mercado, mas sim a Tectoy que foi realmente 'corajosa' em continuar de pé... [kfumando]
Fazer o que... [kfecha]
Quanto as propagandas, eu achei a maioria legal, mas também um pouco bobas (será que estou ficando velho? Tsic tsic). Pra falar a verdade, acho que o tipo de propaganda de game ideal é aquela clássica paródia do comercial Tekken Tag Tournament: algo rápido e bem despretensioso (sem a garotada chata e os adultos com jeitão 'descolado').
Bem... pelo menos não era igual esse aqui do NES, lá pelos idos da década de 80:
tuHOCyJWFDE
'Rap do Zelda' :lol :lol :lol
Valeu! http://img201.imageshack.us/img201/5161/x1cv2.gif
Kid Ying
05/01/2007, 20:23
A Playtronic era uma droga, na boa. Tec Toy pisava feio nela. Os jogos não eram baratos e essas campanhas de marketing eram fracas, eu só vi as propagandas na tv a cabo, da Tec Toy vivia passando na tv aberta, até hoje lembro da propaganda do minigame do Mortal Kombat, passando de mão em mão numa escola, depois de ver aquilo enchi muito o saco do meu pai pra comprar, hehe, custava absurdos 20 reais. Bons tempos...
Alguns comerciais achei tosco,muito forçados,mas o tópico é bom para gerar boas discussões.Outro exemplo da decadência da Gradiente é o Gamecube,que chegou a ser lançado no Brasil,mas não vingou.
EDIT: O comercial de Zelda não é esse.Se fosse,seria em português
edineilopes
05/01/2007, 20:28
Beleza de tópico, Rodrigo!:kongpositivo:
Foi uma pena a Playtronic não ter sido um pouco mais perseverante (ou competente, sei lá). O mercado brasileiro não deve ser muito lucrativo, infelizmente. Muitos impostos tornam o produto legalizado caro, a renda é baixa e a pirataria é muito difundida.
Foi divertido ver as propagandas. A do Cão chupando manga, sinceramente, foi a única que curti de verdade. Divertida, apesar do humor meio forçado. Ela e a do gameboy cheguei a assistir na Globo. As outras conheci agora.
Bem... pelo menos não era igual esse aqui do NES, lá pelos idos da década de 80:
Argh! Deixa eu assistir a uns videos do Seagata para superar o trauma de ter assistido a esse vídeo escabroso!:lol
Rodrigo dsf
05/01/2007, 20:30
Realmente a playtronic não teve um mesmo potencial da Tec Toy por isso não teve muito sucesso.
E destes comerciais o mais legalzinho mesmo é do Snes o resto é bem fraquinho.
Beleza de tópico, Rodrigo!:kongpositivo:
Foi uma pena a Playtronic não ter sido um pouco mais perseverante (ou competente, sei lá). O mercado brasileiro não deve ser muito lucrativo, infelizmente. Muitos impostos tornam o produto legalizado caro, a renda é baixa e a pirataria é muito difundida.
Foi divertido ver as propagandas. A do Cão chupando manga, sinceramente, foi a única que curti de verdade. Divertida, apesar do humor meio forçado. Ela e a do gameboy cheguei a assistir na Globo. As outras conheci agora.
Pirataria e imposto é dose.Por isso essas empresas nunca vem pra cá.No caso da Mic com o 360 tenho que tira o chapeu,pois é muita coragem a dela fazer isso.Só espero que não seja uma gradiente e faça o mesmo que fez com o GC.
edineilopes
05/01/2007, 20:46
No caso da Mic com o 360 tenho que tira o chapeu,pois é muita coragem a dela fazer isso.Só espero que não seja uma gradiente e faça o mesmo que fez com o GC.Ela tem bastante força para suportar um início ruim. Só que está com preços meio salgados demais, ainda. Não está fácil optar pelo produto brasileiro.
UNABOMBER
05/01/2007, 20:56
Argh! Deixa eu assistir a uns videos do Seagata para superar o trauma de ter assistido a esse vídeo escabroso! :lol
Ow loko, Edinei...
O rapzinho do Zelda é 'sinistro'... :lol :-D :lol :-D
Os comerciais de games no Brasil só irão funcionar quando a representante fizer um 'combo de comerciais' no estilo do Segata, ou seja: com um personagem carismático e extremamente nonsense! Particularmente, eu voto no cantor Falcão como candidato a 'Segata brasileiro' para os jogos do 360:
http://img465.imageshack.us/img465/8842/falcao2xd3.jpg
Falcão
Vai vender como água! :lol [kfumando] :lol [kfumando]
Ela tem bastante força para suportar um início ruim. Só que está com preços meio salgados demais, ainda. Não está fácil optar pelo produto brasileiro.
Com certeza, cara.
Temos que lembrar que, apesar de ser um suporte, não deixa de ser uma filial desse colosso chamado Micro$oft (que todos sabem, tem o cheat de 'dinheiro infinito'). Mesmo que o 360 afundem por aqui (o que é bem provável, com esses preços), o dano será irrisório.
Kid Ying
05/01/2007, 21:47
Pirataria e imposto é dose.Por isso essas empresas nunca vem pra cá.No caso da Mic com o 360 tenho que tira o chapeu,pois é muita coragem a dela fazer isso.Só espero que não seja uma gradiente e faça o mesmo que fez com o GC.
E ela já não tá fazendo? Quer dizer, só não largou o X360, mas jogos caros e console abusivo já tão aí, hehe. Eu sei que muita gente vem com esse papo de impostos, lucro de fulano e sicrano, mas isso não muda o fato de que tá caro e no final, é isso que importa pra mim.
$delúbio$
06/01/2007, 14:33
Os comerciais de games no Brasil só irão funcionar quando a representante fizer um 'combo de comerciais' no estilo do Segata, ou seja: com um personagem carismático e extremamente nonsense! Particularmente, eu voto no cantor Falcão como candidato a 'Segata brasileiro' para os jogos do 360:
Vai vender como água!
A Microsoft Brasil deveria contratar o Alexandre Frota para fazer comerciais do Gears of War; o Lázaro Ramos caracterizado como Foguinho para fazer o comercial do Saints Row; o Dunga e alguns jogadores de destaque (sem Ronaldinhos, Cafus e Robertos Carlos please) para promover o Winning Eleven; o Cacá Bueno, corredor da Stock e filho do Galvão, para promover Forza; a Xuxa e a Xaxa para o Viva Piñata; a Sabrina e a Mulher Samambaia do Pânico para promover o Rumble Roses XX; e o Zé do Caixão para o Dead Raising (a meia noite vou comer teu cadáver) etc
UNABOMBER
06/01/2007, 14:41
A Microsoft Brasil deveria contratar o Alexandre Frota para fazer comerciais do Gears of War, o Lázaro Ramos caracterizado como Foguinho para fazer o comercial do Saints Row, o Dunga e alguns jogadores bons que atuam no futebol nacional (sem Ronaldinhos, Cafus e Robertos Carlos please) para promover o Winning Eleven e o ProEvolution Soccer, o filho do Galvão para promover o Forza e o PGR:D ...
Hah! :lol
Ótima idéia, cara. Todos os convidados seriam relacionados ao game em questão. Seria demais! :-D
Falando nisso, eles poderiam chamar alguém influente como você - o próprio Delúbio - pra fazer uma propaganda de algum jogo de estratégia. Nele, você faria um cheat de 'recur$o$ infinito$' e detonaria seus oponentes!
AHUAHUAHUAHUAHU! :-D [kfumando] :-D [kfumando]
Valeu! http://img201.imageshack.us/img201/5161/x1cv2.gif
B - Mark
06/01/2007, 23:32
A Microsoft Brasil deveria contratar o Alexandre Frota para fazer comerciais do Gears of War; o Lázaro Ramos caracterizado como Foguinho para fazer o comercial do Saints Row; o Dunga e alguns jogadores de destaque (sem Ronaldinhos, Cafus e Robertos Carlos please) para promover o Winning Eleven; o Cacá Bueno, corredor da Stock e filho do Galvão, para promover Forza; a Xuxa e a Xaxa para o Viva Piñata; a Sabrina e a Mulher Samambaia do Pânico para promover o Rumble Roses XX; e o Zé do Caixão para o Dead Raising (a meia noite vou comer teu cadáver) etc
Outra pessoas que deveriam ser contratadas para fazer comerciais de jogos do XBox 360:
- Sabrina Sato
- Danielle Winnits
- Juliana Paes
- Karina Bacchi
Os jogos:
- Dead or Alive 4
- Dead or Alive XTreme 2
- Rumble Roses XX
Também seria legal contratar o Nélson Piquet, o Ingo Hoffman e o Chico Serra para fazerem propaganda do Forza Motorsport.
E também chamar o Barrichello e o Felipe Massa para fazer a propaganda de algum jogo de Fórmula 1.
Wolfwood
06/01/2007, 23:53
Belo topico!! Parabéns!! Muito legal poder rever essas propagandas!! Eu lembrei de todas elas... tô ficando velho :D
segacrazy
07/01/2007, 00:12
É, a TecToy dava um banho em competência, nem se compara. Lembro desses comerciais, eram bem bacanas, parabéns pelo tópico. Falando nisso, não sei se a Playtronic tinha por exemplo o SEGA Club, quem se lembra? Tinha até carteirinha de sócio hehehe um dia eu posto uma foto dela aqui.
Maximu's
07/01/2007, 09:33
Podiam pegar a Juliana Paes e fazer propaganda da Playboy Mansion :D.
Σ ~SiGmA~ Σ
07/01/2007, 12:12
Acho q quando pequeno eu nem ligava muito pra empresa q distribuia, só para a empresa q criou o vg, então eu não lembro muito dessa Playtronic (obs: eu lembro da Tec Toy =p). Lembro mais quando ficou só Gradiente.
PS: Não pude ver nenhum video! Acho q bloquearam o youtube aqui. :-(
Muito legal os comerciais. Tem alguns aí, como os de Game Boy, que eu não conhecia. E foi bom rever outros, como o dos chimpanzés :-D
Em relação a Playtronic, eu nunca entendi como uma associação entre a maior distribuidora nacional de brinquedos (Estrela) e uma das principais empresas do ramo de aparelhos eletrônicos (Gradiente) pôde dar errado. A Tec Toy, que era uma ilustre desconhecida até o lançamento do Master System, representou muito melhor a SEGA do que a Playtronic representou a Nintendo.
UNABOMBER
09/01/2007, 23:36
Muito legal os comerciais. Tem alguns aí, como os de Game Boy, que eu não conhecia. E foi bom rever outros, como o dos chimpanzés :-D
Em relação a Playtronic, eu nunca entendi como uma associação entre a maior distribuidora nacional de brinquedos (Estrela) e uma das principais empresas do ramo de aparelhos eletrônicos (Gradiente) pôde dar errado. A Tec Toy, que era uma ilustre desconhecida até o lançamento do Master System, representou muito melhor a SEGA do que a Playtronic representou a Nintendo.
Definitivamente, também não dá pra entender, Grandpa... [kfecha]
Particularmente, usarei uma frase do meu pai: 'Serviço porco, meu filho... Só isso...' [kfumando] '
Fareday_
10/01/2007, 00:07
Ow loko, Edinei...
O rapzinho do Zelda é 'sinistro'... :lol :-D :lol :-D
http://img465.imageshack.us/img465/8842/falcao2xd3.jpg
Falcão
Vai vender como água! :lol [kfumando] :lol [kfumando]
Com certeza, cara.
Temos que lembrar que, apesar de ser um suporte, não deixa de ser uma filial desse colosso chamado Micro$oft (que todos sabem, tem o cheat de 'dinheiro infinito'). Mesmo que o 360 afundem por aqui (o que é bem provável, com esses preços), o dano será irrisório.
se fizessem isso eu comprava todos os jogos ew um XBOX 360!! :kongpositivo:
Podiam pegar a Juliana Paes e fazer propaganda da Playboy Mansion :D.
se fizessem isso eu comprava todos os jogos ew comia meu XBOX 360!! :kongpositivo: :rox [kviraolho]
[kviraolho] [kviraolho]
Rodrigo dsf
10/01/2007, 00:13
Definitivamente, também não dá pra entender, Grandpa... [kfecha]
Particularmente, usarei uma frase do meu pai: 'Serviço porco, meu filho... Só isso...' [kfumando] '
Bom,serviço porco ela pode ter feito.Posso estar enganado mas não devemos nega que ela deu uma força pra Nintendo ser conhecida no Brasil.
UNABOMBER
10/01/2007, 00:21
Bom,serviço porco ela pode ter feito.Posso estar enganado mas não devemos nega que ela deu uma força pra Nintendo ser conhecida no Brasil.
Com certeza, cara.
Como retrogamer, eu diria serviço 'porco'; mas como jogador casual e mais novo (que não pegou essa época), com certeza eu diria serviço 'mediano'. Mesmo assim, vemos os cartuchos de SNES e N64 brotarem em árvore por aqui por causa dela (o ML não deixa mentir mesmo...). A questão maior que fica aqui é o 'real nível de impulsão' que ela, a Playtronic, poderia ter fornecido para a Nintendo se firmar aqui dentro (ainda mais se comparada com Tectoy). Foi mais nesse sentido...
P.S: falando nisso, acho que vou comprar umas revistas no sebo amanhã... :D
Pablo Rozados
10/01/2007, 00:23
Posso dar meus dois pitacos sem levar pedrada?
Ai vai. DETESTO a playtronic assim como a Gradiente. Por que?
Porque eles não fizeram o que a tec toy fez a vida toda. Lançamentos tardios, videogames atrasadissimos e outros lançamentos idiotas como lançar o NES depois de comercializar o SNES aqui.
E não tem essa desculpa de "impostos altos, Pablo." ou "importar naquela época era complicado." O grande bum da playtronic foi 94, 95, inicio do plano real onde tinhamos paridade (aeee eu assinava EGM e NEXTGEN e saia mais barato que a videogame), inclusive no finald e 94 o dolar custava 89 centavos de real, lembro muito bem disso.
Foi uma empresa burra! Poderia ter aprendido com a TecToy, mas não tentou trilhar seu próprio rumo e ferrou tudo.
Uma coisa eu aprendi nessa vida. Empresa de brinquedos não deve administrar empresa de jogos eletrônicos. Sempre dá merda. Vide a Tonga no Japão que afundou o Master. =/
UNABOMBER
10/01/2007, 00:30
...
Pedrada porque, cara... Infelizmente, é por aí mesmo.
Em suma, eu diria que ambas (Tectoy e Playtronic), mesmo sendo representantes de Sega e Nintendo, tinham 'enfoque' bem diferente uma da outra. A primeira fez adaptações, estudo de mercado e até investiu numa equipe que viria a produzir software (muito simples, mas o que vale é a intenção aqui...) e impulsionar mais agressivamente o mercado, pra representar os produtos da Sega. Já a segunda simplesmente tentou representá-la da forma mais cômoda e relapsa possível, tendo aquele pensamento típico ('vamos relançar o NES 10 anos depois pois o Brasil é um país sucateado'). Em resumo: mesmo destino, mas por caminhos tortuosos.
Particularmente, no segundo caso, acho que o empenho poderia ter sido BEM melhor...
Fazer o que. [kfecha]
Rodrigo dsf
10/01/2007, 00:33
Pedrada porque, cara... Infelizmente, é por aí mesmo.
Em suma, eu diria que ambas (Tectoy e Playtronic), mesmo sendo representantes de Sega e Nintendo, tinham 'enfoque' bem diferente uma da outra. A primeira fez adaptações, estudo de mercado e até investiu numa equipe que viria a produzir software (muito simples, mas o que vale é a intenção aqui...) e impulsionar mais agressivamente o mercado, pra representar os produtos da Sega. Já a segunda simplesmente tentou representá-la da forma mais cômoda e relapsa possível, tendo aquele pensamento típico ('vamos relançar o NES 10 anos depois pois o Brasil é um país sucateado'). Em resumo: mesmo destino, mas por caminhos tortuosos.
Particularmente, no segundo caso, acho que o empenho poderia ter sido BEM melhor...
Fazer o que. [kfecha]
Isso é verdade .
Com certeza, cara.
Como retrogamer, eu diria serviço 'porco'; mas como jogador casual e mais novo (que não pegou essa época), com certeza eu diria serviço 'mediano'. Mesmo assim, vemos os cartuchos de SNES e N64 brotarem em árvore por aqui por causa dela (o ML não deixa mentir mesmo...). A questão maior que fica aqui é o 'real nível de impulsão' que ela, a Playtronic, poderia ter fornecido para a Nintendo se firmar aqui dentro (ainda mais se comparada com Tectoy). Foi mais nesse sentido...
P.S: falando nisso, acho que vou comprar umas revistas no sebo amanhã... :D
OFF:Que raio é esse tal de sebo que vcs tanto falam?não vai me dizer que são aquelas bancas que vendem revistas antigas.
UNABOMBER
10/01/2007, 00:35
OFF:Que raio é esse tal de sebo que vcs tanto falam?não vai me dizer que são aquelas bancas que vendem revistas antigas.
Lógico! :lol
Mas é aquela velha história, cara: existem 'sebos' e SEBOS... Tem uns bem vagabundos e apertados, onde não tem nada e as revistas são superdetonadas. Já outros são grandes, possuem todas as revistas embaladas com plástico e estão sempre inteiraças.
Particularmente, eu sempre vou nos dois! :lol
Rodrigo dsf
10/01/2007, 00:42
Lógico! :lol
Mas é aquela velha história, cara: existem 'sebos' e SEBOS... Tem uns bem vagabundos e apertados, onde não tem nada e as revistas são superdetonadas. Já outros são grandes, possuem todas as revistas embaladas com plástico e estão sempre inteiraças.
Particularmente, eu sempre vou nos dois! :lol
Agora sim.É que eu não conhecia por nome :D .Aqui perto de casa tem um desse,mas não recomendo,só tem revista podre e caindo aos teco.Tbm quando vou pro trabalho tem uma,tbm não recomendo,um dia surprendi o velho da banca mijando dentro de uma garrafa pet no meio da madrugada.Puro nojo.[kong]
Kid Ying
10/01/2007, 02:01
Acho que o maior defeito da Playtronic/Gradiente, é que além do péssimo marketing, os seus preços eram proibitivos, os consoles da Tectoy também eram caros, mas os jogos da Tec Toy sempre foram mais baratos, lembro do Dreamcast, com jogos lançamento saindo aqui por 100 reais, e os lançamentos do N64 saindo por 189... Mah como? Shenmue que tinha 4 gds saiu por 130, 140 contos... Shenmue porra! Como é que a Gradiente esperava que os jogos fossem vender com esses preços?
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.