PDA

Ver Versão Completa : Legenda fácil - Beta

Ero_Seenin
10/01/2007, 19:53
Algum tempo atrá fiz um programa para resincronizar legendas "bagunçadas", um problema que tinha com muita frequencia aqui, principalmente em filmes.

Então aqui está o dito cujo:

http://rapidshare.com/files/260384233/lfacil.rar.html

Não precisa instalar, é só rodar o executável.

É claro, já existem programas com este intuito, mas fiz esse, pois não gostava muito da interface dos sincronizadores que já testei por aqui. Meu objetivo era criar um programa muito simples, que pudesse rapidamente ajustar um arquivo de legendas, emendar duas partes em um só, ajustar o frame rate das legendas, etc. Ele faz isso de forma bem simples e rápida, aqui vai um pequeno tutorial:

http://img02.picoodle.com/img/img02/7/1/10/f_resinci_8fdbm_78437710.jpg

Após abrir o programa, você deve selecionar o arquivo de legenda clicando em "procurar",
Se a legenda estiver dividida em vários arquivos, você pode abrir até 3 partes, e o programa irá emenda-las, fazendo um arquivo único.

Detalhe importante: este programa foi feito em uma linguagem um "pouco" atinga, e só reconhece até 8 caracteres no nome do arquivo /pasta. Desculpe por este incovenientem, mas nomes maiores serão visualizados no formato abreviado, MS-DOS, ex:"c:\anoiva~1.srt"

Existe aqui uma opção para abrir o sincronizador, ou abrir um "wizard" passo a passo, porém ainda não progamei o Wizard :p fico devendo ;)

Então clique em iniciar, a tela do sincronizador abrirá, mostrando as legendas.

SINCRONIZANDO em 3 passos:

Passo 1: ajustando a primeira legenda

Rode o filme do jeito convencional, com o Real Player, ou qualquer outro player (o programa não roda vídeos) , não é necessário fechar o sincronizador, apenas minimize-o. Fique atento ao relógio do player, e verifique qual é o deslocamento da primeira legenda, em relação ao diálogo.

Por ex: digamos que a primeira legenda está 2 segundos ATRASADA.

Feche o player, então no quadro deslocamento, digite '-2' no campo segundos.
Clique em APLICAR, e todas as legendas serão "empurradas" 2 segundos para trás. Observe que números negativos são usados para corrigir legendas atrasadas (empurra elas pra trás), e números POSITIVOS, são para legendas adiantadas (empurra pra frente).

Rode o filme novamente (lembre-se NÂO É PRA FECHAR O SINCRONIZADOR AINDA!)

Verifique se a primeira legenda está correta, mas não se preocupe com as outras ainda :D , se a primeira legenda estiver correta, é hora de ir para o passo 2. Caso contrário, faça mais um ajuste.

PASSO 2 - VERIFICANDO E AJUSTANDO O FRAME RATE.

Muitas legendas costumam vir com um frame rate diferente daquele do filme. Isto acaba gerando o seguinte problema:

As legendas passam numa velocidade maior ou menor que o filme. Por ex: Digamos que a primeira legenda está correta.

Então você assiste um minuto do filme, e percebe que as legendas seguintes estão uns 2 segundos atrasadas. Assiste mais 1 minuto, e agora o atraso é de 4 segundos. Com 10 minutos você terá um atraso de 20 segundos, e assim por diante.

Então rode o filme e verifique se você tem um problema de frame rate. Se tiver isso será corrigido no quadro "ajustar frame rate".

Observe que há dois valores default. Em frame rate atual o default é 25, em frame rate desejado, o default é 24. Isso corrige problemas de atraso das legendas, como no exemplo acima, na maioria dos casos. MAS pode ser que seu problema não seja de atraso, e sim de adiantamento. Neste caso, inverta os valores, colocando 24 em atual, e 25 em desejado.

No campo "ajustar a partir de", você deve colocar o tempo da primeira legenda, aquela que você corrigiu por deslocamento, pois ela é a referência. O formato é HH:MM:SS,ZZZ

Por ex: 00:01:13,500 -> legenda começa em 00 horas, 01 minutos, 13,5 segundos.

Faça conforme o caso e clique em aplicar. Rode o filme, e confira o resultado. Agora, as legendas deverão estar corretas....

Mas não com 100% de precisão. Se antes o atraso era de 2 segundos a cada minuto de filme, agora ele provavelmente estará em 1 segundo a cada 10 minutos de filme. Então vamos para o passo 3

PASSO 3 - AJUSTE DE FRAME RATE POR DESLOCAMENTO

O quadro "ajuste por deslocamento x frame" é uma mistura dos métodos anteriores, para corrigir com mais precisão o frame rate. Funciona assim

- primeiro você deve digitar o tempo da primeira legenda no campo "ajustar a partir de"
- depois, rode o filme, e verifique quanto tempo demora para a legenda atrasar, ou adiantar UM SEGUNDO.
- no quadro "ajuste por deslocamento x frame", no campo "posição da legenda" digite o momento em que a legenda atrasa / adianta um segundo: por exemplo -> 00:10:35,000 <- a legenda demorou 10 minutos e 35 segundos para atrasar um segundo.
- no campo deslocamento, logo abaixo, digite -1 (negativo) se houve um atraso, ou 1 (positivo) se houve um adiantamento.
- Clique em aplicar

Pronto. Agora tudo deverá estar sincronizado, mas algumas legendas são tão bagunçadas, que talvez seja necessário mais alguns ajustes de deslocamento em outros pontos.

Bem, é isso, qualquer dúvida, perguntem.

Falou :kongpositivo:

Shenhua
19/06/2009, 11:01
Olá amigo , o link está quebrado , c for possível coloca-lo novamente no ar ficarei agradecido
Obrigado
T+

raelferreira
19/06/2009, 11:27
coveiro mor!!!!

fbr
19/06/2009, 12:54
Boa iniciativa amigo. Uma sugestão: Tente entrar em contato com sites de donwload gratuito como o superdownloads, vc teria um link garantido para disponibilizar o download.

vangelismm
19/06/2009, 14:18
coveiro mor!!!!

e vc flooder mor.

aplicação parece ser legal.

Ero_Seenin
19/06/2009, 23:49
opa, vou reupar.

A proposito, pra quem for usar, sugiro ignorar o passo 2, e ir direto pro passo 3, porque ele já faz a sincronia do frame rate de um jeito mais preciso e rapido.

Ero_Seenin
19/06/2009, 23:54
pronto: http://rapidshare.com/files/246487584/lfacil.rar.html

Guaxinim Mestre
21/06/2009, 20:06
Ih, muito foda, vou testar aqui, especialmente por causa do "Ajustar a partir de"

:rox:rox:rox

Edit: po, não funciona aqui no Vista 64 :( Tentei as gambiarras e nem assim.

Ero_Seenin
22/06/2009, 09:36
infelizmente, devido à antiquidade da linguagem, ele não roda no vista mesmo...

até pensei em portar para o visual basica mais novo, mas ele não tem um recurso que preciso, para portar de uma forma mais rápida e facil (um objeto da linguagem). Teria que reescrever tudo... talvez faça isso depois.

major505
22/06/2009, 10:34
Cara eu tava pensando em fazer um programa desses mas dai dei de cara com esse tópico aqui. Gostaria de uma ajuda para atualizar ele?

Ero_Seenin
22/06/2009, 16:25
Cara eu tava pensando em fazer um programa desses mas dai dei de cara com esse tópico aqui. Gostaria de uma ajuda para atualizar ele?

se eu te passar o codigo dele, você consegue portar ele para uma versão mais nova do Visual Basic?

Porque eu não sei como programar grids (essa tabela aí que aparece na imagem), em outras versões.

Na verdade, até poderia aprender isso, mas minha versão mais nova do VB está sem aquele banco de dados que ensina os objetos, propriedades, métodos, etc...

então estou boiando nisso aí.

major505
22/06/2009, 23:49
se eu te passar o codigo dele, você consegue portar ele para uma versão mais nova do Visual Basic?

Porque eu não sei como programar grids (essa tabela aí que aparece na imagem), em outras versões.

Na verdade, até poderia aprender isso, mas minha versão mais nova do VB está sem aquele banco de dados que ensina os objetos, propriedades, métodos, etc...

então estou boiando nisso aí.

Eu poderia passsar para .NET, o que funcionaria perfeitamente tanto no XP quanto no Vista e Windows 7.
Sou mais familiar com C# mas um pouco de treino em VB.net não vai me matar.

Terei tempo para ver isso nos finais de semana. Serve? [kcool]

Insane Metal
26/07/2009, 13:32
Ero, o programa não ta mais la no RS, upa ele de novo ae plz. :smile

Ero_Seenin
26/07/2009, 19:57
opa, esse programa vive ficando off...

vou upar agora mesmo.

Ero_Seenin
26/07/2009, 20:01
pronto:

http://rapidshare.com/files/260384233/lfacil.rar.html