PDA

Ver Versão Completa : A engine DOOM3, QUAKE4 está condenada à ambientes internos?

22/10/2005, 07:10
A engine do DOOM3 e QUAKE4 está condenada à ambientes internos?

A engine é show, mas será que ela é capaz de gerar ambientes reais de vegetação como o MoH Pacific Assault, FarCry, ou Chrome?

22/10/2005, 08:21
Acho que sim, mas como voce vai colocar vegetacao em um planeta sem atmosfera feito DOOM 3, e sim acho que seja muito capaz a engine que a ID preparou, nao ha do que reclamar no quisito graficos nestes dois jogos...

22/10/2005, 09:01
Acho que sim, mas como voce vai colocar vegetacao em um planeta sem atmosfera feito DOOM 3, e sim acho que seja muito capaz a engine que a ID preparou, nao ha do que reclamar no quisito graficos nestes dois jogos...

Espero que apareça logo um jogo que utilizando essa engine possa ser feito em nosso planeta.
Ví por aí que vão usar essa engine para fazer uma continuação do RETURN TO CASTLE WOLFENSTEIN.

Se isso acontercer realmente , vai ser show esse jogo pois ele mistura muito bem os dois ambientes e os cyborgs criados pelos nazistas vão ficar muito legais com a engine.
Só fica a expectativa quando à vegetação.

22/10/2005, 11:26
A engine não tem nada a ver com a direção artística do jogo.
Doom e Quake seguem estilos muito semelhantes, por isso as pessoas acham que a engine que tem limitações gráficas, o que não é verdade.

Um bom exemplo é a antiga Quake 3 Engine, que foi usada em vários jogos com direções artísticas bem diferentes (Quake 3 VS MOH: Allied Assault).

22/10/2005, 12:33
A engine não tem nada a ver com a direção artística do jogo.
Doom e Quake seguem estilos muito semelhantes, por isso as pessoas acham que a engine que tem limitações gráficas, o que não é verdade.

Um bom exemplo é a antiga Quake 3 Engine, que foi usada em vários jogos com direções artísticas bem diferentes (Quake 3 VS MOH: Allied Assault).

è que o Doom 3 já tá ficando velho e ainda não apareceu nenhuma screenshot de jogo que utiliza essa engine explorando esse contexto.

22/10/2005, 12:49
legal a questão levantada.

Realmente, esses ambientes fechados, sempre! Cansaram [kzangado]

22/10/2005, 14:06
Só pra aprovietar o assunto no FEAR tem algum ambiente aberto?

22/10/2005, 14:25
Kara, eu nunca vi ambiente aberto em quake, desde quake 1, nunca vi nem planta nem árvore, não é do jogo... Mas caso façam uma modificação que tenha vegetação, da pra fazer sim, e não é dificil

22/10/2005, 16:40
Kara, eu nunca vi ambiente aberto em quake, desde quake 1, nunca vi nem planta nem árvore, não é do jogo... Mas caso façam uma modificação que tenha vegetação, da pra fazer sim, e não é dificil

Eu já peqguei um mod para o Doom 3 que tinha vegetação , mas estava muito Tosco parecia tcom a vegetação do GTA SA

22/10/2005, 16:55
O problema da ID é que ela é artisticamente muito limitada... Quake 4 parece uma copia carbono de Doom 3...

22/10/2005, 17:37
O problema da ID é que ela é artisticamente muito limitada... Quake 4 parece uma copia carbono de Doom 3...

Não é a ID que é limitada. É o contexto histórico dos jogos que ela criou no passado que são limitados. Na hora de pegarem o jogo e sua história para serem retrabalhados, todos podem ver que o jogo começa e acaba na seguinte frase:

"Numa base..."

Wolfenstein se desenvolve em uma base do governo nazista alemão. Doom III se desenvolve numa base em Marte. E Quake se desenvolve em algumas bases no mundo dos Strogg.

Não é a ID que é limitada demais. Mas o contexto histórico, repito. Se forem analisar, esses jogos não são de hoje. Foram os primeiros jogos da ID que fizeram sucesso: Wolfensteins 3D, Doom e Quake. O que eles quiseram fazer foi refazer o jogo com uma engine nova, mas, que não perdesse o contexto histórico das antigüidades. É aí que a coisa acaba ficando presa.

O único que está com cenários abertos e estou jogando até agora é Quake 4, onde vc pode até controlar alguns veículos (tanques futuristas, pra ser mais exato). No mais, é tudo dentro de bases.

Acho que a Engine usada pela ID em Quake 4 e Doom III precisa de muito trabalho em cima pra ser aproveitada em cenários grandes, como acontecerá com a engine UnrealEngine 3. É uma questão de otimização da engine pros casos.

A Engine de F.E.A.R., por exemplo, dá efeitos gráficos lindos, mas, será que daria pra montar um cenário gigantesco como em FarCry ou Battlefield? Eu, na minha opinião, acho que não. Acho que faltaria muita otimização e qualquer jogo que tentasse a artimanha sem se dar o luxo de otimizar a engine, ficaria com requerimentos pesados demais.

E terminando o assunto da ID, acho que se eles criassem algo do zero, sem se basear em nenhum outro jogo criado por eles, talvez eles conseguiriam sair da mesmice "E então, numa base...".

22/10/2005, 17:47

Eu já peqguei um mod para o Doom 3 que tinha vegetação , mas estava muito Tosco parecia tcom a vegetação do GTA SA
Isso é pq nas engines de doom e quake eles não fazem vegetação, daí nas modificações eles tem que modelar arvores, plantas, daí fica mais foda e fica bem tosco

23/10/2005, 08:25
é serio que quake 4 fai roda na geforce fx, e naum na 9600 pro

23/10/2005, 09:39
é serio que quake 4 fai roda na geforce fx, e naum na 9600 pro

Na minha RADEON 9600XT 128MB roda show em HiGH 1024x768
com algumas lagzinhas inofensivas

Por incrível que possa parecer o QUAKE 4 é mais leve que o DOOM 3

23/10/2005, 23:04

Não é a ID que é limitada. É o contexto histórico dos jogos que ela criou no passado que são limitados. Na hora de pegarem o jogo e sua história para serem retrabalhados, todos podem ver que o jogo começa e acaba na seguinte frase:

"Numa base..."

Wolfenstein se desenvolve em uma base do governo nazista alemão. Doom III se desenvolve numa base em Marte. E Quake se desenvolve em algumas bases no mundo dos Strogg.

Não é a ID que é limitada demais. Mas o contexto histórico, repito. Se forem analisar, esses jogos não são de hoje. Foram os primeiros jogos da ID que fizeram sucesso: Wolfensteins 3D, Doom e Quake. O que eles quiseram fazer foi refazer o jogo com uma engine nova, mas, que não perdesse o contexto histórico das antigüidades. É aí que a coisa acaba ficando presa.

O único que está com cenários abertos e estou jogando até agora é Quake 4, onde vc pode até controlar alguns veículos (tanques futuristas, pra ser mais exato). No mais, é tudo dentro de bases.

Acho que a Engine usada pela ID em Quake 4 e Doom III precisa de muito trabalho em cima pra ser aproveitada em cenários grandes, como acontecerá com a engine UnrealEngine 3. É uma questão de otimização da engine pros casos.

A Engine de F.E.A.R., por exemplo, dá efeitos gráficos lindos, mas, será que daria pra montar um cenário gigantesco como em FarCry ou Battlefield? Eu, na minha opinião, acho que não. Acho que faltaria muita otimização e qualquer jogo que tentasse a artimanha sem se dar o luxo de otimizar a engine, ficaria com requerimentos pesados demais.

E terminando o assunto da ID, acho que se eles criassem algo do zero, sem se basear em nenhum outro jogo criado por eles, talvez eles conseguiriam sair da mesmice "E então, numa base...".

esse é realmente um detalhe que concordo, mas talvez eles baseiem as histórias nas limitações da engine.

23/10/2005, 23:33
Se a bosta do fear já é necessário te dois giga de ram, imagina c fosse um jogo d ambiente aberto?

É o mesmo caso de condemmed para xbox360!!!!!!!
Os gráficos são parecidos com os de fear!!!!!!!E o jogo também é totalmente urbanizado em ambientes fechados

23/10/2005, 23:35
Vcs já viram a agua d doom3?q terrorrrrrr.................... :-(

23/10/2005, 23:58

"Numa base..."

esse é realmente um detalhe que concordo, mas talvez eles baseiem as histórias nas limitações da engine.

Também, mas, veja por um lado que existem fãs incondicionais desses jogos e que por outro, os jogosem si já foram criados em um tipo de ambiente "X".

Se você pegar as duas primeiras versões de Doom, verá que todas elas são em bases fechadas. Se você pegar Wolfenstein 3D, que foi o primeiro jogo FPS da ID se não me engano, também rolava sempre dentro de corredores de uma base nazista. E Quake I, que foi um dos primeiros FPS 3D de grande sucesso, também sempre se passava em bases.

As engines não são limitadas. Elas podem sofrer otimizações. Já a história é uma faca de dois gumes: se você muda demais, o jogo pode perder personalidade e com isso perder fãs. Se você ficar preso na história, assim como a ID fez com seus jogos nessa geração, dá no que dá.

Eles quiseram fazer um tipo de história entre Doom I e II se não me engano. Doom I e II se passam numa base em Marte, portanto, fazer o jogo num cenário totalmente aberto não seria plausível para a história.

Quake I e Quake II, que são os jogos que têm uma história, se passam numa base Strogg onde humanos e strogg se confrontam. Quake IV seria a continuação do segundo, portanto, fazer um jogo onde ficasse em campo aberto 80% do tempo não teria muito a ver.

E Return to Castle Wonfenstein... Bom... Esse nem preciso comentar.

O ponto que quero chegar é que as engines sim poderiam ser mais trabalhadas caso a empresa (ID) quisesse mudar a história. Ela poderia reescrever toda a história e fazer com que as batalhas de Quake IV fossem em cenários abertos, onde o jogador seria um marine participando dessas batalhas, e não de um esquadrão de elite. Podemos ter a chance de ver mais jogos utilizando a engine de Doom III num futuro. Prey está por vir e ainda podem vir mais jogos. Quem sabe as empresas não retrabalhem a engine para fazer algo diferente?

O jogo não fica preso à história. É a história que se prende no jogo e, algumas vezes, passa a má impressão de que a engine não consegue fazer nada mais do que aquilo.

24/10/2005, 13:09
A engine é show, mas será que ela é capaz de gerar ambientes reais de vegetação como o MoH Pacific Assault, FarCry, ou Chrome?

Geralmente os progamadores usam o velho, bom e útil FRAME pra fazer vegetação. No doom³ quando você vai por a bateria auxiliar, você ve um holograma. Bem, aquele holograma não tem nada demais, só porque está na engine doom. O holograma e no puro e simples FRAME.

Já vi jogo com mato 3D, mas ai eu pergunto, vai ser daqueles que ficam parados como pedras?

São milhares de poligonos pra um pequeno pedaço de parede no doom. Por isso e preciso reduzir a quantidade de inimigo na tela, e durante TODO doom você não ve mais que 4 inimigos ao mesmo tempo.

Imagina por matos e matos? Imagina FarCry com essa engine?

Limitações assim não existem em jogos de aventura ou RPGs epicos...
Mas o futuro quem e que sabe. Eu não tenho um pc de 1 milhão de doláres

24/10/2005, 13:33

Geralmente os progamadores usam o velho, bom e útil FRAME pra fazer vegetação. No doom³ quando você vai por a bateria auxiliar, você ve um holograma. Bem, aquele holograma não tem nada demais, só porque está na engine doom. O holograma e no puro e simples FRAME.

Já vi jogo com mato 3D, mas ai eu pergunto, vai ser daqueles que ficam parados como pedras?

São milhares de poligonos pra um pequeno pedaço de parede no doom. Por isso e preciso reduzir a quantidade de inimigo na tela, e durante TODO doom você não ve mais que 4 inimigos ao mesmo tempo.

Eu ja concordo com o soul, e acho que a historia do jogo e muito escassa é uma linha reta sem muitos recursos fora "da base" e por isso colocar folhagens e arvores dentro de uma base deve ser a ultima coisa que os programadores pensaram, como disse acredito que essa egnie do Doom 3 ainda venha vender alguns outros titulos.. falando nisso alguem sabe se Prey da 3d Realms e com a engnie de Doom 3, parece muito...

24/10/2005, 16:53

Eu ja concordo com o soul, e acho que a historia do jogo e muito escassa é uma linha reta sem muitos recursos fora "da base" e por isso colocar folhagens e arvores dentro de uma base deve ser a ultima coisa que os programadores pensaram, como disse acredito que essa egnie do Doom 3 ainda venha vender alguns outros titulos.. falando nisso alguem sabe se Prey da 3d Realms e com a engnie de Doom 3, parece muito...

Ô pessoal, eu perguntei sobre a "ENGINE" e não sobre os jogos Doom 3 e Quake 4.

24/10/2005, 17:26

Ô pessoal, eu perguntei sobre a "ENGINE" e não sobre os jogos Doom 3 e Quake 4.

São os únicos jogos que usam essa engine hoje, champz. É por isso que a discussão da engine acaba escorregando pra pontos como a história do jogo em si e de seus antecessores. É difícil você falar somente em pontos técnicos da engine sem levar em conta para quê ela será utilizada. E esse ponto você descobre somente avaliando os jogos que são feitos com ela, no caso, Doom III e Quake 4.

24/10/2005, 17:33
Ô pessoal, eu perguntei sobre a "ENGINE" e não sobre os jogos Doom 3 e Quake 4.[/quote]

Calma amigo, estamos respondendo sobre o assunto da sua enquete, estamos alem disto tentando achar uma breve justificativa para a ID nao adicionar vegetacao em seus jogos... [kjoinha]

24/10/2005, 18:26
acrescentando
um jogo q usa a engine do doom 3 e a batalha de riddick

24/10/2005, 18:52
acrescentando
Sério? isso é verdade?

25/10/2005, 03:41
O caso não é que a Engine Doom 3 seja ruim, mas não será aproveitada pq ninguém tem interesse, durante toda a história da ID, ela foi a grande desenvolvedora de engines, e as vendia, e assim tinhamos uma porção de jogos com a mesma engine. Mas hoje todo mundo quer e prefere fazer sua própria engine.

Olha o tanto de engines no mercado, Doom 3, Half-Life 2, Far Cry, Battlefield 2, F.E.A.R., Medal of Honor Pacifc Assault, Serious Sam 2, Painkiller, e ainda a engine de STALKER que está por vir. Todas elas são engines de ponta, e não foram, e provavelmente não serão aproveitadas como deviam, uma pena, pq adoraria que jogos saissem em engines como de Painkiller por exemplo, leve, e a nível dos melhores.

Nenhuma, e eu digo, nenhuma dessas engines, é melhor que a outra, todas tem suas especialidades, mas tem suas fraquesas tb.

F.E.A.R. - É lindo e pesado, tem um foguinhu e explosões bonitas, mas bem pouco realistas, a aguá tb é bonita mas temos melhores, ligue a lanterna e ela não projetará sombras. Seu forte são as texturas em altissima resolução.

Doom 3 - tem os melhores e mais completos efeitos de luzes e sombras dentre todos, nem mesmo F.E.A.R. faz o serviço completo, o fogo é o melhor, a agua é feiosa, mas a lava em compensação... o mais cheio de bumpmapping.

Half-Life 2 - A melhor física, efeito de explosão mais realista, o fogo nem tanto, a melhor agua dentre todos. No entanto os efeitos de luz e sombra são precarios, inda bem que estão emplementando o HDR.

Battlefield 2 - esta a nivel das novas engines, mas não supera nenhuma delas em nada. A agua não é a melhor, os modelos de personagens, armas e veiculos são menos detalhados, e texturas tb são inferiores, é vasto, mas Far Cry tb é.

Far Cry - Os cenários mais extensos, e bonitos, e bem feitos, a agua só perde pro HL2, a melhor vegetação de todas, e com isso tudo, ainda tem desempenho aceitavel.

Serious Sam 2 - Teria o posto de mais vasto, mas é pesado.

Painkiller - Também não supera nenhuma delas, mas está a nível de todas, é a mais leve das engines citadas, e oferece exelente visual.

ESTALKER - ?

Voltando e resumindo, nenhuma engine hoje é muito aproveitada pq cada jogo tem a sua. A única engine que parece continuar nesse caminho de ser vendida com sucesso, é a engine Unreal, a 1.0 e 2.0 foram bem proliferadas, e a 3.0 já esta sendo requisitada para alguns jogos, fora que é a unica a altura da nova geração.

Ah, o novo jogo Wolfenstein não será com a engine de Doom 3, eu mesmo criei um topico sobre o assunto, a ID já prepara uma engine nova para usar no jogo.

E Ridick, não usa a engine doom 3 não.

Prey vai usar a engine Doom 3.

25/10/2005, 06:01
Esse seu avatar é de algum jogo?
Qual?

25/10/2005, 06:03
acrescentando
Sério? isso é verdade?

NãO,

Embora pareçam muito , a BATALHA DE RIDDICK é outra engine.

25/10/2005, 08:48
Ontem assisti a abertura do Q4 e nossa, a três anos ja tinha visto ela em um dos Bechmakers que vinha com a ATI 9600 PRO, muito estranho isso.

25/10/2005, 12:34
acrescentando
Sério? isso é verdade?
NãO,
Embora pareçam muito , a BATALHA DE RIDDICK é outra engine.
tem certeza, cara?
qdo o jogo saiu disseram isso

PredadorMax
11/05/2009, 02:14
O caso não é que a Engine Doom 3 seja ruim, mas não será aproveitada pq ninguém tem interesse, durante toda a história da ID, ela foi a grande desenvolvedora de engines, e as vendia, e assim tinhamos uma porção de jogos com a mesma engine. Mas hoje todo mundo quer e prefere fazer sua própria engine.

Olha o tanto de engines no mercado, Doom 3, Half-Life 2, Far Cry, Battlefield 2, F.E.A.R., Medal of Honor Pacifc Assault, Serious Sam 2, Painkiller, e ainda a engine de STALKER que está por vir. Todas elas são engines de ponta, e não foram, e provavelmente não serão aproveitadas como deviam, uma pena, pq adoraria que jogos saissem em engines como de Painkiller por exemplo, leve, e a nível dos melhores.

Nenhuma, e eu digo, nenhuma dessas engines, é melhor que a outra, todas tem suas especialidades, mas tem suas fraquesas tb.

F.E.A.R. - É lindo e pesado, tem um foguinhu e explosões bonitas, mas bem pouco realistas, a aguá tb é bonita mas temos melhores, ligue a lanterna e ela não projetará sombras. Seu forte são as texturas em altissima resolução.

Doom 3 - tem os melhores e mais completos efeitos de luzes e sombras dentre todos, nem mesmo F.E.A.R. faz o serviço completo, o fogo é o melhor, a agua é feiosa, mas a lava em compensação... o mais cheio de bumpmapping.

Half-Life 2 - A melhor física, efeito de explosão mais realista, o fogo nem tanto, a melhor agua dentre todos. No entanto os efeitos de luz e sombra são precarios, inda bem que estão emplementando o HDR.

Battlefield 2 - esta a nivel das novas engines, mas não supera nenhuma delas em nada. A agua não é a melhor, os modelos de personagens, armas e veiculos são menos detalhados, e texturas tb são inferiores, é vasto, mas Far Cry tb é.

Far Cry - Os cenários mais extensos, e bonitos, e bem feitos, a agua só perde pro HL2, a melhor vegetação de todas, e com isso tudo, ainda tem desempenho aceitavel.

Serious Sam 2 - Teria o posto de mais vasto, mas é pesado.

Painkiller - Também não supera nenhuma delas, mas está a nível de todas, é a mais leve das engines citadas, e oferece exelente visual.

ESTALKER - ?

Voltando e resumindo, nenhuma engine hoje é muito aproveitada pq cada jogo tem a sua. A única engine que parece continuar nesse caminho de ser vendida com sucesso, é a engine Unreal, a 1.0 e 2.0 foram bem proliferadas, e a 3.0 já esta sendo requisitada para alguns jogos, fora que é a unica a altura da nova geração.

Ah, o novo jogo Wolfenstein não será com a engine de Doom 3, eu mesmo criei um topico sobre o assunto, a ID já prepara uma engine nova para usar no jogo.

E Ridick, não usa a engine doom 3 não.

Prey vai usar a engine Doom 3.

Hoje a engine mais usada é a Unreal Engine 3.0 e tbm sao os jogos mais conhecidos

Frontlines : Fuel of War
Mortal Combar vc. DC Universe
BioShock
Gears of War
Unreal Tournament 3
Brothers in Arms: Hell's Highway
Mass Effect
The Wheelman
Entre muitos mais...

voces podem ver que cada jogo ultiliza a unreal engine de um modo

Bioshock - Ambientes fechados
Frontlines : Fuel of war - usa pasa mapas grandes (modo multiplayer principalmente)
Mortal Combat vc. DC Universe - como uma arena...

a mesma coisa acontece com a engine de doom...se a id quiser , é so ela trabalhar com a engine do doom , modificar o necessario e criar outro estilo de jogo
por isso eu concordo com o Guest

Luigi666
11/05/2009, 02:27
Hoje a engine mais usada é a Unreal Engine 3.0 e tbm sao os jogos mais conhecidos

Frontlines : Fuel of War
Mortal Combar vc. DC Universe
BioShock
Gears of War
Unreal Tournament 3
Brothers in Arms: Hell's Highway
Mass Effect
The Wheelman
Entre muitos mais...

voces podem ver que cada jogo ultiliza a unreal engine de um modo

Bioshock - Ambientes fechados
Frontlines : Fuel of war - usa pasa mapas grandes (modo multiplayer principalmente)
Mortal Combat vc. DC Universe - como uma arena...

a mesma coisa acontece com a engine de doom...se a id quiser , é so ela trabalhar com a engine do doom , modificar o necessario e criar outro estilo de jogo
por isso eu concordo com o Guest

Qual deles? :-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D:-D

Bah, FEAR é pesado pra cacete mesmo... tudo bem que uma 8400 não é necessariamente uma bela placa, mas é bem atual, e o FEAR1 é bem velhinho até...

Vô pegar FarCry pra ver qualé. Único jogo que foi citado que eu não joguei, tirando esses do UE3... (vi uma vez só no Xbox o FC1... espero que o do pc seja melhor hein)

Márião
11/05/2009, 09:26
Se essa engine for remodelada, tem tudo para ser uma das melhores.

AllGulf
11/05/2009, 09:28
meu godi

4 anos esse tópico descansou... 4 ANOS!

Ruano Roxo
11/05/2009, 10:52
Eu só queria entender o que se passa na cabeça dos coveiros.

Como eles encontram o topico velho? E como eles tem a capacidade de se registrar pra responder algo que não tem a menor pertinencia... lol