Ver Versão Completa : Quake 3 Arena
Trezoitao38
10/02/2007, 14:44
As pessoas logo depois de Half-Life queriam saber como seria o próximo bom jogo de tiro em primeira pessoa. A ID estava fazendo na época o Quake 3 e resolveu tirar o modo single player, deixar de lado. Eu mesmo me espantei na época, cheguei até a recusar a compra. Internet na época no Brasil era praticamente só discada, jogar online assim era uma fria. Mas eu vi esse jogo no Dreamcast de um amigo meu, na verdade ele não chegou a comprar o jogo, ele comprou o videogame separado e veio junto o tal game.
E lá fomos nós jogar, perdiamos no I Can Win, mas não perdemos a esperança. Fui eu lá comprar a versão para PC que tenho até hoje.
Quake 3 Arena
http://img.otvali.ru/news/7366/quake_3_arena.jpg
A caixa do jogo. A primeira versão de Quake 3 veio com a Shotgun preta. Mas aqui no Brasil nós tivemos o lançamento um pouco atrasado, para compensar já vinha com um patch que era instalado automaticamente da versão 1.11, nela a Shotgun já era prata. O mesmo ocorreu no Dreamcast. Não sei quanto a versão para Mac.
Tudo o que sempre quis estava em Quake 3 Arena e nem sequer imaginava. Quem quer história num game desses? Doom tinha uma historia bem bobinha. A verdade é que a história é só o pretexto para a jogatina. Mas que hipocrisia, ela é só um plano de fundo não obrigatório? A ID penseu assim para fazer um jogo que iria revolucionar, mais até que o Half-Life fazendo bem menos. Podem dizer que tivemos jogos online bons antes do Quake 3, e esses ainda assim feitos pela ID, mas não tivemos um jogo que o modo online se superasse em cima do single.
Então vamos a história, sim ela existe por mais incrível que isso pode parecer. É bem simples, jogadores de jogos de tiro se reunem em arenas para lutar, no final das contas o jogador terá que matar todo mundo umas 500 mil vezes para chegar ao chefe final. E assim se tornar o maior fragger de todos. Esse é o único jogo até então, que a história era realmente o que era, todos estão a fim de sair matando por aí, por que esconder isso? Assim surge o modo single player de Quake 3.
É bem simples. Você vai direto ao ponto, entra numa arena, mata quantas vezes for necessário e tenta morrer menos vezes possível. Nunca pensei que esse modo poderia ser melhor que o modo single player de Quake 2, mas por que não seria? você vai direto a ação, é isso que importa.
A melhor parte é que o jogo se torna imprevisível, não tem mais aquela de você saber onde cada inimigo está e então bolar alguma estratégia para vencer. Por mais que isso persista em Quake 3, se tornou mais complicado fazer uma estratégia contra o PC. E quem diria contra um outro humano que pode ser bem mais imprevesivel? Bom, voltando aos bots(sim, agora trataremos os inimigos controlados pelo PC como bots), eles tem uma inteligência muito boa. Apesar de sempre caminhar num mesmo sentido, ficar sempre perseguindo os mesmos itens, eles são espertos. Marcam o tempo em que cada item demora para voltar, são rápidos para desviar de tiros, sabem usar uma rocket launcher, tem mira boa. Alguns porém ainda persistem, eles correm paralelamente em ambientes compridos e estreitos, um bom lugar para matá-los. Porém nos abertos se saem muito bem.
Existem então 5 diferentes níveis, o mais fácil é ridiculo de fácil. Os bots ficam viajando na fase, fazendo a sua corrida matinal esquecendo de que estão na arena para matar você. Eles esqueceram dos seus objetivos, mas você não, então é só ir lá e matá-los, oras. Não é tão simples para os mais novatos, esses bots apesar de raramente atirar em você se movimentam o tempo todo, não ficando parados. Eles são ótimos então para os novatos aprenderem a mirar, usar a rocket launcher e por aí vai. Até porque eles sempre te darão a vida toda para poder tentar acertar com aquelas armas mais dificeis, como a laser que convenhamos, é uma arma para experientes, dificil de usar, mas está entre as melhores do jogo.
Já que falamos de arcenal, vamos adiante. As armas de Quake 3 são totalmente irrealistas. Aliás, o jogo é bem irrealista nesse ponto. Onde já se viu uma arma surgir do nada e exatamente nos mesmos locais? bom, o que importa é que elas estão lá para serem usadas. Armas bem tradicionais de Quake e Doom anteriores. Shotgun, ah, essa eu gosto de usar. Uma pena que só é boa de perto e exige muitos tiros para matar, só é melhor que a Machine Gun, essa ultima você sempre estará com ela, mas só usará quando não estiver com mais nada, é a pior. Pior até que a Gauntlet, boa de perto, mata em poucas pancadas, mas não funciona a distancias médias muito menos longas, é digamos, a faca do jogo.
Esse ultimo paragrafo tá ficando grande demais, então vou dividir.
Ainda temos a Grenada Launcher que é dificil de usar, mas boa, seus tiros matam em pouco tempo. Útil quando temos vários inimigos num só lugar, pois fica mais fácil de acertar. A Rocket Launcher está entre minhas preferidas, um foguete rápido, é relativamente fácil de usar, permite que você acerte tiros mesmo não acertando o alvo, basta atirar próximo ao inimigo como o chão ou a parede. A Plasma é interessante, você mata bem rápido com ela, não que seus tiros sejam bons, é porque a arma é rápida mesmo. A Lightning tambem é interessante, fraca, mas rápida, vai matar antes que seus inimigos percebam. A Laser como já dita, é a arma dos experientes. A BFG é famosa, rápida como a plasma, potente como a laser, a melhor arma do jogo, porém dificil de encontrar pelas fases e tem munição excassa.
E vamos para a jogabilidade propriamente dita. Se não fosse isso Quake 3 seria nada. Esqueça esse negócio de caminhar feito um medroso. Quake 3 tem movimentação rápida e é esse o esquema do jogo, se movimente, pule, seja uma bicha louca e atire o mais rápido que puder em cima dos seus inimigos. Aqui não tem frescura de realismo, o negócio é ação e das boas. Quake 3 remete a mesma ação de shooters como R-Type, atire e desvie, somente. Nada mais simples, nada mais complexo pois ainda assim táticas servem muito bem em Quake 3. É essencial decorar as fases, os pontos que uma arma se sai melhor que outra, onde estão os melhores itens e de quanto enquanto tempo esses itens aparecem. Ação frenética, mas tática, Quake 3 no modo hardcore é como o nome diz, só para hardcore mesmo.
O que torna com certeza mais divertido é que o jogo flui bastante, você morre e não tem que esperar depois que morto. Vai logo adiante a caça. O grande problema é que toda vez que você morre, perde seus itens. Então não é bom morrer. E o segundo problema é que seus inimigos tem chances de pegar mais itens e sair matando os outros que ainda estão vivos. Você mata e ainda tem que se preocupar em ser o mais rápido. Nada de ficar parado num lugar esperando a calmaria, era o que você fazia em outros jogos de tiro, Quake 3 não possibilita isso. É um novo modo de jogo que veio para ficar.
O multiplayer é a parte mais interessante. Porém a ID pouco se preocupou em colocar uma proteção contra piratas, falha dela que faz com que muitas pessoas se divirtam de montão pagando pouco. É muito fácil entrar num server de Quake 3, é fácil encontrar e você entra instantaneamente nas arenas, pronto para matar(ou para morrer).
Existem basicamente 4 tipos de jogo, o deathmacth clássico, cada um por si tentando fazer o maior número de frags e revivendo automaticamente depois de cada morte(eu queria ser que nem esses caras). O modo team que se dividem em dois times, o time que fazer mais frags vence, então é melhor você estar no time dos melhores. O modo de captura à bandeira que tambem é um clássico mas que nunca animou de verdade. E o modo torneio que é um modo versus, 1 de cada vez. Uma rodada básica em que o perderdor sai e o ganhador fica. É um bom modo para saber quem é bom de verdade, um verdadeiro duelo. Chato para os ruins que entram na arena, morrem e depois tem que esperar(deve ser o modo que os jogadores de Counter Strike mais gostam).
Ufa, falei demais da jogabilidade, do jogo em si, acho que é melhor falar de algumas outras coisas que a ID tambem revolucionou na época. O som por exemplo é de qualidade e tem suporte a 3d, é bem interessante, nada de "oh, nossa!", mas serve muito bem ao jogo, é útil, pois você fica sabendo quando um inimigo pega um item por exemplo, é bom saber.
A engine de Quake 3 é bastante interessante(já percebeu que coisas interessantes não faltam nesse game, não é?). E consequentemente ela foi usada em outros jogos. Texturas de 32 bits pela primeira vez num jogo para PC com filtros trilineares. O problema do filtro trilinear é que apesar de manter a qualidade da imagem boa de perto, de longe ela fica borrada. Uma forma de deixar de fora os borrões é aumentar a resolução, em 1024x768 os borrões somem. Há opção até de 2056x1532, embora ninguem chegue a usar. É que naquela época não se tinha filtros anti-serrilhamento, daí para tirar os serrilhados somente através de resoluções altas.
Outro detalhe importante desta engine, são os efeitos de iluminação Lightmap, muito mais sombrios, deram uma atmosfera que encaixou perfeitamente com Quake 3. Combine isso com texturas em 32 bits, coloridas e bem pintadas, os cenérios de Quake 3 são muito detalhados em cores, o fato é que o jogo impressiona até hoje de tão bem feito. E o mais engraçado é que esse é simplesmente o jogo com melhores gráficos dessa engine que eu já vi. O problema é que era bem pesada na época, um Pentium III de 500 mhz com 128 de memoria ram e uma Voodoo 3 3000, somente com esse equipamento você rodaria o Quake 3 com todos os detalhes e uma boa fluência de quadros por segundo. E esse hardware na época era de última geração e portanto caro. E para piorar, só com placas com suporte a Opengl.
Quake 3 então na época era para poucos, para aqueles que tinham um bom PC e internet boa. Na época surgiram as lan houses que se tornariam os palcos de disputas. Quake 3 serviu muito bem para o surgimento delas. Uma pena que as pessoas deram mais valor a outro jogo e esqueceram desse clássico. Divertido até hoje, sem dúvidas. 10 em todos os quesitos.
http://www.gamerevolution.com/oldsite/games/pc/action/quake_3_arena3.jpg
Uma imagem que mostra Rocket Laucher, veja que ela está apontada um pouco para baixo. Esse era o modo ideal de usá-la.
http://www.gamerevolution.com/oldsite/games/pc/action/quake_3_arena5.jpg
Dois fatos interessantes, ao matar 2 inimigos num curto espaço de tempo o jogador é premiado com uma espécie de medalha chamada Excellent. Existem tambem outras espécies de medalha presentes no jogo. A imagem ainda mostra o Quad Damage, um item especial que multiplica o dano em 4, ele funciona por um curto período de tempo. Todos os itens especiais funcionam assim por pouco tempo.
http://users.telenet.be/adventuregames/screensh/quake3.jpg
Ao final de cada fase o pódio aparece. E as "medalhas" conquistadas.
http://www.segatech.com/powervr/kyro1/quake3_shot3.jpg
Os belos gráficos de Quake 3.
http://archives.cnn.com/1999/TECH/computing/12/17/quake3.arena.idg/3647-5-2.jpg
Uma imagem com a Shotgun preta. Essa imagem foi revelada antes do lançamento do jogo. Tanto é verdade que eu tinha uma revista com o preview desse jogo e essa imagem.
http://battlezone.aplus.by/screenshots/quake3/screen_003.jpg
Os belos efeitos de iluminação de Quake 3.
http://image.jeuxvideo.com/images/pc/q/u/qua3pc002.jpg
Shotgun preta, por que não quis ficar para sempre? você é mais bonita. Mais uma das imagens reveladas antes do lançamento. Repare que não foi uma mudança gráfica apenas da arma, mas também de todo cenário.
http://www.badpenguin.org/antonio/quake/tower1.jpg
Sim, Quake 3 em terceira pessoa. No Dreamcast havia uma opção para jogar assim. Mas é bem provavel que pelos gráficos dessa imagem na verdade se trata da versão para Mac. E lógico que num Mac melhor é possivel fazer gráficos melhores.
http://www.oyuncu.com/quake/screenshot/ss4.jpg
BFG.
Darth_Matcher
10/02/2007, 15:05
Quando me reuno c/ amigos numa jogatina de Lan Local , as vezes a gente conecta uns 17 pc's em rede e td mundo jogando Q3 :D
Tem vários MOD'S ! Gosto muito desse jogo ! Acho o mata-mata frenético e divertido !
Deve ser por isso q gosto tanto de FEAR !
Quake4 tbm é muito bom ! recomento os 2
UNABOMBER
10/02/2007, 15:09
Boa pedida, 38. :D
Quake 3 foi um jogo que me fez sentir sentimentos ambíguos: por um lado, me impressionou com o tecnicismo da nova engine gráfica do Quake; enquanto por outro lado me fez sentir uma revolta com o design artísticos (asqueroso) e uma jogabilidade bastante limitada (eu diria até retrógrada, de certa forma).
Lembro que era 1999 e estava jogando muito TKOF e Half-Life 1, quando lançaram o Quake 3. Naquela época, a propaganda do jogo foi forte, com a Id Software 'chutando mesmo o pau da barraca' ao abolir completamente um single player com enredo, voltando-se único e exclusivamente para o Deathmatch online. Tudo bem que muitos consideravam isso uma 'novidade' mas, pra mim, era um retrocesso evolutivo. Mesmo assim, resolvi dar uma chance pro jogo...
Graficamente falando, Q3 era realmente foda (analisando o lado 'técnico' da coisa): personagens com mais de 1.000 polígonos, explosões bonitas e uma detalhe que me chamou muito a atenção: polígonos transparentes e que 'aumentavam' e 'diminuiam' de tamanho. Sem dúvida alguma, era uma engine ferrada. Só o efeito do 'Quad damage' na arma não deixava mentir:
O item 'Quad damage' ligado
Infelizmente, pra mim, as qualidades do jogo terminaram aí. Digo isso pois eu esperava MUITO mais do game, além de uma engine potente. Digo isso pois, artisticamente, as fases eram de um mal gosto absurdo e totalmente sem nexo: paredes com estilo medieval cheio de computadores high-tech, caveiras pra todos os lados, um céu vermelho que nunca muda e uma linearidade dos níveis muito chata e com poucos itens. Era legal no início, mas depois de 20 minutos de tiros, cansa muito. As armas então, nem se falam: design podre e super limitado. Até mesmo HL1, lançado 1 ano antes e com uma engine antiga, tinha armas BEM mais modeladas... Isso pode parecer frescura pra maioria, mas para um cara que dá valor aos mínimos detalhes, essa visual 'espartano' não me fazia olhar com bons olhos para o produto final.
No entanto, o problema maior do Q3 - pelo menos pra mim - teve outro nome: o primeiro Unreal Tournament. Nunca gostei de Unreal e nunca cai no 'golpe de marketing' sobre seus gráficos. No entanto, tenho que admitir que gostei muito da versão Tournament (somente a primeira) pela boa qualidade téncnica (não ficava muito atrás de Q3) e, principalmente, da proposta e criatividade dentro do jogo. Os números eram claros demais:
http://img128.imageshack.us/img128/2521/unreal20tournament20thedb9.jpg http://img128.imageshack.us/img128/1350/ut3cb9.jpg
Unreal Tournament
- Q3 tinha algumas poucas fases. Unreal tinha quase 60...
- Q3 tinha armas de design horrível e chupinhadas do Doom. Unreal tinha 11 armas 'do caralho', e ainda possuíam tiro primário e secundário...
- Q3 mal tinha música. Unreal tinha algumas músicas legais.
- Q3 tinha apenas CTF e Deathmatch normal. Unreal tinha tudo isso, + o modo Domination e o modo Assault.
- As fases do Q3 eram sempre fechadas e de uma linearidade ímpar. Unreal tournament tinha fases abertas e super criativas: vulcões, bases lunares, trens em movimento, um templo asteca, um submarino etc etc etc...
Resumindo: UT, pelo menos pra mim, se saiu bem melhor do que o Q3 na disputa pelos jogos online daquele ano. No final das contas, não julgo Q3 um game péssimo (pois não é), mas eu o classificaria como um game 'tecnicamente perfeito, mas artísticamene muito mal aproveitado', especialmente no quesito 'idéias e originalidade'. Nessas horas eu percebo como a Id Software tornou-se mesmo uma empresa número 1 em tecnicismos (a engine, o código, os gráficos) mas simplesmente um desastre em capacidades artísticas (estilo duvidoso, idéias limitadas e qualidade geral bem abaixo da média).
Bem, mas isso já é assunto pra outro tópico... :D
Já vou colocá-lo no índice, cara! ;)
http://img444.imageshack.us/img444/5762/unakongvaleuzy0.gif
Agente Rolf
10/02/2007, 15:09
Quake III foi um jogo que joguei mais no Dreamcast, passou meio que desapercebido por mim no PC, onde jogava mais Unreal Tournament.
Muito bom pra se jogar em LAN. Me divertia bastante nos servers do Dreamcast!
edineilopes
10/02/2007, 15:46
Bela análise, Trezoitao38. Esse é o jogo retro mais moderno que já apareceu por aqui.:D
Quake III tinha gráficos tão animais que na cidade era parâmetro de qualidade de equipamento. Neguinho ia comprar uma máquina, o "técnico" já vinha elogiando: "Esse PC é muito bom. Roda até Quake III !" :-D
Sempre achei incrível como os técnicos, em sua maioria, não entendem nada de jogo. Tem uns ainda que, se determinada placa de vídeo tem 256MB eles já acham que presta.[kviraolho]
Uma época tinha Quake III instalado no serviço, e na hora do almoço era batalha geral na rede. Muito divertido! É pouco inspirado, como o Unabomber disse, sem grandes idéias. É mais para jogar e desestressar mesmo, sem muito compromisso ou raciocínio. Mas me diverti muito com ele.
Já aqui em casa só eu curti o game...
http://www.badpenguin.org/antonio/quake/tower1.jpg
Que coisa feia! Tomara que isso aí não seja imagem do Dream...
Nessas horas eu percebo como a Id Software tornou-se mesmo uma empresa número 1 em capacidade técnicas (a engine, o código, os gráficos) mas simplesmente um desastre em capacidades artísticas (estilo duvidoso, idéias limitadas e qualidade geral bem abaixo da média).
O louco, Unabomber! "Desceu a ripa no jogo"!:o:D
Hoje em dia tem muito disso também, sobretudo agora, tempos de mudança de geração de videogame. Tem cada jogo mais ou menos que por causa do esplendor gráfico muita gente já sai falando "jogão", com se fosse intocável, não pudesse ser criticado! Como se um jogo se resumisse a shaders, etc...
UNABOMBER
10/02/2007, 16:06
O louco, Unabomber! "Desceu a ripa no jogo"!:o:D
Hoje em dia tem muito disso também, sobretudo agora, tempos de mudança de geração de videogame. Tem cada jogo mais ou menos que por causa do esplendor gráfico muita gente já sai falando "jogão", com se fosse intocável, não pudesse ser criticado! Como se um jogo se resumisse a shaders, etc...
Infelizmente, cara. Infelizmente. Mas isso não é 'birra', longe disso.
Eu era fã pra caramba da Id. Pagava mesmo pau pros cara. No entanto, com o passar do tempo, comecei a sacar que tinha MUITA coisa melhor no mercado. Um exemplo besta, mas que pouca gente conhece, é o Dark Forces II - Jedi Knight da Lucas Arts. Tecnicamente, o jogo era bem pior que o Quake II da Id (lógico, a engine foi feita 100% internamente, por um time de novatos) mas a produção geral (músicas, vídeos com atores canastrões, poderes jedi, enredo bem legal e possibilidade de 2 finais distintos já valiam a pena jogá-lo, pois acabavam 'compensando' os gráficos simples). Recentemente, a bola da vez é a Valve: os caras realmente inseriram novidades com HL1, HL2 e com a criação do Counterstrike (que apesar de odiar, sei que é um game - ao lado de Battlefiled - que desbancou Quake do trono dos jogos online, tendo assim sua parcela de sucesso).
Sei que pode parecer frescura minha, mas é que hoje eu dou mais valor pra empresas que fazem grandes jogos 'originais e artisticamente legais' (a ex-Clover Studios, com um Viewtiful Joe) do que empresas que fazem grandes jogos 'tecnicamente de outro mundo' (uma Crytek, com seu Crysis).
É claro que poder unir os dois é excelente e sempre rende clássicos mas, infelizmente, isso está cada vez mais difícil hoje em dia (quando deveria ser justamente o contrário, pois as softhouses estão mais experientes do que nunca)... Vai entender.
pqp quake 3 éh muitu loko!!!! bastante frenético!! belo tópico lembro ki eu jogava isso aeh direto na lan....uma das minhas melhores epocas : starcraft, diablo 2 e quake 3
Trezoitao38
10/02/2007, 17:33
Quake 3 foi um jogo que me fez sentir sentimentos ambíguos: por um lado, me impressionou com o tecnicismo da nova engine gráfica do Quake; enquanto por outro lado me fez sentir uma revolta com o design artísticos (asqueroso) e uma jogabilidade bastante limitada (eu diria até retrógrada, de certa forma).
Lembro que era 1999 e estava jogando muito TKOF e Half-Life 1, quando lançaram o Quake 3. Naquela época, a propaganda do jogo foi forte, com a Id Software 'chutando mesmo o pau da barraca' ao abolir completamente um single player com enredo, voltando-se único e exclusivamente para o Deathmatch online. Tudo bem que muitos consideravam isso uma 'novidade' mas, pra mim, era um retrocesso evolutivo. Mesmo assim, resolvi dar uma chance pro jogo...
Graficamente falando, Q3 era realmente foda (analisando o lado 'técnico' da coisa): personagens com mais de 1.000 polígonos, explosões bonitas e uma detalhe que me chamou muito a atenção: polígonos transparentes e que 'aumentavam' e 'diminuiam' de tamanho. Sem dúvida alguma, era uma engine ferrada. Só o efeito do 'Quad damage' na arma não deixava mentir:
Infelizmente, pra mim, as qualidades do jogo terminaram aí. Digo isso pois eu esperava MUITO mais do game, além de uma engine potente. Digo isso pois, artisticamente, as fases eram de um mal gosto absurdo e totalmente sem nexo: paredes com estilo medieval cheio de computadores high-tech, caveiras pra todos os lados, um céu vermelho que nunca muda e uma linearidade dos níveis muito chata e com poucos itens. Era legal no início, mas depois de 20 minutos de tiros, cansa muito. As armas então, nem se falam: design podre e super limitado. Até mesmo HL1, lançado 1 ano antes e com uma engine antiga, tinha armas BEM mais modeladas... Isso pode parecer frescura pra maioria, mas para um cara que dá valor aos mínimos detalhes, essa visual 'espartano' não me fazia olhar com bons olhos para o produto final.
No entanto, o problema maior do Q3 - pelo menos pra mim - teve outro nome: o primeiro Unreal Tournament. Nunca gostei de Unreal e nunca cai no 'golpe de marketing' sobre seus gráficos. No entanto, tenho que admitir que gostei muito da versão Tournament (somente a primeira) pela boa qualidade téncnica (não ficava muito atrás de Q3) e, principalmente, da proposta e criatividade dentro do jogo. Os números eram claros demais:
http://img128.imageshack.us/img128/2521/unreal20tournament20thedb9.jpg http://img128.imageshack.us/img128/1350/ut3cb9.jpg
Unreal Tournament
- Q3 tinha armas de design horrível e chupinhadas do Doom. Unreal tinha 11 armas 'do caralho', e ainda possuíam tiro primário e secundário...
- Q3 tinha apenas CTF e Deathmatch normal. Unreal tinha tudo isso, + o modo Domination e o modo Assault.
- As fases do Q3 eram sempre fechadas e de uma linearidade ímpar. Unreal tournament tinha fases abertas e super criativas: vulcões, bases lunares, trens em movimento, um templo asteca, um submarino etc etc etc...
Resumindo: UT, pelo menos pra mim, se saiu bem melhor do que o Q3 na disputa pelos jogos online daquele ano. No final das contas, não julgo Q3 um game péssimo (pois não é), mas eu o classificaria como um game 'tecnicamente perfeito, mas artísticamene muito mal aproveitado', especialmente no quesito 'idéias e originalidade'. Nessas horas eu percebo como a Id Software tornou-se mesmo uma empresa número 1 em tecnicismos (a engine, o código, os gráficos) mas simplesmente um desastre em capacidades artísticas (estilo duvidoso, idéias limitadas e qualidade geral bem abaixo da média).
Acho que você colocou o seu gosto a frente de tudo nessa pequena análise. Bom, eu adoro os cenários de Quake 3, principalmente por usar cores vibrantes combinados com um bom efeito de iluminação(tente tirar o lightmap e passe para o vertex só para sentir a diferença).
Quanto a jogabilidade, para mim o Unreal só conseguiu superar Quake 3 na versão 2004, na 2003 chegou perto mas os jogadores eram lentos demais. Na 2004 a velocidade se tornou o ideal. Antes disso na versão Tournament o jogo era excessivamente rápido, não gosto assim, você simplesmente atira com uma arma e ela não tem um tempo muito longo de carregamento, é muito sem noção esse jogo, na minha opinião é claro. Sem contar que algumas armas eu não gosto. Em Quake 3 apesar de ser um jogo rápido tudo acontece ao seu tempo, atirar com a Shotgun é uma das melhores sensações proporcionadas pelo jogo, ver aqueles chumbinhos para todos os lados, ouvir aquele barulho tanto do tiro quanto do recarregamento da arma. Unreal é tudo muito rápido, é como se fosse uma transa com ejaculação precoce.
Mas olha bem, tudo isso é uma questão de gosto. Jogos com jogabilidade ruim são aqueles que os controles falham, o personagem demoram para reagir, os pulos não são muito convenientes. Jogo que falha nesse quesito eu posso te citar um exemplo marcante: Prince of Persia 3d. Um jogo magnifico que tem uma jogabilide irritante e deu no que deu. Outro Prince of Persia que foi lançado mais tarde se tornou um sucesso principalmente pela jogabilidade que tem uma qualidade bem maior.
Nada fica devendo em Quake 3, com suas armas cada uma bem diferente da outra a jogabilidade multiplica de nível se tornando muito mais que atirar e correr. Tem que saber usar cada arma. Não é diferente no Unreal Tournament. E a engine de Quake 3 foi muito bem usada em outros games de sucesso como Medal of Honor e Call of Duty provando ser bem superior.
E comparar com Hal-Life seria um retrocesso total e uma comparação no mínimo inviavel. Primeiro porque a engine é do Quake 2, os ambientes escuros tem um efeito muito fraco. Segundo porque a jogabilidade da Valve sempre foi voltada para o realismo enquanto a ID priorizou mais a diversão e ação frenética.
Por fim, depois de Doom, Quake foi somente mais um jogo qualquer. Quake 3 que começou com a era dos jogos em rede e na internet pra valer já que antes isso era segundo plano e nesse caso virou para primeiro plano.
De qualquer maneira eu respeito a sua opinião.
The_Merovigian
10/02/2007, 18:52
Excelente análise, 38tão.
Nunca joguei muito Quake III, pois acabei me dedicando mais ao Unreal Tournament.
CidoLoco
10/02/2007, 19:07
bom, até hoje eu jogo quake III aqui, apersar de não gostar muito de FPS
quake III é um jogo legal, e bem viajado, do jeito que eu curto, mas ainda assim acho que o skema de "arenas" matou o jogo, que até então era focado no single player (provavelmente a Id retirou porque sabia que comparado a half life devia estar uma porcaria, e que no momento half life era o parametro, e se não estivesse melhor que half life ia vim um bombardeio de criticas), ainda assim eu gosto do estilo de jogo
mas o que mais gosto no quake III não é o jogo em si, mas a quantidade de mods bons que tem para ele ou então de jogos que usam a engine dele com modificações, como tremulous e nexuiz que são desenvolvidos até hoje, inclusive até modificações na engine que adiciona efeitos de placas de video atuais, como bumps, hdr e etc
agora, o único FPS que eu realmente gostei mesmo, foi o unreal tournament (só joguei o primeiro tournament, alias, jogo até hoje também), eu nunca gostei de jogos de FPS porque depois de uma meia hora jogando eu fico meio tonto e com dor de cabeça (devo t cinetose e nem sei :-D ), mas o unreal quando eu joguei na casa de um amigo meu, eu fiquei mais de hora jogando e nem liguei pra dor de cabeça nem nada, o jogo é muito loco
o que mais curto nesses FPS estilo deathmatch é a loucura do jogo, o mata-reaparece-mata-denovo, e a velocidade frenética, eu não quero realidade mesmo, to jogando essas coisas justamente para fugir dela :kongpositivo:
eu O-D-E-I-O (com todas as letras) CS por exemplo, porque é lerdo, quando tu morre tem que espera a rodada acaba e ainda é muito focado no realismo
resumindo:
quake = :rox
unreal = [:king]
flwz! :D
edineilopes
10/02/2007, 19:26
resumindo:
Mas se você tem o problema de ficar tonto, justamente esses FPS que você citou, por serem meio frenéticos não agravam a situação? Imaginei que jogos mais cadenciados e com cenários amplos provocariam menos sintomas.
Já tive esses sintomas também, quando ainda estava me familiarizando com o estilo. Mas melhorei com o tempo, meio que me acostumei. Jogava um pouco por dia, para não abusar e ficar mal, até que não tive mais problemas e hoje posso jogar horas (posso nada, tô sem tempo:().
Off-topic: faço parte do time que não vê essa graça toda em CS. Não por ter que esperar, mas por ser um jogo que não acrescenta nada. Só vale pelos mapas que os fãs criam. Tem uns bem criativos.
Trezoitao38
10/02/2007, 19:28
bom, até hoje eu jogo quake III aqui, apersar de não gostar muito de FPS
quake III é um jogo legal, e bem viajado, do jeito que eu curto, mas ainda assim acho que o skema de "arenas" matou o jogo, que até então era focado no single player (provavelmente a Id retirou porque sabia que comparado a half life devia estar uma porcaria, e que no momento half life era o parametro, e se não estivesse melhor que half life ia vim um bombardeio de criticas), ainda assim eu gosto do estilo de jogo
mas o que mais gosto no quake III não é o jogo em si, mas a quantidade de mods bons que tem para ele ou então de jogos que usam a engine dele com modificações, como tremulous e nexuiz que são desenvolvidos até hoje, inclusive até modificações na engine que adiciona efeitos de placas de video atuais, como bumps, hdr e etc
agora, o único FPS que eu realmente gostei mesmo, foi o unreal tournament (só joguei o primeiro tournament, alias, jogo até hoje também), eu nunca gostei de jogos de FPS porque depois de uma meia hora jogando eu fico meio tonto e com dor de cabeça (devo t cinetose e nem sei :-D ), mas o unreal quando eu joguei na casa de um amigo meu, eu fiquei mais de hora jogando e nem liguei pra dor de cabeça nem nada, o jogo é muito loco
o que mais curto nesses FPS estilo deathmatch é a loucura do jogo, o mata-reaparece-mata-denovo, e a velocidade frenética, eu não quero realidade mesmo, to jogando essas coisas justamente para fugir dela :kongpositivo:
eu O-D-E-I-O (com todas as letras) CS por exemplo, porque é lerdo, quando tu morre tem que espera a rodada acaba e ainda é muito focado no realismo
resumindo:
Pode-se dizer que pelos mesmos motivos que você citou, Duke Nukem Forever não foi lançado, afinal, iria perder feio para Half-Life. Mas acho que quando a ID viu um pouco do poder do multiplayer em Quake 2 pensou que dali em diante todos os jogos seriam voltados para o multiplayer. Felizmente a teoria deles estava errada e vieram vários jogos voltados para o single player depois.
Eu cheguei a jogar um único mod para Quake 3 e não gostei. Basicamente não mudou em nada apenas a aparencia e as armas. A movimentação era a mesma, enfim, o jogo em si continuou o mesmo. Não sei se existem mods mais diferentes em que tudo muda, se você souber me indicar aonde posso obter esses mods eu ficaria feliz.
Quanto ao CS, é um bom jogo, eu curto, mais por ser multiplayer e você divertir com a galera do que o jogo em si. Nunca fui bom para acertar inimigos a uma distância longa e no CS isso ocorre o tempo inteiro pois os cenários são abertos demais. Eu não gosto disso, gosto mais de um tiroteio a distancia curta em que os movimentos rápidos prevalecem em cima de uma boa mira. Para terminar é um cansaço ter que esperar toda vez que você morre. Você perde dinheiro, tem que comprar armas ruins e aí entra naquele ciclo chato. É um jogo feito para campers na primeira rodada que juntam grana e quando estão com suas Snipers viram inveciveis.
É uma pena que Quake 3 foi o último grande clássico da ID. Apesar de gostar do Return to the Castle Wolfestein, ele ficou aquém das espectativas e não fez aquele sucesso todo. Doom 3 ficou monotomo demais e tem um multiplayer de 10 anos atrás. Quake eu pensei que iria ser a cartada da ID, mas não foi, não cheguei a jogar, mas pelo que todos falam e pelo meu PC defasado não tenho a minima vontade de experimentar.
Jogo que vai agradar bastante é Unreal Tournament 3, tomara que façam algumas melhorias pensando em novidades para sair do lugar comum e revolucionar mais uma vez.
Trezoitao38
10/02/2007, 19:32
Mas se você tem o problema de ficar tonto, justamente esses FPS que você citou, por serem meio frenéticos não agravam a situação? Imaginei que jogos mais cadenciados e com cenários amplos provocariam menos sintomas.
Já tive esses sintomas também, quando ainda estava me familiarizando com o estilo. Mas melhorei com o tempo, meio que me acostumei. Jogava um pouco por dia, para não abusar e ficar mal, até que não tive mais problemas e hoje posso jogar horas (posso nada, tô sem tempo:().
Off-topic: faço parte do time que não vê essa graça toda em CS. Não por ter que esperar, mas por ser um jogo que não acrescenta nada. Só vale pelos mapas que os fãs criam. Tem uns bem criativos.
Comigo isso nunca aconteceu, deve ser porque jogo Doom desde 1996, então cresci acustumando mesmo.
Off: acho que a turma CS nem vai entrar nesse tópico, não por detestar, muito pelo contrário, é que não vai chamar a atenção.
CidoLoco
10/02/2007, 20:13
Mas se você tem o problema de ficar tonto, justamente esses FPS que você citou, por serem meio frenéticos não agravam a situação? Imaginei que jogos mais cadenciados e com cenários amplos provocariam menos sintomas. (...)
cara, esse problemas eu tenho não só com FPS, mas também com outros jogos (descobri recentemente que a câmera do legacy o kain defiance também me dexa meio mal :-( )
mas o que rola, é que quando eu to curtindo eu nem ligo, fico meio mal mas to nem aí, enquanto estiver loko eu vo jogando
nao me preocupo muito pq mal ou não, eu nunca emendo mais de duas horas na frente do pc ou do videogame, além de nao ter saco para isso eu preciso dar uma relaxada nos olhos
agora, o pior eh tudo é joga essas coisas com a barriga vazia, putz aí sim, embrulha todo estomago e eu fico mal mesmo :-D :-D :-D
(...)
Eu cheguei a jogar um único mod para Quake 3 e não gostei. Basicamente não mudou em nada apenas a aparencia e as armas. A movimentação era a mesma, enfim, o jogo em si continuou o mesmo. Não sei se existem mods mais diferentes em que tudo muda, se você souber me indicar aonde posso obter esses mods eu ficaria feliz.
Quanto ao CS, é um bom jogo, eu curto, mais por ser multiplayer e você divertir com a galera do que o jogo em si. Nunca fui bom para acertar inimigos a uma distância longa e no CS isso ocorre o tempo inteiro pois os cenários são abertos demais. Eu não gosto disso, gosto mais de um tiroteio a distancia curta em que os movimentos rápidos prevalecem em cima de uma boa mira. Para terminar é um cansaço ter que esperar toda vez que você morre. Você perde dinheiro, tem que comprar armas ruins e aí entra naquele ciclo chato. É um jogo feito para campers na primeira rodada que juntam grana e quando estão com suas Snipers viram inveciveis.
(...)
Jogo que vai agradar bastante é Unreal Tournament 3, tomara que façam algumas melhorias pensando em novidades para sair do lugar comum e revolucionar mais uma vez.
cara, tem alguns mods que prometem criar gráficos revolucionários no quake III e o maximo que fazem é mudar os objetos de power up, eu já baxei esses mods, mó furada mesmo
mas os mods legais são os chamados "total conversion mod", que convertem o jogo totalmente em outro, ao invé de adicionar uma ou outra coisa, mudam tudo, e o tremulous é um exemplo, esse sim é o tipo de mod que vale a pena
CS eu também jogava na lan house com os amigos, mas só com a galera mesmo, pq a zuação compensa a chatisse do jogo, mas em casa nem pensar, eu acho o jogo chatíssimo
cara, as primeiras imagens do UT3 (que na época era UT2007, com o codenome Envy (acho q era isso :p )) eu vi em 2005, e achava que era render
de fato era, mas agora eu já sei que a épic não é sem noção e fez render targets condizentes com a realidade da engine dela, e são perfeitamente alcançáveis, e isso que me faz criar uma enorme expectativa em cima do UT3, eu sei que isso não é bom, mas... ainda assim UT é UT [:king]
além de que atualmente a épic tem se mostrado uma das softhouses mais competentes, por isso eu aguardo com ansiedade esse daí
já a ID, parece que depois de daikatana tá dificil viu :-D :-D :-D
Eu joguei o primeiro Quake e o Quake 2. Não cheguei a jogar Quake 3. O meu micro na época não suportava o Quake 3 e o Quake 2 eu já tinha que jogar numa resolução bem baixa pra não ficar lento demais. Acho Quake 2 bem legal.
Pelo que li a ênfase do Quake 3 é no modo multiplayer mesmo. O modo single player não parece ser muito atrativo.
No momento estou jogando Half-Life, que era outro que eu não tinha PC na época que aguentasse o jogo. Quando terminar vou ver se dou uma chance pro Quake 3.
Rodrigo dsf
13/02/2007, 20:12
Boa analise.
Quake III joguei muito pouco pro DC,mas reconheço que foi muito legal.
Todos os quakes sao bons, na minha opinao fica assim:
Q3>Q1>Q2>Q4
Nao gostei muito do quake4 nao sei exatamente o porque...
Crude Dude
14/02/2007, 18:57
Unreal Tournament
Ass:
Crude Dude
Thomas turbando jr
17/02/2007, 17:04
Jogo Quake 3 até hoje, principalmente o mod Freeze rail
Tem jogo que não precisa de história, quero chegar e matar logo
Trezoitao38
17/02/2007, 17:08
Pois é Thomas, eu acho Quake 3 um excelente jogo para matar a sede de diversão sem se preocupar com mais nada.
Como é esse mod Freeze Rail?
Thomas turbando jr
17/02/2007, 17:28
não sei te dar informações precisas sobre o mod pois nunca achei um site oficial mas baseado no server que eu jogo o freeze rail é no modo Team DeathMatch e só é possível usar rail (meio óbvio hehe) também pode usar aquela serra na mão que eu não sei o nome
Nele parece que o efeito de ping alto não existe (o que pra mim sempre foi um problema, com a rocket por exemplo o tiro sempre saia com atraso suficiente pro outro cara me acertar) então todo mundo fica em pé de igualdade, jogando com ping de 190 eu consigo jogar numa boa contra os caras que tão geralmente a ~80. Dou tiro e pá, se eu mirei certo o cara é atingido, algumas poucas vezes teve atraso na morte do infeliz mas é o q eu disse, se mirar certo mata
Outra particularidade é que você pode dar tiro no chão e nas paredes e sair voando e o delay da rail é menor do que num jogo normal, acho que metade do tempo
E como é TDM quando te acertam você fica congelado e precisa que algum companheiro de time fique ao seu lado alguns segundos pra se descongelar, nisso você volta e continua jogando
Não precisa baixar nada, o Quake 3 cru já entra nesses servers, aliás eu nem tenho instalado o point release 1.32
O bom é que não tem aquela apelação de alguns servers que usm só a BFG
No wikipedia tem essa descrição:
Freeze Tag is a mod in which one team must freeze (by fragging) every member of the enemy team. Once a player is fragged, he is sent into spectator mode, in which he must wait until either all of the members on a team are frozen, or until he is 'thawed'. A player is thawed by having a team member stand next to them for a variable amount of time (typically three seconds).
Trezoitao38
17/02/2007, 17:56
Ah sim cara, serves modificados existem aos montes.
Uma vez entrei em um que a shotgun atirava vários lasers, a rocket launcher era tão rápída quanto a machine gun e por aí ia, as armas eram muito mais fortes, as esplosões da rocket eram muito loucas. Me diverti de montão quando joguei nesse server.
Unreal Tournament
Exatamente onde queria chegar caro Unabomber
Quake III era bom
mais Unreal era bom também
não que fosse melhor, mas fazia com mais primor que o Quake3 propunha...
Alias, os graficos do Unreal T1 são fodas de MAIS
até hj ainde me impressiono , ainda mais com as placas atuais, eles chegam a um primor que acho que nem na época que programaram imaginavam isso :o
Alem de outra coisa...
se eu falar que rodei ele num Pentium 200 , 24mb de ram e um Trident 4mb acreditam? pois bem, é a verdade :rox
Alias, ainda hoje em dia gosto muito de jogar Unreal T1 Online, é foda de mais mesmo além de ter 840932840234028409834 mapas disponiveis para download , existe o editor de mapas dele...
é foda demais :rox:rox:rox:rox:rox:rox
Alias, sem desmereçer o tópico ,então:
Ótimo tópico cara, Quake 3 Tbm é um jogo fuderoso, existem varias lans na minha cidade que ainda tem ele [:king]
Thomas turbando jr
17/02/2007, 18:20
Também já joguei em vários, tinha uns que era só com shotgun que disparava direto, aí dava pra matar fácil
Era divertido mas de jogar pra valer mesmo só o freeze
UT eu já joguei mas preferia a simplicidade do Q3
Eu também tenho esse jogo original (afinal a cd key desse jogo era difícil de ser burlada por muito tempo online ) e foi um dos multiplayers que tive mais prazer de jogar na internet. Tipo do jogo que não dava para ficar camperando na fase ( grande problema de certos jogos famosos online ) senão morria instantaneamente.
Eu acho os gráficos desse jogo muito bons para época, e não deixam muito a desejar se comparar com o Unreal T. Me lembro que meu computador de medio porte não rodava bem este ( muito pesado, problema aliás de todos os jogos da Epic ) enquanto o Quake 3 rodava confortavelmente.
PS: A foto do ranking senão me engano é do expansion pack do jogo - o Quake 3 - TEAM ARENA ( que era uma porcaria caça níqueis que não fez muito sucesso )
Trezoitao38
21/02/2007, 09:47
Não percebi que era do Team Arena. Já cheguei a experimentar, ele tem gráficos um pouco melhores, algumas fases que só apareceram na versão para Dreamcast mas o que tem de bom acaba por aí. É realmente um caça-niquel.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.