PDA

Ver Versão Completa : Tutorial - Criando servidor KAILLERA localmente.

cbuosi
25/03/2007, 22:22
:!: Lembrete: este tópico pode ser encontrado no RETROINDEX - O índice do Retrospace (http://200.226.134.157/showthread.php?t=42042). Conheça-o!

Com o campeonato de Street Alpha2 do Retrospace, notei que a galera estao jogando em servers nacionais.
Esses servers, apesar de bons, nunca serao mais rapido que uma conexao peer-to-peer, ou seja, ponto a ponto, de jogador para jogador.

Pensando nisso, resolvi criar esse pequeno tutorial, para ajudar o pessoal a criar seus proprios servidores.

O servidor kaillera é independente de emuladores, ele aceita conexao de qualquer emulador que tenha suporte a rede kaillera.
Quero frisar que esse é o SERVIDOR, e não o CLIENTE, que vem com os emuladores.

Tudo é muito facil e auto-explicativo, principalmente pra quem sabe um pouco de ingles. Mas ai vai:

Fazer o Download do servidor Kaillera, disponivel em:

http://www.kaillera.com/download.php

Ultima versao (na data deste tutorial) v0.86

Baixar e descompactar o arquivo em um diretorio Ex: c:\kaillera

Antes de executar o servidor no seu micro, devemos editar o
arquivo de configuracao:

Iniciar/Executar "notepad c:\kaillera\kaillerasrv.conf"

;Todas as linhas comecadas com um ";", sao comentarios, nao sao validas e podem ser ignoradas
;Vou explicar tudo como comentarios, pois se vc quiser copiar direto pra seu "kaillerasrv.conf", nao vai ter problema.

Algums passos para um server bem configurado

;*Nome do Servidor*
;Esta variavel é oque aparece quando vc da o refresh list, dentro do kaillera no emulador. É muito importante mudar a descricao para seus amigos poderem saber qual servidor conectar!
ServerName=Servidor do CBuosi - SAO PAULO - BRAZIL

;*Numero maximo de usuarios*
;Padrao = 10, ta mais que bom, nao mude
MaxUsers=10

;*Porta TCP/IP*
;Padrao = 27888, nao mude. Quem esta atraz de um router precisa fazer um 'port forwarding' pra galera poder conectar.
; Maiores informacoes sobre 'Port Forwarding'
; http://en.wikipedia.org/wiki/Port_forwarding
; http://pt.wikipedia.org/wiki/Port_forwarding
;Nao mudar
Port=27888

;*Servidor publico*
; Deixar 1 se vc quiser que todos no mundo vejam seu servidor (refresh list, dentro do kaillera no emulador), ou 0 se quiser ficar na moita
; Se vc colocar 0, tem q passar seu ip para seu amiguinho conectar, via 'enter IP number', no emulador
; Mas deixe 1 mesmo
Public=1

;*Ping Minimo*
; Esse aqui eh importante
; Caso alguem com conexao muito ruim, ou de outro pais muito distante quiser conectar no seu servidor e esta variavel estiver diferente de 0.
; o servidor vai checar o 'ping' (velocidade de resposta), se essa velocidade estiver menor ou igual ao especificado, o servidor deixa conectar, se a velocidade do filhote estiver muito alta (ruim) o server vai dar uma linda mensagem de erro e nao vai deixar o mané conectar....
http://img238.imageshack.us/img238/2875/kai2yj2.jpg
; recomendado por Cbuosi para partidas agradaveis = 150
MinPing=150

;As outras variaveis do servidor
;URL=
;IP=
;FloodMsgNb=5
;FloodMsgTime=3
;MaxConnSet=0
;AllowWebAccess=1
;Nao sao muito importantes e recomendo nao mecher nessas variaveis

Depois de salvar o arquivo de configuracao (kaillerasrv.conf), é so rodar o programa servidor (kaillerasrv.exe).
A aplicacao de servidor do kaillera é uma aplicacao console, sera aberto uma janela preta com algumas informacoes.
É so minimizar essa janela, entrar no seu emu com suporte kaillera e procurar por servidores, o seu servidor vira em primeiro com ping ZERO, pois esta rodando em sua maquina :)
Se o firewall do windows estiver habilitado, sera necessario desabilitalo (não recomensado) ou liberar a porta 27888 (TCP e UDP) pra seu servidor funcionar.

Screenshot do Servidor em açao:

http://img401.imageshack.us/img401/314/kai1rs4.jpg

Qualquer duvida, principalmente quanto ao redirecionamento de porta (port forwarding) PVM-ME.

CBuosi.

edineilopes
25/03/2007, 23:49
Que jóia, cbuosi! Mais didático que isso impossível.
Qualquer dia desses vou experimentar.

Valeu.

Vaynard
26/03/2007, 15:49
belo tutorial mas tem 1 modo mais simples de se fazer isso
mto emuladores ja vem com kaillera instalado e nos poupam mto trabalho ^^
tem o kawaks 1.57 de fliperama
snes9k d snes
gens 2.10 de mega drive
project 64k de n64
e o psxe1.60 de psone

Rodrigo dsf
26/03/2007, 20:12
Opa valeu,agora da pra combina com o tutorial do WD e fica mais legal ainda.

E até é bom cria essas salas pq ontem eu joguei TMNT com o -Venom- e o Maximum e dava uns lags,mas acho que era pq o emulador do Maximum era diferente.

belo tutorial mas tem 1 modo mais simples de se fazer isso
mto emuladores ja vem com kaillera instalado e nos poupam mto trabalho ^^
tem o kawaks 1.57 de fliperama
snes9k d snes
gens 2.10 de mega drive
project 64k de n64
e o psxe1.60 de psone

Sim,mas o problema é que eles dão muito lag,principalmente o Kawaks 1.57,nossa jogar um KOF 97 sem não dar um desyng é coisa muito rara de se ver.

Agora queria saber se da pra fazer isso tbm no Kawaks ou só da no MAME mesmo,pq o MAME é um emulador bem mais complicado,Venom que o diga não é mesmo?:D

PkdorBR
26/03/2007, 21:12
Tópico com qualidade...

http://img244.imageshack.us/img244/2196/iso9002skabandsh4.gif

¬¬
26/03/2007, 21:51
Qual emulador de N64 tem suporte ao Kaillera?

PS: PK, acabei de pegar o mario kart

tranq-WII-laum
27/03/2007, 00:11
Opa valeu,agora da pra combina com o tutorial do WD e fica mais legal ainda.

E até é bom cria essas salas pq ontem eu joguei TMNT com o -Venom- e o Maximum e dava uns lags,mas acho que era pq o emulador do Maximum era diferente.

Sim,mas o problema é que eles dão muito lag,principalmente o Kawaks 1.57,nossa jogar um KOF 97 sem não dar um desyng é coisa muito rara de se ver.

Agora queria saber se da pra fazer isso tbm no Kawaks ou só da no MAME mesmo,pq o MAME é um emulador bem mais complicado,Venom que o diga não é mesmo?:D

Eu que o diga!!! tô até agora tentando entrar naqulela sala do tmnt:(
Acabei tendo que sair

Mas voltando ao tópico, muito bacana mesmo sua iniciativa. Com esses pings menores a tendencia é di jogo ser mais agradável (na verdade, não-estressante).

Agora vai uma pergunta:
Eu sou do rio, e acredito que o Venom e o Rodrigo sejam de Sampa. Meu ping no click21 (RJ) é de 13ms, e meu ping no Terra (SP) é de 65ms. Tanto o Rodrigo quanto o Venom tem pings de +-15ms. Se eu criar um server aqui (com o meu ping em 0) irá sacrificar o ping deles?

cbuosi
27/03/2007, 00:17
Eu que o diga!!! tô até agora tentando entrar naqulela sala do tmnt:(
Acabei tendo que sair

Mas voltando ao tópico, muito bacana mesmo sua iniciativa. Com esses pings menores a tendencia é di jogo ser mais agradável (na verdade, não-estressante).

Agora vai uma pergunta:
Eu sou do rio, e acredito que o Venom e o Rodrigo sejam de Sampa. Meu ping no click21 (RJ) é de 13ms, e meu ping no Terra (SP) é de 65ms. Tanto o Rodrigo quanto o Venom tem pings de +-15ms. Se eu criar um server aqui (com o meu ping em 0) irá sacrificar o ping deles?

O jogo roda sempre com a velocidade do MAIOR ping ex:

Seu ping: 0
Jogador 2 : 40
Jogador 3 : 100

Ping do jogo: 100!

Lucas_jigsaw
26/08/2008, 18:05
Ae galera, sou novo no forum e sei que o tópico e antigo e nem sei se esses usuarios ainda estão atiivos
mas eu tenho uma duvida:
Segui esse tuto certinho, e quando fui jogar, as imagens ficam tipo em "clone", ou seja, acontece a mesma coisa em ambos os pcs, é como se eu controlasse os dois só por um teclado.
tipo: eu aperto start aqui, aperta start no outro pc também !

o que eu to fazendo de errado?

como eu arrumo isso?

Obrigado pela ajudaa !

Lucas_jigsaw
28/08/2008, 17:49
ninguém? =/

espectral
20/01/2009, 01:38
Minha internet é roteada.
Tentei aqui e não consegui.
Liberei o acesso a porta pelas configurações do modem, executei o server.
Na janela do kaillerasrv eu recebo a mensagem de quando alguém tenta conectar, porém da timeout e ninguém conecta.
O que pode ser?

MeuMouseMeMordeu
20/01/2009, 09:26
Tem como usar isso aí para que várias pessoas entrem no emulador Mame rodando Marvel Vs Street Fighter e fiquem como espectador enquanto dois jogam e fazer uma fila para todo mundo jogar e assistir?

espectral
20/01/2009, 11:15
Tem como usar isso aí para que várias pessoas entrem no emulador Mame rodando Marvel Vs Street Fighter e fiquem como espectador enquanto dois jogam e fazer uma fila para todo mundo jogar e assistir?
Olha cara, nunca tentei, mas tecnicamente isso aumentaria o lag, já que é mais pessoas para o servidor repassar informação..

Emt odo caso, consegui resolver o meu próprio problema.
Bastou abrir as portas 1024-65535 nas configurações do meu roteador.
Tudo funcionando perfeitamente.

MeuMouseMeMordeu
20/01/2009, 11:21
Olha cara, nunca tentei, mas tecnicamente isso aumentaria o lag, já que é mais pessoas para o servidor repassar informação..

Emt odo caso, consegui resolver o meu próprio problema.
Bastou abrir as portas 1024-65535 nas configurações do meu roteador.
Tudo funcionando perfeitamente.

Mas sendo em LAN não teria grande problema de lag aqui.
Eu só consigo jogar em dois PCs, enquanto gostariamos de ter vários aguardando a vez de jogar sabe...