PDA

Ver Versão Completa : Jogos de PSX podem ser considerados "antiguidades"

08/09/2004, 01:03
Pessoal pensem comigo... A geração PSX pode jah ser considerada antiga e ultrapassada? Ou seja uma parte do 'retrospace'?
Reliquias e lembranças de uma epoca bacana?
A saudosa época dos 32bits!
Primeiros graficos 3D (sim lembro de Toshinden e Tekken!!!) um verdadeiro salto de evolução comparados aos graficos 2d dos cartuchos de nes e mega...!
Estou aqui pensando isso pois ontem fui jantar na casa de meu cunhado que tem um PSX com varios games de corrida; Jogamos GT e GT2... nos divertindo muito...
Os games ainda são otimos mas tenho que admitir que ver aqueles graficos 'sujos' sem definição com sprites enormes e flickers por todos os lados me tirou um pouco do barato... Entao como olhar pra esses games? Ainda tenho minhas reliquias dessa epoca, como Granturismo original (caixa dupla) Toda a serie Final Fantasy lançada pro PSX e mais alguns games que guardo com muito carinho!
Bons tempos que não voltam mais, mas que ainda estão presentes pra contar sua historia... reliquias ou não!
Um abraço aos gamers das antigas!

08/09/2004, 01:57
Eu diria que sim. O PS foi lançado em 94 certo? 10 anos é um longo tempo no mundo da tecnologia. E tenho a mesma reação quando coloco um jogo de PS1 rodar. Eles pareciam tão mais bem feitinhos na época hehehe. :D

08/09/2004, 02:01
Eu diria que sim. O PS foi lançado em 94 certo? 10 anos é um longo tempo no mundo da tecnologia. E tenho a mesma reação quando coloco um jogo de PS1 rodar. Eles pareciam tão mais bem feitinhos na época hehehe. :D

Sem dizer que a previsão é que fique ainda fazendo sucesso por 6 anos...

08/09/2004, 02:45

Sem dizer que a previsão é que fique ainda fazendo sucesso por 6 anos...

Pois é, o salto se deve principalmente na parte gráfica e dublagem (voz ativa dos personagens). Depois de jogar Final Fantasy X no PS2, por exemplo, eu estranhei os diálogos escritos e sem voz de Final Fantasy VIII para PSOne, além dos gráficos, obviamente...

Mas em relação à trilha sonora, não mudou praticamente nada. Os clássicos são eternos... eu ainda curto as trilhas sonoras de Streets Of Rage 1 e 2 para Mega Drive, e Megaman 2 para NES, por exemplo... ;D

08/09/2004, 02:56
Nem pensar! PSX não é considerado nem neo-classico.
Claro, se tu quiser considerar antiguidade tudo bem mas não vai ser nada sério. =)
PSX está na categoria Moderno, junto com Saturn, N64,3DO e uma penca de consoles japoneses desconhecidos. =)

08/09/2004, 12:21
Não sei se o termo seria antiguidade. Mas que os jogos dos 32 bits ainda me divertem muito, isso divertem.

09/09/2004, 02:13
Relíquia pra vocês que tem dinheiro, pra mim é a dura realidade. :(

09/09/2004, 17:40

VC ainda tem o PSX cara???????????

10/09/2004, 01:50

Atualmente só tenho PSOne e DC. :-(

10/09/2004, 04:34
Acho que não, pois até uns 2 anos atrás ainda saíam alguns bons jogos pro PS1.

10/09/2004, 13:11
Longe ainda, muita gente ainda joga PSX como vgm prioritário, e isso nem só aqui no Brasil, pode ver que ele vendeu por durante muito tempo mais que o X-Box no Japão.

E como o Cana disse jogos pra ele pararam de sair não faz muito tempo.

10/09/2004, 22:33

Eu to pior. Só tenho PSX e PC, sem previsão para PS2.
Mas por mim tudo bem. No pc tenho tudo que necessito ;D

10/09/2004, 23:20
Aff, claro que não, falta muito ainda pra PSX ser um VG retro...

11/09/2004, 01:12

Eu to pior. Só tenho PSX e PC, sem previsão para PS2.
Mas por mim tudo bem. No pc tenho tudo que necessito ;D

Vou ver se compro um PS2 até o final do ano, nem que eu tenha que comprar no Big, travado, em 36 suaves prestações. 8o

11/09/2004, 03:42
Do meu PSX só me restaram alguns jogos, da época que comprei o console em 96, que não tive coragem de vender, porque sei que dificilmente acharia de novo...de vez em quando jogo no emulador aqui do PC.

- King's Field (rpg)
- Po'ed (port de um game de 3do)
- Syndicate Wars
- Wing Commander IV the price of freedom
- SKullmonkeys

Todos muito bons. :rox

12/09/2004, 04:15
é claro que depois de se acostumar como padrão gráfico e a penca de vantagens em potencial do ps2, qualquer coisa no psx fica estranha, mas nem por isso deixo de gostar...
psx retrô? hmm acho que ainda não..

14/09/2004, 01:56
Eu acho que o PS1 já é retro

Se o NeoGeo tem 14 anos e é retro, porque o PS1 com 10 anos não seria ?

Seus graficos e efeitos 3D são EXTREMAMENTE TOSCOS hoje em dia, apesar que naquelas limitacoes foram criados jogos fantasticos e inesquecíveis (o ambiente de Metal Gear Solid é um exemplo).

Ainda assim, como nao gosto de transportar meu PS2 em viagens e para a casa de amigos, penso em comprar um PSOne (pequeno e barato) hoje em dia para estes fins.

14/09/2004, 12:23
Ainda é mto cedo para o psx virar retro, mas alguns jogos antigos dele, assim como os jogos de saturn e de 3DO pra mim são pura relíquias. Alguém lembra de jumping flash ? Eu adorava na época e até hoje acho legal.

Daqui a 10 / 20 anos, ou quando o psx for enterrado de vez, creio que ele será um vg lendário na mídia, assim como o atari, devido seu sucesso mundial.

07/02/2005, 21:39
Do meu PSX só me restaram alguns jogos, da época que comprei o console em 96, que não tive coragem de vender, porque sei que dificilmente acharia de novo...de vez em quando jogo no emulador aqui do PC.

- King's Field (rpg)
- Po'ed (port de um game de 3do)
- Syndicate Wars
- Wing Commander IV the price of freedom
- SKullmonkeys

Todos muito bons. :rox

PSX pra mim tb eh a dura realidade :/ mas cara tu tem Po'ed? E axa ele bom :o ???? Eu tb tenho essa merda mas esse jogo com certeza tah entre os 3 piores jogos do psx pra mim. Pra quem naum conhece eh um "action" em primeira pessoa em que os inimigos são bundas. :lol isso mesmo bundas cujo ataque adivinhem... são merdas. huahuahauhauhauah lixo total. Se naum me engano vc joga com um cozinheiro que tem como arma panelas.

08/02/2005, 04:14
Ainda tem muito tempo pro PSX se considerado um VG retro, essa era vai até o SNES (e alguns jogos do NeoGeo). Ainda por cima o PSX ainda continua vivo no Brasil e em vários outros países.

10/02/2005, 17:01
Ainda não considero o Playstation 1 antiguidade não. Ele é apenas da geração anterior a que estamos vivendo. Prefiro considerar como antiguidade os consoles de 16 bits pra baixo. Quando sair a nova geração, aí sim os consoles de 32 bits mais o Nintendo 64 já poderão começar a ser vistos como antiguidades.

12/02/2005, 01:55
PSX pra mim tb eh a dura realidade :/ mas cara tu tem Po'ed? E axa ele bom :o ???? Eu tb tenho essa merda mas esse jogo com certeza tah entre os 3 piores jogos do psx pra mim. Pra quem naum conhece eh um "action" em primeira pessoa em que os inimigos são bundas. :lol isso mesmo bundas cujo ataque adivinhem... são merdas. huahuahauhauhauah lixo total. Se naum me engano vc joga com um cozinheiro que tem como arma panelas.

HUAHUA pois é PRO mas ae é que tá a graça do jogo.. ele não se leva a sério... Agora quanto a gostar do game ou não, depende de quando vc conheceu o PO'ed. Esse game foi lançado pro 3do em 95, foi quando eu comprei, depois foi "portado" pro PSX e como eu não tinha mais o meu 3do, acabei comprando. Do ponto de vista da inovação ele era muito a frente dos outros na época, a habilidade de voar, o mapa em 3d com "efeito doppler" que podia ser visualizado de qualquer angulo, salas de múltiplos andares (room over room), coisa essa que foi vista somente em QUAKE, alguns anos mais tarde. Agora se colocar frente a frente com outros FPS do PSX da época de lançamento, Alien TRilogy, Doom ou Epidemic realmente fica muito atrás.. Mas aqueles peidos dos inimigos são realmente muito forçados!

12/02/2005, 01:57

12/02/2005, 01:58

12/02/2005, 02:02

12/02/2005, 02:05
Desculpa ae, galera, estava dando erro, acabei postando 3x sem querer, agora não consigo apagar 8o

15/02/2005, 03:53
Eu acho que o PS1 já é retro

Se o NeoGeo tem 14 anos e é retro, porque o PS1 com 10 anos não seria ?

Seus graficos e efeitos 3D são EXTREMAMENTE TOSCOS hoje em dia, apesar que naquelas limitacoes foram criados jogos fantasticos e inesquecíveis (o ambiente de Metal Gear Solid é um exemplo).

Ainda assim, como nao gosto de transportar meu PS2 em viagens e para a casa de amigos, penso em comprar um PSOne (pequeno e barato) hoje em dia para estes fins.

Também acho q é retro.....os graficos são realmente toscos...eu sinceramente não consigo jogar mtos jogos por causa dos graficos 3D toscos....q diferente do 2D esse é sempre feio.......até o N64 eu já considero retro.....estamos indo para outra geração de consoles..... :)

15/02/2005, 10:02
Acho q ainda nao eh retro... Pq ainda eh muito usado e possui alguns jogos "quase" atuais.. Prefiro considerar retro vgs como o saturn e segacd q sao da mesma epoca e pararam de ser usados a muito tempo..... Apesar do psx tem graficos ultrapassados ele ainda eh muito usado e por isso acho q nao eh retro :)

15/02/2005, 23:36
Será que eu sou o único que sempre achou os gráficos do PSX horrendos, desde o começo? Mesma coisa com Saturn, 3DO e equivalentes.

N64 foi o primeiro console a gerar imagens 3D que me pareceram boas.

(Vale frisar a palavra "console", porque os jogos 3D dos arcades, do Virtua Fighter em diante, quase sempre me pareceram ótimos.)

17/02/2005, 17:01
Ainda me lembro quando aumentava o volume do meu homer theather pra ouvir o som da summon Shiva de FFVIII, sem falar que dislumbrava com a originalidade de Metal Gear, o horror de de resident evil a insanidade de silent hill, os graficos de boa parte dos jogos!!! eh... bons tempos!!!

19/02/2005, 12:37
Aff, claro que não, falta muito ainda pra PSX ser um VG retro...

No meu caso ainda jogava um pouco de Saturn. Vejo alguns games de maneira saudosa ...

Panzer Dragon I e II
Sega Rally
Viruta Figther

20/02/2005, 16:51
Vale lembrar que a Midway vai lançar uma nova versão de sua série Midway Arcade Treasures. Olhem a lista de jogos:

• Badlands (1990)
• Hydro Thunder (1999, saiu no PSOne, N64 e DC)
• Off Road Thunder: Mud, Sweat 'N Gears
• Race Drivin' (1990)
• San Francisco Rush The Rock: Alcatraz Edition
• San Francisco Rush 2049 (1999, com versões para DC, GBC e N64)
• S.T.U.N. Runner (1989)
• Super Off Road & Bonus Tracks Pack (+- 1992)

Ou seja, dois dos jogos escolhidos foram lançados 5, 6 anos atrás. Sei que a realidade do Brasil é diferente, mas acho que a indústria de games já ultrapassou demais a era dos 32 e 64 bits, tecnologicamente ou conceitualmente, pra não considerar os jogos feitos naquela época como retrôs.

05/03/2005, 04:56
Retro sou eu quando jogava R-Type num TK 90x usando fita K7 e levando 5 minutos para carregar cada fase. :D

20/04/2005, 01:01
e pensar q em agosto próximo farão 10 anos q comprei meu playstation... paguei 790 reais na época... mas valeu a pena! jogar tekken e ridge racer em casa era um sonho! :)

22/04/2005, 10:35
Vale lembrar que a Midway vai lançar uma nova versão de sua série Midway Arcade Treasures. Olhem a lista de jogos:

• Badlands (1990)
• Race Drivin' (1990)
• S.T.U.N. Runner (1989)

Ou seja, dois dos jogos escolhidos foram lançados 5, 6 anos atrás. Sei que a realidade do Brasil é diferente, mas acho que a indústria de games já ultrapassou demais a era dos 32 e 64 bits, tecnologicamente ou conceitualmente, pra não considerar os jogos feitos naquela época como retrôs.

O S.T.U.N. Runner não foi criado pela Atari Games?

22/04/2005, 12:37

• Badlands (1990)
• Race Drivin' (1990)
• S.T.U.N. Runner (1989)

O S.T.U.N. Runner não foi criado pela Atari Games?

Atari Games era uma divisão da Warner que foi comprada pela Williams, que era dona da Midway, em 1996. Mais aqui. (http://www.answers.com/topic/midway-games)

13/05/2005, 16:13
Putz, sou da mesma opinião! O RE 3 parecia muito melhor na época... Joguei de novo ontem e achei a Jill muito feiosa e quadrada com aquelas texturas... Ficamos muito mais exigentes com o tempo é a evolução. Mas eu continuo gostando da era 32 bits, assim como me amarro em muita coisa da era 16 bits como o Snes, Mega Drive e Neo Geo.

13/05/2005, 18:17
Essa pergunta eh relativa. Cada pessoa tem seu ponto d vista. Mas no caso não axo não, o PS tem muitos jogos, considerado por muitos os melhores do mundo. Mas vou responder a sua pergunta: Não, seus jogos ainda não apresentam uma perspectiva retrô, jah q muitos jogos desta geração apresentem caracteristicas semelhantes em seus jogos aos do PS. Mas uma coisa para mim, eh certa: Jamais vou abandonar este console, não sinto prazer igual jogando um PS. Agora pense comigo: Vc axa, q vou deixar d lado + de 180 jogos, q adquiri, joguei, e que me fazem lembrar dos bons tempos da era 32 bits, soh por que foi ultrapassado?

16/05/2005, 16:16
Cara acho que não. Se for eu já to muito velho então. O PS1 é o video game mais bem sucedido da história dos games, mais até que o Snes e o Mega Drive! São mais de 100 milhões de unidades vendidas, quase a população do nosso amado Brasil. O PS1 é um clássico dos video games, ainda conta com muitos titulos bons e dá banho em muito caiXote moderno que se acha o tal só pq consegue emular outras plataformas ou tocar mp3...

25/05/2005, 09:32

Falou pouco, mas falou bonito! :-D

25/05/2005, 09:46
Será que eu sou o único que sempre achou os gráficos do PSX horrendos, desde o começo? Mesma coisa com Saturn, 3DO e equivalentes.

N64 foi o primeiro console a gerar imagens 3D que me pareceram boas.

(Vale frisar a palavra "console", porque os jogos 3D dos arcades, do Virtua Fighter em diante, quase sempre me pareceram ótimos.)

:O Não concordo com essa sua afirmação. Se vc olhar bem, pegando esse jogo que vc citou o Virtua Fighter, a versao arcade era praticamente identica a versão do Saturn, assim como o Virtua Fighter 2 e igual a versao do console. Entao ha uma controversia entre sua afirmação, pois nao ha diferença entre essas versões. Tenho certeza que no PSX tb acontece isso. Entao no meu modo de ver, vc não pode generalizar as coisas. Mas admito que tinha conversões pessimas de alguns jogos. :P

25/05/2005, 09:59

• Badlands (1990)
• Race Drivin' (1990)
• S.T.U.N. Runner (1989)

Essa Midway quer é $$$$$$, so isso.