PDA

Ver Versão Completa : Capcom CPS Changer

hoo
25/04/2007, 12:08
O Sistema

No início dos anos noventa, a Capcom resolveu seguir o modelo de negócio que a SNK introduziu no mercado ao tentar capitalizar uma grana extra portando a sua versatil MVS dos arcades para os lares com o Neo-Geo AES. Assim surgiu o CPS Changer, um 'video game' da Capcom baseado na sua também placa de arcade, a CPS-1.

http://nfggames.com/games/cpschanger/system1.jpg
Apesar de seguir a idéia da SNK, a Capcom não se esforçou muito para tornar o seu sistema atraente. Para constar, o cartucho é a parte cinza!

Ao que parece, as vendas da CPS Changer se davam sob encomenda diretamente com a Capcom e apenas no Japão.

Jogos

Apenas 11 jogos dos quase 40 que saíram para a CPS-1 foram convertidos para a plataforma, sendo eles: Capcom Quiz World 2, Muscle Bomber 2, Captain Commando, Street Fighter 2, Final Fight, Street Fighter 2 Turbo, King of Dragons, Street Fighter Zero, Knights of Round, Tenshi wo Kurau 2 e Muscle Bomber.

http://nfggames.com/games/cpschanger/system2.jpg
E vocês achavam os cartuchos do Neo-Geo grande?

Curiosamente, o sistema não possuia um joystick/control pad, apenas uma porta com 2 soquetes do snes! De fato, todo o CPS Changer não passava de um PCB equipado com um processador da Capcom que fazia as conversões dos padrões JAMMA para os controles, um chroma encoder (Sony CXA1645) para gerar as saídas de video composto ou s-vhs a partir do RGB nativo e uma fonte externa.

http://nfggames.com/games/cpschanger/PCB1.jpg
E isso é praticamente todo o CPS Changer...um PCB que converte de
Jamma para interfaces domésticas.

http://nfggames.com/games/cpschanger/pieces1.jpg
Eis o CPS Changer em toda a sua plenitude. Mais feito em casa, impossível.

Não bastasse o fraco suporte os jogos eram extremamente caros (SNK manda lembranças) e a Capcom acabou largando de mão muito cedo da sua proposta.

=]

cbuosi
25/04/2007, 16:15
Se não me engano, foi por causa dessa placa e desse SFZ2
que conseguiram quebrar a criptografia do CPS2.

hoo
25/04/2007, 16:45
Se não me engano, foi por causa dessa placa e desse SFZ2
que conseguiram quebrar a criptografia do CPS2.

Foi sim! Porque a Capcom nao criptografou o SFZ da CPS Changer!! Isso ajudou horrores!!! =)

Thimaster
30/04/2007, 01:32
Parabéns eu ñ sabia da existencia disso mais uma "novidade antiga" que guardo em meu bau
vlw

Wolfwood
30/04/2007, 17:11
Lembro de ter visto isso numa supergamepower à muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás... lembro que fiquei bem empolgado com a ideia de ter um arcade na sala, mas depois que vi o preço, fiquei só na vontade mesmo. Agora esses "consoles" devem custar uma fortuna que poucos podem pagar... menos do que naquela época!

UNABOMBER
30/04/2007, 20:41
Bom tópioc, Hoo.

Também lembro dessa matéria na SGP. Apesar dos pesares, não tinha as mesmas funcionalidade de uma MVS, por exemplo. Muitos classificaram a CPS Changer como uma 'gambiarra', mas oficializada, por assim dizer.

Resumo da ópera: cagada-mor da Capcom. :D

Pelo menos, se é que se pode dizer isso, ela aprendeu a usar bem a Naomi, na época que deu amplo suporte ao DC...

Lembro de ter visto isso numa supergamepower à muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito tempo atrás... lembro que fiquei bem empolgado com a ideia de ter um arcade na sala, mas depois que vi o preço, fiquei só na vontade mesmo. Agora esses "consoles" devem custar uma fortuna que poucos podem pagar... menos do que naquela época!
Que nada, Wolfwood.

O 'console' eu não sei bem, mas o gabinete daqueles da Capcom, por exemplo, saem na faixa de 600 paus no ML...

Ficou empolgado agora? :lol

edineilopes
30/04/2007, 23:32
Ótimo tópico. Mesmo que o preço fosse proibitivo, como você citou, parece que a própria Capcom não apostou na idéia. Não tinha como ter sucesso.

Wolfwood
30/04/2007, 23:37
Que nada, Wolfwood.

O 'console' eu não sei bem, mas o gabinete daqueles da Capcom, por exemplo, saem na faixa de 600 paus no ML...

Ficou empolgado agora? :lolCom jogo? Ou só o gabinete? Se vier com o jogo, ai dá até pra pensar em pegar um Street Fighter da vida heim!!! :lol