PDA

Ver Versão Completa : TK-90X, 25 aninhos!!!

god Thunder
25/04/2007, 18:22
Há 25 anos, em 23 de abril de 1982, era lançado na Inglaterra um pequeno computador pessoal que faria muito sucesso em várias partes do mundo. Custando menos de 100 libras (US$ 200), o ZX Spectrum - fabricado no Brasil sob o nome TK-90X - tomou de assalto o mercado doméstico de microcomputadores.

Pelos padrões da época, era bastante rápido e oferecia recursos poderosos de som, cor, alta resolução, além de uma biblioteca de software com mais de nove mil títulos. Por causa dessas características, o ZX Spectrum ainda vive no imaginário de seus antigos usuários.

Durante a vigência da Reserva de Mercado (entre 1978 e 1991), o entusiasta brasileiro de informática sequer conhecia o que seria um PC, um Macintosh ou um Commodore C64. O que havia aqui eram caríssimas cópias de computadores tecnologicamente defasados, como o TRS-80.

A chegada do TK-90X, clone do ZX Spectrum fabricado pela Microdigital Eletrônica, permitiu que muitos brasileiros tomassem o primeiro contato com a informática. Infelizmente, a partir de 1990, o PC afogaria todos os outros modelos de computadores, à exceção do Mac, e se tornaria a quase única opção para o usuário doméstico. Todavia, comunidades de amantes do ZX Spectrum ainda podem ser encontradas ao redor do globo.

Para comemorar a passagem deste quarto de século, algumas dessas comunidades estão organizando festejos. O site da World of Spectrum (www.worldofspectrum.org) promete o desenvolvimento de novos aplicativos, jogos e até mesmo expansões de hardware para o arcano microcomputador. Já as revistas ZX Format (zxf.magazine.googlepages.com) e Your Sinclair (www.yoursinclair.co.uk), prometem edições comemorativas. Esta última possui também um blog: www.ys3.org. No Brasil, a comunidade ZX mais atuante é o Clube do TK-90X: www.tk90x.com.br.

Terra

Acabei de ler e não pude deixar de prestar minha homenagem a esse pequeno grande notavel. Numa época em que se vivia dominado por Apples e seus clones, chegava ao mercado brasileiro esse fantastico Pc'zinho que dava um banho de tecnologia em qualquer modelo já lançado, vindo a ser superado somente um tempo depois por outro não menos fantastico chamado de MSX.

Naquela época estavamos acostumados a jogar nos velhos e ultrapassados Atari e quem teve condições do pai bancar ou mesmo a oportunidade de jogar numa maquina dessas se dislumbrava com cores e graficos jamais imaginado de ser visto num jogo. Ah e como era bom, quem se importava de colocar sua fita K7 no gravador liga-la no TK90x e esperar varios minutos até o jogo carregar e poder finalmente joga-lo, eu não. Quem já não pegou uma revista de informática da época e ficou varias horas digitando linhas de texto que vinha nelas com aplicativos e principalmente games, pra depois de todo aquele trabalho procurar por erros de digitação ou mesmo de impressão da revista, nas varias linhas do programa geralmente em BASIC, por que o game não funcionava, dava o famoso ERRO DE SINTAXE. Como eram simples os erros naquela época, até que finalmente se achava o(s) erro(s) e aí era uma festa só por ter descoberto e finalmente poder fazer o programa rodar.

Quem não lembra desse famoso anuncio em revista

http://www.carloscardoso.com/wp-content/2006/08/CIMG1114_tn.jpg

Gostaria de ter feito algo mais complexo com fotos de jogos e história mas meu pouco tempo me impede disso, mas vale como lembrança e homenagem ao "supimpa" TK-90X.[:king]

Kosher-X
25/04/2007, 18:36
Prefiro MSX.

major505
25/04/2007, 18:47
Haha, eu lembro desse, eu ainda tenho um modelo anterior a esse, o TK 85, funcionando.
http://cobit.mma.com.br/micros/tk85_cob.jpg

Não que haja muito para ele fazer hehe.
O foda era carregar os jogos de fitas k7. As vezes ele dava erro na leitura dai tinha que rebubinar a fita e rodar de novo. Não era muito prático, mas pelo menos era acessivel hehe.

m&ms
25/04/2007, 19:32
pois é, meu amigo tinha um cp200 (similar ao tk85 ai em cima), e qd ele disse que ia ganhar um tk90X foi um frenesi, rsrasdfasdfsadfsaf

era foda o computador, depois esse mesmo cara comprou um tk95, mais foda ainda... bateram de frente com o msx por algum tempo

god Thunder
25/04/2007, 19:39
O TK85 era muito tosco, mas eu gostava, meu primo tinha um. Lembro que vi meu primo jogar um game de labirinto nele que imitava o 3D. O cara tinha que achar a saida antes que o monstro te pegasse, eu nunca joguei por que tinha medo do monstro :-D :D.

Mas voltando ao tópico eu tive um TK2000II que muitas alegrias me deu também e depois ganhei do meu pai um TK-90X, aí foi só alegria. Eu juntava a grana da mesada e comprava fitas K7 pelas revistas com jogos pra ele, tive com certeza mais de 200 jogos pro bichinho.

major505
25/04/2007, 23:00
É, eu não aproveitei tanto quanto deveria o meu TK85. Ele era do meu pai e ele nem deixava eu chegar perto quando criança. Quando ele resolveu me dar o tk85, eu ganhei um 286, nem um ano depois, com monitor que só mostrava tons de verde e tudo mais (e pensar que na época era pc top hehe, bom, pelo menos tinha HD), mas ainda guardo ele como um suvenir. Já o 286, bom, esse ja foi pro saco a muito tempo :-D.

hoo
25/04/2007, 23:12
Eu tive um tk90..mas eu era jovem demais e burro demais para dar atencao..entao..nunca fiz pataxongas nele.

major505
25/04/2007, 23:29
Eu tive um tk90..mas eu era jovem demais e burro demais para dar atencao..entao..nunca fiz pataxongas nele.

É, eu tb nunca fizmuito no meu tk85, mas tb eu tinha uns 5, 6 anos na época...
Eu só sabia mesmo por jogo nele.

Morfus
25/04/2007, 23:35
É, nessa época sabia que existia computadores, só tinha visto em revistas. Eram muito caros, somente gente com muuuito poder aquisitivo os compravam.

Dos amigos que tive os únicos que tinham eram filhos de gerente de Banco e donos de comércio.

Queria ter participado dessa era dos PCs. :(

Grandpa
26/04/2007, 15:45
Eu li essa notícia ontem e pensei em abrir um tópico, mas fiquei com preguiça[ksono] Que bom que tem mais gente aqui que curte essas maquininhas.

Eu não tive um TK-90X, apesar de conhecê-lo. Tive o seu antecessor TK-85. Aprendi a programar com esse computadorzinho de 16K de memória. Jogar nele não rolava. Cheguei a ter um jogo de xadrez, um come-come e um tipo Space Invaders, mas jogar com um teclado chiclete numa TV preto-e-branco não me agradava muito, até porque na época eu também tinha um Atari, que era bem melhor que o TK-85 para jogos. No TK-85 eu cheguei até a criar alguns jogos naquele estilo "adventures com puro texto".

Acho que o TK-90X surgiu por aqui mais ou menos na mesma época do MSX e eu acabei pedindo para o meu pai comprar o MSX, que eu tinha ficado fissurado quando vi o do meu primo.

O TK-90X já tinha jogos coloridos e era bem mais possante que o TK-85. O ponto fraco dele é que ainda tinha aquele teclado chiclete herdado do seu antecessor. Isso assustava um pouco as pessoas e fazia com que não o considerassem um computador profissional. A linha TK-2000 já abandona de vez esse tipo de teclado.

Os jogos para o TK-90X eram tão bons quanto os do MSX, apesar de graficamente serem (ou parecerem) inferiores. Muitos títulos que saíram para o MSX também tiveram versões na plataforma ZX-Spectrum (TK-90X aqui no Brasil).

edineilopes
28/04/2007, 00:17
Isso é coisa muito antiga pra mim. Fui ter contato com computadores só na época dos 386. Devia ser bem interessante ter um computador nessa época.

bughead
28/04/2007, 12:50
Eu tive um TK 2000 ... muito legal na época.
Eu era viciado em um jogo se esqui .. mas realmente as fitas k7 eram um saco de carregar ...

http://www.carloscardoso.com/wp-content/2006/08/CIMG1119_tn.jpg

god Thunder
29/04/2007, 12:14
Eu tive um TK 2000 ... muito legal na época.
Eu era viciado em um jogo se esqui .. mas realmente as fitas k7 eram um saco de carregar ...

http://www.carloscardoso.com/wp-content/2006/08/CIMG1119_tn.jpg

Um dos jogos mais fodas da era Apple e TK2000 era Karateka. Quem nunca se gabou de poder joga-lo já que era excluisivo da plataforma, eu sempre me gabava disso.

O foda era aguardar carregar já que acho foi o game da época que mais levava tempo pra carregar. Com certeza pelo menos 5 min.

PS: pra quem não sabe o TK2000 era um pseudo Apple I, tinha uma programação muito pareceida mas não era 100% compativel. Por problemas de endereçamento e umas funções que eram melhores no TK, mas outras que o Apple tinha e ele não.

O foda e o melhor daquela época é que não existia sistema operacional tudo era feito na raça e na coragem ou seja programando. Quem quisesse algo tinha que fazer por conta ou esperar que alguém fizesse e saisse em revista. Aprendi muito com isso.

SNES FAN
01/05/2007, 10:31
Haha, eu lembro desse, eu ainda tenho um modelo anterior a esse, o TK 85, funcionando.

O foda era carregar os jogos de fitas k7. As vezes ele dava erro na leitura dai tinha que rebubinar a fita e rodar de novo. Não era muito prático, mas pelo menos era acessivel hehe.

entao vamo fazer negocio? :D

major505
02/05/2007, 13:19
entao vamo fazer negocio? :D

Hehe, lamento cara, sou apegado demais ao meu equipamento eletronico para vende-lo.
Me arrependi tanto por ter vendido meu Game Boy tijolão :-( que decidi que dificilmente iria me desfazer de outra velharia minha.

Sonymaster
03/05/2007, 14:00
Eu nunca mexi nesse TJ90X unico Computador que tive na epoca foi o0 MSX da Gradiente enquanto em casa tinha um 286 com monitor CGA e quando ligava parecia que a fonte de energia do bairro todo caia ehuheuehueheu era um gerador de antigo, mais esse Tk90 é bom pelo espaço, bem pequeno, era o notebook da epoca.

diogo.tux
18/05/2007, 22:29

Eu tinha um desse também! :rox
Mas doei pro laboratório de eletônica de um colégio que eu estudei. Lá também tem um MSX funcionando, e outras coisas antigas. ;D