PDA

Ver Versão Completa : Ninja Gaiden Trilogy Minhas impressões

12/09/2004, 18:15
Ninja Gaiden Trilogy Minhas impressões.

Eu tive essa semana a oportunidade de jogar pela primeira vez Ninja Gaiden Trilogy para SuperNES. A Tecmo lançou o jogo em 1995 e por um acaso o descobri hospedado num site para download.

Geralmente, posso comentar o seguinte: achei Ninja Gaiden Trilogy ótimo, especialmente para os jogadores saudosistas que esperavam uma versão "pack 3 in 1". A apresentação é simples e objetiva, mostra o logo Ninja Gaiden Trilogy com as opções New Game e Continue. O sistema de "continues" é acessível através de senhas: cada uma das fases possui um tipo de senha que o jogador pode anotar no caderninho e continuar mais tarde. O slogan dos três jogos aparecem na opção "New Game"
para o jogador escolher. Um prato cheio para os fãs. Os três jogos da versão Trilogy no geral mantiveram- se 95% fiéis aos originais. os 5% restantes representam as modificações referentes ao "engine sonoro" que, creio eu, não tornaram possível a emulação fiel da trilha sonora original no SuperNES, o que tirou alguns pontos no quesito Som.
Para os jogadores mais novos que não tiveram a oportunidade de conhecer a geração NES, fica a curiosidade de experimentar um dos maiores clássicos já lançados para o antigo "nintendinho". Mais abaixo

Momento Retro:
Particularmente Ninja Gaiden II foi o meu jogo preferido da trilogia
porque foi o primeiro clássico que conheci, em meados de 1991, através
de uma revista especializada em games (revista Videogame de 1991).
As fotos mostravam gráficos soberbos
do penhasco com neve (2ª fase) e da caverna de fogo (4ª fase), além daquele "display" muito irado na parte superior mostrando os níveis de energia "NINJA" e "ENEMY". No mesmo ano consegui alugar o jogo e vi pela primeira vez a inesquecível introdução do jogo com aquela trilha sonora fantástica e desenhos em estilo animê...

A seguir, as notas de alguns departamentos:

Gráficos. 10
O design gráfico dos três jogos lançados em 1989, 1990 e 1991 foram preservados em 99% na versão Trilogy: houve um "make up" em algumas cenas que apenas o jogador mais atento
e experiente em Ninja Gaiden vai perceber. Dessa forma, o saudosista e iniciante tem a oportunidade de perceber a evolução artística dos três games: gráficos medianos de Ninja Gaiden I contrastam com um design mais apurado e bonito do clássico Ninja Gaiden II, e que foi melhorado ainda mais em Ninja Gaiden III.

Som. 8
Aqui claramente percebi a mudança dos tons musicais, que tirou a originalidade da trilha feita para o antigo NES. Pode ser que o "engine sonoro" do SuperNES seja diferente do NES. Por isso o resultado foi um som modificado, o que tirou o encanto da trilha original. Mesmo assim, dá para relembrar algumas músicas memoráveis. O ponto negativo é que algumas dessas melodias ficaram quase irreconhecíveis em relação à melodia original que se ouve num aparelho ou emulador NES. Uma pena. Dois pontos positivos que destaco são as músicas de abertura e de "Select", onde aparece o menu com os três jogos prontos para
serem detonados: as músicas dessas duas telas são inéditas e excelentes.
Os efeitos sonoros foram preservados em 95%: percebi algumas pequenas modificações em alguns efeitos, o que não tirou o encanto em relação aos jogos originais.

Jogabilidade. 10
A jogabilidade dos três Ninja Gaiden foram preservadas exatamente como nos jogos originais lançados para o NES. Em Ninja Gaiden III, por exemplo, Ryu Hayabusa, o protagonista, mantém leveza nos seus movimentos, enquanto que em Ninja Gaiden I o mesmo Ryu aparece mais ágil, porém mais vulnerável e limitado. Recomendo que o iniciantes comecem a experimentar o primeiro Ninja Gaiden, para irem se acostumando com o ritmo da série e acompanhando a evolução dos movimentos do personagem, que ganhou força durante o desenvolvimento da série.

Conclusão.
Ninja Gaiden Trilogy foi lançado para todos conhecerem de perto a história de Ninja Gaiden na era 8-bit. A maior decepção na minha opinião ficou por conta da ausência dos créditos finais, junto com suas lindas músicas. Não entendi o motivo para a Tecmo ter suprimido essa parte, que creio eu, seja um dos momentos mais aguardados pela maioria dos antigos gamers que o jogam. Uma pena. Por todo o conjunto, Ninja Gaiden Trilogy recebe nota final 9, na minha modesta opinião.

Até mais.

13/09/2004, 01:44
Joguei há muito tempo atrás a versão do SNES... Sei lá, achava os joguinhos difíceis pra cacete (ou será que faltava paciência mesmo?).

Mas mesmo assim, gostei muito da NG3: talvez por ser mais bem feito (e fácil) do que os seus antecessores.

13/09/2004, 19:21
Quanto ao quesito som, eu concordo com vc, Veterano. O NG do Snes ficou devendo. Os canais pre-historicos do NES faziam o som soar muito melhor.

Nao me acostumei com a engine mais bem feitinha do Snes. Ainda prefiro Jogar Ninja Gaiden Emulado.

Ninja Gaiden 2 é um dos melhores jogos da historia.

13/09/2004, 20:13
Quanto ao quesito som, eu concordo com vc, Veterano. O NG do Snes ficou devendo. Os canais pre-historicos do NES faziam o som soar muito melhor.

Nao me acostumei com a engine mais bem feitinha do Snes. Ainda prefiro Jogar Ninja Gaiden Emulado.

Assino embaixo.

13/09/2004, 20:15
Joguei há muito tempo atrás a versão do SNES... Sei lá, achava os joguinhos difíceis pra cacete (ou será que faltava paciência mesmo?).

Mas mesmo assim, gostei muito da NG3: talvez por ser mais bem feito (e fácil) do que os seus antecessores.

Realmente NG mexe com a paciência de muitos jogadores porque tem umas jogabilidade "pqp", próprias do jogo mesmo. Eu mesmo tive que apelar para os Save Spots para não me irritar nas fases finais...

14/09/2004, 00:05

Realmente NG mexe com a paciência de muitos jogadores porque tem umas jogabilidade "pqp", próprias do jogo mesmo. Eu mesmo tive que apelar para os Save Spots para não me irritar nas fases finais...

Zerei todos os tres na munheca. Sem Save nem nada.

Inclusive os americanos q eram mais dificeis.

17/09/2004, 03:33
Acabei de terminar o Ninja Gaiden 3. ô joguinho difícil. Faz o Contra parecer o jogo mais fácil do mundo. Suei pra terminar e consegui fechar o danado sem salvar uma única vez (claro que depois de inúmeras tentativas), mas é um jogo bem divertido mesmo. Comecei pelo NG 3 pelos gráficos melhores, agora vou jogar o 1 e o 2. É diversão garantida até o último minuto (pra quem tem muita paciência!).

20/09/2004, 06:56
Época do Ninja gaiden... A época em q existiam jogos dificeis

Ninja 1 - Fácil até a ultima fase, que na verdade tem q se ter uma ultra paciencia pra morrer no ult. chefe e voltar fase inteira

Ninja 2 - dif. média e o melhor dos 3

Ninja 3 - Fácil pra kct, dá pra zerar de primeira, é o piorzinho dos 3

20/09/2004, 17:39
Ninja 1 - Fácil até a ultima fase, que na verdade tem q se ter uma ultra paciencia pra morrer no ult. chefe e voltar fase inteira

Pra matar de raiva!!
Só zerei esse jogo uma vez pq achei q nunca mais ia conseguir de novo.

Pois é
A dosagem ficou perfeita nesse jogo. Os melhores personagens coadjuvantes da historia do VG estão aí: Robert T.S e Irene Lew.

21/09/2004, 09:36
O Ninja Gaiden do Xbox parece também ter uma dificuldade absurda.

22/09/2004, 00:25
O Ninja Gaiden do Xbox parece também ter uma dificuldade absurda.

Porem, uma historia tola.

23/09/2004, 21:03

Pra matar de raiva!!

Pois é
A dosagem ficou perfeita nesse jogo. Os melhores personagens coadjuvantes da historia do VG estão aí: Robert T.S e Irene Lew.

Eu também precisei ser persistente para terminar NG I: ó negócio é memorizar cada parte do castelo e a posição dos inimigos para não chegar nos últimos chefes com baixa energia.

24/09/2004, 18:51

Pra matar de raiva!!

Pois é

Eu também precisei ser persistente para terminar NG I: ó negócio é memorizar cada parte do castelo e a posição dos inimigos para não chegar nos últimos chefes com baixa energia.

Mas o pior é q eu nao cheguei no ultimo chefe depois de decorar todos os inimigos e buracos. Foi puro bambo.

Eu cheguei lá com metade do sangue e matei as duas ultimas encarnações dele não me pergunte nem como!!!

Por isso decidi não joga-lo mais.

16/06/2005, 11:14
O NGT foi muito legal, mas eu esperava que a Tecmo desse um upgrade nos gráficos, assim como a Nintendo fez com a coletânea de Mário, quanto ao som, algumas músicas ficaram bem arranjadas, destaque para a música da primeira fase de NG1, o que mais me chateou é que tinha alguns Slowdowns, coisa que não havia no nes, mas fora isso, foi uma boa conversão.

19/06/2005, 00:26
O meu preferido é o NG3 e só jogo no NES. O da trilogia fede.

19/06/2005, 11:44
Só pelo quesito som da trilogia do Snes ja é um grande motivo para preferir as versões do Nes.

24/06/2005, 01:34
Bah lembro bem da minah época de adolescente quando comprei um videogame e veio o ninja gaiden 2 original americano !!! Que maravilha ... No início achei uma droga ... Mas un dia resolvi jogar para valer ... Porra meu fiquei o maior vício no jogo ... Me possuí tanto que cheguei a terminar o jogo sem perder nenhuma vida !!! Jogava horas e horas por dia !!! Acho que foi o jogo que mais joguei na minha vida !!!
Ninja Gaiden 2 foi o mais foda de todos ...

29/01/2006, 17:57

vc acho o 3 facil O.o...pode ater ser mais o tempo na ultima fase atrapalha
o 2 foi mamao com acucar...facim dos 3 o 2 na minha opiniao foi o mais facil

31/01/2006, 12:15

NG2 tb foi p/ mim o melhor dos 3, apesar de todos serem bons. A abertura dele é simplesmeste foda demais. E como vc falou, infelizmente o son no Snes conseguiu ser inferior ao do Nes, o q é broxante, tanto q no emulador, eu prefiro jogar no Nes ao Snes.

Interessante o Ninja Gaiden saiu para Mega e Master System, mas são tão fracos q até a Tecmo faz questão de não menciona-los.

31/01/2006, 14:05

NG2 tb foi p/ mim o melhor dos 3, apesar de todos serem bons. A abertura dele é simplesmeste foda demais. E como vc falou, infelizmente o son no Snes conseguiu ser inferior ao do Nes, o q é broxante, tanto q no emulador, eu prefiro jogar no Nes ao Snes.

Interessante o Ninja Gaiden saiu para Mega e Master System, mas são tão fracos q até a Tecmo faz questão de não menciona-los.

Concordo em gênero, número e grau, em relação ao Mega Drive, pois é simplesmente a ovelha negra da franquia Ninja Gaiden, mas a do Master System é muito legal, Ryu possui algumas habilidades que ele não tem no Nes, como ir pulando de parede em parede, quem nem Shinobi 3, e uma bomba que matava todo mundo na tela, mas comia um pouco do life, sem falar que nesse Ninja Gaiden, a história era mais humana, Ryu enfrentava seres humanos normais, como um chefe da Yakusa, um Samurai, e não Monstros e Aliens, confesso que o meu lado ista falou mais alto, pois eu me orgulhava de saber que o meu sistema era o único a ter Ninja Gaiden, mas me rendi aos encantos da versão da Sega. ;)

06/02/2006, 20:36
O meu preferido é o NG3 e só jogo no NES. O da trilogia fede.

Pior! Achei decepcionante a conversão pra época!

Alêm dos gráficos terem melhorado muito pouco se for comparar com o Mario All Stars onde aplicaram um belo upgrade, algumas animações foram retiradas dos jogos originais!

Por exemplo no Ninja Gaiden 3 do nes, numa das fases finais, Ryu Hayabusa cai de um alçapão e tem que lutar com as criaturas das trevas do lado de fora da nave! Essa fase tem umas nuvens passando dando um efeito quase tridimencional junto com um vento que te empurra pra fora da nave! :rox

Porem no Ninja Gaiden 3 do snes, essas nuvens foram retiradas!!!
Restando apenas umas nuvens paradas e sem expressão...
Um Video Game de 16 bits com efeitos de Zoom e Rotação não conseguir um efeito simples de animação de um Video Game de 8 bits?
Ponto negativo pra Tecno [kzangado]

A trilha sonora é boa mas a original é insuperavel!

Mas concordo com a questão do Ninja Gaiden Trilogy ser um porta para que os iniciantes possam conhecer os jogos de uma época onde se criava verdadeiros épicos com poucos recursos! :rox