PDA

Ver Versão Completa : [Retro-Análise] Legend of Mana

Vaynard
08/06/2007, 23:54
Introdução :

A série Mana é seguramente uma das principais entre todas as outras que existem no mundo dos RPGs, e com isso conseguiu arrastar muitos fãs desde a sua estréia no ocidente com Secret of Mana do SNES, tido como um dos melhores jogos de todos os tempos. Logo após foi lançado apenas no Japão a sua continuação denominada Seiken Densetsu 3, e que chegou a nós graças a um excelente trabalho não-oficial de tradução via ROM. Outro jogo detonante. Depois de um ressaca de muito tempo, a Square resolveu lançar um episódio da série no PSOne denominada Legend Of Mana. Com atributos surpreendentes o jogo conseguiu se firmar entre os fãs, que lembram até hoje deste jogo com muito carinho, assim como eu. Vamos à análise por atributo.

História :

A história de nenhum episódio da série é dada de forma sequencial, apenas coincide sempre com o mesmo argumento: a árvore Mana. O que acontece em Legend of Mana é que o mundo se despedaçou devido a forças desconhecidas. Com isso a árvore perdeu seu pilar de sustentação. Cabe ao herói juntar as partes do mundo que estão na forma de artefatos e assim ressucitar as forças que dão origem à árvore. Tais forças são resumidas em 8 espíritos, presentes também em todos os jogos da série.Mas isto é apenas o básico. Na verdade este jogo se subdivide em vários pequenos contos, que possuem começo, meio e fim, e isto é mostrado de forma clara ao jogador. No intuito de recuperar todos os artefatos, o herói deve cumprir algumas missões que são estes contos própriamente ditos. Devo dizer também que são missões bastante divertidas e variadas. Um dos bons componentes do jogo.

Gráficos :

Um primor. Na minha opinião, são os gráficos mais bonitos que o PSOne reproduziu em toda sua história. Não existem polígonos parece ser tudo feito a mão. Para efeitos de comparação pode-se citar Metal Slug, mas claro que com tudo muito mais aprimorado. A movimentação rola em 3D e é tudo muito detalhado. A cada tela você fica mais impressionado com as sutilezas, com a preocupação de tudo ser perfeito. É exatamente essa a palavra que define os gráficos: Perfeitos.

Jogabilidade :

Um dos pontos controversos do jogo. Como já dito a movimentação rola em 3D, mas o jogo peca quando se entra no modo de batalha. Os personagens ficam um pouco duros de serem controlados. Existem também alguns elementos que são difíceis de serem entendidos logo de cara, como o de elementos e instrumentos musicais. No jogo, os personagens conseguem magias por meio de instrumentos regidos pelos elementos conhecidos do jogo. É possível fabricá-los ou comprá-los prontos, e o processo de fabricação não é tão simples. Existe também um sistema de criação de Pets, que são monstros de estimação que podem ser usados para ajudar o jogador. No mais, os menus são de fácil acesso e os golpes facilmente acessados durante a batalha. Outro ponto muito importante: é possível jogar com 2 players durante os confrontos.

Som :

O som de Legend of Mana se destaca pela compatibilidade com os cenários. Assim como os gráficos, os efeitos sonoros se apresentam de forma bastante inocente, algo que não tem malícia nenhuma. Todas as músicas são bastante agradáveis embora um pouco enjoativas de vez em quando. Não é um dos destaques do jogo.

Desafio :

Taí um ponto que não merece críticas. O jogo é muito desafiador. Não pelo fato de ter batalhas difíceis ou quebra-cabeças complicados longe disso, mas pela coleção dos artefatos em si. É complicado o jogador completar 100% na primeira vez que jogar. A cada missão se ganha um parceiro diferente e é em torno dele que você deve descobrir os fatos e dar continuidade à história. A cada artefato pego deve-se colocá-lo no mapa mundi para que ele se transforme em um novo lugar, e até mesmo a posição onde se coloca o artefato influencia a história, pois estes possuem influência direta com os espíritos. Por exemplo, se colocar um lugar que é uma floresta com muita influência do espírito das trevas, este lugar pode não conter todos os pequenos contos possíveis. Como já citado, existe a fabricação de instrumentos e criação de pets que dão um trabalho extra a quem se propuser fazê-los. É um jogo bastante trabalhoso, mas que recompensa qualquer bom jogador.

Diversão :

A diversão do jogo se resume nos pontos já citados como os gráficos em si, os personagens muito variados e missões bastante divertidas. As batalhas também podem ser consideradas divertidas já que são rápidas e com muitos golpes que enchem os olhos. As batalhas com os chefões são super legais já que eles possuem um bom arsenal de golpes. Terminei este jogo 3 vezes e em todas as vezes encontrei algo que não tinha sido feito nas outras jogatinas. Muito bom.

Replay :

Alto. O jogo possui muitos contos e você não consegue completá-los da primeira vez que jogar, a não ser que esteja com um detonado em mãos. A própria experiência de vivenciar gráficos tão absurdos já é um fator que compensa.

Pontos Fortes e Fracos
:smile
- Gráficos lindíssimos
- Quantidade grande de missões
- Quantidade grande de personagens
[kong]
- Controle de batalha um pouco duro
- História principal um pouco obscura
- Não se sabe a origem dos heróis em nenhum momento do jogo.

Conclusão :

Legend Of Mana é um jogo que faz jus ao bom nome da série. Agrada principalmente aos fãs, mas os que não conhecem os outros jogos também devem experimentar e curtir bons momentos diante de uma obra-prima gráfica. Apesar de não conter uma história principal clara, os fragmentos contados no jogo agradam e fazem com que o jogador sinta que está jogando um game da grande série Mana.

Imagens :

http://img299.imageshack.us/img299/511/legendofmanascreen001fn8.jpg
http://img143.imageshack.us/img143/2411/legendofmanascreen033xw2.jpg
http://img75.imageshack.us/img75/5899/legendofmanascreen009hg1.jpg
http://img292.imageshack.us/img292/1715/legendofmanascreen017zu1.jpg
http://img169.imageshack.us/img169/856/legendofmanascreen022ef5.jpg
http://img300.imageshack.us/img300/2724/legendofmanascreen026np9.jpg

Darkko
09/06/2007, 01:44
Ótima analise, realmente os gráficos são lindos e a música também é muito boa. combina com o cenário como você disse.

Secret of Mana foi meu primeiro contato com Rpgs em seguida foi Chrono Trigger, infelizmente não joguei até o final de Legend of Mana.

Esse review foi feito quando ?

"Agora é esperar o lançamento do próximo jogo, que virá para PS2 em fevereiro de 2007"

Vaynard
09/06/2007, 02:04
"Agora é esperar o lançamento do próximo jogo, que virá para PS2 em fevereiro de 2007"

ja editei aki,naum vi essa parte :D

Edit:a Análise foi feita no final de 2006,por uma revista.
Quando eu estiver com mais tempo postarei o Detonado

Iagoblaster
09/06/2007, 02:30
Boa análise,Vaynard,esse jogo é simplesmente LINDO,tanto em gráficos,como em som...bem mágico mesmo,a única coisa q estraga tudo é a história mesmo...acheio meio nada a ver!

Edit: os gráficos das fotos tão feios,o jogo não é serrilhado assim nem a pau!

ViperMarkII
09/06/2007, 13:51
Show de bola!!!

Esse eh um dos jogos que na época me fizeram querer MUITO o SNES.... infelizmente só joguei no emulador... mas ainda assim, lindo demais...

Belo review!!! :kongpositivo:

xistreme
09/06/2007, 15:24
Parabens!
Muito boa essa análise! Só estou esperando passar no vestibular e comprar meu psp pra rejogar esse classico!
Prepara otra dessas pra nós ai!

More One User
09/06/2007, 15:50
Eu comprei esse jogo junto com o Final Fantasy Tactics.

Tive sorte de escolher dois jogos excelentes aleatóriamente entre tantas merdas.

Warcraft Ruler
10/06/2007, 21:00
muito boa análise,esse jogo eh simplesmente lindo,tanto em gráficos,quanto em som e jogabilidade.
Fexei e pretendo fexar denovo!!

gabriel_zanetti10
25/08/2008, 10:29
Òtima analise continue assim,esse jogo é muito bom mesmo!!

Venu
11/01/2010, 10:28
Sensasional analise , esse jogo é muito bom e replay então , eu lembro quando eu era menorzinho que .. eu tava jogando e tal , ai deu pal no memory card , ai eu comprei outro e fui jogar , o jogo mudo , tinha acontecido coisas diferentes e tal como você diz . Eu fiquei feliz com isso *___*.
Muito bom jogo e analise.