PDA

Ver Versão Completa : Refrigerando Xbox 360 - Cooler lateral externo

falcao_r2
18/06/2007, 18:09
Pessoal... tive uma idéia aqui... gostaria de saber a opinião de vocês.

Ontem, verifiquei que a porcaria da minha fonte VCom 450w estava sem refrigeração e com isso meu micro parou de ligar (algum componente da fonte queimou). Então troquei ela por outra genérica (temporariamente) que tinha no meu quarto.

Aí verifiquei que essa fonte tem um cooler de 120mm (os maiores).
O que estou pensando em fazer é lubrificar esse cooler, retirar a placa da fonte (que está capenga mesmo... até perdi um HD de 80GB recentemente) e deixar somente o cooler (lubrificado).

Na verdade não é só deixar esse cooler... irei colocar um de 80mm na outra extremidade (ou lateral). Um cooler de exaustão e outro de entrada... criando um fluxo de ar nesse 'periférico' que estou pensando em criar.

Então imaginem uma fonte desmontada só com o cooler... servindo como um mini-ventilador. Ahhh... essa fonte é toda furadinha... e cromada.

Pegarei uma fonte 12v externa (dessas tipo de notebook) e adaptarei a fiação para ativar esse cooler.
Assim essa minha 'fonte' ficaria ligada em uma fonte externa.

Penso em deixar esse mini-cooler-fonte perto do 360... na lateral (visto que a traseira do 360 é de exaustão, não sucção).

Finalizando... não tem nada a ver com a porcaria do Nyko Intercooler... é simplesmente um cooler/ventilador quadrado que foi aproveitado de uma carcaça de fonte com coolers de 120mm e 80mm... uma caixinha refrigeradora ligada na tomada com fonte 12v... =)

Acham que vale a pena? O que acharam dessa idéia?

RicardãoGTI
18/06/2007, 21:33
Cara,a criatividade pra refrigerar o 360 não tem limites. Vai fundo e posta o resultado aqui. Valeu,boa sorte ae!

neto_otn
18/06/2007, 21:51
AH, posta foto de como vai ficar + ou -...

marcoskamada
19/06/2007, 11:59
Sinceramente?
Não vai adiantar nada.
Se o seu 360 tiver que dar 3RL vai dar de qualquer maneira.
Se ele está bom, não crie problemas para ele!

O máximo que você vai conseguir é jogar alguns quilos de poeira para dentro do console.

falcao_r2
19/06/2007, 12:10
Sinceramente?
Não vai adiantar nada.
Se o seu 360 tiver que dar 3RL vai dar de qualquer maneira.
Se ele está bom, não crie problemas para ele!

O máximo que você vai conseguir é jogar alguns quilos de poeira para dentro do console.

Também pensei nisso... e concordo contigo.
Além do que meu cooler/fonte não ficou muito legal.
A fonte quando foi pro cacete queimou a bobina do cooler de 120mm... então fiz um mini-cooler-fonte com 2 fontes de 80mm dentro.
Fiz um teste e ficou legalzinho... ligando na tomada e jogando um ar na direção (não colado nem tão perto assim) do 360.

E uso o 360 na horizontal... coloquei um livro na parte de baixo... assim as entradas de ar que estariam embaixo tapadas estão ligeiramente acessiveis...

Tudo para previnir as 3RL... fora que a minha placa já teve o reballing e o técnico me garantiu que as 3RL nunca acontecerão... e se acontecer ele conserta de gratis... =)

marcoskamada
19/06/2007, 19:09
Também pensei nisso... e concordo contigo.
Além do que meu cooler/fonte não ficou muito legal.
A fonte quando foi pro cacete queimou a bobina do cooler de 120mm... então fiz um mini-cooler-fonte com 2 fontes de 80mm dentro.
Fiz um teste e ficou legalzinho... ligando na tomada e jogando um ar na direção (não colado nem tão perto assim) do 360.

E uso o 360 na horizontal... coloquei um livro na parte de baixo... assim as entradas de ar que estariam embaixo tapadas estão ligeiramente acessiveis...

Tudo para previnir as 3RL... fora que a minha placa já teve o reballing e o técnico me garantiu que as 3RL nunca acontecerão... e se acontecer ele conserta de gratis... =)

Já que o conserto é grátis no caso de problemas, não custa nada experimentar... :-P
Mas essa maneira que você já está usando é a melhor. Na horizontal.
De preferência com os coolers em 12v também!

falcao_r2
19/06/2007, 19:10
Sim... estão na horizontal.

Com um livro embaixo dele, liberando também as entradas que ficam embaixo.
Fora que os coolers estão a 12v e quando eu uso ligo o ventilador do ar condicionado ligado (fica perto e meio que direcionado a ele).

Sei que dizem que a 3RL é inevitável... mas eu espero que não...

andredemenezes
19/06/2007, 19:33
A ideia é legal e vc já esta atendo a questão mais importante que é o fluxo de ar.
É importante criar um circuito que favoreça a circulação ao inves de interrompe-la.

Só não recomendaria utilizar um cooler usado... Uma ventoinha de 120mm nova custa uns 5 reais... Mas tb o unico incoveniente é que a durabilidade dele vai ser menor.

melvin aster
20/06/2007, 09:55
sinceramente....
passa o cooler pra 12v e troca a pasta termica por uma arct silver 5...
faça isso ANTES de dar as 3rl... e seja feliz...

tenho um colega q ja tem o dele assim quase 1 ano e meio.... sem problemas...

o maior problema... é que o pessoal espera dar as 3rl... pra depois pensar em fazer algo...

no minimo.... tem q tirar aquela pasta nojenta que vem nele...
nojenta e mal aplicada...

falcao_r2
20/06/2007, 12:18
Isso já foi feito... cooler a 12v e Artic Silver 5... o que quero é melhorar a ventilação do local perto dele.

melvin aster
20/06/2007, 14:22
se ja foi feito.. acho q não ha necessidade...
pois se vc mandar vento pra ele, de forma errada, pode criar uma corrente de ar inversa, atrabalhar...

acho q ja é o suficiente...
Pasta + cooler a 12v.

o que atrapalha mesmo...
eh essa pasta que vem. ela eh muito mal aplicada.. e com o tempo, vira uma borracha rececada...

alucardlv1313
21/06/2007, 00:11
Se nao me engano ja foi criado algo parecido chamado rocket cooler, q sao 3 coolers de 80mm colocados na lateral q jogam ar pra dentro do 360.
Eu fiz isso e passei pra 12v, e nao tive problema ate hoje (26/02/2006)

Fatofi
21/06/2007, 00:24
Se nao me engano ja foi criado algo parecido chamado rocket cooler, q sao 3 coolers de 80mm colocados na lateral q jogam ar pra dentro do 360.
Eu fiz isso e passei pra 12v, e nao tive problema ate hoje (26/02/2006)
unico problema do 12v é o barulho, parece que entro um caça no meu quarto :-D:-D:-D

alucardlv1313
21/06/2007, 00:43
unico problema do 12v é o barulho, parece que entro um caça no meu quarto :-D:-D:-D
É verdade, pra jogar a noite com 12v é foda, acorda todo mundo num raio de ate 100 metros hehehehe
Mais infelizmente é isso, ou:

lhttp://www.toypaj.com/images/360-3rl.jpg

SonOfJeffer
25/06/2007, 22:24
Será que o elite tah dando muito problema ou eh cedo pra cantar vitória??

Anardi
26/06/2007, 00:08
Pessoal, se não é recomendado ficar o 360 na vertical pq a MS diz que pode? Só pra ter mais 3RL?? E o wii pode ficar na vertical sem novidade??
Fui...

alucardlv1313
27/06/2007, 19:22
Pessoal, se não é recomendado ficar o 360 na vertical pq a MS diz que pode? Só pra ter mais 3RL?? E o wii pode ficar na vertical sem novidade??
Fui...

Ficar na vertical pode, no meu caso eu uso na horizontal por causa do rocket cooler q fica bem na lateral, bem eu recomendo usar na horizontal mesmo por causa da entrada de ar, ou tb recomendo usar na vertical, mais usando uns "pézinhos" q impede o contato direto com a superficie nao interferindo na passagem de ar, no meu caso eu tinha feito 2 pézinho com 2 pedaços de madeira mesmo.

O wii funfa na vertical/horizontal sem grilo.
Alias o unico problema do wii ate agora (bem pelo menos aqui) é q destravado ele nao aceita midias meia-boca e midias meio riscadas, mesmo q seja risco por manuseio, de resto tudo ok.

falcao_r2
28/06/2007, 12:37
Gente... olhem que excelente ideia um carinha teve.
Achei fantástico.

http://www.qj.net/Keep-Your-Xbox-360-Cool-as-a-Cucumber/pg/49/aid/12932

Nada mais é que um cooler de notebook (daqueles de base, que ligam em USB e tem 3 ventoinhas) embaixo do 360.

Achei essa ideia muito interessante... o que acham?

falcao_r2
28/06/2007, 17:26
E hoje, lá na Assel (assitência) eu vi um cooler do X360 ligado externamente (em fonte externa).
Gente... ele é muito, mas muito mais forte do que parece.

Se você liga-lo sem a carcaça, vai ver que a quantidade de ar que ele solta é um absurdo... muito forte.
O problema que ví é que o aluminio e o plastico (com buracos) na traseira impede que toda sua força de saída seja utilizada.

O que estou pensando em fazer também é cortar com uma mini-retifica a traseira dele. Em vez de ter um monte de buraquinhos no plastico e no aluminio, farei um buracão para o cooler ter a saída toda liberada.

Conversando com o técnico, confirmei que isso irá ajudar e muito na refrigeração.

E futuramente penso em retirar o drive de DVD de dentro dele e acopla-lo na parte de fora... fazendo com que o drive não fique colado no GPU. Liberando espaço para refrigera-lo.

O que acham? Ainda também usando um pad de notebook com coolers embaixo (igual ao do link do post acima).

Estou exagerando?

alucardlv1313
28/06/2007, 17:49
E hoje, lá na Assel (assitência) eu vi um cooler do X360 ligado externamente (em fonte externa).
Gente... ele é muito, mas muito mais forte do que parece.

Se você liga-lo sem a carcaça, vai ver que a quantidade de ar que ele solta é um absurdo... muito forte.
O problema que ví é que o aluminio e o plastico (com buracos) na traseira impede que toda sua força de saída seja utilizada.

O que estou pensando em fazer também é cortar com uma mini-retifica a traseira dele. Em vez de ter um monte de buraquinhos no plastico e no aluminio, farei um buracão para o cooler ter a saída toda liberada.

Conversando com o técnico, confirmei que isso irá ajudar e muito na refrigeração.

E futuramente penso em retirar o drive de DVD de dentro dele e acopla-lo na parte de fora... fazendo com que o drive não fique colado no GPU. Liberando espaço para refrigera-lo.

O que acham? Ainda também usando um pad de notebook com coolers embaixo (igual ao do link do post acima).

Estou exagerando?

Olha nao sei se isso tudo é exagero, mais antes previnir do q remediar depois, como disse, acho q apenas 12v ja anda dando conta do recado e o rocket cooler tb é uma boa, bem eu nao cortaria os furos da vasao de ar dos coolers, pq pode dar muita estática e tb pode empoeirar bem mais.

falcao_r2
28/06/2007, 17:56
Estática? Porque?

Empoeirar? Não sei, pois a traseira dele não suga ar, serve como um exaustor... então não imagino como ali poderia empoeirar mais... =)

alucardlv1313
29/06/2007, 00:35
Estática? Porque?

Empoeirar? Não sei, pois a traseira dele não suga ar, serve como um exaustor... então não imagino como ali poderia empoeirar mais... =)

Bem acho q é besteira minha, mais um amigo meu disse uma vez q a grade metalica ajuda a aterrar a eletricidade estática q gera os coolers, mais isso é certeza q é besteira.

Sorry :-(

falcao_r2
29/06/2007, 12:49
Não sei se isso é besteira não... pode até fazer um bom sentido.
Só que o cooler é envolto em plástico.

E minha intenção não é remover TODA a grade, mas sim aumentar o 'buraco'... ou seja... ainda terá algo de aluminio por ali.
Entende?

Minhas 2 metas:
1 - Aumentar o buraco de saída de ar do cooler traseiro do 360.
2 - Comprar uma bandeja de notebook (essas que ficam embaixo dele) com coolers que ligam na USB. E usa-la embaixo do 360.

Acho que com isso já dá uma boa refrigerada a mais... =)

Não concorda?

romariz
20/08/2009, 11:38
Olá galera.
Sou novo por aqui e estou com uma duvida.
Aparentemente meu 360 está com o cooler queimado. Se eu colocar só um desses coolers externos consigo fazer com que ele volte a ser utilizavel? Ou só mesmo abrindo e trocando o(s) cooler(s)?

thiagors
20/08/2009, 15:28
Lendo todo esse assunto sobre circulação de ar, parei pra pensar na situação do meu X360 lá de casa.

Não faz 15 dias que to com ele, e comprei com garantia de 3 anos (modelo Jasper também), então to mais tranquilo. Mas mesmo assim, gostaria da opinião de vocês sobre como está instalado o meu console.

Um esboço seria mais ou menos assim:

http://img231.imageshack.us/img231/1298/amostra.jpg

Esses espaços onde os aparelhos estão instalados são fechados atrás. Tem uns 10cm da onde o videogame termina até o fundo do móvel. Na lateral esquerda, o console tá a uns 3cm da lateral, e na direita tá a uns 5cm da fonte, enquanto que a fonte tá a uns 4cm da lateral direita.

Resumindo, coube tudo perfeitamente, mas não sobrou muito espaço pra ventilação. E se entendi direito, a traseira do X360 solta ar e as laterais puxam pra dentro, é isso? Se for, então meu esquema tá completamente furado, pois a fonte fica exatamente do lado do videogame.

O que vocês me sugerem? Cogitei instalar o videogame fora dessa "caixa", na parte de cima e aberta do móvel, atrás da televisão por exemplo, mas minha mãe com certeza vai embaçar. Uma saída seria instalar a fonte atrás do receptor da net, ou atrás da televisão, de modo a evitar que fonte + console dividam o mesmo "compartimento" do móvel.

Enfim, aguardo dicas.
E como vocês deixam o de vocês instalados?

PS: Última dúvida: vocês deixam a fonte ligada na tomada sempre (daí fica aquela luz laranja acesa), ou desligam e ligam sempre que vão jogar?

(desculpem-me o tamanho do post, e obrigado desde já! :smile)