PDA

Ver Versão Completa : "Atari 2600" Um Sinônimo de Videogame!!!

28/11/2005, 23:56
Às vezes, parece um "culto ao obsoleto" relembrar com saudade de alguns ícones da infância dos anos 80. Fomos a última geração do LP, e nos divertíamos muito com jogos eletrônicos, que as novas gerações achariam completamente desinteressantes.

Na verdade, os jogos eletro-eletrônicos não eram tão importantes para a geração Infância 80 como é para as novas gerações, talvez por sermos a última geração que brincou na rua, e que gastava mais tempo brincando de esconde-esconde do que tentando chegar ao final de um jogo de videogame (até porque os jogos que jogávamos não tinham fim).

O maior representante dos videogames naquela época era o Atari. Um videogame "obsoleto", mas que era revolucionário para a época! E ainda bem que era assim, meio "primitivo", pois foi desfrutado na medida certa.

Lembrar com saudade dos tempos do Atari não é lembrar, necessariamente, dos seus jogos que nos divertiam tanto, é lembrar do retrato de uma época; de um costume de uma geração, muito mais do que os títulos dos jogos.

Embora houvessem outros videogames, como o Odissey e o Coleco Vision, o Atari era disparado o mais popular; era praticamente uma unanimidade em videogame, era "sinônimo" de videogame. Não existiam locadoras de cartuchos, e, talvez por isso também, os cartuchos eram mais "compartilhados" entre as crianças. Lembro-me de várias vezes em que alguém comprava um cartucho novo, e todos iam à casa do dono da "novidade", para jogar. E existia muita troca de cartuchos! Os principais jogos do Atari eram conhecidos por todos os usuários do videogame, mas nem todos tinham os cartuchos. Jogavam na casa de amigos, primos, vizinhos... e emprestavam seus cartuchos, em troca de diferentes!

Quem não viveu a "era" Atari vê os jogos de uma forma diferente da de quem viveu. Talvez só perceba que os jogos novos são infinitamente melhor programados. Isso é verdade, mas não significa que os jogos do antigo Atari não sejam bons! É o valor sentimental que deixa jogos como River Raid, Pitfall, Enduro, Keystone Kapers, H.E.R.O., Pac Man e Frost Bite ainda serem excelentes! Mas também é o fato desses jogos serem bons, em sua essência! Apesar dos gráficos precários, por não contarem com os recursos tecnológicos dos dias de hoje, são idéias muito boas! Jogos como esses são eternos clássicos.....

Fera-Fox
ferawill@hotmail.com

29/11/2005, 00:48
:o
Fera, meu amigo...
falou pouco mas falou perfeitamente bonito !!

só quem viveu, teve em suas mãos o controle do Atari, sabe como é duro os tempos de hj...
grandes desafios, poucos recursos... e emoções ingualáveis....

pra nossa sorte, esse caminho só melhorou...
ñ, ñ estou dizendo q estamos ultrapassados...
estou dizendo q evoluímos... e muito bem !

mas quem ñ aceitaria 1 partidinha de ATARI hj em dia !!
ehehe

abraços a todos !!
parabéns pelo review Fera!!

30/11/2005, 13:41
Pois é!!!
Agradeço muito a DEUS por ter disfrutado desta época....

E por causa das coisas que vc. mesmo escreveu, que fica difícil discutir com a nova geração de gamers.... Que por não terem experimentado o início, a essência dos primeiros jogos eletronicos possuem uma mente completamente deturpada em relação aos jogos...

T+

01/12/2005, 11:23
Pois é, Atari é o supra sumo dos video games, me revolto porque não tem um emu decente para PSX, tem de NES, de Master, mas não tem do Atari! Kong Bravo
A única coisa que vc pode fazer para desfrutar o Atari no PSX, é o Activision Classics, verdadeiro desperdício por sinal, porque a sacana da Activision só colocou apenas 30 jogos? Kong Wow Tá certo que são clássicos, como Mega Mania, Pitfall, mas ela só tinha apenas 30 jogos que prestavam? Logo ela, que era a que mais fazia jogo para o Atari? Acho isso simplesmente um desrespeito com as pessoas que amam os jogos dela feitos para o Atari, ela poderia ter colocado muito mais, isso aí cabe tudo num Dsikete! Kong Bravo
Não entendo pq? O nes é bem mais potente que o Atari e tem emu, mas ele não? O psx tirava o Atari de letra! Era a mesma coisa de estar rodando no PC, afinal, os 2 mega de memória do PSX, podia emular numa boa, pois se vcs não sabem, na coletânea safada da Activision, vc carrega o jogo, tira o Cd, põe um de música, pasmem! no prório jogo tem um programa para tocar cd de aúdio e curte o jogo com uma musiquinha!

01/12/2005, 18:03
Putz, eu não tive esse landce todo com o Atari pq eu sinceramente preferia o Odyssey, pena q ele não popularizou muito aqui... ele tinha uns joguinhos bem cabulosos, hehehehe. Mas isso q vc falou é verdade...

e outra: Num tem jogo melhor pra Atari que HERO , alguém lembra? ;D

02/12/2005, 17:38
He he he ... Cara, adorei este seu tópico.
Realmente, as lembranças que o Atari traz nem são os gráficos e a diversão do console, mas sim os bons momentos que vivíamos na época.
Adorava ver novidades na casa de um amigo, emprestar jogos e entre outras coisas.
Acho que viviamos de forma bem equilibrada, dividindo bem o tempo com o video game e as brincadeiras de rua.
Hoje, só vejo crianças presas em casa, jogando por várias horas, esquecendo o mundo afora.

Os video games de hoje ficaram sofisticados e os jogos bem complexos e muito bem elaborados.
Mas uma coisa acho que falta atualmente, é que plenamente compreensível.
Hoje, os criadores deixaram a criatividade de lado e só apostaram na evolução dos títulos que atualmente fazem sucesso.
Quem não lembra do primeiro Metal Gear e Final Fantasy ??

É por isso que digo, o "boom" de criatividade já era.
Hoje ficou mais fácil trabalhar apenas na evolução de jogos ao invés de criar novos conceitos de jogos.
Jogos inovadores é raridade.
O foda é que só isso cansa e talvez seja por isso que não tenho tanto interesse, como tinha antes pelos consoles.
Adoro ver um Metal Gear todo restilizado, mas cansa saber que só fazem isso.
Foi-se o tempo de uma Konami (por exemplo) que criou na época títulos REVOLUCIONÁRIOS como o Gradius e Metal Gear.
Hoje, os novos jogadores contentam-se em ver uma Konami restilizando os Gradius e Metal Gear´s da vida.

05/12/2005, 11:32
Keystone Capers, certamente um dos títulos que eu tenho maior saudosismo dessa época. Bem lembrado.

08/12/2005, 10:28
Excelente tópico!

Estou terminando de criar um texto super bacana sobre o meu primeiro vg, que foi um Atari2600. Vou poder postar aqui na Retrospace até este fim de semana. Levei cerca de um mês fazendo pesquisa... :o :D

Acho que ficou muito bacana, tem muitas fotos, só preciso acertar alguns detalhes. Aguardem. ;)

08/12/2005, 14:26
Cara quem não viveu Atari, Nes, Mega e Master System não sabe como videgame já foi bom....
Claro que não da para comparar com Resident Evil 4 ou God of War...mas naquela época existia uma diversão que hoje não existe mais...
Hoje ou é uma zona de jogo (GTA por exemplo)...Calma não estou dizendo que é ruim eu jogo e gosto, digo isto porque se faz de tudo no jogo...
Ou então e tanto pixel e frames e poligonos que o jogo é lindo e depois a jogabilidade é um b....
Cara quem nunca ganhou um troféu no enduro...e não ficou feliz que atire a primeira pedra...
Quem nunca cruzou a rua no frogger quando estava rapido pra caramba que atire a primeira pedra...
Quem não despirocou de jogar River Raid que também atire a primeira pedra....
Molecada hoje manja de Milhões de combinações de botões, mas quem não jogou o começo não sabe como foi dificil chegar onde estamos.
Abraços a todos!
Me110 :rox

08/12/2005, 18:55
Texto bacana . Fica muito legal reviver esta época , em que a corrida do detalhismo gráfico era um mero detalhe , de escanteio , comparado à diversão . Era legal reunir o pessoal em um fliperama , ou jogar em casa .

Ainda vou fazer o meu texto em homenagem a Service Games . Contem os dias ....