PDA

Ver Versão Completa : Faça a Coisa Certa- Minha análise

Killer Khan
07/07/2007, 02:55
http://www.path.coe.uh.edu/do_the_right_thing.jpe
Comprei esse dvd e recebi hoje.
Após reve-lo, claro que não pude deixar de fazer um review pra quem conhece relembrar desse clássico absoluto, e quem não conhece, conhecer a obra-prima.

Cópia básica do adorocinema:

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/seta-preta.gif Ficha Técnica
Título Original: Do the Right Thing
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 120 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1989
Estúdio: 40 Acres & a Mule Filmworks
Distribuição: Universal Pictures
Direção: Spike Lee (http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/diretores/spike-lee/spike-lee.htm)
Roteiro: Spike Lee
Produção: Spike Lee
Música: Bill Lee
Fotografia: Ernest R. Dickerson
Desenho de Produção: Wynn Thomas
Figurino: Ruth E. Carter
Edição: Barry Alexander Brown

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/seta-preta.gif Elenco
Danny Aiello (http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/atores/danny-aiello/danny-aiello.htm) (Sal)
Ossie Davis (Da Mayor)
Richard Edson (Vito)
Ruby Dee (Madre superiora)
Giancarlo Esposito (Buggin' Out)
Spike Lee (Mookie)
Bill Nunn (Radio Raheem)
John Turturro (http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/atores/john-turturro/john-turturro.htm) (Pino)
Paul Benjamin (ML)
Frankie Faison (Coconut Sid)
Robin Harris (Sweet Dick Willie)
Joie Lee (Jade)
Miguel Sandoval (Oficial Ponte)
Rick Aiello (Oficial Long)
John Savage (Clifton)
Samuel L. Jackson (http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/atores/samuel-jackson/samuel-jackson.htm) (Mister Senor Love Daddy)
Rosie Perez (Tina)
Martin Lawrence (http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/personalidades/atores/martin-lawrence/martin-lawrence.htm) (Cee)

http://adorocinema.cidadeinternet.com.br/filmes/seta-preta.gif Sinopse
Sal (Danny Aiello), um ítalo-americano, é dono de uma pizzaria em Bedford-Stuyvesant, Brooklyn, (lá também há um armazém cujos donos são coreanos). Com predominância de negros e latinos, é uma das áreas mais pobres de Nova York. Sal é um cara boa praça, que comanda a pizzaria juntamente com Vito (Richard Edson) e Pino (John Turturro), seus filhos, além de ser ajudado por Mookie (Spike Lee), um funcionário. Sal cultua decorar seu estabelecimento com fotografias de ídolos ítalo-americanos dos esportes e do cinema, o que desagrada sua freguesia. No dia mais quente do ano, Buggin' Out (Giancarlo Esposito), o ativista local, vai até lá para comer uma fatia de pizza e se desentende com Sal por não existirem negros na "Parede da Fama" dele. Sal retruca dizendo que esta parede é só para ítalo-americanos e se Buggin' Out quer ver fotos dos "irmãos" que abra sua própria pizzaria. Notando que não vê nenhum italiano para proteger Sal, Buggin passa o resto do dia tentando organizar um boicote contra a pizzaria. Este incidente trivial é o ponto de partida para um efeito dominó, que vai gerar vários problemas. Um desentendimento com Mookie o leva a enfrentar uma série de mal-entendidos, que resultam em pancadaria. A polícia chega ao local e acaba matando um dos fregueses, transformando a confusão em tragédia.

Agora a minha opinião:

Na minha opinião é o melhor filme de temática racial que existe. E juntamente com Febre da Selva, o melhor filme do Spike Lee.
Antigamente Spike Lee era tão foda que suas obras eram tão complexas que se comparam aos clássicos diretores europeus.

Essa obra se destaca justamente por não ser pretensamente moralista, nem paz-e-amor. Apresenta o problema, porém não chega a ser egocêntrica o suficiente para tentar demonstrar a solução.
Aliás o filme ocorre com a naturalidade e falas que só Spike Lee consegue. Destacam-se por exemplo as cenas em que uma etnia ofende a outra, e o caótico final.
Diálogos explosivos soltos de 10 em 10 segundos e uma trama digna do cinema europeu, o que não agradará a todos pela sua história e narrativa não convencional.

Em certa parte, inclusive, o personagem Radio Raheem anda com dois anéis. Um escrito amor, e outro ódio.
Amor está representado como Martin Luther King e ódio como Malcolm X.
Enquanto o primeiro combatia o racismo com sabedoria, propondo igualdade, o segundo combatia racismo com racismo.
E isso está evidente no filme todo.

Filme que por sinal não se trata somente de negros, e sim de negros, italianos, orientais e latinos. Se mostra inteligente também por não mostrar os negros como gente inocente. Vai mais a fundo, em que cada etnia mesmo sendo oprimida, procura oprimir.

Olhando mais a fundo, percebemos algumas peculiaridades que Spike Lee deixou em sua obra.
Como o fato do personagem mais sábio ser aquele que nos parece mais senil durante todo o filme e o que tenta aceitar as diferenças como um todo ser o mais injustiçado e oprimido.

Por fim, devo concluir informando que apesar do filme não propor uma solução, de longe se torna inútil.
Pelo contrário. O filme é nada menos que um retrato da humanidade, racista e preconceituosa. Que oprime por ser oprimido e não tendo consideração por aqueles que nos tratam como filhos.
Quando não são pais, realmente.

E acima de tudo, após vermos os créditos finais, percebemos o significado do título.
Mesmo vendo que o problema não tem solução, devemos fazer.a coisa certa acima de tudo, mesmo que ninguém mais faça. Independente dela ser a mais adequada.
Bata em quem bateu em você, ou tente ensinar que bater é errado e aprender com quem o bateu.
Você escolhe.

Pode até ser que você não entenda o filme, ou até entenda, e o achar inútil e idiota.
Mas pode ter certeza, é um daqueles filmes especiais que fica na memória como símbolo de emoção.
Nota 10 com louvor

Martin Luther King: "A violência gera rancor nos que sobrevivem e brutalidade nos destruidores"

Malcolm X: "Não defendo a violência, mas não sou totalmente contra usa-la como auto-defesa. Nem chamo de violência quando é em auto-defesa. Chamo de inteligência.

Black Jack
07/07/2007, 13:07
Me lembro que eu tinha uns nove anos quando vi esse filme e não achei graça nenhuma.
Também, na época estavam vendendo o filme como uma comedia e na época estava procurando algo como "Corra que a policia vem ai" ou "locadameia de policia"... :lol
Tenho o dever de rever esse clássico de Spike Lee.

Joey Tribbiani
07/07/2007, 14:09
Eu pensava que era aquele filme do Wesley Snipes. Que ele é a=casado com uma negra e trai sua esposa com uma caucasiana, passam a namorar e tudo, sofrendo preconceito de todos.

John Tuturro, é membros de um grupos de amigos italianos, e esses amigos ficam com inveja quando vêem Tuturro se dá bem com uma negra gostosa.

Wesley Snipes tem um irmão drogado que é Samuel L. Jackson, que vive pedindo dinheiro a ele e a mãe, e namora uma puta de rua que é a Helly Berry.

Spike Lee é o Diretor e amigo de Wesley Snipes no filme.

Sabe qual é esse filme?

trashman
07/07/2007, 14:48
Faz muito tempo q vi o filme tb, preciso rever.
Me empresta o dvd? :D

Killer Khan
07/07/2007, 20:23
Eu pensava que era aquele filme do Wesley Snipes. Que ele é a=casado com uma negra e trai sua esposa com uma caucasiana, passam a namorar e tudo, sofrendo preconceito de todos.

John Tuturro, é membros de um grupos de amigos italianos, e esses amigos ficam com inveja quando vêem Tuturro se dá bem com uma negra gostosa.

Wesley Snipes tem um irmão drogado que é Samuel L. Jackson, que vive pedindo dinheiro a ele e a mãe, e namora uma puta de rua que é a Helly Berry.

Spike Lee é o Diretor e amigo de Wesley Snipes no filme.

Sabe qual é esse filme?
Febre da Selva. Que inclusive citei.
Que junto com o Faça a Coisa Certa são as duas obras-primas do Spike Lee[:king]
Me lembro que eu tinha uns nove anos quando vi esse filme e não achei graça nenhuma.
Também, na época estavam vendendo o filme como uma comedia e na época estava procurando algo como "Corra que a policia vem ai" ou "locadameia de policia"... :lol
Tenho o dever de rever esse clássico de Spike Lee.
Já ia postar que não era pra ter graça mesmo:p
Mas o filme é engraçado em alguns momentos, é que uma criança de 9 anos não tem a capacidade de interpretar os diálogos:p
Faz muito tempo q vi o filme tb, preciso rever.
Me empresta o dvd? :D
Só se vc me emprestar o Blade Runner[kgay]

Ronin Ogun
25/08/2009, 01:21
Esse filme é fantástico. Disse tudo, cara. Endosso suas palavras.
A cena que mostra os quadros do ídolos negros queimando ao lado dos ídolos brancos é demais. Do the Right Thing é um título obrigatório que mostra muito do que realmente somos.

Pra mim é um dos melhores filmes de todos os tempos, e a melhor obra de Lee.
Como não gostar de um filme com personagens como Mookie, Radio Raheem, The Major e Sal e os Filhos?

Killer Khan
25/08/2009, 01:25
O maior trunfo desse filme, na minha opinião, é que ele não é um filme de lição de moral.
Os negros não estão certos, os brancos não estão certos, e nem os orientais.

A cena das ofensas ilustra bem isso.
Cada grupo vai sofrendo de preconceito, e em seguida joga preconceito de volta, ou rebate para às outras minorias em volta.

Vou até rever nesse fim de semana. Comprei com gosto o dvd a alguns anos.

r_silver
25/08/2009, 01:27
Odeio esse filme. É uma das visões mais preonceituosas que vi no cinema.

Killer Khan
25/08/2009, 01:31
Indo mais além, pra mim é o melhor filme de preconceito/racismo já feito.
Odeio esse filme. É uma das visões mais preonceituosas que vi no cinema.
Cara, tenta rever o filme, com outros olhos.

O filme é justamente isso.
É o retrato definitivo do preconceito.
A proposta dele não é apresentar uma solução, e sim o problema em si.

r_silver
25/08/2009, 01:34
Indo mais além, pra mim é o melhor filme de preconceito/racismo já feito.

Cara, tenta rever o filme, com outros olhos.

O filme é justamente isso.
É o retrato definitivo do preconceito.
A proposta dele não é apresentar uma solução, e sim o problema em si.

Já revi várias vezes. Sei lá cara, acho que tem uma maneira de vc mostrar um problema sem colocar a coisa de forma "vitimizada". Na visão desse filme, todo branco não presta e negro presta, independente se ele estiver matando um guarda enforcado, saca???

Killer Khan
25/08/2009, 01:38
Já revi várias vezes. Sei lá cara, acho que tem uma maneira de vc mostrar um problema sem colocar a coisa de forma "vitimizada". Na visão desse filme, todo branco não presta e negro presta, independente se ele estiver matando um guarda enforcado, saca???
Po, mas o filme é elogiado justamente por ser um dos únicos (se não o único) que mostra a forma errada que os negros encaram o preconceito.
se você reparar, a maioria dos negros do filme utilizam o preconceito como muleta. Assim como todas as outras minorias mostradas.

E se você reparar, um dos personagens mais corretos do filme, é justamente branco.
Inclusive o final
demonstra claramente a babaquice e selvageria que os negros
respondem o preconceito, destruindo o lugar

O filme é delicadíssimo, pois dá um belo puxão de orelha na raça negra sem engrandecer a raça branca de forma racista.

r_silver
25/08/2009, 01:53
Po, mas o filme é elogiado justamente por ser um dos únicos (se não o único) que mostra a forma errada que os negros encaram o preconceito.
se você reparar, a maioria dos negros do filme utilizam o preconceito como muleta. Assim como todas as outras minorias mostradas.

E se você reparar, um dos personagens mais corretos do filme, é justamente branco.
Inclusive o final
demonstra claramente a babaquice e selvageria que os negros
respondem o preconceito, destruindo o lugar

O filme é delicadíssimo, pois dá um belo puxão de orelha na raça negra sem engrandecer a raça branca de forma racista.

Com vc explicando realmente dá pra pensar nisso. Mas vendo o filme, minha visão é diferente.

Mestre Ryu Kanzuki
25/08/2009, 17:06
Um ótimo filme mesmo. Deixou bem claro pra mim a Filosofia de vida que a obra quis buscar. Não existem lados corretos ali. A conclusão do filme é o que evidencia tudo. Mas se for buscar uma conclusão própria de acordo com um seguimento ou outro, não vai ficar um encaixe completo do raciocínio.

Bata em quem bateu em você, ou tente ensinar que bater é errado e aprender com quem o bateu.
Você escolhe.

Gostei principalmente dessa citação na sua análise.

E valeu mais ainda pelas citações sobre Malcom X e Martin Luther King no final. O do Martin Luther King, principalmente, já exemplica a resposta a algumas injustiças - quando os mesmos são tachados de monstros e tudo de ruim.

trashman
25/08/2009, 18:53
Ate hoje nao me emprestaram o dvd[kviraolho]

Killer Khan
25/08/2009, 20:36
Com vc explicando realmente dá pra pensar nisso. Mas vendo o filme, minha visão é diferente.
Pq vc é ignorante

:coolface:
brinks, te amo

Killer Khan
25/08/2009, 20:38
Um ótimo filme mesmo. Deixou bem claro pra mim a Filosofia de vida que a obra quis buscar. Não existem lados corretos ali. A conclusão do filme é o que evidencia tudo. Mas se for buscar uma conclusão própria de acordo com um seguimento ou outro, não vai ficar um encaixe completo do raciocínio.

Gostei principalmente dessa citação na sua análise.

E valeu mais ainda pelas citações sobre Malcom X e Martin Luther King no final. O do Martin Luther King, principalmente, já exemplica a resposta a algumas injustiças - quando os mesmos são tachados de monstros e tudo de ruim.
É bem isso, mesmo.

Enquanto a violência ser resolvida com violência, não vai ter lado certo ou errado.
Ate hoje nao me emprestaram o dvd[kviraolho]
Até hj não me pediram emprestado [kong]

Próxima vez q te ver eu levo :lol

r_silver
25/08/2009, 23:01
Pq vc é ignorante

Ah é né??? Eu que não te acalanto mais quando estiveres deprimida... :p

Esqueci de dizer que odeio profundamente o Spike Lee. Acho que isso ajudou no meu senso crítico. [kcool]

Killer Khan
25/08/2009, 23:23
Ah é né??? Eu que não te acalanto mais quando estiveres deprimida... :p

Esqueci de dizer que odeio profundamente o Spike Lee. Acho que isso ajudou no meu senso crítico. [kcool]
Nem sabia que vc era racista, cara

Já viu Crooklyn?

r_silver
25/08/2009, 23:50
Nem sabia que vc era racista, cara

Já viu Crooklyn?

Sou racista mesmo, não é atoa que casei com uma mulata

É verdade mesmo

E não vi não.

Killer Khan
25/08/2009, 23:53
Sou racista mesmo, não é atoa que casei com uma mulata

É verdade mesmo

E não vi não.
Po cara, pra q esse preconceito velado

Dá uma chance pra esse filme, cara.
É um dos que menos tem temática racial da fase clássica dele.
É mto bonito.