PDA

Ver Versão Completa : ALEX KIDD

01/12/2005, 15:28
Na era dos 8 bits Mario estava para a Nintendo assim como Alex Kidd estava para a Sega. Alex Kidd foi o primeiro mascote da Sega. Na geração seguinte surgiria o Sonic que acabou com o reinado do jovem Alex na Sega, mas esta história já foi contada.
O garotinho orelhudo chegou ao Brasil no final de 1989 na primeira leva de games que a Tec Toy lançou junto com o Master System. O título escolhido não poderia ter sido melhor: o clássico eterno "Alex Kidd in Miracle World". Depois de Miracle World mais 3 jogos para o Master System e 1 para o Mega Drive foram lançados no Brasil.
Felizmente tive a oportunidade de jogar todos eles ainda nos respectivos consoles. Os jogos são bem dinstintos entre si, com exceção de "Miracle World" e "Enchanted Castle" que se assemelham no enredo e modo de jogar.
Abaixo falo brevemente sobre cada um dos jogos do Alex Kidd. O ano entre parêntesis é o ano original de lançamento.

Alex Kidd in Miracle World (1986)
http://img320.imageshack.us/img320/6749/miracleworld6bu.gif

O primeiro jogo de Alex Kidd para o Master System é o melhor de todos. É um jogo de plataforma muito bom aonde nosso herói tem que atravessar 11 mundos diferentes para libertar o reino de Radaxian do vilão Janken. Alex pula, nada, dá porrada, anda de motocicleta, de peticóptero e até flutua ! No final de algumas fases tem que enfrentar inimigos em uma partida de Jankenpô - o jogo da pedra-papel-tesoura.
Os gráficos e a trilha sonora eram surpreendentemente bons para a época em que este jogo foi lançado.
A Sega prometeu relançar este clássico para o Playstation 2 como parte do seu pacote Sega Ages, mas como os jogos desta série raramente chegam por aqui, não tenho certeza se chegou a ser lançado no Japão.

Alex Kidd BMX Trial (1987)
http://img320.imageshack.us/img320/2876/bmxtrial0nz.gif
http://img214.imageshack.us/img214/1359/paddlecontroller5gt.jpgPaddle Controller

Este jogo é bem diferente de "Miracle World" e só foi lançado no Japão. É para ser jogado com o paddle controller lançado pela Sega (ver foto acima). Que eu saiba este controle não chegou a ser lançado pela Tec Toy, o que explica a ausência deste jogo no Brasil. No jogo você guia uma bicicleta através de diversos percursos, evitando obstáculos e procurando terminar no menor tempo possível.

Alex Kidd - The Lost Stars (1986/1988)
- arcade: http://img171.imageshack.us/img171/4862/loststarsarcade15di.gif
- master: http://img326.imageshack.us/img326/4155/lostsars2cp.gif

Este é o único jogo do Alex Kidd que também foi lançado nos fliperamas. A versão para os arcades foi lançada em 1986 e convertida para o Master System em 1988. O jogo é basicamente o mesmo, mas a versão para arcades pode ser jogada por duas pessoas simultaneamente. Em "Lost Stars" Alex tem que recuperar as estrelas da constelação de Áries, que foram roubadas pelo vilão Jigaratt, em 14 fases do jogo.
É um típico jogo de plataforma bem mais óbvio do que "Miracle World", onde as fases eram bem diferentes entre si, mas não deixa de ser divertido e com gráficos muito bons para o padrão do Master System e melhores ainda na versão arcade.

Alex Kidd in High Tech World (1989)
http://img499.imageshack.us/img499/1351/hightechworld7fn.gif

High Tech World é o jogo mais bizarro e mais incompreendido da série. Originalmente não era para ser um jogo de Alex Kidd e sim baseado em um anime da época, mas a SEGA transformou o cartucho em um jogo do seu mascote aproveitando-se da maior popularidade dele. Divide opiniões. Tem gente que adora e muitos que odeiam.
O jogo mistura fases no estilo adventure, aonde você tem que conversar com personagens e resolver quebra-cabeças, com fases de ação. Algumas fases são frustrantes, onde basta dar uma resposta errada ou tomar um soco para você morrer. O objetivo do jogo é achar os 8 pedaços perdidos de um mapa para levar Alex a um fliperama. É o único jogo da série que contém senhas que permitem a você continuar o jogo do ponto aonde parou.

Alex Kidd in Enchanted Castle (1989)
http://img332.imageshack.us/img332/7889/enchantedcastle1yi.gif

O primeiro e único jogo do Alex Kidd para o Mega Drive foi "Alex Kidd in Enchanted Castle". Este foi o único jogo da série que não foi lançado para o Master System. A SEGA esperava com este jogo obter o mesmo sucesso que "Miracle World" teve quando o Master System foi lançado, mas fracassou.
O jogo é bem parecido com "Miracle World", com lojinhas para adquirir artefatos que auxiliarão Alex em sua jornada, castelos e o famigerado jogo da pedra-papel-tesoura. No entanto, o jogo é muito fácil se comparado ao clássico do Master System.
Uma curiosidade: na versão japonesa do jogo, quando Alex Kidd perdia uma partida de jonkenpô ele ficava pelado. Já na versão americana o strip-tease de Alex foi trocado por um peso caindo em sua cabeça.

Alex Kidd in Shinobi World (1990)
http://img332.imageshack.us/img332/1218/shinobiworld8ie.gif

Shinobi World foi lançado para o Master System já em pleno reinado do Mega Drive. Foi o último jogo produzido pela SEGA para o seu mascote (o ano seguinte veria o surgimento de Sonic). É uma mistura dos jogos anteriores de plataforma do Alex com o Shinobi. É para mim o mais fraco da série.
A jogabilidade é bem ruinzinha e percebe-se alguns bugs durante o jogo. Você pode se transformar em tornado e em bola de fogo como parte de seus poderes ninja.

Para quem quiser relembrar ou conhecer mais sobre o Alex Kidd eu recomendo fortemente o link abaixo, que também serviu como referência para este tópico.

http://www.classicgaming.com/reviews/alexkidd/alexkidd.htm

Fico devendo um link decente e sem frescuras para a musiquinha do "Alex Kidd in Miracle World".
Se alguém tiver um link para baixá-la em formato popular (mp3, mid ou wma) é só informar que eu agrego ao tópico.......

..... Taí o link para o tema de Alex Kidd in Miracle World em formato MP3:

http://rapidshare.de/files/9727160/alexkidd-miracleworld.mp3.html

01/12/2005, 16:46
Ótimo tópico.
Alex Kidd fez parte da minha infância e até hoje jogo no meu Master System. Poderia ter sido um marco (na minha opinião foi) e ter tido um maior reconhecimento se não fosse o lançamento de um tal de Sonic pela Sega...
Alex Kidd in Miracle World com certeza está entre os 5 games que mais gostei e joguei na minha vida.

01/12/2005, 17:36
Belo tópico! Eu sinceramnete só gostei de Alex Kidd In Miracle World,

Esses dias mesmo via emulador fui jogar o Miracle...

esperei anciso pelas continuações na época mas acheio todas elas meio podres...só lembro que fiquei meio decepcionado (eu tinha 7 anos!) pq o final não acontecia nada fora passar um letreiro em inglês contando o que aconteceu após o fim com a música tocando lentinha... num custava nada fazer uma animaçãozinha meia boca pra recompensar a gente né..hehhe :P

02/12/2005, 18:11
De todos Alex Kidd já feitos, o melhor com certeza é o "In Miracle World", adoro jogar ele.

:D

03/12/2005, 02:37
Imaginem um garoto de 12 anos saturado de tanto jogar Atari 2600 e ele ve o programa de tv chamado "Master Dicas", nele o cara da dicas de um jogo onde um bonequinho cabeçudo mata um polvo na base dos socos...aqueles gráficos...

Miracle World fez um estrago grande na minha vida. :smile

03/12/2005, 16:47
Gostei bastante do The Lost Stars e in Shinobi World, excelentes. ;D

05/12/2005, 10:17
Só conheci as versões emuladas de Miracle (Master), que achei bacana, e Enchanted Castle (Genesis), que não gostei.

Imaginem um garoto de 12 anos saturado de tanto jogar Atari 2600 e ele ve o programa de tv chamado "Master Dicas", nele o cara da dicas de um jogo onde um bonequinho cabeçudo mata um polvo na base dos socos...aqueles gráficos...

Nessa época eu tinha 13-14 anos, e tinha as mesmas sensações quando via os gráficos dos jogos do Master na tv, especialmente os impressionantes jogos R- Type, Altered Beast e Shinobi!
Era o Rodrigo Faro que apresentava o Master Dicas, que passava todos os dias na Globo por volta das cinco horas da tarde...
Bons tempos! :D

05/12/2005, 15:16
apesar d ter um phantom system na época e ser um nintendista eterno eu nunca perdia um master dicas, eu nunca esqueço quando deram dicas do jogo Decap Atack do mega drive, aquilo era um espanto pra época! :o
acho q na mesma época tinha um programa d games na record ou na manchete, e lá passou umas dicas do jogo nam 75 pro neo-geo, nossa eu ficava babando... acho q era 1990 q passavam esses programas... dá uma baita saudade dessa época... :-(

05/12/2005, 15:44

Eu já jogava Alex Kidd nesta época - foi o meu primeiro jogo para o Master System - e nem imaginava que podia derrotar o polvo. Eu sempre fugia dele. Este programinha era mesmo muito legal. Naquela época a gente não tinha tanta facilidade de achar dicas de jogos como hoje com a Internet. Era só no Master Dicas (na TV ou por carta) ou nas revistas especializadas.

05/12/2005, 16:18
Mais um ótimo tópico no índice. Gostei. [kcool]

06/12/2005, 22:14
Ótimo tópico , Na boa pessoal da retro ! Esse fórum roleia e muito perto do consoles .... Sem brigas e sem ismos ! :rox

Miracle World foi o melhor e gostei também so Shinobi World. Bons tempos esses. [:king]

Master dicas .... será que alguém tem algum vídeo dele gravado ??? Aquilo era demais na época , o primeiro programa de game na TV. Lembro-me de quando mostraram Phantasy Star para master , aquilo foi demais !!!! Um cartucho que grava seus progressos !!!! oooohhhhh ! que avançado !

08/12/2005, 22:14
Jogava Alex Kidd in Miracle World quando tinha 3 anos!!! Que saudades do meu Master System, queria relembrar os jogos como esse, Sonic1, California Games, Mickey Castle of Ilussion (acho que é isso), Spy Vs. Spy e Tom e Jerry, tem outros mas que num lembro o nome

09/12/2005, 10:12
Jogava Alex Kidd in Miracle World quando tinha 3 anos!!! Que saudades do meu Master System, queria relembrar os jogos como esse, Sonic1, California Games, Mickey Castle of Ilussion (acho que é isso), Spy Vs. Spy e Tom e Jerry, tem outros mas que num lembro o nome

Caramba, vc lembra de quando jogaba game aos 3 anos !!!! 8O

Nem lembro o que tomei no café da manhã :smile

20/12/2005, 23:47
Excelente tópico, parabéns!!!

Agoro discordo "veementemente" do que vc falou sobre o Shinobi World.

Ele só fica atrás do excelente Miracle World (e por pouco). Eles fazem parte dos melhores jogos do Master sem dúvida!

Achei os outros fraquinhos... Mas são todos clássicos!!!

Que saudade dessa época...

24/12/2005, 01:35
Promessa é dívida.
Custei, mas consegui arrumar a musiquinha de Alex Kidd in Miracle World no formato MP3. Já atualizei no post principal, mas vou colocar o link também aqui. O arquivo tem 2,3M.

http://rapidshare.de/files/9727160/alexkidd-miracleworld.mp3.html

23/01/2006, 04:31
Engraçado, eu acho o Shinobi World o melhor ALex Kidd (empatado com o miracle world, calma!).

Belo tópico! :smile

23/01/2006, 16:06
Eu jogava adoidado quando tive um Master System. Muito bacaninha.

Lembro que numa determinada parte do game, você tinha que pular uma sequência de blocos na ordem correta e eu sempre morria nessa parte. Ao que parece, eu estava lendo o mapinha do lado errado: era pra ser lido da direita para esquerda, como se estívessemos no Japão...

23/01/2006, 17:20
Vixe, já joguei Alex Kidd in Miracle World demais, até porque eu ganhei um Master System II e vinha ele na memória (tá em casa até hoje).

E eu sou mais um que vai discordar que o Shinobi World é ruim. Esse jogo ficou muito legal, inclusive tinha até fase escondida (antes da quarta fase, se você não morresse nenhuma vez).

O Alex Kidd High Tech World eu lembro que foi uma briga de alguns anos pra zerar. Primeiro pra poder aprender a pegar todos os pedaços do mapa, sem ter conhecimento algum de inglês na época. Depois pra passar das terríveis fases de ação, que você tinha de saber decorados cada pulo pra poder mandar shuriken antes do ninjinha senão já era...

Só pra finalizar, o The Lost Stars eu achava meio difícil. Lembro que deu trabalho pra zerar.

24/01/2006, 18:01
Tá certo que Sonic se consolidou como o mascote da Sega, mas Alex Kidd divertiu muita gente (eu mesmo). Além disso, Ja-ken-po era massa demais...

05/03/2006, 17:26
Boa matéria sobre o Alex Kidd.
Tenho até hoje o cartucho Alex Kidd in Miracle World.

E discordo com o que o Grandpa disse sobre o Alex Kidd in Shinobi World.
Eu gostei deste jogo quando joguei no Master.
E também tenho muitos amigos que gostaram dele.

Quanto ao Alex Kidd High Tech World há uma curiosidade a respeito dele.
Ele é na verdade uma versão alterada do jogo Anmitsu Hime, que é baseado no anime de mesmo nome.
Ele contava a estória de uma princesinha chamada Anmitsu que preferia fazer travessuras do que aprender a se comportar como uma dama.

As diferenças ficaram nas mudanças de diálogos e personagens.
Além disso as aberturas dos dois jogos são bem parecidas.

Meus jogos favoritos do Alex Kidd são estes:
1 - Alex Kidd in Miracle World ( Master System )
2 - Alex Kidd in Shinobi World ( Master System )
3 - Alex Kidd in the Enchanted Castle ( Mega Drive )

05/03/2006, 19:29
Parabéns, Grandpa. Mais um excelente Tópico.
Alex Kidd foi o personagem mais carismático da Sega antes da era Sonic.

10/03/2006, 17:28
Eu jogava adoidado quando tive um Master System. Muito bacaninha.

Lembro que numa determinada parte do game, você tinha que pular uma sequência de blocos na ordem correta e eu sempre morria nessa parte. Ao que parece, eu estava lendo o mapinha do lado errado: era pra ser lido da direita para esquerda, como se estívessemos no Japão...

Hua, era a última fase :D Morri umas mil vezes lá até aprender a ler o pergaminho direito! :-D