Ver Versão Completa : Morre Ingmar Bergman
Armitage
30/07/2007, 12:39
30/07/2007 - 08h32 - Atualizado em 30/07/2007 - 10h59
Morre o diretor sueco Ingmar Bergman
Um dos maiores cineastas do século 20, Bergman, 89 anos, dirigiu mais de 40 filmes.
"Morangos silvestres", "Cenas de um casamento" e "Sétimo selo" estão entre suas obras.
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/foto/0,,11250588,00.jpghttp://g1.globo.com/Portal/globonoticias/home1024/img/ico_ampliar.gif (http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/foto/0,,11250588-EX,00.jpg) Reuters
O cineasta Ingmar Bergman no set de "Fanny e Alexander", em 1981
Morreu nesta segunda-feira (30), aos 89 anos, o diretor sueco Ingmar Bergman. Considerado um dos mais importantes diretores do século 20, ele é o autor de clássicos como “O sétimo selo”, "Morangos silvestres" e “Cenas de um casamento”.
Sua morte foi "tranqüila e suave", segundo disse Eva Bergman à agência de notícias sueca "TT", que não informou nem a causa nem o momento exato do falecimento. O cineasta estava em sua casa, na ilha sueca de Faaro.
Bergman foi um dos fundadores da Academia Européia de Cinema, em 1988, e durante sua carreira, foi indicado ao Oscar nove vezes. Ele venceu a estatueta de melhor filme estrangeiro três vezes. O diretor sueco também foi premiado diversas vezes nos Festivais de Berlim e Cannes.
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/foto/0,,11250697,00.jpghttp://g1.globo.com/Portal/globonoticias/home1024/img/ico_ampliar.gif (http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/foto/0,,11250697-EX,00.jpg) Reuters
O diretor e a atriz Liv Ullman, com quem foi casado e trabalhou em mais de dez filmes (Foto: Reuters)
Trajetória
O diretor sueco começou sua carreira nos anos 1950 e dirigiu mais de 40 filmes, entre eles “Persona”, "Gritos e sussuros" e "Fanny e Alexander", que o elevaram ao status de um dos mestres do cinema moderno.
Nascido no dia 14 de julho de 1918 em Uppsala, ao norte de Estocolmo, Ingmar Bergman foi casado cinco vezes, inclusive com a atriz sueca Liv Ullman, e teve nove filhos com diversas mulheres.
Ullman estrelou dez de seus filmes, entre eles "Cenas de um casamento" (1973), que explora os conflitos sexuais e psicológicos de um casal em crise. Bergman e Ullman tiveram uma filha juntos, Linn Ullman, que apareceu em diversas produções do pai.
30 anos depois, já separados, Bergman e a atriz voltaram a trabalhar juntos em "Saraband", que mostra a relação dos protagonistas de "Cenas" num outro momento, na terceira idade. "Saraband" foi o último filme de Bergman.
A morte era um dos temas preferidos do diretor e estava presente em muitas de suas obras, como "Sétimo selo", em que um cavaleiro encontra a morte em pessoa e disputa com ela uma partida de xadrez que pode decidir seu destino. No longa, a morte é interpretada por Max von Sydow, um dos atores favoritos do diretor, com quem trabalhou em 13 filmes.
Em "Morangos silvestres", a morte também está presente. Aqui, um artista na terceira idade faz uma viagem para receber uma homenagem e aproveita o caminho para relembrar momentos e se despedir da vida.
Influências
O carinho que Bergman dedicava à morte e ao sexo como temas fizeram do diretor o maior ídolo do cineasta americano Woody Allen. Diversos filmes de Allen, tais como "Noivo nervoso, noiva neurótica", "Maridos e esposas" e "Memórias" fazem referência a filmes de Ingmar Bergman.
---
http://g1.globo.com/Noticias/Cinema/0,,MUL79920-7086,00.html
ace_face
30/07/2007, 12:57
não vejo este tópico tendo alguma repercussão aqui na "cinemas", infelizmente. o pessoal não se interessa por coisas que não tenham toneladas de efeitos especiais, frases de efeito ridículas, etc, etc.
no mais, foi um dos maiores, nunca assisti nenhum filme ruim do homem. Persona é meu predileto, ever.
Grande perda. O foda é que agora vão ficar cada vez mais frequentes notícias desse tipo. Pouco a pouco, os mestres irão nos abandonar.
Armitage
30/07/2007, 13:44
não vejo este tópico tendo alguma repercussão aqui na "cinemas"
O que chega ser irônico.
Mas assumo que mal vi filmes dele. Só uma vez estive com o dvd do Morango Silvestres.
Aliás, pode parecer bobagem, mas aluguei por causa dum comentário de uma pessoa que nem gosto.. Michael Moore.
trashman
30/07/2007, 14:27
Honestamente eu conheço poco a filmografia dele, mas sei que o cara foi um dos melhores cineatas que ja passaram por este planeta.
Uma grande perda para o cinema =/
Sera que com isso lançam os filmes dele de forma descente aqui no brasil? Maio trampo aranajr uma ediçao em dvd decente do Setimo selo.
Por sinal setimo selo tinha passado no HSBC a não muito tempo atras.
Podiam fazer um noitao dedicado a ele agora, seria foda, faria o possivel para ir.
Imagina ver o setimo selo na telona O_O
Dos filmes do Ingmar Bergman eu só vi o Sétimo Selo. Um filme excelente por sinal. Infelizmente, nem todos tem a curiosidade de ver classicos como esse, o que é uma pena.
E mais um mestre passa dessa pra melhor, uma triste perda pro cinema como um todo.
flwss...
Actraiser
30/07/2007, 16:49
É uma pena mesmo. Vi o "Morangos Silvestres" e o "Sétimo Selo" há uns 3 anos atrás e são ótimos.
Valeu!
naum vi nenhum de seus filmes! mas provavelmente1 deve ser uma perda irreparavel!
Silent_Bob
30/07/2007, 17:25
não vejo este tópico tendo alguma repercussão aqui na "cinemas", infelizmente. o pessoal não se interessa por coisas que não tenham toneladas de efeitos especiais, frases de efeito ridículas, etc, etc.
no mais, foi um dos maiores, nunca assisti nenhum filme ruim do homem. Persona é meu predileto, ever.
Grande perda. O foda é que agora vão ficar cada vez mais frequentes notícias desse tipo. Pouco a pouco, os mestres irão nos abandonar.
Cara assim você tá julgando muita gente sem saber ... e mesmo que eles não gostem de cinema europeu , i daí? cada um gosta doq quer ...
Em relação aos "mestres irão nos abandonar" isso é saudosismo , você acha que não terão novos mestres , novos diretores que serão tão bons ou melhores que os de "antigamente" isso é ridiculo , é que nem quem gosta muito de musica dos anos 70 e 80 dizer que hoje em dia só tem merda , tem muita coisa boa aí , só que não é td mundo que conhece e nem td mundo procura.
ace_face
30/07/2007, 18:06
Cara assim você tá julgando muita gente sem saber ... e mesmo que eles não gostem de cinema europeu , i daí? cada um gosta doq quer ...
Em relação aos "mestres irão nos abandonar" isso é saudosismo , você acha que não terão novos mestres , novos diretores que serão tão bons ou melhores que os de "antigamente" isso é ridiculo , é que nem quem gosta muito de musica dos anos 70 e 80 dizer que hoje em dia só tem merda , tem muita coisa boa aí , só que não é td mundo que conhece e nem td mundo procura.
Não estou "julgando muita gente sem saber", uso como exemplo esse próprio tópico aqui. Vê quantas respostas ele teve. Agora vai ver quantas respostas teve tópico de Transformers, Homem-Aranha 3, etc, etc. É fato que tirando uma meia dúzia de gatos pingados, o que faz sucesso por aqui são os efeitos especiais mirabolantes, etc, etc. Mas como vc mesmo disse, cada um gosta do que quer (e em momento algum eu disse o contrário). Sem contar que já vi gente aqui afirmando que os "filmes antigos" não tem qualidade, não tem trabalho de fotografia, etc, etc. Acho que uma pessoa que afirma isso no mínimo nem sabe do que se trata um "trabalho de fotografia", etc, etc.
Agora, quanto ao saudosismo, discordo completamente. Primeiro eu não posso ser saudosista, já que para isso teríamos que pressupor que eu vivi aquela época, o que não ocorreu. Tenho 20 anos de idade apenas. Mas não, não acredito que existirão "novos mestres diretores". Posso estar enganado, até torço por isso. Sou tarado por cinema, consumo praticamente tudo relacionado a esse tipo de mídia, e não existe NENHUM diretor da década de 90 pra cá que tenha me chamado atenção. Talvez o Tarantino, mas mesmo ele, qualquer pessoa que tenha o mínimo de background e conhecimento cinematográfico percebe que ele não chega a ser um criador, é um artesão que faz praticamente um trabalho de colagem em seus filmes.
Essa discussão tem potencial para ir muito longe, se rolar interesse do pessoal, merece até um tópico a parte.
Silent_Bob
30/07/2007, 20:00
Não estou "julgando muita gente sem saber", uso como exemplo esse próprio tópico aqui. Vê quantas respostas ele teve. Agora vai ver quantas respostas teve tópico de Transformers, Homem-Aranha 3, etc, etc. É fato que tirando uma meia dúzia de gatos pingados, o que faz sucesso por aqui são os efeitos especiais mirabolantes, etc, etc. Mas como vc mesmo disse, cada um gosta do que quer (e em momento algum eu disse o contrário). Sem contar que já vi gente aqui afirmando que os "filmes antigos" não tem qualidade, não tem trabalho de fotografia, etc, etc. Acho que uma pessoa que afirma isso no mínimo nem sabe do que se trata um "trabalho de fotografia", etc, etc.
Agora, quanto ao saudosismo, discordo completamente. Primeiro eu não posso ser saudosista, já que para isso teríamos que pressupor que eu vivi aquela época, o que não ocorreu. Tenho 20 anos de idade apenas. Mas não, não acredito que existirão "novos mestres diretores". Posso estar enganado, até torço por isso. Sou tarado por cinema, consumo praticamente tudo relacionado a esse tipo de mídia, e não existe NENHUM diretor da década de 90 pra cá que tenha me chamado atenção. Talvez o Tarantino, mas mesmo ele, qualquer pessoa que tenha o mínimo de background e conhecimento cinematográfico percebe que ele não chega a ser um criador, é um artesão que faz praticamente um trabalho de colagem em seus filmes.
Essa discussão tem potencial para ir muito longe, se rolar interesse do pessoal, merece até um tópico a parte.
Eu acredito que existirão novos mestre sim e já tem alguns que estão em ascenção tipo o Snyder de 300 e vem aí Watchmen onde ele pode concretizar a sua marca no cinema se é que já não o fez , pq madrugada dos mortos é um filme que até romero deve achar FODA , e pensar "meu filho querido fez um puta filme".
Em relação ao Tarantino eu gosto dele , acho que ele tá bem atrás dos grandes mestre , mas acho que ele é dono de um estilo proprio e um cinema bem diferente , diria que ele é um genio em seu estilo proprio não um genio do cinema .
Falando em cineasta dos anos 90 acho o Spike Jonze muito bom apesar de ter 1 filme em destaque que é "Quero ser John Malkovich" , mas msmo assim é um puta filme ... muito bom msmo ...
Eu acredito que existirão novos mestre sim e já tem alguns que estão em ascenção tipo o Snyder de 300 e vem aí Watchmen onde ele pode concretizar a sua marca no cinema se é que já não o fez , pq madrugada dos mortos é um filme que até romero deve achar FODA , e pensar "meu filho querido fez um puta filme".
Em relação ao Tarantino eu gosto dele , acho que ele tá bem atrás dos grandes mestre , mas acho que ele é dono de um estilo proprio e um cinema bem diferente , diria que ele é um genio em seu estilo proprio não um genio do cinema .
Falando em cineasta dos anos 90 acho o Spike Jonze muito bom apesar de ter 1 filme em destaque que é "Quero ser John Malkovich" , mas msmo assim é um puta filme ... muito bom msmo ...
Falando em cineastas dos anos 90,posso citar dois como muito bons: Darren Aronofsky e Christopher Nolan.O Darren não é um mestre,mas tem um estilo próprio muito interessante.Já o Christopher Nolan é um real mestre em ascensão(a propósito,hoje é aniversário dele.Então,parabéns!;D).Acho o Snyder bom,mas para ser considerado um mestre ainda é melhor esperar o Watchmen.Paul Thomas Anderson também parece ser foda.Pelo que vejo,é um Tarantino mais refinado,mas não sei o porquê dele estar fora por tanto tempo.O Fernando Meirelles,se continuar fazendo filmes,pode ser elevado a este aspecto também.
Quanto ao Ingmar,nunca vi nenhum filme dele,mas reconheço a importância dele no cinema.E pensar que dias atrás tinha visto o Morangos Silvestres para vender...
Coffinator
30/07/2007, 22:17
Também não conhecia esse cineasta pelos filmes,só de ouvido mesmo.Isso me torna um boçal que não gosta do bom cinema?Aliás,o que é bom cinema pra você?Como você chegou a essa conclusão?O Bergman também pode ter sido criticado pelos mais "puristas" do cinema quando inovou,não?Deixa disso cara!Cinema assim como todas as outras coisas evolui e muda,não dá só pra fazer filmes com primor técnico 100% do tempo,nem dá pra inovar 100% do tempo.O que esses cineastas de antigamente fizeram,foi copiado e vem sendo por vários outros.Se uma pessoa gosta de um filme de pancadaria e você não,paciência!Gosto é que nem cú,cada um tem o seu e quem quiser compartilha!:-D
Armitage
30/07/2007, 22:30
Só pra ser do contra, hehe.
Considero o Snyder [ultra] superestimado. 300 foi bem ruim.
E é isso. Os filmes dele se resumem ao que? Um remake e uma adaptação?
Inclusive, o que acho bem legal num filme é a visão do diretor e tal, mesmo que seja numa adaptação(eu com a vida com os xiitas) mas olha o que Snyder disse a respeito:
É mais importante ser fiel à história original que tentar colocar coisas nela, mostrar a minha visão. Afinal, quem se importa com o que penso?"
sério, nem verei o filme depois dessa. Olha o que um DIRETOR DE CINEMA fala..
Vou até repetir:
É mais importante ser fiel à história original que tentar colocar coisas nela, mostrar a minha visão. Afinal, quem se importa com o que penso?"
---
PTA acho um gênio. Sério mesmo.
Não gosto do tarantino, e dos filmes dele só consigo aturar um.
Depois gosto, e muito, do apu (M. Night Shyamalam).
Sobre o Darren... Só vi Requiem e A fonte da vida.. Requiem é foda e a fonte da vida foi uma frustração..
Aqualung
30/07/2007, 23:03
Só vi o Monty Python aloprando a cena do cruzado jogando xadrez com a Morte no "Sétimo Selo". :lol
Killer Khan
30/07/2007, 23:29
Verdadeiro mestre que deixou um legado de verdadeiras artes.
Sétimo Selo é de uma qualidade infinita.
Como assim abandonar?
Ingmar Bergman é eterno. Um mestre como ele não morre, simplesmente deixa o plano terrestre. Sua obra sempre será de qualidade indiscutível.
ace_face
31/07/2007, 01:09
Verdadeiro mestre que deixou um legado de verdadeiras artes.
Sétimo Selo é de uma qualidade infinita.
Como assim abandonar?
Ingmar Bergman é eterno. Um mestre como ele não morre, simplesmente deixa o plano terrestre. Sua obra sempre será de qualidade indiscutível.
Bom, pensando por este prisma, vc está correto. Já viu Gritos e Sussuros ou Persona, Killer? Pra mim são ainda melhores que O Sétimo Selo. Se não tiver visto ainda, fica aqui minha recomendação.
Preciso ver algo dele urgentemente
ao que tudo indica, uma perda enorme ....
Uma grande perda mesmo, mas ele já não se dedicava ao cinema faz anos.
Vi apenas dois filmes dele Fanny e Alexander e O Sétimo Selo.
Gostei de ambos, mas estou longe de ser capaz de compreender suas obras por mim mesmo.
Silent_Bob
31/07/2007, 17:04
E é isso. Os filmes dele se resumem ao que? Um remake e uma adaptação?
Inclusive, o que acho bem legal num filme é a visão do diretor e tal, mesmo que seja numa adaptação(eu com a vida com os xiitas) mas olha o que Snyder disse a respeito:
Vou até repetir:
---
PTA acho um gênio. Sério mesmo.
Não gosto do tarantino, e dos filmes dele só consigo aturar um.
Depois gosto, e muito, do apu (M. Night Shyamalam).
Sobre o Darren... Só vi Requiem e A fonte da vida.. Requiem é foda e a fonte da vida foi uma frustração..
Doido tu quer ser o diferente essa é a real ... me dá um argumento plausivel pra dizer que 300 é ruim ? se for TEU GOSTO é uma coisa mais vc tentar dizer que é ruim só pq vc nao gostou ou não viu o filme pior ainda ... cadê a argumentação ? oq o filme tem de ruim? me diz aí ... só blá blá blá teu , quando você falar que um cineasta é fraco pelo menos coloque os pontos pra ver se concordamos ou não , dizer simplesmente não gosto é muito facil ... e Snyder né superstimado não ele simplesmente fez o melhor filme do ano um filme FODA que tem impacto , onde até na comic con desse ano fizeram um stand só pra o lançamento do DVD ...
Armitage
31/07/2007, 21:20
Doido tu quer ser o diferente essa é a real ... me dá um argumento plausivel pra dizer que 300 é ruim ? se for TEU GOSTO é uma coisa mais vc tentar dizer que é ruim só pq vc nao gostou ou não viu o filme pior ainda ... cadê a argumentação ? oq o filme tem de ruim? me diz aí ... só blá blá blá teu , quando você falar que um cineasta é fraco pelo menos coloque os pontos pra ver se concordamos ou não , dizer simplesmente não gosto é muito facil ... e Snyder né superstimado não ele simplesmente fez o melhor filme do ano um filme FODA que tem impacto , onde até na comic con desse ano fizeram um stand só pra o lançamento do DVD ...
Doido eu?
E meu comentário sobre o filme está justamente no tópico do filme 300. Se quer ler a resenha vá procurar. Até agora tu falou um monte de coisa, mas não disse nada mesmo. Melhor argumento é que o filme é "foda"? Que quando falei que era ruim se tratava do meu gosto? Capaz, cara? Quando falei que era ruim tava falando sobre o gosto do Tião Macalé.
E sobre ser o diferente.. Atitude infantil essa. Começa falando em gosto e tal e acaba PRESUMINDO isso. Que "armitage quer ser diferente."
Ué, matou o gosto da negada? :p
Matou a subjetividade tbm?
Atitude ridícula essa de ficar taxando o pessoal.
Tu acha que quero ser o diferente? Tudo bem. Quero mesmo, e aí? Agora pegue essa afirmação e se masturbe com ela aos efeitos da ILM e seja feliz enquanto continuarei achando 300 uma porcaria.
quando você falar que um cineasta é fraco pelo menos coloque os pontos pra ver se concordamos ou não(...)
Bom, vou copiar e colar de novo aqui, quem sabe a tua capacidade de interpretação tenha voltado pra casa.. :
Os filmes dele se resumem ao que? Um remake e uma adaptação?
Vou até repetir:
Ah, coloquei mais um negrito ali para melhorar a sua compreensão a entender que se tratava da minha opinião.
E é isso. Se quisesse realmente em querer saber e não apenas encher o saco, até detalhava mais, faria uma explicação mais detalhada "d'eu" achar essa ostentação dele exagerada já que só fez 2 filmes e já é chamado de gênio. Mas como não é o caso. Paro por aqui.
trashman
04/08/2007, 18:42
Dando um up no topico.
para quem é de sao paulo o cinema HSBC Belas Artes voltou a exibir o filme "O setimo selo".
Para quem puder ta ai uma otima oportunidade para ver esse classico na telona.
Esta passando em apenas uma sessao as 19:10
Para mais infos:
http://www.hsbc.com.br/hs/quem_somos/cultural/hsbc_belas_artes_6_1.shtml?rnd=7628
http://www.hsbc.com.br/hs/quem_somos/cultural/hsbc_belas_artes.shtml
fred_mamute
04/08/2007, 22:22
Dando um up no topico.
para quem é de sao paulo o cinema HSBC Belas Artes voltou a exibir o filme "O setimo selo".
Para mais infos:
http://www.hsbc.com.br/hs/quem_somos/cultural/hsbc_belas_artes_6_1.shtml?rnd=7628
Pena que moro tão longe...
Clássico é clássico.
gcrodrigues
04/08/2007, 22:31
Ah,nem conhecia o trabalho dele.Mas deve ter sido um mestre mesmo,alias É um mestre,pois seus filmes continuam ai...e eu ainda vou ver!
Quanto a discussão desnecessaria sobre os diretores : é meio que obvio que ainda existirão muitos mestres,que ainda nem foram descobertos....
doutordoom
05/08/2007, 10:25
Cruel.
Eu também nunca vi nenhum filme dele pois é difícil demais ter acesso e não passa na TV.
Alias, o único que vi alguma coisa foi exatamente o Sétimo Selo que a globo passou em uma madrugada dessas anos atrás. Tinha fantasmas da morte negra, morte rubra entre outras coisas. Achei a idéia apaixonante, principalmente a disputa de xadrez com a morte.
Infelizmente acabei dormindo pois estava muito tarde. O mais revoltante é que quando um mestre desses morre as tv´s abertas costumam passar pelo menos um filme dele de madrugada e até agora nada.[kong]
Em todo caso me esforçarei para ver pelo menos o Sétimo selo, conheço uma locadora que provavelmente deve tê-lo.
É realmente uma pena que este é o único tópico sobre ele aqui no fórum.
Solid Snake com 500 anos
13/12/2008, 09:12
Dando um up no topico.
Para mais infos:
Excelente película.
Eu tenho um DVD aqui da Continental Vídeo com essa obra.
vBulletin® v3.8.7, Copyright ©2000-2012, vBulletin Solutions, Inc.