PDA

Ver Versão Completa : [Artigo] O fascinante e místico universo de DK

The_Kong
18/08/2007, 14:23
O fascinante e místico universo de DK
A Incrível Aura Mística por trás do Universo de DKC

http://www.dkvine.com/features/images/godtouch.jpg

A religião foi sempre uma parte significativa da sociedade; dominando nossa cultura com imagens, idéias, e os conceitos morais . Seja politeísta, monoteísta, ou gnosticismo; nós não podemos simplesmente ignorar o fato que estará sempre lá. É natural vê-la escoar em lugares que não lhes foram designados originalmente. Os livros, as pinturas, a televisão, e os filmes apresentam sempre, em menor ou maior grau algum contexto ou determinados temas religiosos. Os games não ficam atrás, porém é interessante ressaltar que na maioria deles, a religião geralmente está associada a algo negativo, como magias negras, monstros, demonios (conceitos comuns em RPGs, principalmente), ao invés de mostrar a religião em uma luz positiva, seu lado positivo, construtivo.

Aqui está o que nos interessa: a série Donkey Kong Country possui um forte contexto religioso/místico, além do tradicional mundo bonachão e idílico que estamos acostumados à associá-lo. É interessante tentar decifrar tais conceitos nesse mundo fictício. Vamos começar?

Donkey Kong Country 2: Diddy's Kong Quest, do SNES, é o primeiro jogo na série que realmente trouxe uma carga mística/religiosa. Pra começar, era o primeiro da série a caracterizar o sobrenatural. Dois dos inimigos encontrados no jogo (Kackle e Kloak) eram espíritos de Kremlings falecido, ou Fantasmas. A definição de Fantasmas é espíritos que supostamente permaneceria no mundo depois de sua morte''. Outro exemplo é o chefão Krow, o corvo gigante. Você o enfrenta no primeiro mundo e, após ser derrotado (morto) por Diddy e por Dixie Kong, volta mais tarde como um Fantasma, a ser enfrentado no quinto mundo (Glommy Gulch). Todas estas coisas trazem à evidência que há um ''além'' no universo de DKC, habitado por espíritos daqueles que já se foram.

http://www.dkvine.com/news/gallery//dkc2/artwork/clutterofkrems.jpg

DKC2 introduziu também a ''fonte da força vital'' (aquela do Lost World) , responsável por criar os Kremlings. Uma energia poderosa, fluindo de dentro da terra. Sabemos que os Kremlings vieram desta fonte, pois está localizada no ''Lost World'', o mundo perdido, e, segundo o manual do jogo, todos os kremlings vieram de lá. Isto é muito interessante, pois percebe-se um clima tribal/místico, e muitas das tribos que viveram ou vivem em regiões selvagens durante a história da humanidade reivindicaram ter vindo ''da terra'' ou ''do solo''. A força que criou os Kremlings flui diretamente da terra. Não sabemos a origem desta fonte, mas sabemos já que os Kremlings possuem almas. Poderia alguma força superior divina ter sido responsável pela criação de tudo no jogo? Talvez o oposto? O que quer que seja, tudo isso é uma fascinante religião fictícia que a Rareware criou para o clima do DCK2.

http://img6.photobucket.com/albums/v16/Celedux/dkc2lostworldmap.gif

Donkey Kong Country 3: Dixie Kong's Double Trouble! trouxe os banana-birds ao lado de sua mãe, Queen Banana-bird. Tais criaturas trazem um contexto místico explêndido e maior do que qualquer coisa, porém na maior parte do jogo, Queen Banana-bird se mostra totalmente impotente diante dos problemas. Não sei exatamente como a Rare queria mostrar Queen Bb, mas a maneira em que apareceu, sobre Dixie e Kiddy Kong nas nuvens, acima do Northern Kremisphere a fêz muito semelhante a uma divindade, superior a tudo e a todos (lê-se Deus). Contudo, o outro lado da moeda foi muito bem apresentado, pois se mostrou ser muito vulnerável quando K. Rool lhe trancafiou atrás de uma barreira mágica. Não que toda essa aura mística seja uma analogia a religião Cristã ocidental (se bem que se aproxima disso), mas tais características apresentadas se fazem presente nas três principais religiões monoteístas da atualidade (Cristianismo, Judaísmo e Islamismo).
Mario Kart 64 trouxes os fantasmas chamados “Boos.” Talvez para nós, os fãns de DCK, algo relacionado a Mario não seje tão relevante ao universo de DKC, mas é interessante notar que os Boos são fantasmas dos Goomba (um personagem tradiconal da séries Mario). Isto mostra que, como na filosofia do universo de DKC, todas as coisas vivas possuem uma alma (mesmo que este jogo não seje da Rareware, podemos ir adiante, alem do mais, a Rare não é a única responsável por DKC).

http://www.dkvine.com/news/gallery//dkc3/artwork/bananabird.jpg

Diddy Kong Racing foi o primeiro game do universo DCK para o Nintendo 64, e trouxe o personagem Taj, o Gênio. Gênios são uma espécie de espírito que rege o destino de alguém ou de um lugar, frequentemente sendo associado a algum dos elementos da natureza, das artes, vícios etc. Isto é notável, pois mais uma vez temos a temática mística dos espíritos, mesmo que o jogo não seja atrelado a isso, pois essa temática se mostra muito sutil. DKR trouxe também extraterrestes, e muitos de vocês sabem que muitas religiões não concordam com a existência da vida fora da Terra (segundo tais afirmações religiosas, essa concepção de vida inteligente fora da Terra minimizaria o papel de Deus aqui na Terra).

http://www.dkvine.com/news/gallery//dkr/artwork/christmasoneverfrost.jpg

Banjo-Kazooie trouxe a Bruxa Gruntilda. Muitos negam, mais o ritual das Bruxas (''bruxa'' é um termo maléfico criado pela igreja católica, o ritual referido são crenças pagãs) nada têm a ver com rituais de adoração à Satan (outro termo criado pelo catolicismo). Na verdade, tais rituais foram concebidos para serem unicamente benéficos (mesmo que muito não pensem desta maneira). Qualquer pessoa que se envolva nesses rituais eram considerados bruxas (ou magos, no caso de homens) e eram considerados ameaças. Hollywood muito contribuiu para criar este esteriótipo das Bruxas, que eram adoradoras de Satan e usaram a magia negra para o mal e a destruição. Voltando ao jogo, Gruntilda parece representar um tipo de bruxa moderna (esteriótipo), e mesmo que de maneira inocente, demonstra que Satan existe no universo criado pela Rareware, pois onde há um Satan, há também um deus, uma contraforça, um mundo Maniqueísta (a briga entre o bem e o mal).

http://www.dkvine.com/news/gallery//bk/artwork/bkmissile.jpg

Também em Banjo-Kazooie estava o xamã/bruxo Mumbo Jumbo, nomeado doutor Jumbo. Xamã é o sacerdote ou sacerdotisa do xamanismo que entra em transe durante rituais xamânicos, manifestando poderes sobrenaturais e invocando espíritos da natureza, chamando-os a si e incorporando-os em si. Este contato em êxtase permite a recepção de orientações e ajudas dos espíritos para resolver ou superar situações que desafiem as pessoas e seus grupos sociais.

Em Donkey Kong 64, descobrimos que a Wrinkly Kong (mulher de Cranky Kong, a ''vovó'' Kong) tinha morrido. Você podia ainda se comunicar com ela, através das portas específicas na entrada das fases, caracterizando assim uma comunicação com seres do além (neste caso, presumidamente, o Paraíso ou uma variação de que cristãos, judeus e muçulmanos crêem). Assim, agradecidos à Wrinkly que partira, descobrimos que no universo de Donkey Kong existem um Paraíso, para onde boas criaturas vão, e conseqüentemente em um Inferno. Havia zumbis e fantasmas neste jogo também.

http://content.answers.com/main/content/wp/en/8/83/Wrinkly_Kong_in_DK_King_of_Swing.jpg

Que conclusão tiramos? Minha conclusão é que neste universo do DK, foi criado uma fabulosa aura de misticismo e religião, com uma verdadeira doutrina espiritual fictícia. Traz uma mensagem grandiosa, a que toda religião sempre deve pensar sobre seu conjunto de crenças e concepções, pois nenhuma religião é 100% dona da verdade. Temos que analisar nossa idéia sobre o Mundo (e além) para criar uma verdadeira compreensão do que realmente seria Deus e Alma. Interessante, não? Olhe a todo esse maravilhoso universos dos games, deixando a atual violência em alta resolução e 60 FPS dos games atuais, analisando o maravilhoso universo dos RETROgames (o qual nossa querida série Donkey Kong Country faz parte), qual seria afinal o verdadeiro papel dos games? A simples diversão sem compromisso? Mais interessante seria pensar que seu verdadeiro papel seria entregar uma mensagem sagrada aos gamers de todo o mundo. Pode-se discordar, porem pense como Donkey Kong lhes envolvem profundamente, quase que misticamente.

:D :D :D

(C) 2007 Luís Eduardo, Adaptado de ''Examining Religion Among The Megabytes'' (C) 2000 SirSlush2, http://www.dkvine.com

Furlan
18/08/2007, 16:04
Po, MUITO interessante. Acho muito legais essas análises que vão além do jogo em si.

Vaynard
18/08/2007, 17:00
Cara muito interessante isso
eu nem imaginava que coisas desse tipo tinham em DK
vou jogar com DK com outros olhos agora...

Wein
18/08/2007, 17:17
DK realmente foi uma franquia que trouxe muitas alegrias pro meu Snes, porém foi se desgastando aos poucos.
Ótimo tópico, muita coisa não sabia a respeito da série.

castelllo
18/08/2007, 17:46
rox eox rox rox

WAR
18/08/2007, 18:03
uau man!! que doidera....

The_Merovigian
19/08/2007, 09:08
Puts. Muito bacana o tópico. Ainda não tinha visto o game por essa perspectiva.

No mais, religião... fantasia... sabem como é, tudo a ver.

Seatle_94
19/08/2007, 10:56
Mandou bem velho!

Parabéns!

PS - O DK é muito mais :rox em 2D.[kong]

Saga~
19/08/2007, 13:14
Po, MUITO interessante. Acho muito legais essas análises que vão além do jogo em si.

De fato @@ Muito bom. E muito legal esse site, bastante coisa interessante pra quem queria saber mais sobre DK (Jogo foda, diga-se de passagem).

Obrigado \o

Warlocker
19/08/2007, 18:10
Desculpe mas eu fui o unico a achar que voces todos enlouqueceram???

Santo pelo em ovo Batman...

Voces tão falando como se Donkey Kong fosse uma obra máxima do espiritismo com essas bobagens de fantasminha ou como se adicionasse algo substancial a cultura de alguem...

Mauricio de Souza então é o novo Allan Kardec (desculpe se escrevi o nome errado) com as histórias do Penadinho eu suponho...

A do Banana-Bird ser uma alusão a deus com todo respeito foi o pior, caralho é um passaro-banana... Um passaro-banana!!!

Voces acham razoavel argumentar que um passaro-banana na verdade é uma representação ao conceito de divindade??? Deve ser por isso que o mundo é tão mal feito e errado...

Qual será a próxima? Um tópico sugerindo que a diminuição da quantidade de moedas por fase em Mario 64 se comparado com as fases de Super mario World na verdade é uma alusão a crise economica mundial de 1994?

É cada uma que eu leio por ai... Tsc tsc...

Trezoitao38
19/08/2007, 18:52

Voces tão falando como se Donkey Kong fosse uma obra máxima do espiritismo com essas bobagens de fantasminha ou como se adicionasse algo substancial a cultura de alguem...

Mauricio de Souza então é o novo Allan Kardec (desculpe se escrevi o nome errado) com as histórias do Penadinho eu suponho...

A do Banana-Bird ser uma alusão a deus com todo respeito foi o pior, caralho é um passaro-banana... Um passaro-banana!!!

Voces acham razoavel argumentar que um passaro-banana na verdade é uma representação ao conceito de divindade??? Deve ser por isso que o mundo é tão mal feito e errado...

Qual será a próxima? Um tópico sugerindo que a diminuição da quantidade de moedas por fase em Mario 64 se comparado com as fases de Super mario World na verdade é uma alusão a crise economica mundial de 1994?

Eu tambem achei o texto uma droga mas eu decidi não falar nada porque lá vem chumbo.

More One User
19/08/2007, 18:58

É, isso deve ser uma piada.
O cara que postou esqueceu de avisar e tem pessoas que estão levando a sério.

Saga~
19/08/2007, 19:47

Ué, no Egito Antigo homem-cachorro era divindade, porque um pássaro-banana não pode ser? |:

O texto tem um tom bem exagerado mesmo, mas w/e.

Green Liz
19/08/2007, 19:59
Poxa, achei bem legal. Eles estão se aprofundando um pouquinho no jogo, só isso.

Existe uma fantasia, um mundo criado lá e é disso q estão falando, nada mais.

É divertido ficar fantasiando de onde podem ter saído essas idéias. É divertido saber q o joguinho dos macacos pode ter algumas idéias mais profundas ou sobrenaturais dentro.

E é só isso. Achei legal, apesar de achar q isso não vai mudar muito a vida de ninguém.

Como disse o Eduardo Furlan e eu também digo "Acho muito legais essas análises que vão além do jogo em si."

The_Kong
19/08/2007, 20:15
É interessante ver a opinião e notar a reação particular de cada um à esse artigo. Como era de se esperar, pois entrar no campo de especulação religiosa, deve ter muito cuidado, por ser algo de grande papel na sociedade.

Na verdade, pessoal, esse artigo não é meu, e não expressa integralmente meu ponto de vista religioso, mas eu o achei muito interessante e profundo por analisar algo além da proposta do jogo em si, um aprofundamento desse universo, e resolvi o traduzir para algumas comunidades que frequento.

Não tive nenhuma intenção de especular sobre crenças e religiões, apenas citei fatos e características, explícitos ou não, que fazem alusão à carga místico-religiosa, mesmo que de maneira EFÊMERA e INOCENTE, como é a série DKC e outros citados.

Portanto pessoal, não precisam ''descer o sarrafo'', e não levem tão a sério esse artigo, pois foi adaptado de um grande site sobre o universo DK (talvez o mais ''politizado'' deles, pois trazer artigos além de um banco de dados), e traz um conteúdo SATÍRICO.

No mais, desculpem-me se alguem se sentira ofendido com este;

Abraços à todos.;D

Trezoitao38
19/08/2007, 20:38
Como era de se esperar, pois entrar no campo de especulação religiosa, deve ter muito cuidado, por ser algo de grande papel na sociedade.

Não cara, de certas sociedades e não na sociedade.

Não gosto de falar de religião, todas são mitos, é claro que algum religioso vai encarar isso mal, mas alguem já provou algo de uma religião?

Não existe uma religião melhor, nem existe uma pior, todas são apenas mitos. Mitos são conhecimentos cosmogonicos longe de ser racionais e eu os desconsidero. O ser humano sempre vai viver perto de mitos, é mais fácil você dizer que o erro de alguem e os desastres humanos são culpa de uma religião, a culpa é dos proprios humanos. E ficar rezando numa capela, mesquita ou onde for sem parar para pensar as verdadeiras causas dos problemas é ridiculo, ou seja, a religião é uma prova de que a humanidade é ainda bem infantil.

Eu estava lendo o livro Envolvimento e Alienação de Nobert Elias, em um determinado momento ele mostrou um argumento muito convicente para nós não nos atermos na nossas crenças mitologicas. Mas eu não estou lembrado muito bem do que ele disse e nem me lembro da página certa em que ele disse isso. Só sei que você ser religioso tudo bem, mas querer que tudo se resolva na base disso, aí eu nem falo mais nada.

Só um exemplo, lembre-se que foi por causa de uma religião que pessoas morreram tentando trazer o heliocentrismo que é certo e retirando o geocentrismo. O ser humano quando teima não consegue ver a verdade, a religião só piora as coisas.

---------

Sobre o texto acima, qualquer um pode fazer análises desse tipo sobre vários jogos, filmes e o que for. Ninguem fez DKC pensando em tudo isso. É como o Warlocker disse, não se pode acreditar em tudo o que se vê e lê, ainda mais na internet onde se tem muita besteira. Tomem mais cuidado aí.

Fatofi
19/08/2007, 20:44
Discordo com quase todo texto, ja comecei a estranha quando li que os games pegam a ereligião e usam ela de forma negativa, desculpe o autor, mas tem muita bobagem, tanto é que no próprio FF é possivel invoca ashura, sylph, que curam os personagens, isso não é nada negativo...

Warlocker
19/08/2007, 21:19
Pessoal não vamos discutir tambem se religiao é mito ou o escambal... A area do retrospace nao serve para isso, vamos deixar nossas opnioes religiosas de lado.

Eu não sou religioso, mto pelo contrario, nao me ofendi em nada pelo texto, entao relex man...

Só achei meio bizarro esse senso filosofico de vcs e me expressei mas enfim...

edineilopes
19/08/2007, 22:40
Achei o texto interessante. O autor divagou de forma curiosa sobre conceitos que a princípio não teriam relação. Claro que é apenas uma dissertação criativa, nada que deva ser levado realmente a sério. Apenas uma leitura recreativa.

Concordo que este não é o espaço adequado para discutirmos religião e, tudo somado, a própria ciência, que é falha como a mente humana, já se baseou em mitos. Alguns foram derrubados, quais serão os próximos, não sabemos. Crer na ciência também é uma forma de fé. Então cada um viva como se sentir feliz.

Zeratul
20/08/2007, 00:40
Eu não concordo com nada no texto.

Duvido muito que quando a RARE fez o jogo tivesse a intenção de fazer algo complexo como foi apresentado pelo autor. Eles apenas fizeram uma trama normal para um jogo de plataforma como Mario. Se incluiram chefes fantasmas não foi para usar um aspecto religioso e sim para APENAS ter um chefe fantasma.
Ou a historia é complexa por natureza ou não é. A historia de Xenosaga é um bom exemplo de complexidade, uma vez que ela permite aos jogadores debater os pontos por estarem obrigatoriamente expostos.

Resumindo, o autor do texto quis claramente tirar leite de pedra em cima de uma história basica.

Posso tornar a historia de Super Mario World complexa se assim desejar, bastando inventar que Mario precisa resgatar a princesa peach(que simboliza o equilibrio de seu mundo) das mãos de Bowser(Satã), que usa criaturas misticas e provenientes da lava(inferno) junto com fantasmas de seguidores(Boos na Ghost House) e que durante o caminho Mario precisa percorrer o Star Road que é onde se concentra a energia do Cosmo que lhe confere poderes, proveniente das esperanças oprimidas do reino, e com isso ganha forças para derrotar Satã.

Ficou algo bagunçado porque improvisei mas isso é só um exemplo de como eu posso começar a tornar qualquer jogo complexo com um pouco de imaginação e tempo para formular um texto.

Green Liz
20/08/2007, 03:26
Eu não concordo com nada no texto.

Duvido muito que quando a RARE fez o jogo tivesse a intenção de fazer algo complexo como foi apresentado pelo autor. Eles apenas fizeram uma trama normal para um jogo de plataforma como Mario. Se incluiram chefes fantasmas não foi para usar um aspecto religioso e sim para APENAS ter um chefe fantasma.
Ou a historia é complexa por natureza ou não é. A historia de Xenosaga é um bom exemplo de complexidade por exemplo, uma vez que ela permite aos jogadores debater os pontos por estarem obrigatoriamente expostos.

Resumindo, o autor do texto quis claramente tirar leite de pedra em cima de uma história basica.

Posso tornar a historia de Super Mario World complexa se assim desejar, bastando inventar que Mario precisa resgatar a princesa peach(que simboliza o equilibrio de seu mundo) das mãos de Bowser(Satã), que usa criaturas misticas e provenientes da lava(inferno) junto com fantasmas de seguidores(Boos na Ghost House) e que durante o caminho Mario precisa percorrer o Star Road que é onde se concentra a energia do Cosmo que lhe confere poderes, proveniente das esperanças oprimidas do reino, e com isso ganha forças para derrotar Satã.

Ficou algo bagunçado porque improvisei mas isso é só um exemplo de como eu posso começar a tornar qualquer jogo complexo com um pouco de imaginação e tempo para formular um texto.

Hahahahahahaha! Não ficou nada mal, mesmo!!

Trezoitao38
20/08/2007, 10:01
É por isso que certas vezes eu nem leio a história de jogos, a maioria imensa é ruim. Claro, hoje com 19 anos fazendo faculdade e tendo mais contato com boas leituras eu sou mais critico a tudo isso. RPGs por exemplo para mim tem histórias bobas, mas eu jogo pelo jogo em si não pela história. Se quero ler uma história realmente boa, eu sei onde encontrar, vai ser com clássicos da literatura e não em jogos de videogame em que isso é feito em segundo plano.

Grandpa
20/08/2007, 16:27
Achei a maior viagem esse artigo. Quando chegou na parte do pássaro-banana então, caí na gargalhada. Tópico mais estranho do ano aqui no Retrospace, mas achei legal a iniciativa de postar algo diferente.

Se a análise fosse em cima do universo de Final Fantasy ou da Xenosaga daria pra levar a sério, mas Donkey Kong ? It's just a game !

A conclusão do autor do artigo também é digna de um Paulo Coelho:

Minha conclusão é que neste universo do DK, foi criado uma fabulosa aura de misticismo e religião, com uma verdadeira doutrina espiritual fictícia. Traz uma mensagem grandiosa, a que toda religião sempre deve pensar sobre seu conjunto de crenças e concepções, pois nenhuma religião é 100% dona da verdade

Zeratul
20/08/2007, 20:52
Foi justamente o que eu disse.

O autor quis tirar leite de pedra com esse texto, achando que RARE criou um mundo supercomplexo em cima de uma historia feijão com arroz de um jogo bobo. Não estou empregando a palavra "bobo" para falar que o jogo é ruim, e sim para exemplificar que o intuito dele é a diversão pura, simples e descompromissada de crianças e adolescentes, assim como outros jogos do mesmo estilo o fazem.

No entanto é louvavel a imaginação e o tempo gasto pelo autor para articular tanta coisa sem nexo :P

Pablo Rozados
20/08/2007, 21:11
vocês são todos uns anti cristos!
O texto pode parecer uma merda, mas vamos ser sinceros. O autor é criativo pra burro!

Daqui a pouco ele vai dizer que se tu colocar Zelda: Link to the Past numa vitrola e rodar o cartucho ao contrário vão ouvir Jesus chamando.

Na dúvida vou acender uma vela do lado do cartucho do DK para exorciza-lo.

edineilopes
21/08/2007, 00:14
Acho que levaram muito a sério. É só uma leitura descontraída, um devaneio criativo do autor.

Foi bom ver algo diferente.

Furlan
03/11/2010, 18:08
Bom, eu mesmo antes de ter lido esse texto já achava que a mãe dos banana birds fosse algum tipo de divindade.

Enfim, o texto é sobre direção de arte na verdade. DKC envolve alguns conceitos metafísicos, apenas de leve, não é como se existisse uma imensa profundidade na tal "religião" que é mencionada.

E o tópico é bacana, vale a coveirada.

Sannin_Lionheart
04/11/2010, 05:12
Se você for parar para analisar, tem muita coisa interessante espalhada pelos games. Claro que tem uns que se propóem a ser jogos simples, mas há outros que carregam uma pesda carga de significados por trás.

À medida que você vai se interessando pelo assunto, fica cada vez mais difícil deixar passar essas coisas... deixar de notá-las. A maioria dos Final Fantasy, por exemplo, tem uma grandiosa conotação mitológica.

Final Fantasy X se sobressai por criticar a alienação aplicada às massas pelas grandes religiões.

Dragon Quest VIII traz várias críticas bem humoradas (outras nem tanto) sobre o passado da Igreja Católica Apostólica Romana.

Coisas muito legais...

SONICR
04/11/2010, 12:34
Moderador coveirando???? [kaham] [kdesconfia]

Heheheheh

Mas sei lá... achei meio fantasioso o texto, apesar do autor conseguir juntar os fatos.

PkdorBR
04/11/2010, 12:39
Banimento por coveirag.... oh wait!

[coolface]

Xenogue
05/11/2010, 14:29
hahahaha muito boa!

http://1000historias.webs.com/photos/Autores/mauricio.jpg

+

http://farm4.static.flickr.com/3442/3924393092_0beafb7e57_o.gif

=

http://3.bp.blogspot.com/_8jmSCj_FBMI/TFK46PB6DEI/AAAAAAAAANE/cs1hL6wMvRw/s1600/Allan+kardec.jpg

OU

http://blogalize.net/wp-content/uploads/2009/11/chico-xavier.jpg