Batata-Frita caseira

Discussão em 'Vale Tudo' iniciada por URIK, 14 Setembro 2009.

1. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    Bem pessoal, deu uma vontade de comer batata-frita agora, mas tenho umas dúvidas.
    Qual é o melhor jeito de cortar a batata? Igual Ruffles ou igual a batata do McDonalds mesmo?
    E se for fazer do estilo Ruffles, tem que tirar a casca ou pode por tudo de uma vez? Ouvi falar que a casca "chupa" a gordura, mas não tenho certeza não.

O Sal coloca antes de fritar ou depois?
  2. Hamburgerson Habitué da casa

Número de Mensagens:
    2,687
    Pontos de Troféu:
    81
    um jeito bom é passar na farinha

fica mais crocante
  3. OMFGHelp Supra-sumo

Número de Mensagens:
    4,647
    Pontos de Troféu:
    169
    Vá comer uma salada que é mais saudável!
  4. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    Sério?
    Coloca sal+farinha e taca no óleo?

Eu como batata frita umas 5 vezes por ano (Aqui não tem McDonalds), então não vai fazer mal.
  5. Velejante Veterano

Número de Mensagens:
    1,348
    Pontos de Troféu:
    114
    sal depois fi.

Se você fizer no estilo chips além de dificil de cortar vai ficar uma meleca, melhor cortar palito mesmo.
  6. vagnozes Habitué da casa

Número de Mensagens:
    284
    Pontos de Troféu:
    59
    a receita é cortar a batata,jogar água e depois congelar.
    frite ela ainda congelada.
    no Mc eles usam uma gordura animal parece.mas com óleo fica bom também.
  7. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    To afim de comer agora, vai demorar muito pra congelar =/
    Tem como fazer sem congelar não?
  8. vagnozes Habitué da casa

Número de Mensagens:
    284
    Pontos de Troféu:
    59
    fica molenga e encharcada.
    tenta ai.qualquer coisa vai no mercado e compra um saco de batatas.
  9. DashCSN Habitué da casa

Número de Mensagens:
    912
    Pontos de Troféu:
    94
    Bota numa vasilha com água e bicarbonato de sódio por 30min...Ela fica extremamente crocante na hora de fritar ;D
  10. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    Puts, to sem bicarbonato =(
    O jeito vai ser congelar e comer amanhã =(
  11. Artemis Fowl Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,018
    Pontos de Troféu:
    289
    Põe óleo para esquentar.

Enquanto isso corta a batata do jeito que lhe agrada mais.

Quando achar que o óleo está quente, faça o teste com um palito de fósforo, mergulhe a cabeça do palito nele, se acender, está bom.

Coloque menos que uma mão cheia de batata (o óleo vai subir e borbulhar nesse momento), espere alguns instantes até a batata "flutuar" no óleo e retire-a.

Coloque sal à gosto e bom apetite!
  12. Brave Fencer Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,449
    Pontos de Troféu:
    204
    de preferencia faça elas finas, pois grossas ficam mais moles[kgay]
  13. Haren Ser evoluído

Número de Mensagens:
    95
    Pontos de Troféu:
    34
    coloco o oleo pra aquecer, e com ele nao tao quente coloque a batata ate ela dar um dourada leve, tira e coloca para escorrer e depois quando oleo tiver quente coloca de novo ate ficar no ponto e bom apetite ;D
    Ela fica mais crocante assim porque quando tirar a primeira vez a agua da batata vai começar a sair, dai quando colocar novamente ela tem menos agua.
  14. JUGULADOR Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    39,870
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Não precisa de muito malabarismo... o processo é extremamente simples (faço direto):

Tire a casca e corte do jeito que quiser (o ideal é cortar com menos de 1cm de espessura pra não ficar mal passada)... obviamente quanto mais fina menos tempo de fritura vc deixa... mas eu pessoalmente gosto mais de fazer ela com corte tipo o do Mac Donalds.

O unico segredo verdadeiro (ta... nem tão segredo) é o tipo de oleo e a temperatura do mesmo.

Oleo de soja fica um gosto meio ruim... então o ideal é oleo de girasol (é um pouco mais caro, mas muito mais saudavel e gostoso). Coloque sempre oleo o suficiente para cobrir com sobra as batatas, que deve ser uns 2cm... sendo que o ideal é uns 5cm. E aqueça muito ele... muito mesmo... quanto mais quente melhor... se vc tiver uma panela mais funda é bom pq evita muita sujeira (pois vai voar bastante oleo)... e nunca tampe ela (sei que é basico, mas tem gente que tampa.

Ai é simples... coloque a batata já no jeito (descascada e cortada) e deixe dentro do oleo até ela ficar mais dourada ou até começar a aparecer umas bordas mais queimadas.

Agora é só tirar da panela e jogar num recipiente cheio de papel absorvente (não economise nisso)... e só coloque sal um pouco antes de servir (o ideal é colocar a gosto já no seu prato) pois isso evita que o sal retenha gordura. Se vc tiver tempo passa numa daquelas lojas de R$1,99 e compre aquelas "grades" de fritar batata... pois ai é mais facil tirar da panela sem muita porqueira e com mais agilidade... ou pelo menos compre um "pegador" daqueles "vasados" pra tirar as batatas sem levar muito oleo (quanto mais seca ela sair da panela melhor).

O mesmo processo pode ser usado para fazer mandioca (só que vc não precisa cortar ela tão fina pois o tempo de fritura é um pouco maior).

Melhor servido junto de uma porção de picanha mal passada e fatiada e algumas garrafas de Original ou Heineken a -5C°[kcool]

PS¹: Quanto mais batata ou mandioca vc fizer de uma só véz é melhor, pq a primeira leva nunca sai muito legal... depois o oleo meio que fica "amaciado" e as proximas levas sempre saem melhor.

PS²: Esse lance de colocar batata na agua, alcool, congelar, benzer e tudo mais não funciona... a unica coisa que vc tem que se preocupar é em comprar batatas de boa qualidade... de preferencia aquelas "organicas" (não sei pq tem esse nome... mas é aquelas cultivadas sem fertilizantes e outras quimicas). Boa comida é feita da maneira mais simples possivel com os melhores ingredientes possiveis... isso é universal.

FALOW
    U
    I
  15. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    Valeu Jugulador!
    Mas só uma coisa: a primeira leva você bota beem pouquinha batata, e depois na segunda já pode por tudo?
    Ou você coloca a batata e deixa bem pouco, só pra liberar a água, dai tira e coloca as mesmas batatas again?
  16. JUGULADOR Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    39,870
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Nunca coloco muita batata de uma só vez pq ai não frita legal... encho no maximo 2/3 (metade é o ideal, mas ai fica muito devagar pra preparar) da area da panela sem deixar ficar batara uma em cima da outra (se acontece separo)... na primeira leva pode mandar uma fornada normal pq ruim não vai ficar... só não fica tão boa quanto as que vem depois e já "amacia" o oleo de uma só véz... vale a pena.

FALOW
    U
    I
  17. Artemis Fowl Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,018
    Pontos de Troféu:
    289
    Não fritou ainda?
  18. drowning pool Ser evoluído

Número de Mensagens:
    417
    Pontos de Troféu:
    41
    cara vai no supermercado e compra aqueles saco da Batavo ou outra marca, e deixa congelar beeeeeeeeeem, depois vc frita

eeee

MC DONALD'S BATATA-FRITA HOME MADE
  19. THE_PLAYER Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    24,730
    Pontos de Troféu:
    559
    Caralho, agora deu fome. Vou travar o JUGULADOR por atentado violento ao estômago.
  20. THE_PLAYER Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    24,730
    Pontos de Troféu:
    559

Fala sério, meu. O preço de um saco desses é um absurdo. Só porque já vem descascada e cortada? Pelo preço dá comprar toneladas de batatas.
    :lol
  21. djmamas Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,310
    Pontos de Troféu:
    254
    Sóque essas ai realmente ficam iguais as do Mc sequinhas e crocantes.:baba:

Alguém tem a receitas das batatas do mc
  22. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    Fiz e já comi.
    Estavam deliciosas, mas não estavam crocantes =(((((
    Fiz aquele esquema de botar as batatas fritando até sair a água, dai tirar e depois por denovo.
    E deixei cerca da metade / 2/3 da panela com batata.
    Cmofas/
  23. vagnozes Habitué da casa

Número de Mensagens:
    284
    Pontos de Troféu:
    59
  24. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    MUITOS conservantes.
    Aquelas batatas continuam com a aparência boa por mais de 10 semanas.
  25. £øk Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    26,872
    Pontos de Troféu:
    614
    Não li muita coisa aqui, mas já fiz várias coisas e o que mais se aproxima de uma batata do McDonalds são essas :

Batatas congeladas de suipermercado....
  26. JUGULADOR Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    39,870
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Esse lance dela estar muito congelada é real, mas só pra esse tipo de batata pois ela é toda preparada pra fritar assim... mas batatas normais não é bom e pode até estragar o preparo.

Quando vc vier pra São Paulo a gente faz um novo churras de confraternização... e ai preparo uma porção de batata com picanha nos moldes do churras que já fiz pra uma galéra aqui do forum.

Não é tão absurdo não... primeiro pq vem descascado e cortado... segundo pq essas batatas da Batavo são muito bem selecionadas e realmente ficam boas depois de fritas num oleo legal a uma boa temperatura... é muito dificil vc arrumar essa qualidade de batata pra comprar por ai... eu só acho batatas melhores num mercadinho escondido aqui no meu bairro... talvéz em feira ache, mas não tenho saco de ir em feira... então não sobram muitas opções.

Mandioca é pior ainda pra achar de boa qualidade... e se não me engano a Batavo tb vende no mesmo molde da batata.

E o preço delas nem é tão caro... vc vai num barzinho e come metade de um pacote pagando o dobro. Se vc vai preparar pra uma galéra na sua casa então vale a pena comprar a industrializada pra economizar tempo... principalmente pq geralmente quem prepara petisco pra geral ver jogo da Seleção não paga[kdiabo]

FALOW
    U
    I
  27. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    E quanto custam essas?
  28. Maxtremus Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    20,711
    Pontos de Troféu:
    569
    Alguém sabe como fazer batatas com gosto da Sensações ou da Pringles? :konglove:
  29. gamermaniacow Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    28,142
    Pontos de Troféu:
    732
    aki uns 5 reais vc compra um saco e vem bastante

batata é tudo d bom!
  30. JUGULADOR Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    39,870
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Não sei... e varia muito de cidade pra cidade. Aqui em Franca (SP) se não me engano é entre R$4,00 e R$8,00 dependendo da marca e peso... mas posso estar errado.

É bem mais caro que comprar as batatas, mas em algumas situações compensa. Se vc tiver algum mercadinho (quitanda) perto de sua casa da um pulo la e vê se a qualidade é boa (casca com cor uniforme, sem muitas "feridas" e amassados e cheiro normal)... se vc tiver dificuldade em escolher mira numa tiazona qualquer e pede ajuda que essa mulherada manja demais e a palestra é gratis:lol

Se não me engano a Sensações é pré-assada... outro esquema... ai não sei fazer... ainda[kcool]

Mas provavelmente eles assam um pouco a batata já cortada (só o suficiente pra amolecer de leve) e depois dão uma banhada de menos de um minuto no oleo bem quente (mais quente que em fogões normais... eles usam uns fogões industriais bem parrudos).

De qualquer jeito to chutando... nunca vi prepararem.

FALOW
    U
    I
  31. Erick Aranha Ser evoluído

Número de Mensagens:
    155
    Pontos de Troféu:
    42
    essa do bicabornato vo tentar...
  32. Siegfried Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    16,330
    Pontos de Troféu:
    206
    Por isso que é bom ter mulher na OS!

Agora vamo pro curso básico pra machos. Como faz pra ligar o fogão?:lol

Zuera gente, eu sei ferver agua!
  33. Siegfried Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    16,330
    Pontos de Troféu:
    206

PAREM TODOS E APRECIEM!

Jugulador dando dicas culinarias!

Só quem provou o que essas mãos másculas sabem preparam entende o real valor dessas dicas :konglove::konglove::konglove:
  34. JUGULADOR Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    39,870
    Pontos de Troféu:
    1,129
    Ah... assim fico encabulado[kgay]

O segredo é o Amor (é mesmo... Sazon em pó, aqueles especiais "Sabores do Sul" e "Sabores do Nordeste" se jogar um pouco em cima da batata fica muito bom)... e pra vc o Amor é mais intenso;)[kgay]²

FALOW
    U
    I
  35. URIK Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,883
    Pontos de Troféu:
    259
    Puts, aqui nem deve ter essas batatas prontas do mercado.

Alguém me help, quero que as batatas fiquem crocantes!

Compartilhe essa página