Câmbio Dualogic da Fiat é mesmo uma porcaria?

Discussão em 'Carros, motos e automobilismo' iniciada por sergiosodre2, 21 Maio 2013.

1. sergiosodre2 Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,289
    Pontos de Troféu:
    174
    Eu teria medo de comprar um carro com um cambio automático da Fiat !

Se alguém tem poste aqui sua experiência com o Cambio de preferência comparando com cambios automáticos sabidamente consagrados.

Câmbio Dualogic da Fiat

Após reclamações, montadora orienta rede a fazer ajustes em 40 mil Idea, Stilo, Linea e Palio com o sistema

Por Waldez Carmo Amorim
    Lista de matérias por data:

Reclamações sobre dificuldade de uso e adaptação à transmissão automatizada Dualogic, da Fiat, não são novidade. Já havíamos registrado essas queixas no Autodefesa de dezembro de 2009, que tratava sobre o funcionamento irregular do câmbio no Linea. Só que no último ano cresceu o número de críticas de donos de Palio, Siena, Palio Weekend, Stilo e Idea com o Dualogic. Até então, a resposta das concessionárias era a mesma: trata-se de característica do produto, ponto final. Mas parece que a própria montadora reconheceu, indiretamente, que o produto tem suas falhas: a Fiat já emitiu para a rede autorizada três boletins orientando as oficinas a fazer atualizações e melhorias nos Dualogic. E em geral os proprietários não sabem que os veículos precisam dessas ações, que podem eliminar problemas como falhas de funcionamento, marchas que não entram ou câmbios que deixam de operar.

"As falhas começaram com menos de 30 000 km. Sempre que eu tirava o pé do acelerador para reduzir, o câmbio ficava como se estivesse no ponto-morto, ou seja, sem marcha alguma engatada. Eu precisava parar o carro, desligar o motor, aguardar um tempo e religálo para o câmbio voltar a funcionar", diz Emanuel de Alencar Mota, de Brasília (DF), dono de um Stilo Sporting 2008. "Na concessionária apenas davam um ‘reset’ no câmbio e o problema sumia. Pouco depois voltava, ainda pior. Por isso tenho medo de que o defeito possa aparecer durante uma ultrapassagem."

Há ainda casos em que a falha no câmbio afeta outras partes, caso de Patrick Morales Rueda, de São Paulo (SP), dono de um Idea 2009. "Na primeira vez que o câmbio deixou de funcionar, apareceu a mensagem de avaria. O carro parou no meio de uma avenida movimentada. Na segunda vez, tive de desligar o carro e esperar o câmbio voltar a funcionar. Contudo, quando ocorreu um problema nos freios ABS, a concessionária descobriu que estava relacionado com o câmbio. Tiveram que trocar o chicote para resolver."

Os boletins da Fiat ensinam as autorizadas a fazer ajustes em quase 40 000 veículos com Dualogic só quando o carro entrar na oficina para fazer qualquer serviço, muitas vezes sem conhecimento do dono. O primeiro boletim, código 3211, pede a troca a chaveta do kit do câmbio nos Idea (3 359 unidades), Palio (19 838), Weekend (6 088), Siena (8 259), Stilo (815) e Linea (848). O boletim 3215 orienta a recalibrar a injeção do Stilo e o terceiro, só para o Linea, mostra como reprogramar o software do sistema.

O POVO RECLAMA
    "Algumas vezes o câmbio entrava em ponto-morto sozinho. Tenho medo de que isso possa acontecer numa ultrapassagem."
    Emanuel de Alencar Mota, dono de um Stilo 2008, Brasília (DF)

RESPOSTA
    A Fiat afirma que não há problemas com o Dualogic. "As reclamações apresentadas são casos pontuais com modelos, ano de fabricação e características distintas. Os casos conhecidos pela Fiat foram tratados e resolvidos. Vale destacar que ao longo da vida dos produtos é possível ocorrer atualizações, isso não significa correção de falhas."

CONTE-NOS SEU PROBLEMA
    Seu carro tem algum defeito de fabricação ou de projeto que o deixa irritado? Ouviu falar de problema que mereça um recall? Passou por uma situação em que seus direitos de consumidor foram violados? Então escreva para nós: 4rodas.abril@abril.com.br
    matroska aprova isto.
  2. yugi moto Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,706
    Pontos de Troféu:
    299
    Fiat ja responde sua pergunta..
    matroska aprova isto.
  3. TURBOOTH Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,444
    Pontos de Troféu:
    429
    um país que aceita ter carros com câmbio "automatizado" e não automático, bom deve ser ótimo, prestar p caralho e justificar o precinho do mesmo.
    matroska aprova isto.
  4. xogum Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    18,794
    Pontos de Troféu:
    549
    Um automatizado de dupla embreagem tipo o do Passat é muito bacana. Fora isso é fail total, pedir pra dar merda.

Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk 2
    matroska aprova isto.
  5. TheKroom Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,250
    Pontos de Troféu:
    329
    Todos esses automatizados são frescos, mas pode parecer estranho, mas o da FIAT juntamente com o da VW são os mais confiáveis aqui no BR, o easytronic foi de longe o pior de todos por anos, a GM mudou de fornecedor, agora compra do mesmo fornecedor que a Fiat/VW, não sei se ta prestando agora, mas era o pior de todos, era coisa de dar pau com 1 mês, o negocio era tenso.
  6. Marculino Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,319
    Pontos de Troféu:
    419
    O dualogic plus melhorou muito em relação ao antigo, mas não se compara jamais a um automático de verdade ou automatizado de dupla embreagem. Pra quem usa o carro mais na cidade com trânsito intenso é um conforto para não ter q ficar trocando de marcha toda hora no anda e pára. Mas sei lá, eu não compraria um carro com esse câmbio.
    Pl4y3r aprova isto.
  7. k1llm4ster Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    25,604
    Pontos de Troféu:
    514
    igual ao da gm, pior que da vw.
    apesar de mesmo fornecedor o melhor calibrado é o e-motion.
    Pl4y3r aprova isto.
  8. f0rg0tten Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,704
    Pontos de Troféu:
    244
    K1ll, li em algum canto que a calibração que o i-motion usa é uma variação da que a vw usa em outros carros lá fora, acha que isso procede?
  9. k1llm4ster Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    25,604
    Pontos de Troféu:
    514
    acho improvavel, essas coisas geralmente são acertadas para o "país" em que o carro será usado, e dificil encontrar algum país europeu em que se encontre tantos morros,ladeiras e precipícios como as cidades do Brasil.

mas tbm não acho impossivel, afinal: Variação pode ser pequenos ajustes ne.. mas nunca ouvi nada a respeito.
    f0rg0tten aprova isto.
  10. GameT Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,397
    Pontos de Troféu:
    349
    Os automatizados dos nacionais são iguais os importados do méxico? (aka 500)
  11. DrDreh Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,316
    Pontos de Troféu:
    399
    sei la, acho q depende de quem usa, geralmente querem andar igual carro mecanico, aí quebra logo...
  12. Rogdol Larva

Número de Mensagens:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Tenho um Punto 2014 com 10 mil km de uso urbano. Até agora sem problemas.
  13. Marculino Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,319
    Pontos de Troféu:
    419
    Larva coveira... :klolz
  14. MMarchesan Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,960
    Pontos de Troféu:
    224

É o que mais tem aparecido por aqui, nos últimos tempos. :klol
    Marculino aprova isto.
  15. Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    29,764
    Pontos de Troféu:
    699
    10 mil km e o cara esperava o que do carro?

Deve ser daqueles que acha que 100mil é um número cabalístico que vai desmontar automaticamente o carro.
  16. firulero Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    29,722
    Pontos de Troféu:
    667
    Esse topico tem quase 1 ano :klol
  17. FLAVINHO123 Larva

Número de Mensagens:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    EXCELENTE CÂMBIO! MAS O QUE SE PODE ESPERAR DO COMENTÁRIO DE PESSOAS DE UM PAÍS POBRE E TERCEIRO MUNDO E SEM TECNOLOGIA.
  18. JoãoD. Ser evoluído

Número de Mensagens:
    185
    Pontos de Troféu:
    43
    Meus pais tem um Grand Siena com Dualogic, não é plus, mas ele é um pouco melhor que o Dualogic do Stilo.

O que posso dizer? O povo precisa saber usar o dualogic, eu achei um excelente câmbio pro custo e benefício, apesar de não ter hill assistent e tals, mas depois que eu aprendi a mexer, ele se tornou um câmbio bem legal.

Acredito que assim como qualquer câmbio, ele se adapta ao seu modo de dirigir...Se você ficar dirigindo igual um maníaco, as trocas do dualogic serão mais secas (am alto rpm, mesmo sem ativar a opção sport), mas se você dirigir normal, elas chegam até a serem macias. RARAMENTE sinto os trancos que todo mundo reclama.

Outro ponto importante: Tem que tomar cuidado quando para em um cruzamento e sai com o carro. Aquela mania de chegar em segunda, olhar rápido e já sair, não funciona direito nele...se você não frear completamente, as vezes ele não desce para primeira, dai você tenta sair e ele estará em segunda ainda, e sem rpm suficiente pra ter força de arranque (minha prima quase causou um acidente na estrada por causa disso), mas não culpo o carro, culpo o motorista...Eu nunca tive esses problemas, principalmente porque uso as borboletas como auxílio...Chega no cruzamente, já diminuo manualmente pra primeira se quero sair rápido.

Enfim, tá um resumo de quem já dirigu um dualogic e tals...Eu não acho o câmbio tão ruim assim, e todas essas reclamações de trancos e tudo mais, eu nunca sofri com isso. E acho ele um câmbio divertido com as borboletas. Obviamente, não dá pra comparar com o AT do meu Azera, mas não é toda essa tragédia que as mal amadas da Fiat saem falando.
  19. dmarch10 Larva

Número de Mensagens:
    1
    Pontos de Troféu:
    0
    Tenho uma Palio Wekend Dualogic, 09/10 comprei com 26000km rodados, hj ela esta com 60mil e apresentou o problema relatado acima pela primeira vez de ficar em ponto morto e não engatar marcha nenhuma, desliga o carro, liga novamente e tudo volta ao normal, isso aconteceu com minha esposa hoje.

Eu percebi uma coisa nesse cambio, para ele não ficar dando trancos durante as trocas, o segredo esta no momento da partida do veículo.
    Deve-se girar a chave apenas, esperar fazer a verificação e só depois dar a partida, esperar +/- 30 segundos e só depois sair com o carro, toda vez que faço esse procedimento o cambio funciona macio, mas quando se da a partida direto e já sai, o carro da um baita tranco depois de 200 metros e todas as trocas ficam forçadas, esse tempo serve para o CPU analisar a posição do acelerador, lembra do DRIVE BY WIRE, então, é ele o cérebro que comanda tudo isso, não somente o cambio, mas o acelerador, freio e tal, o cambio é apenas uma das peças que ele tem que gerenciar mas devido ao seu tamanho e complexidade, é o mais notado quando algo não esta bem.

No cambio mecânico é a mesma coisa, só que o probleminha que causa é o consumo excessivo, o procedimento para ligar deveria ser o mesmo.
    overoad aprova isto.
  20. Oh my god cat Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    1,719
    Pontos de Troféu:
    203

Fui Inganado Agora é Tarde.
    firulero aprova isto.
  21. TheBoss Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    10,362
    Pontos de Troféu:
    339
    cheguei atrasado... :kkk
  22. matgaudio Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,770
    Pontos de Troféu:
    209
    Estou para comprar um bravo dualogic, vou tentar pegar o plus, mas não sei se a grana vai dar. Nesse momento estou muito interessado em informações desse tipo, sei q não e um automático completo, mas dizem ser mto melhor q o manual. Semana q vem vou fazer uns tds, qualquer coisa posto as primeiras impressões com o cambio...
  23. kyo_ryo Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,885
    Pontos de Troféu:
    219
    Trancologic....
    Marculino, Mr Vercetti e Aigaion aprovam isto.
  24. Aigaion Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    12,357
    Pontos de Troféu:
    419
    Se eu pudesse eu curtia esse post 10x.

Sent from my glorious master razr
  25. Mr Vercetti Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,357
    Pontos de Troféu:
    229
    Muito curioso três pessoas diferentes se cadastrarem no tópico só para denfenderem a Fiat... Ia falar que isso daí ta parecendo que é pessoal que trabalha la escrevendo isso, mas vão falar que é coisa da minha cabeça...
    knOx_DF e Aigaion curtiram isto.
  26. Araujo Lima Larva

Número de Mensagens:
    1
    Pontos de Troféu:
    1
    Tenho um Grand Siena essence/sublime 1.6 2015 com o dualogic plus,. Antes dele tive Megane sedan 2008 automático, Fluence 2012 com cambio cvt (carro maravilhoso) e Focus 2013. Já rodei 3.300 km, como Grand Siena e posso afirmar que dualogic é plus é muito bom, um ótimo custo benefício, não se compara a um cvt, mas não deixa nada a desejar em relação aos outros que mencionei, que são automáticos de 4 marchas. O acerto da Fiat é muito bom, não prejudica do ponto de vista de economia e nem de desempenho. Ouve-se um barulhinho na troca de marchas que é normal e não incomoda, nada de trancos. Pra não dizer que é perfeito, as vezes em subida demora um pouco pra entender a hora de passar de primeira pra segunda, mas não chega a incomodar, pois é só pisar no acelerador com um pouco mais de determinação que funciona bem. ( se achar necessário pode-se fazer o que descrevi abaixo no item 2).
    Ao passar vagarosamente numa valeta bem devagar, por exemplo, quando acontece uma redução para primeira marcha, é recomendável antecipar uma fração de segundo o ato de acelerar novamente para evitar um possível "cochilo" na resposta do motor, ou sejam é só pegar o jeito.
    Algumas vantagens que percebi em relação aos anteriores que possui:
    1) o indicador digital de marcha no painel funciona tanto no modo automatizo como no manual.
    2) mesmo no modo automático é possível trocar marcha manualmente, sem necessidade de alternar o modo. Em seguida continua no modo automático, ou seja, passa para manual apenas por uns segundos.
    3) existe como opcional o volante que aceita as "borboletas" paddle shift que dão uma emoção especial, principalmente se o motorista desejar uma condução mais esportiva
  27. PCdubaum Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,150
    Pontos de Troféu:
    419
    Fix It Again Tony

Compartilhe essa página