Carro gastando muito combustível

Discussão em 'Carros, motos e automobilismo' iniciada por Marcb, 3 Fevereiro 2012.

1. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    fala galerinha do mal...
    Seguinte... Tenho um Fiesta Sedan 09/09 1.6 Flex.... e o puto gasta um combustível do cacete...
    uso diariamente pra ir trabalhar, rodo 50kms por dia... encho o tanque de alcool no domingo e qnd chega na sexta no fim da tarde ta faltando 1/4 pra acabar...
    Nas minhas contas, ta fazendo uns 6 ou 7km/l na estrada!
    É normal essa porra?

Hj fui num mecânico pra ele trocar as velas do carro pq eu peguei ele usado com 27.000 km e hoje ta com 44.000 km... eu nunca troquei as velas e como eu desconheço o passado do carro, não sei se alguém havia trocado... eu acompanhei o mecânico trocando la e realmente tavam pretas, bem zuadas... bom, ele colocou as novinhas lá e agora vou fica de olho... ja me falaram muito que as velas influenciam muito no gasto, mas é só isso?
    O filtro de ar eu mesmo troco e sei que ta na hora de trocar de novo, mas ele não ta totalmente sujo... deve ter rodado uns 15.000kms desde a última troca e eu só pego rodovia asfaltada....

alguma outra dica pra economizar/otimizar o combustível??
    Eu não ando rápido, não piso forte no acelerador tbm... vou mais dando "toquinho"... não estico a marcha tbm.... ando bem na maciota!
    Pneus sempre calibrados com 33 libras e estão alinhados e com cambagem perfeita...

Me ajudem ae tetas! :rox
  2. Daniel Schmerz Moderador Porco

Número de Mensagens:
    16,837
    Pontos de Troféu:
    514
    Acho que essa troca vai melhorar um pouco, mas................ tem certeza que está medindo certo?

6,7 no álcool e estrada é muuuuito baixo.
  3. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    então, eu usei um aplicativo do android :D
    meu carro não tem computador de bordo então usei o programinha...
    calculei a kilometragem rodada, com os litros de combustível que coloquei na semana...
  4. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    As velas respondem por uma parte do alto consumo (quando estão ruins, elas queimam mal a mistura), inclusive é muito fácil e mais barato troca-las em casa.

Imagino que para um 1.6, o consumo está alto (apostaria em uns 9 a 10km/l), mas não sei como está o consumo ideal dos Flex de hj em dia.

Como seu carro é com injeção eletronica, convém verificar se os 4 bicos estão ok (efetuar limpeza).
  5. Alberon3 Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    35,727
    Pontos de Troféu:
    924
    [COLOR="DarkRed"]Quase o consumo de um Hammer. [TENSO][/COLOR]
  6. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Obs.: é no álcool?

Olha, acho que no álcool tá em cima, hein!
    A Strada 1.4 aqui da empresa faz entre 7 a 8 km/l , avaliei isso nas viagens que fiz.

Infelizmente o álcool está muito desvantajoso.
  7. mito Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,374
    Pontos de Troféu:
    194
    Para o alcool acho que está normal ... uma coisa que percebi é que depois que comecei a usar só gasolina no meu carro o consumo melhorou, está fazendo uns 12,5 na cidade e 18,5 na estrada.
  8. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    Sim, é no alcool! :-(

Então, agora que troquei as velas, eu vou monitorar essa próxima semana... vou encher o tanque no domingo e fazer o mesmo trajeto todos os dias... ai vou ter uma certeza...

Ja ouvi falarem muito que os carros Ford gastam um combustível do cacete... inclusive, esse motor do Fiesta é o mesmo da Ecosport, que ja tem a fama de beber pra caralho!
  9. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Marco, vc tem sentido o carro mais fraco de uns tempos pra cá?

Já avaliou consumo antes? Usando o mesmo posto sempre?

Na minha região rola o seguinte: Gasolina comum BR = R$ 2.55 e a Shell R$ 2.70.
    Meu carro costuma fazer uns 6 km/l (poxa, trata-se de um Opala 4.1, este consumo tá ótimo) circuito urbano e arcando com algum transito leve, mas quando abasteço no Shell ele rende BEM MENOS!

To numa séria suspeita que a merda do Shell tá com patifaria na bomba!

No BR, R$ 30,00 dariam uns 70 km de autonomia, e no Shell uns 66 km.
    Mas a diferença na real é de uns 10 km.Eu abasteço de 100 em 100 (meio tanque), normalmente dá uma média de uns 250 km.

To olhando torto pra este Shell aí, qquer dia farei o teste do tanque cheio: mando completar e vejo se a bomba dos cars tá adulterada, se entrar uns litros a mais que 65.É bom fazer isso com um Opala pq ele teve ao longo da história 4 capacidades de tanque: 55, 65, 84 e 92 litros.
  10. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    Cara, eu só abasteço num posto ALE... o alcool ta a 1.69 e a gasolina 2.59, dai compensa mais o alcool.... mas meu carro nunca falhou... então sei que não é adulterado... agora esse lance de bomba adulterada eu ja não sei... o posto tem uma diferença de 0,10 no preço do alcool pra o próximo mais barato... mas posso fazer esse teste tbm, de começar a colocar em outro posto...
  11. bebadozinho Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,405
    Pontos de Troféu:
    279
    Se for no alcool, nada muito fora do normal.

Ainda mais o fiesta que tem fama de beberrão.

mas ta na mesma media que eu...

andando normal, vai 1 tanque por semana +-
  12. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    É bom testar vários postos, até acertar mão de um só.
    Mas bomba adulterada é coisa séria, teve inclusive denuncia no Fantastico.

[youtube]203404fq0n0[/youtube]
  13. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    Filtro de combustível tbm influencia no consumo? Da pra comprar em qualquer lugar e trocar junto com a troca de óleo no posto?

Sou noobão com carros, mas tenho muita vontade de aprender a mecânica deles justamente pra não me fuder...

Lukalmeida, eu vi essa reportagem ae... vou tentar trocar de posto tbm pra verificar se pode ser isso...
  14. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Filtro tbém influencia, ele vai ficar "miguelando" a dosagem se estiver quase entupindo, com isso vc tem que pisar mais pra compensar.

Mas aí vc sentiria o carro um pouco mais fraco.
  15. TURBOOTH Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,185
    Pontos de Troféu:
    429
    amigão, vc já experimentou abastecer em outros postos? Talvez pode ser combustível zoado.
    Se vc abastece em vários postos e o consumo é realmente esse na "estrada" pqp eu acho que está bebendo demais. Tenho um astra 2.0 flex o bicho faz 6,5 / 7km no álcool mas isso na cidade. Então acho que tem alguma coisa errada nesse motor ai.
    Tenta ver a bomba de combustível tb, problemas na injeção ou até mesmo se o motor desse carro já foi aperto, isso é fácil....veja os parafusos do cabeçote se eles estão com aquela tintinha de "virgem" se estiver é sinal que pelo menos o cabeçote nunca foi aberto.
    Eu tinha um gol 1.0 16v motor power que pqp aquilo era uma merda de beberrão, bebia mais que o astra. Porém depois fui descobrir que era carro de mulher e o motor já tinha sofrido retífica e isso em muitos casos deixa ele beberrão. Posso estar escrevendo merda mas na prática já vi muita gente falando que depois da retífica o carro virou um beberrão.
    Velas zoadas faz o carro beber mais e falhar caso uma delas esteja queimada, mas como vc trocou agora é só aguardar.
    Mas realmente o consumo está muuuuuuuuito alto para esse carro.
    E fica esperto pq se vc pegou esse carro de agência corre um sério risco da quilometragem dele ter sido adulterada, essa prática é mais do que comum e já rolou até um tópico aqui sobre isso, eu afirmo que pelo menos 80% dos carros vendidos em agência tem a Km adulterada.
    Eu mesmo evito ao máximo pegar carro de agência, melhor comprar um carro único dono de particular e ver que a Km bate com o que está escrito no manual ou até mesmo verificar o Ecu Chip dele que guarda a Km original mesmo caso ela tenha sido adulterada no painel.
    Mas boa sorte com o Fiesta....tenta levar ele em um bom mecânico que é melhor do que ficar quebrando a cabeça.
  16. lorenço Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,401
    Pontos de Troféu:
    489
    considerando que esse consumo é no alcool, dependendo do seu percurso se pega muito congestionamento ou morro está normal (e na rodovia se pegar muita serra tbm não ta muito fora não).

e o carro é relativamente novo pra apresentar algum desgaste mais profundo, a não ser que o uso reiterado de combustível de má qualidade (posto ruim) tenha prejudicado algo aí seria necessário uma limpeza com verificação das velas e filtro de combustível.
  17. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    então cara... eu peguei numa concessionária... mas acho que não foi mexido não... ele é fabricado em 2009... qnd peguei tinha 27.000... e eu senti que o carro tava novo mesmo... não tinha barulho nem nada... e é um Fiesta Sedan prata... carro de tiozão... imagino que era de família e tal...
    Mas realmente, esse vendedores de concessionário são na maioria uns fdps... ja ouvi um monte falando "cara, esse carro é novo, só ta bastante rodado, mas se eu quisesse, podia mexer nessa kilometragem ae e ninguém ia perceber..." isso foi um cara tentando vender um carro pra mim...
  18. hulkesmaga Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,780
    Pontos de Troféu:
    169
    O Zetec Rocam flex é meio beberrão sim, reclamação mais recorrente dos donos principalmente de Fiesta e EcoSport, que são mais pesados. O Ka não sofre tanto mas é longe de ser econômico como um Uno.

Dito isso, costumo ver o pessoal reportar 6,5-7km/l no álcool mesmo, mas NA CIDADE. Na estrada dá 9-10 tranquilo. Como já disseram aí, se seu trajeto pega trânsito/morro/muita ultrapassagem vai influenciar negativamente.

Algumas dicas de economia:

1 - Use sempre uma marcha alta com giro baixo. Não faz mal apertar o acelerador até o fundo, isso é BOM. Giro alto é que bebe mais.

2 - Use e abuse de freio motor. Todo carro com injeção eletrônica tem o "cut-off", que é quando há uma marcha engatada e você não está acelerando. A injeção corta completamente o combustível, ajudando na economia (use em descidas, frenagens...).

No mais, aproveita que pega estrada com frequência e DÁ UM CACETE FORTE no seu carro. Eu adoro fim de ano quando vou pegar uma estrada, meu carro volta outro. Anda mais, bebe menos, acelera mais rápido... Tudo por conta das puxadas na estrada, limpam o motor de verdade.
  19. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    Perai, não entendi essa última parte ae...

Quanto as outras recomendações, eu realmente uso só o freio motor e não ando com o conta giros no talo não...
  20. hulkesmaga Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,780
    Pontos de Troféu:
    169
    A última recomendação vai fazer, num primeiro momento, seu carro beber mais (pois você vai acelerar forte e isso faz o carro beber, óbvio!), mas depois vai melhorar. A questão é a seguinte: se você anda sempre com o giro baixo, troca marcha a 2.000 RPM e tal, vai economizar combustível, mas isso é meio ruim pro motor porque costuma carbonizar bastante. Aí um bom cacete, de preferência com o tanque cheio de gasolina aditivada, ajuda a dar uma limpada no motor, fazendo-o trabalhar melhor.

Inclusive eu não falei no outro post, mas experimenta usar um tanque de gasolina aditivada, pode ser que ajude.
  21. lorenço Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,401
    Pontos de Troféu:
    489
    boa dica, e quando for dar essa esticada pra limpar é bom botar uma podium, vai gastar mais mas só uma veizinha pra limpar vale a pena.
  22. antonioli Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    51,471
    Pontos de Troféu:
    949
    Com que kilometragem é bom trocar as velas dos carros mais ou menos?
  23. CidoLoco Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,114
    Pontos de Troféu:
    204
    Eu to achando que meu fiesta ta gastando muito tb, mas ele é hatch 1.0 flex. 50 pila de gasolina ta dando pra 3 dias de trabalho. (Ida e volta da uns 60 km)

A ultima vez que coloquei aditivada ela arrastou toda sujeira do tanque junto e entupiu os bicos de injeção. :(

Mas, de fato, depois que eu parei de esticar com ele o carro ficou mais bobo.

Sent from my U20i using Tapatalk
  24. hulkesmaga Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,780
    Pontos de Troféu:
    169
    Bom, pra evitar que sujeira demais se desprenda e isso aconteça pode começar com 1/4 de aditivada e vai aumentando gradualmente de quarto em quarto até encher. Eu faço uma "limpeza" dessas 1 vez por ano, já teve vez do carro dar até umas engasgadinhas nos primeiros quilômetros mas depois virava uma bala! :D
  25. number431 Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,637
    Pontos de Troféu:
    189
    depende da vela, do carro, veja no manual.

No Tiida se troca a cada 100.000km, nos 1.4 da GM a cada 40.000km
  26. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    bom, to fazendo um teste essa semana...
    no fds eu rodei uns 200kms e foi meio tanque de alcool... tava esperando menos....
    foda que essa semana ta um calor lazarento e to tendo que ligar o ar condicionado... ai ja era né...
    comprei tbm o filtro de combustível pra trocar... essa semana qnd for trocar o óleo, ja peço pro cara trocar o filtro de combustível tbm...
    o filtro de ar ja troquei no fds passado... to isolando as possibilidades... se eu fizer tudo e ainda sim estiver gastando pra cacete, ai vou saber que o motor é assim mesmo e não tem o que fazer... aí vou tentar vender o carro...
  27. Oscar Metal Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,153
    Pontos de Troféu:
    249
    Meu Santana 1.8 alcool faz entre 8Km no alcool na cidade, na estrada faz mais, acho que beira os 14Km.

Motor flex bebe mais mesmo. Mas verifica alem das velas que foram trocadas, bicos injetores, pode ser que algum deles esteja injetando acima da conta.
  28. jumesyn Veterano

Número de Mensagens:
    2,536
    Pontos de Troféu:
    144
  29. flootter Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,115
    Pontos de Troféu:
    169
    Amigo, dica ? Sonda Lambda.
  30. The Watcher Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,577
    Pontos de Troféu:
    279
    O meu Palio 2008 1.4 flex também ficou gastão de uns tempos para cá.

Fiz revisão geral, troquei velas, limpeza de injeção e o consumo não melhorou praticamente nada.

Acredito que seja malandragem do posto, muito embora eu tenha abastecido em uns 3 de confiança e a média se manteve praticamente igual.
  31. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    Bom, apenas atualizando o tópico.... não mudou porra nenhuma...
    troquei:
    - filtro de ar
    - filtro de combustível
    - velas
    - filtro de óleo + óleo (esse não influencia mesmo, mas eu troquei pq precisava hehe)

o consumo ta igual... o motor é uma merda mesmo... gasta pra caralho...
    vou passar pra frente e pegar um mais econômico... queria vender no particular, mas não sei se consigo... vamos ver...

quais carros de 1.0 a 1.6 vcs consideram econômicos?

valeu!
  32. studart5 Habitué da casa

Número de Mensagens:
    951
    Pontos de Troféu:
    89

Cara, creio que mudando as velas o problema será resolvido pois do jeito que vc falou suas velas estavam pretas possivelmente estava tento fuga de corrente.

''O ideal é verificar as velas a cada 10 mil quilômetros, mas caso seu carro apresente dificuldade de partida, falha em marcha lenta, aumento do consumo ou perda de desempenho, entre outros problemas, é bom verificar as velas imediatamente.''

Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Carros...AIBA QUANDO SUBSTITUIR AS VELAS DO CARRO.html
  33. Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    28,989
    Pontos de Troféu:
    699
    Me explica exatamente o que é essa técnica do "toquinho" pq se for o que tou pensando vc tá fazendo tudo errado.

Pneus, é regra, nem mais nem menos, em ambos os casos vc tá gastando comb. à toa. 33 tá de acordo com o manual? Pra mim parece mais configuração pra andar com o carro carregado.

Tem um amigo meu que acha que 5ª marcha é overdrive, e praticamente nunca usa ela.
  34. hulkesmaga Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,780
    Pontos de Troféu:
    169
    Zetec Rocam MONO é econômico. Dos carros mais novos o 1.6 da Kia (Soul, Cerato) é dos mais econômicos. Mas se quer economia vai de 1.0 e aprenda a andar devagar, tem jeito não.
  35. Marcb Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,281
    Pontos de Troféu:
    414
    Troquei as velas, mas não senti diferença não...

não é técnica... eu apenas não enfio o pé no acelerador até o fundo... eu dirijo bem na maciota... aperto de leve o acelerador e deixo ele chegar na velocidade que eu quero, dai vou mantendo só... não atolo o pé quase nunca... eu não corro! é 100-120 no máximo...
    Eu calibro 33lbs justamente pros pneus terem menos aderência no asfalto e assim andar com menos força exercida... gastando menos combustível... no manual normalmente fala entre 28 a 32...

Eu não corro!! 100-120 no máximo!
    O motor do meu Fiesta é o mesmo da Ecosport... todo mundo reclama, fala que gasta pra caralho e tal... eu acho que é isso mesmo... não vai ter muito jeito...

Compartilhe essa página