Conheça todas as versões do Windows!

Discussão em 'PC, Hardware & Gadgets - Discussão geral' iniciada por bughead, 5 Dezembro 2008.


  1. bughead Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    7,340
    Pontos de Troféu:
    299
    Achei este artigo muito interessante no Baboo e resolvi compartilhar com a galera.

    É interessante ver a evolução do bicho!

    Leia abaixo:

    Acompanhe a evolução do Windows desde a versão 1.0 até o Windows 7 nesta galeria exclusiva do BABOO


    Windows 1.0

    Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, o Windows 1.0 não é um sistema operacional propriamente dito, já que ele é intimamente ligado ao MS-DOS para funcionar. O Windows 1.x, 2.x e 3.x nada mais são que gerenciadores visuais de recursos do MS-DOS, evitando que o usuário digite os comandos que normalmente faria.

    [IMG]

    [IMG]

    O Windows 1.0 foi lançado em 1985, e exigia MS-DOS 2.0 (pelo menos) numa máquina com 256 KB de memória RAM e HD. O problema é que o próprio Windows 1.0 ocupava quase toda a memória do sistema, a não ser que a máquina tivesse a quantidade máxima de memória suportava pelo MS-DOS na época - 1MB.

    [IMG]

    [IMG]

    O gerenciador foi inicialmente comercializado em quatro disquetes de 360 KB e tinha alguns utilitários vistos até hoje, como agenda-calendário, bloco de notas, calculadora, Painel de Controle e Paint. A interface era em cores (se o usuário tivesse monitor em cores, raro e caro na época) e utilizava mouse e janelas (ainda sem sobreposição). Já se percebia que o Windows 1.0 tinha uma versão bem simples da atual barra de tarefas.

    [IMG]

    [IMG]


    Windows 2.0

    O Windows 2.0 foi lançado em 1987 com diferentes versões para aproveitar todos os recursos dos processadores 286 e 386. Com praticamente a mesma interface do Windows 1.0, lançado dois anos antes, o novo gerenciador da Microsoft também tinha interface colorida e usada mouse e janelas.

    [IMG]

    [IMG]

    [IMG]

    A novidade mais visível era a sobreposição das janelas, que podiam ser maximizadas ou minimizadas - recursos existentes até hoje. Com isso, a capacidade de rodar mais de um programa ao mesmo tempo ( multitarefa) foi muito aperfeiçoada em relação ao Windows 1.0. O gerenciador foi comercializado inicialmente em oito disquetes de 360KB (5,25'') e, posteriormente, sete disquetes de 720KB (3,5'').

    [IMG]

    [IMG]

    [IMG]


    Windows 3.0

    Embora o Windows 3.0 ainda não tenha sido um sistema operacional "de verdade", exigindo o MS-DOS em separado, o ambiente operacional foi o primeiro sucesso comercial da Microsoft. Lançado em 1990 e com algumas versões posteriores, o Windows 3.0 foi o primeiro a ultrapassar o limite de 1MB de memória do MS-DOS, conseguindo gerenciar até 16MB de memória.

    [IMG]

    [IMG]

    [IMG]

    Esta melhoria permitiu uma mudança visível em sua interface gráfica, que usava janelas sobrepostas para organizar seus recursos em diferentes categorias - de forma semelhante ao que vemos hoje no Menu Iniciar. Além disso, o Windows 3.1 (lançado em 1992) também apresentava recursos multimídia e fontes TrueType. Era comercializado através de 8 disquetes de 1,44 MB (3,5'').

    [IMG]

    [IMG]

    [IMG]


    Windows 95

    Agora sim, um sistema operacional de verdade! Lançado em 1994 (e com versões posteriores lançadas até 1997, cuja principal diferença estava na versão do Internet Explorer), o Windows 95 vinha com o MS-DOS embutido e trouxe várias tecnologias novas, como o uso do sistema de arquivos FAT16 (FAT32 a partir de 1996) e suporte ao USB (a partir de 1997) e conceitos, como a dupla Área de Trabalho + Menu Iniciar. Estas mudanças, aliadas à enorme evolução do Internet Explorer, fizeram a Microsoft se tornar a maior desenvolvedora de sistemas operacionais do mundo.

    [IMG]

    [IMG]

    [IMG]

    O grande problema do Windows 95 estava na forma como ele gerencia aplicações, pois ele utiliza o mesmo conceito dos Windows anteriores, entregando 'uma parte' do processador e da memória ao programa em questão sem controlar que partes são estas - resumidamente, esta é a multitarefa cooperativa. Isto, muitas vezes (e principalmente com aplicações criadas para o Windows 3.x) resultava em travamentos do sistema - um programa invadia o espaço destinado a outro.

    [IMG]

    [IMG]

    [IMG]


    Windows 98

    O Windows 98 foi lançado em 1998 e demonstrou a completa integração da área de trabalho com a Internet na visão da Microsoft, através do Active Desktop. O sistema vinha com o Internet Explorer 4.0 e já usava o sistema de arquivos FAT32 nativamente, permitindo usar HDs com capacidade superior a 2GB. Como pontos negativos (devido ao aumento de funções), o sistema era mais lento e instável que o Windows 95.

    [IMG]

    [IMG]

    O sistema também trouxe suporte à tecnologia AGP (placas de vídeo), suporte a múltiplos monitores e adoção do modelo de drivers WDM, para substituir o antigo modelo de drivers VXD. O problema é que o WDM foi usado pelas fabricantes de hardware apenas a partir do Windows 2000/XP, já que estes não aceitavam mais o VXD.

    [IMG]

    [IMG]

    Uma das atualizações mais bem aceitas na família Windows foi o Windows 98 SE (Segunda Edição), que veio com o Internet Explorer 5.0, trouxe suporte aos mais modernos processadores da época e para a recém lançada tecnologia do DVD. O Windows 98 Segunda Edição foi distribuído gratuitamente para usuários do Windows 98 "Primeira Edição".

    [IMG]

    [IMG]


    Windows ME

    O Windows ME (Millennium Edition) foi lançado em 2000, e trouxe como principais inovações a capacidade de lidar com formatos digitais de arquivos, como o MP3, o Windows Movie Maker para a criação de vídeos pessoais e o utilitário de manutenção Restauração do Sistema, que permitia desfazer algumas alterações de partes vitais do sistema operacional em caso de algum erro.

    [IMG]

    [IMG]

    O Windows ME foi o sistema operacional da Microsoft menos aceito pelo mercado, pois muitos ainda utilizavam o DOS e esse sistema operacional não era muito eficiente nisso. O suporte técnico do Windows ME foi finalizado em 2006, juntamente com o próprio Windows 98 (que teve seu suporte estendido, devido ao sucesso junto ao público).

    [IMG]

    [IMG]

    Com o final do suporte do Windows ME, a Microsoft encerrou definitivamente a família 9x do Windows, que ainda era dependente do DOS, e se focou na família NT do sistema operacional.

    [IMG]

    [IMG]


    Windows NT

    O Windows NT marcou o início de outra família de sistemas operacionais da Microsoft, completamente independente do MS-DOS. Voltada para estações de trabalho e servidores, o Windows NT foi lançado originalmente em 1993 (Windows NT 3.1), embora a versão mais famosa seja a 4.0 (lançada em 1996).

    [IMG]

    [IMG]

    Em comparação direta do Windows 95, lançado na mesma época, o Windows NT visualmente não traz muitas mudanças, mas como o sistema é completamente independente do MS-DOS, sua arquitetura é bem diferente, permitindo até 4GB de memória (uma quantidade exorbitante na época) e multitarefa estável, já que o sistema operacional controla o acesso dos processos aos recursos do sistema.

    [IMG]

    [IMG]

    Os recursos mínimos exigidos pelo sistema chegam a um processador 486 com 12MB de memória, embora a quantidade ideal de memória para o Windows NT 4.0 seja 64 MB.

    [IMG]

    [IMG]


    Windows 2000

    Internamente, ele é conhecido como "Windows NT 5.0", mas para público em geral, ele é o Windows 2000. Lançado no início de 2000, o sistema operacional suporta um ou mais processadores de 32bits e apresenta várias tecnologias como o MMC (Console de Gerenciamento Microsoft), o serviço unificado de diretórios Active Directory, o sistema de distribuição e compartilhamento de arquivos (DFS) e o sistema de arquivos criptografados (EFS).


    [IMG]



    [IMG]



    Melhorando a estável arquitetura do Windows NT 4.0, o Windows 2000 foi alvo de muitos ataques que exploravam suas falhas de segurança, o que resultou em quatro grandes pacotes de atualizações (Service Packs) e um pacote menor. Atualmente, ele está no estágio de suporte estendido, onde atualizações não relacionadas à segurança só podem ser obtidas mediante pagamento.



    [IMG]



    [IMG]



    Embora o Windows 2000 não seja voltado para ambientes domésticos, uma versão caseira do sistema chegou a ser iniciada. O projeto "Windows Neptune" foi abandonado devido aos prazos não cumpridos, e o projeto foi retomado anos mais tarde - resultando no Windows XP Home Edition.



    [IMG]



    [IMG]



    Windows XP

    O Windows XP, lançado em 2001, representou o fim da família 9x do sistema operacional, a disponibilidade da tecnologia NT para usuários domésticos e a separação entre sistemas para estações de trabalho e sistemas para servidores. Sucessor do Windows ME e do Windows 2000, o Windows XP (internamente, Windows NT 5.1) ele é o sistema operacional de maior sucesso na história da Microsoft. Depois do lançamento do Service Pack 3, em 2004, ele tornou-se um sistema operacional maduro para as empresas e até hoje ele é conhecido por sua estabilidade (dificilmente o sistema 'trava') e eficiência. Ele veio com um recurso de ativação para evitar (ou diminiuir) a pirataria.


    [IMG]



    [IMG]



    As duas principais versões do Windows XP são a Home e a Professional, que apresenta recursos extras para estações de trabalho em empresas, sem contar as versões Media Center, as versões para processadores 64bits, o Windows XP Embedded, para terminais de venda e outras máquinas do gênero e o Windows XP Starter Edition, para mercados emergentes. Posteriormente o Windows Server 2003 foi lançado (Windows NT 5.2), representando “as versões servidor” do Windows XP.



    [IMG]



    [IMG]



    O Windows XP apresenta melhorias nos processos de inicialização e hibernação, suporte a multiusuário permitindo que uma conta seja acessada sem que outra fosse fechada, tecnologia ClearType que melhora a leitura de textos em monitores LCD e uma interface gráfica melhorada, suportando temas. Outro marco do Windows XP foi o fato de que o sistema foi o primeiro a receber um pacote de atualizações que também trazia novas funcionalidades: isto aconteceu com o Windows XP SP2, lançado em 2004, que acrescentou um novo e mais amigável Firewall, suporte a redes Wi-Fi, suporte à tecnologia Bluetooth e bloqueador de pop-ups no Internet Explorer 6.



    [IMG]



    [IMG]


    Windows Vista

    O Windows Vista (Windows NT 6.0) é a versão mais recente do Windows para ambientes domésticos e estações de trabalho. Lançado no início de 2007, apresenta centenas de novos recursos e funcionalidades, como uma nova interface gráfica com o usuário e novas aplicações/tecnologias para redes, áudio e impressão.



    [IMG]



    [IMG]



    Contudo, o que mais chama a atenção do Windows Vista (em todas as suas versões) é o trabalho da Microsoft focado em segurança, desde os primeiros estágios de desenvolvimento do produto. Um exemplo prático disso está no Controle de Conta de Usuário (UAC), que impede que ações potencialmente perigosas sejam feitas sem o consentimento do usuário - mesmo que o usuário em questão seja o próprio administrador da máquina.



    [IMG]



    [IMG]



    Há seis versões do Windows Vista, que se diferem nos recursos extras: Vista Starter Ediion (para mercados emergentes, apresentando muitas limitações), Vista Home Basic (com todos os principais recursos para um computador doméstico simples), Vista Home Premium (voltada ao entretenimento multimídia de usuários domésticos, com o Media Center), Vista Business (para empresas de pequeno porte, com ferramentas de gerenciamento não encontradas nas versões domésticas), Vista Enterprise (para empresas de grande porte, com funções próprias para a virtualização) e Vista Ultimate (que apresenta todas as funções de todas as outras versões do sistema operacional).



    [IMG]



    [IMG]



    Windows 7

    O Windows 7 (Windows NT 6.1) é o sucessor do Windows Vista e se encontra atualmente em fase de desenvolvimento, com seu lançamento previsto para o final de 2009. O sistema faz uso de diversas novidades introduzidas pelo Windows Vista, como o UAC e o novo menu Iniciar, mas as torna ainda melhores.


    [IMG]



    [IMG]



    O sistema trará versões mais recentes de tecnologias como o Windows Search e Internet Explorer (que chega à sua versão 8.0), suporte para novos padrões de hardware como Bluetooth 2.1, também terá diversas melhorias na segurança geral do sistema e uma nova barra de tarefas.



    [IMG]



    [IMG]



    O Windows 7 também marca uma grande mudança se comparado com as versões anteriores, já que ele não virá com aplicativos para email, edição simples de fotos e criação de vídeos domésticos (os programas serão substituídos por equivalentes do Windows Live). Outra mudança é em relação à multimídia, com o sistema trazendo suporte nativo para gravação de arquivos ISO e a inclusão do suporte aos codecs Divx, Xvid, H.264 e mais.



    [IMG]

    [IMG]


    E então, conte sua experiência com o Windão!


    Como e quando começou e parou de utilizá-lo?
    Como está sendo sua experiência com ele atualmente?
    Quais as suas espectativas para o novo Windows 7?


    Falou! :kongpositivo:
  2. Málocco Meeeermo Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    3,400
    Pontos de Troféu:
    249
    Comecei com o 3.11 em modesto 486DX2. Depois que peguei um Pentium 166, passei para o 95. Fiquei pouco tempo e "migrei" para o 98se. Fiquei muuuuuuitos anos nesse. Aí assim que pegue uma máquina "parruda" para a época, coloquei o XP e estou nele até hoje. Embora hoje tenho uma máquina capaz de rodar o Vista e o 7 com tranquilidade, ainda não tenho interesse de partir para testar eles. Em alguns micros que monto aqui com peças que vão me sobrando, testo alguns Windows antigos. O último que teste foi o 2000 SP4 que diga-se de passagem é um ótimo SO.
  3. Jango Fett Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    42,248
    Pontos de Troféu:
    664
  4. claudiomba Habitué da casa

    Número de Mensagens:
    456
    Pontos de Troféu:
    72
    Comecei no Win 3.11 com um 486DX4 100mhz (guerreiro), passei a usar o 95 com um pentium 100 mhz e omprei meu primeiro kit multimidia da creative 4x com a otima soundblaste 16bits com o sepultado slot isa. Depois 98 (não usei o milenium) e atualmente estou com o xp 32bits e o vista 64. O que mais gostei foi o 98. Uso mais o xp, acho o vista pesadão pra minha cpu.
  5. 2112 Habitué da casa

    Número de Mensagens:
    494
    Pontos de Troféu:
    89
    Comecei usando o Windows 3.11 num 'fantástico' 386 de 40 mhz (em modo 'turbo', é claro, senão era 25 mhz).

    Estranho é que eu usei esse pc até 2001 (só jogava aqueles joguinhos tipo Where in the World is Carmen Sandiego?), quando ganhei meu PIII 500mhz.
  6. Minotauro!=Centauro Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    11,787
    Pontos de Troféu:
    379
    Comecei usando o Windows 98, parei no Windows Vista Ultimate 64x por dar tantas telas azuis seguidas.
    Usando o Ubuntu Hardy Heron agora.
  7. Sgt. Kowalski Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    23,273
    Pontos de Troféu:
    779
    Peguei o fim da vida do 3.11 e daí pra frente usei quase todas as versões.
  8. knOx_DF Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    2,999
    Pontos de Troféu:
    174
    Do 3.11 para frente, eu usei todos os citados no tópico, além do DOS puro, Linux (que uso até hoje) e FreeBSD. Estranhamente, ainda não tive a oportunidade de utilizar um MacOS.
  9. Lamerda King of the Black Coconut Candy

    Número de Mensagens:
    8,021
    Pontos de Troféu:
    304
    comecei no 95 propriamente dito, não cheguei a ter muita intimidade com o 3.11.

    é aquela, no inicio é um WOW, em tudo o que você ve, depois com o passar do tempo perde aquela magia.

    no momento, windows vista ultimate 32, mais to muito afim de testar o Seven, mais uma dó de mecher no meu sistema atual que tá rodando tão lisinho
  10. bughead Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    7,340
    Pontos de Troféu:
    299
    Eu comecei no 3.11 ... e o único da lista que não utilizei foi o 7.
    Neste meio tempo já mexia com Linux (comecei no Conectiva Guarani) chegando ao ponto de manter no meu antigo PC somente o Ubuntu por quase um ano ...

    Atualmente, ando só de Leopard 10.5.5!
  11. espectral Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    22,585
    Pontos de Troféu:
    449
    Comecei no 95, mas usei um pouco o 3.11.

    O 98 usei por um BOM tempo.
    Depois o 2000, um dos meus favoritos até hoje.
    Daí cheguei no XP, o melhor de todos, insuperável.
    Hoje uso o vista que veio no notebook.
    Já passei pelo 2003 server também, mas achei fedorento pra uso doméstico e desencanei.
  12. G-zus Rocker Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    17,776
    Pontos de Troféu:
    559
    Comecei com o 95, pouco tempo depois da epoca em que ele havia sido lançado. Fiquei varios anos com ele, para tardiamente fazer upgrade para o 98, e depois ja fui direto pro XP, que utilizo até hoje.
    Muito interessante essa compilação aí :D
  13. AtDeathDoor Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    17,189
    Pontos de Troféu:
    216
    [FONT="Lucida Console"][COLOR="Green"]
    É gente, sou velhinho já.
    Usei todas com exceção do 1.0, 2.0 e do 2000.
    Mas ainda estou no XP e tenho mais vontade hoje de usar linux...

    [/COLOR][/FONT]
  14. Trendkill Die Hard

    Número de Mensagens:
    20,570
    Pontos de Troféu:
    454
    Usei o 3.1 em um 386, depois o 3.11 for workgroups, seguido do 95 em um 486dx2. O 98SE usei em um Pentium II MMX e o 2000 e XP em um athlon.

    Hoje uso XP em um C2D e Ubunto no atlon antigo já citado.
  15. Guaxinim Mestre Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    4,168
    Pontos de Troféu:
    169
    Bom tópico; comecei usando o Windows 95 no colégio, e em casa alguns anos depois o ME, porque só tinha o cd do Windows 98 1ª edição e esse não reocnhecia meu Pentium 3.
  16. -Rocky_Balboa- Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    9,891
    Pontos de Troféu:
    284
    tenho saudades do 98, o único windows que nunca deu pau.

    Esse paint do 3.0 tá gravado na minha infância!!!
  17. Trendkill Die Hard

    Número de Mensagens:
    20,570
    Pontos de Troféu:
    454
    Cara, aqui o 98 só faltava explodir !! kkkkkkkkkkkkkkk;D

    Achei o 95 menos bugado que o 98, mas o que rodou mais liso até hoje foi o 2000.
  18. settervall Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    3,549
    Pontos de Troféu:
    174
    Eu comecei com o Windows 95 e atualmente estou testando o Windows Seven :D
  19. OldSnake Veterano

    Número de Mensagens:
    7,305
    Pontos de Troféu:
    121
    Saudades da época do Windows 3.11. Nem sabia que existiam versões anteriores a ele, depois fui embora e atualmente estou usando o vista
  20. king_hyperdyo Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    11,025
    Pontos de Troféu:
    354
    Windows 3.0 Boms tempos de DOS e Memaker :-D
  21. pulula Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,679
    Pontos de Troféu:
    244
    Acho que no colégio cheguei a ter contato com o Windows 3.11.

    Em casa, com meu primeiro computador, comecei com Windows 95, depois 98.
    Meu segundo computador acho que vinha com o 98 tbm, eu tenho o CD do Win 2000 que utilizei bastante e gostei muito. Usei o WinME tbm e não via tantos problemas como muita gente fala.. só não lembro como eu instalei ele, pq nem tenho o CD.
    Agora estou de XP, tinha baixado o Vista, mas com o surgimento precoce do Seven, nem instalei o Vista.. talvez agora nas férias eu teste o Seven.

Compartilhe essa página