Etios x HB20 - A guerra das carroças

Discussão em 'Carros, motos e automobilismo' iniciada por sergiosodre2, 4 Outubro 2012.


  1. sergiosodre2 Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    1,252
    Pontos de Troféu:
    174
    Esquecendo do preço , que são carroças carissimas travestidas de carros :ksanfona e que custam metade do preço na India etc, aquele velho papo de lucro brasil, que dá para comprar usado bem melhor em nivel superior ...etc etc...

    Supondo que só existissem esses 2 unicos carros no Brasil qual dos dois vocês comprariam supondo que estivessem no mesmo preço?

    Eu escolheria o Etios pelo simples fato do motor 1.3 apesar de ser feionha pacas...

    Posso tar enganado mas esse hb20 tem uma cara de Fiat com mimos ou seja carro que quebra fácil porém com visual legal...






    http://carroonline.terra.com.br/noticia,9010,o-primeiro-tira-teima-dos-novos-compactos



    O primeiro tira-teima dos novos compactos

    Confira a disputa entre o Hyundai HB20 1.0 e Toyota Etios hatch 1.3 XS

    Daniel Fideli / João Anacleto - fotos: Marcos Camargo (HB20) / Guilber Hidaka (Etios)
    Foto 1/9
    [IMG]
    [IMG]
    [IMG]

    Como se tivessem combinado, os dois hatches compactos mais esperados dos últimos três anos, Hyundai HB20 e Toyota Etios, chegaram juntinhos. As propostas são quase as mesmas, os carros nem tanto. Como era de se esperar, a marca coreana trouxe algo diferenciado, com design inovador, preço competitivo e bem equipado de série. O HB20 é uma estreia mundial e compartilha a plataforma do novo i20, que faz as vezes de "carro da massa" na Europa e na Coreia do Sul.

    [IMG]

    Se os R$ 31.995 pedidos pela versão de entrada (Comfort) não lhe fazem salivar, a lista de equipamentos de série é de babar. Vem com ar, direção hidráulica e airbag duplo de série! O motor 1.0 de três cilindros, herdado do "irmão" Kia Picanto, gera 80 cv e não faz feio na hora de acelerar. Há também um 1.6 de 128 cv que você verá aqui em breve.

    Já o Toyota aposta mais em seu logotipo do que no carro em si. Os japoneses foram buscar na Índia, um mercado menos desenvolvido que o nosso, a solução para aumentar o volume de vendas e produção no Brasil. O visual não empolga. Afinal, a aprovação com potenciais clientes foi feita em clínicas entre os anos 2007 e 2009, quando o mercado de compactos ainda suspirava as inovações do Gol G5, que já foi reestilizado. Se para 2009 estava bom, para 2012 parece que não. No mundo automotivo, beleza não se discute, se pratica. No entanto, a marca japonesa caprichou no preço. Ou seu coração não palpita ao ouvir "Toyota por R$ 29.990"?

    [IMG]

    Ele vem com motor 1.3 16V de 90 cv mas sem os itens que a Hyundai julgou essenciais. Talvez a Toyota os tenha considerado supérfl uos. Traz de série apenas ar quente e airbag duplo. Quem quiser equipá-lo um pouco mais, pode pular para a versão X, de R$ 33.490, que inclui freios com ABS, direção elétrica e desembaçador. Por R$ 36.190 ele inclui ar-condicionado e por R$ 38.790 a versão XS insere travas e vidros elétricos e MP3 player ao conjunto. Há ainda o XLS, top de linha, com motor 1.5 de 96,5 cv, por R$ 42.790.

    No HB20, quem não vive sem o música no carro paga só mais R$ 995 pelo sistema. A versão Plus, com desembaçador traseiro, travas e vidros elétricos custa R$ 33.995, e a Style, que adiciona rodas de liga leve, ABS, trio elétrico, faróis de neblina, volante com regulagens de altura e distância, sai por R$ 37.995, com MP3 player.
    [IMG]

    Desse modo, um Toyota Etios equipado no mesmo nível do Hyundai HB20 Comfort Plus vai custar, no mínimo R$ 2.700 a mais e sem opção de equipá-lo com rádio MP3 player de fábrica. Mas as vantagens do Hyundai não param aí. Seu desenho esbanja ousadia. A frente traz a mesma sensação de qualidade que você tem quando mira um Elantra. Na traseira as lanternas são as do novo i30 que chega no fim do ano.


    Já o Etios... Que o estilo conservador agrade o dono de um Toyota, vá lá, mas o jovem, potencial consumidor, vai gostar desse jeitão "careta"? Ah, sim, ele traz um "sorriso" na grade, mas com faróis quadrados que não se viam desde o lançamento do Renault Logan. A marca quer fisgar filhos dos donos de Corolla, mas o Corolla tem requinte e agrada quem gosta do novo. O Etios parece recém-saído do ano 2000.

    [IMG]

    Por dentro eles são antagônicos. O HB20 foi criado para impressionar todo consumidor ávido por novidades. A Hyundai se inspirou no que tem de melhor na gama, com um conjunto abrangente, console central alto e instrumentos que transpiram qualidade. A Toyota Etios não apresenta o mesmo refinamento. O painel central, tratado como novidade no início dos anos 2000, não empolga até um olhar menos crítico. Detalhes como a tampa do porta-luvas grande demais e o marcador digital quase imperceptível na parte inferior do painel de instrumentos também não agradam.

    [IMG]
    [IMG]

    A posição de dirigir do Hyundai também é mais agradável, mas há ressalvas, uma vez que a regulagem de altura do assento não é das melhores. Não, o Toyota não tem regulagem de altura do banco...

    Mas se o olhar em volta desagrada quem busca mais qualidade, quem entrar no Etios não poderá reclamar do espaço interno. A diferença de espaço para quem viaja atrás é sensível. O Toyota dá uma posição mais confortável aos passageiros, além de excelente espaço para a cabeça. No HB20 o assento está numa posição mais baixa, para que seus joelhos não avancem muito. Todavia, o porta- -malas do Hyundai tem 300 litros, contra 270 litros do rival.

    Entre a série de inovações do HB20 está, ainda, o motor 1.0 tricilíndrico, uma tendência mundial para carros compactos, capaz de desenvolver 80 cv com etanol. Aqui a Toyota espera levar vantagem no apelo junto ao consumidor. Mesmo usando um motor menos eficiente, por esse preço é o carro mais potente de sua categoria. O 1.3 16V gera 90 cv com etanol e seu torque chega antes. Ele é bem esperto.

    E na pista não deu chance ao Hyundai, levando a melhor nas provas de aceleração e retomadas. Nas frenagens – ambos foram testados nas versões com ABS –, ele também liderou, mas cabe uma ressalva, já que a Toyota trata com mais cuidado os carros cedidos para os testes de revistas especializadas (leia quadro ao lado).

    O Etios também foi superior nas revisões até 30.000 km, as mais baratas do segmento, e as concessionárias contarão com o sistema Duo Tec, em que 24 postos autorizadas farão a manutenção em, no máximo, uma hora. A garantia é de três anos. A Hyundai não divulgou seus valores até 30.000 km, que devem custar R$ 800 em média, mas promete cinco anos de garantia e mão de obra grátis nas duas primeiras revisões.

    Um exagero, afinal você nem precisaria de mais motivos para saber quem chegou para tentar ser o melhor.

    HYUNDAI HB20 1.0 COMFORT

    BOM

    + Preço. Por R$ 31.995 vem com ar, direção, computador de bordo e airbags.

    + Desenho. É raro ver outras marcas investindo em design nesse nível.

    + Cinco anos de garantia. Você nunca teve isso para comprar um compacto!

    + Acabamento é superior ao dos rivais, o desenho interno também é melhor.

    RUIM

    - Haverá fila de espera. E vai ser raro encontrar o 1.0 nos primeiros meses.

    - Regulagem de altura do banco eleva apenas o assento, não o banco todo.

    - Traseira alta e colunas largas afetam a visibilidade pelo retrovisor central.

    - Espaço traseiro é bom, mas assento é baixo demais, e as janelas, pequenas.

    TOYOTA ETIOS 1.3

    BOM

    + Desempenho excelente se comparado aos rivais de preço similar.

    + Vem com três anos de garantia, bem acima dos rivais mais vendidos.

    + Espaço traseiro é muito bom, tanto para as pernas quanto para os joelhos.

    + Manutenção barata. A Toyota promete cobrar só R$ 643,50 até 30.000 km.

    RUIM

    + Acabamento e visual interno não agradam. Parece um carro mais antigo.

    + Não há regulagem de altura do banco do motorista; volante fica muito baixo.

    + Se a marca produzisse o Yaris europeu, não teria o desenho tão questionado.

    + Coluna traseira é muito larga e dificulta a visão quando se manobra de ré.

    1º HB20 1.0 126

    É correto pagar R$ 32.000 em um carro sem ar, nem direção hidráulica? Pois é, a Hyundai também achou que não e oferece um carro bonito, decente e inovador por esse preço. Ele é superior como um todo, do acabamento à modernidade do projeto. Mesmo mais caro de ter e manter, e com um motor menos potente, está bem à frente do Etios.

    2º Toyota Etios 1.3 122

    Ele é honesto, correto, anda bem e chega com um preço impensável para um brasileiro quando pensa no nome "Toyota". Mas parece que a marca buscou mais equacionar seus custos do que oferecer um produto em compasso com o que o brasileiro anseia. Ele não surpreende, não tem requinte, nem inova. É um bom carro compacto. Ponto.

    [IMG]

    [IMG]
  2. ZeH LuIs Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    16,061
    Pontos de Troféu:
    519
    Podiam pelo menos disponibilizar as rodas aro 15 em outras versões do HB20, essas 14 ficam estranhas no carro.
  3. GameT Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,374
    Pontos de Troféu:
    349
    Não gostei do HB20, mas comparar com o Etios é covardia
  4. Marculino Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,211
    Pontos de Troféu:
    419
    Eu iria de hb20 sem pensar, não iria conseguiir olhar pra esse etios na minha garagem e não vomitar em seguida. Carro bizonho tanto por dentro quanto por fora.
    Insane Metal e TURBOOTH curtiram isto.
  5. k1llm4ster Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    25,437
    Pontos de Troféu:
    514
    hyper bosta e bem tosco mas o interior deste Etios e de matar, pior que do Celta.
    FullShinobi, The Observer e TURBOOTH aprovam isto.
  6. tchones Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    4,615
    Pontos de Troféu:
    229
    De que adianta o Etios ser 1.3 se o painel dele é pior que bater na mãe e ele tem apenas uma palheta no limpador dianteiro, a lá Twingo?

    Ser ruim pode ser um atributo para qualquer carro de entrada, mas precisa ser feio e ter economias porcas??
    TURBOOTH e sergiosodre2 curtiram isto.
  7. TURBOOTH Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,171
    Pontos de Troféu:
    429
    fora que o painel e os mostradores lembram e muuuuito o do twingo...só faltou o estofamento colorido para ficar parecido demais.
    Esse Etios é feio, mas feeeeeio demais.
  8. GameT Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,374
    Pontos de Troféu:
    349
    Quando eles falam que foram pra India buscar inspiração, eu sinceramente me sinto ofendido
    Daqui a pouco estão indo pra Coreia do Norte
    tchones aprova isto.
  9. Shinobi4CS Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    22,727
    Pontos de Troféu:
    534
    Nossa, nego manja muito. Painel high-tech é mais importante que motor, né?

    PQP, esse HB20 é muito lindo, preciso de um desses
  10. LHand Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    9,025
    Pontos de Troféu:
    424
    O Etios vem de série com uma balança no painel.
    [IMG]
  11. king_hyperdyo Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    11,008
    Pontos de Troféu:
    354
    Para mim o HB 20 é um projeto inovador e vai incomodar sim a concorrência, ETIOS talvez no ano que vez eles consertem a cagada.
  12. PCdubaum Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,939
    Pontos de Troféu:
    419
    Realmente HB20 é bonitão.

    Mas odeio essas generalizações meia boca que rola nessa pasta.
  13. antonioli Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    51,402
    Pontos de Troféu:
    949
    Compraria o HB20 porque não gosto do Logan e não uso carro para me pesar na balança Filizola.
  14. Space-Ghost Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,589
    Pontos de Troféu:
    294
    Esse etios e muuuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiiiiiitttttttttttoooooooooo feio!!!!!
    NOFFA!
  15. Moonwalker_BR Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    1,752
    Pontos de Troféu:
    174
    prevejo que quem comprar esse Etios vai se arrepender amargamente depois
  16. -Feanor- Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,354
    Pontos de Troféu:
    204
    Não entendi esse Etios, carro feio demais.

    Já o HB20 é lindão, tanto por dentro quanto por fora. Vou ver se faço um test drive uma hora dessas.
  17. Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    28,964
    Pontos de Troféu:
    699
    Se fode ae Toyota!

    Tem Vitz, Aygo, Auris, entre outros. Mas resolveu trazer um Tuk Tuk by Toyota.
  18. tchones Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    4,615
    Pontos de Troféu:
    229
    Tudo bem que os carros feios vendem bem, vide Cobalt, Montana, Spin, mas ai a feitura é por fora, não incomoda tanto (o Cobalt tem uma painel muito bonito), já o Etios é feio por todos os lados e cagaram mais ainda no painel. Vai dar tristeza toda vez que o motorista quiser ver quanto tem de gasolina no tanque,
  19. Guicicca90 Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,650
    Pontos de Troféu:
    414
    Se o Etios tiver a versão com ABS mais barata, manutenção e seguro mais baratos, consumir menos, ter melhor desempenho, menor desvalorização e melhor dirigibilidade, talvez até eu consiga relevar esse visual de carro abortado e o prefira em relação aos demais.
    De qualquer forma, esse HB20 é muito bonito, possivelmente o "popular" mais bonito que teremos rodando por ai. Só preciso esperar 2 anos pra pegar um usado dele, deve desvalorizar bastante.
    O que eu não entendo é porque a Toyota não usou o design do Yaris, seria muito mais fácil.
  20. tchones Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    4,615
    Pontos de Troféu:
    229
    E o bom é que ainda estará na garantia.
  21. Neurose Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,790
    Pontos de Troféu:
    259
    Ano q vem pretendo pegar um hb20 1.6.


    Sent from my iPad 2 using Tapatalk.
  22. _Makoto_ Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,416
    Pontos de Troféu:
    284
    vcs estão esquecendo: carro da Toyota não quebra,dura muitos anos,chorem haters riaria
  23. Chris Redfield Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,430
    Pontos de Troféu:
    369
    O HB20 é ruim por causa disso????
    Que mimimi hein...

    O HB20 me parece bem interessante e que vai mexer com todo o mercado no seu segmento.
  24. Alberon3 Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    35,727
    Pontos de Troféu:
    924
    Prefiro o Versa e Cobalt.
  25. NUD3 Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    15,516
    Pontos de Troféu:
    539
    deus meu.... não tinha visto a traseira do Etios hatch... o.O

    q coisa medonha... T_T
  26. andrei.bnu Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,342
    Pontos de Troféu:
    404
    Esse Etios é mais feio que o zacarias:

    [IMG]
    antonioli aprova isto.
  27. PCdubaum Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,939
    Pontos de Troféu:
    419
    "É correto pagar R$ 32.000 em um carro sem ar, nem direção hidráulica? Pois é, a Hyundai também achou que não..."

    Matou o tópico a pauladas, o HB20, hoje, não é uma carroça.
  28. Limones Ser evoluído

    Número de Mensagens:
    344
    Pontos de Troféu:
    49
    O Etios vai pegar o mercado de quem quer um carro para o dia dia e econômico e ta pouco se ferrando com a beleza do carro. Prevejo que vai ser o carro da terceira idade, fácil, fácil.
    Alberon3 aprova isto.
  29. k1llm4ster Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    25,437
    Pontos de Troféu:
    514
    32k tem que ser completo mesmo.
  30. tchones Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    4,615
    Pontos de Troféu:
    229
    Eu ainda acho que o HB20 não custará R$ 32000.
  31. Nicko Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    14,567
    Pontos de Troféu:
    359
    Eu sou mais o HB 20 sem dúvidas
  32. Moonwalker_BR Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    1,752
    Pontos de Troféu:
    174
    vcs viram o comercial que tá passando toda hora, eles nem mostram o interior do carro!!
    só numa hora bem rápido o painel aparece num "flash".. não querem mostrar a cagada q fizeram...
  33. antonioli Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    51,402
    Pontos de Troféu:
    949
    Eu não entendo porque as marcas lançam carros feios. É óbvio que o bagulho é horroroso. Como o maluco desenha uma porra dessas, aprovam e colocam para vender?
  34. Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    28,964
    Pontos de Troféu:
    699
    Mas nem mostraram a versão sedã do bixo...
  35. Neurose Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,790
    Pontos de Troféu:
    259
    Pq nem sempre quem aprova eh quem desenha. Aposto que os designers apresentaram uma proposta linda, que foi capada aos poucos ate o cara largar mão e deixar sair esse aborto. Aquela velha história: o cliente pede um pato, vc apresenta a ele um pato e ele aprova um ornitorrinco.


    Sent from my iPad 2 using Tapatalk.

Compartilhe essa página