Habite-se: quanto custa?

Discussão em 'Vale Tudo' iniciada por Lukalmeida, 13 Outubro 2009.

1. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Fala galera!

Então, como os camaradas mais intimos sabem, eu comprei um apartamento na planta, a partir de 2011 eu e a minha baixinha vamos morar no Tatuapé.
    Tive de adiantar todo o $$ pendente que eu tinha com a cosntrutora Trisul, visto que entrei no plano da Caixa (Minha Casa Minha Vida) e recebi, além de 18 mil de desconto, uma prestação bem mais baixa do que eu ia pagar.

Só ficou pendente mesmo é o tal HABITE-SE, o qual eu não tenho idéia de valor, então na esperança de achar camaradas entendidos, faço as seguintes perguntas:

1 - Sim, sei que é um laudo de capacitação de habilidade de um imóvel (verificado por engenheiros, bombeiros, etc), mas QUANTO ELE CUSTA? O valor do mesmo é definido pelo preço do imóvel?

2 - No edificio que vou morar serão 28 andares, 228 apartamentos, portanto ali farão "habite-ses em massa".Essa alternativa sai mais barata?

Abraço!
  2. Dinosaur_Hunter2 Moderador

Número de Mensagens:
    4,590
    Pontos de Troféu:
    167
    Fala, rapaz.

Financiei minha casa há pouco tempo e tive que fazer o habite-se também. Contudo, creio que, no seu caso (apartamento na planta), isso seja obrigação da construtora e não sua. Em todo o caso, o valor do habite-se é definido pelo valor do imóvel (uma porcentagem pequena deste, mas não me recordo de qual porcentagem).

Espero ter ajudado em algo.
  3. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Beleza cara?

Hunter, no seu caso custou quanto?
    Da forma como eu financiei, até a escritura já paguei.
    Só sobrou o habite-se mesmo.

Abraço
  4. SPIDER-MAN Veterano

Número de Mensagens:
    944
    Pontos de Troféu:
    102
    Curiosidade mesmo. Eu moro na serra de bragança. Onde tu ira morar ?
  5. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Cara, no meu caso é tatuapé só no cep, é a ultima rua antes da penha.

Chama-se Rua Retiro, e é uma travessa da Celso Garcia, coisa de 200m do terminal aricanduva.

link do empreendimento: http://www.gridtatuape.com.br/

abraço!
  6. Dinosaur_Hunter2 Moderador

Número de Mensagens:
    4,590
    Pontos de Troféu:
    167
    Saquei, então.

Eu sei do seguinte: meu imóvel custou R$130.000,00, eu financiei 100% dele pela CEF, mas não consegui entrar no programa Minha Casa, Minha Vida por conta da renda. Escritura, ITBI e afins sairam por quase R$8.000,00. Como a casa não tinha documentação alguma quando fomos atrás dela, tudo o que demos de entrada (R$5.000,00) foi usado para que o habite-se saísse. Preciso olhar a documentação com calma pra saber exatamente quanto foi, mas sei que foram R$5.000,00 o que demos para o habite-se e relacionados.

Os R$8.000,00 foram para as outras documentações pós-aprovação do financiamento. O habite-se era requisito pré-financiamento.
  7. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Cara vc deu azar, por R$ 1000 a menos você pegava 23 mil de desconto.
    Se soubesse disso negociava pra dar esses 1000 em mão para o proprietário e ele baixava pra você o preço...mas claro que só dava pra fazer isso se fosse tratar direto com o proprietário.
    Eu por exemplo fiz apenas na minha renda sem envolver a patroa, por isso consegui um bom desconto.

Beleza, se puder olhar e me mandar MP eu agradeço, então para eu ter uma noção me diga a metragem da mesma.

Eu já paguei R$ 1900 de escritura, me disseram que o valor foi baixo devido a desconto do plano do governo também na documentação (até porque a parcela do terreno que a unidade que eu comprei ocupa é pequena).
  8. Edum Supra-sumo

Número de Mensagens:
    5,617
    Pontos de Troféu:
    199
    Já vai reservando a churrasqueira pra festa.
  9. tonyr2d2 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,084
    Pontos de Troféu:
    359
    Melhor coisa que vc pode fazer é ligar na construtora e perguntar. Mas acredito que pra apartamento não role isso.

Já no meu caso, que to construindo, vou ter que pagar o habite-se. A escritura do terreno foi uma bela paulada.
  10. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Ah, mas não tenha dúvida, até porque no fim de 2011 eu CASO! :eek:
    Verei muitos tetas na festa! :-D

Cara, sei que vai rolar.
    Uns infelizes que eu tratei disso direto na construtora não souberam responder, vou tentar o chat deles.

Abraço!
  11. marcellhernandes Supra-sumo

Número de Mensagens:
    4,572
    Pontos de Troféu:
    167
    É melhor fazer com o condomínio. Tudo para condomínios é mais barato. Vá atrás de uma engenharia que faça o serviço e proponha pra galera do prédio. Mas como é um empreendimento, por uma empresa grande, não sei se vai precisar disso.
    EDIT: Acabei de falar com o meu chefe: Esse programa é da prefeitura e vem um fiscal da prefeitura. Não sei se a cobrança é legal. Tem que ver isso aí!
  12. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    vo ve isso aê cara :kongpositivo:

no meu pensamento um habite-se deve custar menos que uma escritura, espero estar certo.
  13. Aqualung Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,807
    Pontos de Troféu:
    169
    Tem q ver issae

Dá uma olhada no contrato quem é que é responsável pelo habite-se; normalmente é a vendedora.
    Confesso que peguei até o contrato do meu pra olhar de novo, e está bem explícito que "a responsabilidade na entrega do apartamento em condições de habitabilidade, inclusive legal, é da vendedora", e que "o comprador será responsável pelas taxas e impostos inerentes à unidade após a entrega". Logo, habite-se é "pobrema" do vendedor, e ITBI é "pobrema" do comprador.
  14. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Cara, descobri: meu primo me mostrou o caminho das pedras, pois ele é advogado tributario e recentemente também adquiriu um imovel.

Vai vendo, tem um pré calculo de cartorio, não costuma fugir desse esquema:

Coloquei a tabela no valor até 317 mil, deve configurar o que vc comprou também, mas a tabela vai até 5 mião.

é isso aí + escritura + taxas de cartorio, abertura de condominio.
  15. phantomlink Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,190
    Pontos de Troféu:
    299
    Caraca meu... 45 metros quadrados? o.O Tá saindo por quanto?
  16. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    bem pequeno :-(

valor de R$98,500,00

lapaaada.
  17. Aqualung Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,807
    Pontos de Troféu:
    169
    Poizé. Já estou guardando dinheiro pras taxas. 1300 de cartório, 2800 de ITBI... :(
  18. cheralhoo Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    27,963
    Pontos de Troféu:
    574
    conheço pa de gente q ta se mudando em 2011 :lol
    inclusive eu
    poah vou dar uma olhada nas papeladas aqui tbm sobre isso
    se quiser um toque de interiores sabe quem chamar [kcool]

aqualung vc tem q me passar a planta em cad
    a construtora te dá o arquivo se vc pedir pq vc já é futuro morador do empreendimento :D

gostei mais da planta quadradinha :|
  19. phantomlink Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,190
    Pontos de Troféu:
    299
    E tipo, vai ficar perto do seu trampo?

Estou pra fechar negócio em um apê usado, uns 5 anos... pela CEF, também. Um pouco maior que o seu (uns 60 m² + garagem)... 128k. Preço razoável aqui pra Floripa.

Devo me mudar pra lá no mês que vem. :smile
  20. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Não fica perto do trampo mas diminui 10 km do caminho (trabalho atualmente há 32 km d e casa e pego o melhor do transito de sp todo dia), e é um local de melhor acesso de transporte publico.Ah, e terei garagem, basta saber quando terei carro :-D :-D

Pow tá um preço legal hein!

Cara, esse valor aí você consegue um bom desconto através do plano Minha Casa minha Vida , da Caixa.converse com os envolvidos a respeito, dependendo da sua renda é um desconto de até 23 mil.
  21. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    bom sabe!
    E se vc precisar de alguma Maquete em 3d, pode me procurar.
    Também faço plantas em auto cad (aliás essa é minha profissão).

abraço!
  22. phantomlink Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,190
    Pontos de Troféu:
    299
    Tô sabendo, mas com minha renda atual eu já não posso entrar neste plano... :-(
    Acho que é até 10 salários mínimos.
  23. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Vc ta comprando sozinho ou com alguma noiva?

Eu entrei sozinho, se fosse somar a renda da minha namorada eu teria menos desconto.Se vc tiver comprando em casal, veja se a renda dela dá esse direito.
  24. cheralhoo Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    27,963
    Pontos de Troféu:
    574
    oia a concorrencia ae hahaha
    :lol

interiores não seria o principal ;D mas é bacana fazer tbm alem de projetos arquitetonicos :rox
  25. mig29gsxr Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,867
    Pontos de Troféu:
    369
    Caramba velhos... só vou dar um toque pq eu nem era corretor quando vocês compraram (o Lukalmeida sim, mas ele não sabia que eu era corretor na I.Price, a empresa que vendeu p/ ele).
    Geralmente em fase de lançamento os caras caem em cima p/ fazer pagar as seguintes taxas: SATI, ITBI, Habite-se. Isso acontece pq os empreendimentos estão em fase de lançamento, e além dos preços baixos, o cliente pode escolher a unidade que quiser e a perspectiva de valorização é altíssima.
    Agora se vocês pegarem um empreendimento perto de ficar pronto, que ainda tenha unidades disponíveis, batam o pé! Pelo menos uma dessas taxas dá p/ tirar, dependendo da construtora/incorporadora (geralmente o Habite-se fica mesmo por conta da empresa).
    Agora um merchan: se alguém estiver procurando imóveis nesta faixa de preço, eu tenho vários empreendimentos da Tri-Sul para trabalhar (inclusive um do lado desse que o Lukalmeida mostrou, na rua Retiro tb), e a qualidade e acabamento é bem superior do que das empresas de baixo custo (Goldfarb, MRV, Econ, Tenda, etc). Se precisarem saber preços e condições também tenho esses dados hehehe.
  26. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Eu estava esperando o seu post ! :-D
    E me passe seus dados de contato por MP, eu tenho gente interessada em imóveis, é provavel que vc feche ao menos 1 venda.

E sobre o empreendimento ao lado do meu: é o Action Tatuapé, não?
    Eu na verdade fui pra comprar uma unidade dele, mas não tinha bala na agulha hehehehe

Felizmente eu poderei pular o muro do condominio deles só rpa ir na piscina, já que o meu não tem.

Abraço cara!
  27. mig29gsxr Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,867
    Pontos de Troféu:
    369
    É o Action sim cara... na verdade acho que você tinha condição p/ ele sim, pq ele entrega mais tarde.
    Eu tb to querendo comprar um Action p/ mim, aí a piscina tá liberada hahaha.
    Só falta o dindin é claro. Mas isso a gente arruma vendendo para os seus camaradas aí.
    Vou passar o contato por MP hehe
    T+
  28. Dinosaur_Hunter2 Moderador

Número de Mensagens:
    4,590
    Pontos de Troféu:
    167
    Pessoal, pra quem não sabe: quando você faz o seu primeiro financiamento, se você fizer uma carta pedindo, você tem direito a um desconto de 50% nas taxas de cartório. Isso me salvou a vida, pois tive que fazer dois registros: um para mim e minha noiva, outro para alienação da casa com a CEF. A imobiliária nos orientou a fazer a carta e conseguimos o desconto, pois era nosso primeiro financiamento imobiliário.

Sobre o habite-se, não consegui descobrir o valor pois só vou para a casa da minha noiva nos finais de semana. Mas eu vou olhar e te aviso.

Sobre o valor do imóvel: cara, eu financiei R$125.000,00 e, mesmo assim, não consegui esse desconto de que você falou. O terreno tem 1000 metros quadrados.

Mais uma coisa: você fez a escritura direto no cartório? Eu fiz na CEF mesmo e eles me cobraram R$800,00, mas reverteram todo o valor em benefícios dentro do banco, como seguro, etc. Foi uma espécie de venda casada, mas é muito mais barato fazer com eles.
  29. Aqualung Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,807
    Pontos de Troféu:
    169
    Conte-me mais.
    Essa declaração tem que entregar na Caixa ou no cartório? Qual a fundamentação legal? Como tem que ser a declaração?

Toda ajuda nesse momento é bem vinda. :lol
  30. Artemis Fowl Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,043
    Pontos de Troféu:
    289
    Lukalmeida cacete. [kong]

Te quotei em outro tópico a respeito desse assunto e você nem viu. [:grr]

Adiciona meu msn (está no meu perfil) pra depois, se possível, trocar-mos uma idéia.

Cara.
    Precisamos marcar uma visita.

Estou à procura de um imóvel também.
    Mande por MP alguma maneira de eu entrar em contato contigo sobre isso no fim de semana.
  31. Lukalmeida Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    14,287
    Pontos de Troféu:
    211
    Foi mal cara, nem sempre vejo tudo! :eek::-(

fmz adiciono sim!
  32. phantomlink Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,190
    Pontos de Troféu:
    299
    Sobre esse desconto de 50% das taxas de cartório para a primeira compra do imóvel o corretor e o correspondente da caixa que está me atendendo me informaram acerca... :)
  33. Aqualung Supra-sumo

Número de Mensagens:
    3,807
    Pontos de Troféu:
    169
    Achei!

Artigo 290 da Lei 6.015/1973:

"Os emolumentos devidos pelos atos relacionados com a primeira aquisição imobiliária para fins residenciais, financiada pelo Sistema Financeiro da Habitação, serão reduzidos em 50% (cinqüenta por cento)."

Um barão e seiscentos a menos na brincadeira :rox
  34. Artemis Fowl Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,043
    Pontos de Troféu:
    289
    Olá meninos!

Vou dar (ui gostoso) um up aqui para não criar outro tópico!

Hoje passei no lançamento de um empreendimento e tirando os valores referentes ao financiamento e a parte da construtora, havia dois valores à serem pagos também:
    3.300 da escritura e 1.600 referente à outros documentos [kduvida]

Quando indaguei sobre a redução em 50% dentro da condição citada nesse artigo postado pelo Aqualung, o coordenador disse já estar contabilizado esta redução nos valores que citei.

Dinosaur_Hunter2

Em exatamente que tipo de documentação você conseguiu este desconto?

Aqualung

Conseguiu fazer uso deste desconto? Se sim, como? Em quê?

Como lhe disse por MP, compareci hoje lá no lançamento.
    Acabei por não lhe mencionar porque meu love havia pré-reservado com outra corretora.

Seria como você dizer um pouco mais sobre essas e outras taxas que mencionou? O que tenho que pagar além do valor do imóvel?

Você fez aquele "apanhado" sobre os que tens nessas condições que menciona no "merchan"?
  35. Duducas Habitué da casa

Número de Mensagens:
    1,446
    Pontos de Troféu:
    66
    Pó se mora pertinha da ledslay teta

Compartilhe essa página