Magia: O Truque da Corda Indiana (The Indian Rope Trick)

Discussão em 'Vale Tudo' iniciada por Sereal Killer, 18 Setembro 2013.


  1. Sereal Killer Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    7,074
    Pontos de Troféu:
    259
    Eu vi essa materia bem legal e resolvi compartilhar com vcs :D

    A “magia”, em sua maioria, é composta de truques, ilusões, hipnotismo e manipulação, tanto física quanto mental. Desde os primórdios da humanidade, ouve-se falar em possíveis mágicos, bruxos, feiticeiros e até anjos caídos, que conseguiam deixar pessoas e multidões boquiabertas, e até amedrontadas com demonstrações de uma possível manipulação de forças ocultas. Grandes mágicos se destacaram na história, como o Grande Houdini e suas fugas miraculosas, Robert-Houdin e sua incrível manipulação de mentes, Couleu e seus desafios contra a morte, e o fantástcio Chung Ling Soo, que só descobriram que não era chinês no dia de sua morte, entre tantos outros.
    Falando de magia, não podemos esquecer de truques famosos, como O Turco, Levitações, A Pegada De Bala, e o mais famoso deles, e que abordaremos hoje: O Truque Da Corda Indiana.
    [IMG]

    Este suposto truque, testemunhado por milhares de pessoas segundo relatos, é geralmente executada por um faquir indiano, que lança uma corda para o ar mas esta não cai de volta ao solo. Pela lenda, a mesma sobe misteriosamente até que sua extremidade superior desapareça no nada, na escuridão, na névoa, onde quer que que seja. Até aqui isso seria um truque bom o suficiente para a maioria das pessoas, mas este, supostamente, vai mais além. Um garoto escala a corda insustentada, que milagrosamente o sustenta até que ele desapareça junto ao final já invisível da corda. Isso também seria um truque bom o suficiente para a maioria de nós, mas ainda vai mais além. O faquir então puxa uma faca ou espada, e escala a corda até que também desapareça. Mais uma vez, isso seria um grande truque mesmo se parasse por aqui. Mas não. Ele continua. Partes de um corpo vindas do céu caem no chão, num cesto próximo à base da corda. Já isso é bastante comum em algumas regiões e não conta muito como parte do truque. Mas então o faquir, conforme se alega, desce deslizando corda abaixo e esvazia o cesto, joga um pano sobre as partes de corpo retalhadas, e o garoto milagrosamente reaparece com todas as partes nos devidos lugares. Isso seria um grande truque, especialmente porque geralmente era executado em lugar aberto, sem auxílio de engenheiros, técnicos, eletrônica, transmissões via satélite, câmeras de televisão, etc, já que na época em que surgiu, esse tipo de coisa nem existia.

    [IMG]

    Na verdade, só o que se precisa para esse truque é a credulidade humana. Segundo Peter Lamont, pesquisador
    da Universidade de Edimburgo e ex-presidente do Magic Circle de Edimburgo, o truque indiano da corda foi uma farsa criada pelo Chicago Tribune em 1890. Lamont afirma que o jornal estava tentando aumentar a circulação publicando essa história ridícula como se fossem testemunhas oculares do evento. O Tribune admitiu a farsa cerca de quatro meses depois, expressando um certo espanto por tantas pessoas terem acreditado que se tratava de uma história verdadeira. Afinal, raciocinaram, o autor era “Fred S. Ellmore” [N.T.: "Sell more" significa "vender mais"]. Não tinham calculado que seus leitores, muitos dos quais acreditavam em milagres, frenologia e outras coisas estranhas, não achariam a história tão difícil de engolir.
    Lamont vem pesquisando o truque indiano da corda há anos. A uma certa altura, ele e Richard Wiseman escreveram na revista Nature que os resultados de sua investigação davam apoio à ideia de que a crença no truque se devia ao ‘efeito exagero’: quanto maior o tempo entre se ver alguma coisa e contar uma história a respeito dela, maior a tendência de se exagerar o caráter espantoso do evento.
    Naturalmente, existem outras possibilidades, a maioria das quais foi oferecida numa tentativa de explicar como o truque é feito: hipnose em massa, levitação, um truque mágico envolvendo uma corda invisível pendendo mais acima, à qual de alguma forma a corda lançada se prenderia, membros depilados de macacos para as partes do corpo, gêmeos, o que quer que seja. Dentre as várias explicações, a da farsa parece ser a mais plausível“.
    Fonte: Dicionário Cético.

    [IMG]

    Mas enfim, eis que o truque deixou de ser farsa, quando câmeras conseguiram pegar imagens do mesmo. Nos dias de hoje, só se tem conhecimento de uma pessoa viva que conhece o segredo até hoje tão bem guardado, e ainda consegue executar o truque com perfeição. Este homem atende pelo nome de Ishamudin, e mora em uma aldeia próxima a Nova Delhi – Índia. Este homem, é reconhecido como um bruxo que teria, inclusive, o poder de curar pessoas e obrar milagres. Entre tanto, seu truque é executado de uma forma diferenciada da lenda original: A corda não sobe até o céu, e o menino não é cortado (pois trata-se de seu filho). Agora, uma coisa eu lhes confesso: Mesmo sabendo que não se trata de magia verdadeira, o truque é de impressionar. No começo, pode até parecer algo “manjado”… Mas no final, para ser mais exato na hora que a corda desce, é de dar arrepios. É um efeito muito bem criado. Não é pra menos que esse segredo permanece intacto até os dias de hoje.

    [IMG]
    Ishamudin e seu filho Amman

    Aqui, um mágico já falecido (segundo a fonte), Muthokad, que segundo rumores, era a outra pessoa que sabia o truque até o fim de seus dias, executando o mesmo truque, com pouca variação do vídeo anterior.




    Fonte: http://www.issoebizarro.com/blog/so...ruque-da-corda-indiana-the-indian-rope-trick/
  2. Blue Falcon Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    1,078
    Pontos de Troféu:
    203
    Sinistríssimo
  3. fernandy Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    5,892
    Pontos de Troféu:
    364
    aqui abriu o vídeo...
  4. Connor Macleod Ser evoluído

    Número de Mensagens:
    147
    Pontos de Troféu:
    43
    Muito interessante. Já li um pouco sobre os faquires. Eram capazes de controle do corpo ao extremo. A India já foi um país recheado de Mistério. Sempre fui curioso por esses temas.

    Um livro bem interessante que já estava esgotado e não achei em PDF ainda, de tema semelhante é Tibet - Magia e Mistério. Consegui ler alguns trechos certa vez e é bem interessante os relatos da autora, Alexandra David Neil
  5. chucky_sk Veterano

    Número de Mensagens:
    800
    Pontos de Troféu:
    119
    Que truque animal!
  6. Aldighieri Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    3,534
    Pontos de Troféu:
    214
    E os truques do Dynamo, kd? Kkkk
    VW_Voyage aprova isto.
  7. VW_Voyage Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    2,703
    Pontos de Troféu:
    324

    eh eh, aquele nego eh jesus
  8. Kaiji Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    13,448
    Pontos de Troféu:
    444
    Ele molhou a corda com viagra líquido. :kpalha
  9. Aldighieri Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    3,534
    Pontos de Troféu:
    214
    Pois eh, o cara manja, os truques dele sao fodoes, kkk!
  10. Omega Frost Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    16,750
    Pontos de Troféu:
    699
    A corda é feita de Kid-bengalium
    ptsousa aprova isto.
  11. fusca0km Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    2,947
    Pontos de Troféu:
    339
    Eu imagino que tenha uma criança dentro do cesto e essa corda deve ter alguma corrente feita com bloquinhos quadrados que se encaixam um no outro quando a corrente é puxada.

    Se a criança dentro do cesto mantiver puxada essa corrente a corda fica dura e reta, depois que soltar a corrente ai a tensão diminui e o negócio despenca. Acho que nem precisa fazer força.
    Zilhu aprova isto.
  12. Voyager 1 Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    2,547
    Pontos de Troféu:
    214
    Todo mundo sabe que isso sai de dentro do chão, no começo do vídeo o cara tira um bangzinho do chão "destampando" o buraco, aí o pau levanta. Imagina se o pau quebra.
  13. Nunchaku Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    1,377
    Pontos de Troféu:
    324
    Essa mágica já era.
    Atualmente praticam o Indian Rape Trick.
  14. fbr Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,268
    Pontos de Troféu:
    424
    Com certeza tem algo de especial nessa corda também, no mais realmente é um truque muito bem feito. Que atiça a ignorância alheia ao achar que o cara é "sobrenatural" por conta de saber fazer isso.

    EDIT: até arrisco desvendar este truque: A corda é bem grossa e ôca. O cesto, embora ele mostre, não mostra o fundo (ele até protege bem com as mãos), logo deve ter um buraco no fundo para a pessoa que fica no subsolo ir introduzindo na corda, um vergalhão de ferro (ou algo que de sustentação à corda), para que a medida que o cara vá tocando ele vá subindo a corda.

    Quando ele faz o movimento lá e a corda cai, nada mais é que o sujeito que tá escondido tirando o vergalhão de uma vez só.

    Fim
    The Janitor aprova isto.
  15. Sereal Killer Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    7,074
    Pontos de Troféu:
    259
    uma matéria do History sobre o truque

  16. Sereal Killer Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    7,074
    Pontos de Troféu:
    259
    e sobre esse lance de ter um buraco no fundo da cesta e tal, se fosse só isso esse truque não serio o mistério todo que é, certo?
  17. Beiçola From Hell Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    19,045
    Pontos de Troféu:
    543
    Um clássico dos desenhos infantis de minha época. :klol

    Olha, magias, ETs, crendices e afins constituem uma gigantesca massaroca de substituições às divindades mais populares.
  18. The Janitor Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    1,612
    Pontos de Troféu:
    204

    isso mesmo que vc disse, nesse ultimo vídeo dá pra ver bem a hora que o assistente tira algo do chão onde o cesto está
  19. Sereal Killer Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    7,074
    Pontos de Troféu:
    259
  20. nilson15 Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    9,451
    Pontos de Troféu:
    444
    O da levitação é mais fdp. Um monte de gente idolatrava uns negos que levitavam:

    [IMG]

    [IMG]

    [IMG]
  21. TheGraveDigger Habitué da casa

    Número de Mensagens:
    289
    Pontos de Troféu:
    68

Compartilhe essa página