NASA destaca possibilidade de colapso da civilização

Discussão em 'Vale Tudo' iniciada por 4 Ton Mantis, 18 Março 2014.

1. 4 Ton Mantis Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,591
    Pontos de Troféu:
    374
    http://revistagalileu.globo.com/Cie...-possibilidade-de-colapso-da-civilizacao.html

Um estudo encomendado pela NASA e divulgado essa semana destaca a possibilidade de que, nas próximas décadas, a humanidade entre em colapso. A exploração insustentável de recursos naturais e o aumento da desigualdade na distribuição de renda seriam as principais causas.
    O estudo, conduzido pelo Centro Nacional de Síntese Sócio-Ambiental, um orgão parceiro da Fundação Nacional de Ciências Norte-Americana, destacou que testemunhamos vários exemplos civilizações com níveis de desenvolvimento complexos entrarem em colapso ao longo da história. "A queda do Império Romano (...), bem como de vários Impérios Mesopotâmicos avançados, confirmam o fato de que civilizações sofisticadas, complexas e criativas podem também ser frágeis e impermanentes", diz a pesquisa.
    Superpopulação, clima, água, agricultura e energia são, de acordo com o estudo, os fatores mais importantes relacionados a um possível declínio da humanidade e que podem, inclusive, ajudar a avaliar o risco desse colapso. A desigualdade social também contribui para o colapso, dizem os cientistas responsáveis pela pesquisa, porque hoje em dia, altos níveis de desigualdade social estão ligados a um consumo excessivo de recursos.
    A conclusão do relatório é que, em uma situação que reflita a realidade do mundo hoje, (...), "achamos que será difícil evitar um colapso". Os cenários possíveis preveem um alto consumo de recursos por parte das elites, o que acaba privando as outras classes sociais desses recursos - e como são as classes sociais abaixo da elite as responsáveis por produzir a riqueza consumida pela elite, sem ela, toda a sociedade entraria em declínio.

A tecnologia pode nos salvar?
    Apesar de a tecnologia ter o potencial economizar recursos naturais ao aumentar sua eficiência, ela também aumenta a velocidade com que esses recursos são extraídos e o consumo de recursos per capita. Ou seja: no fim das contas, o aumento da eficiência dos recursos extraídos acaba ficando no zero a zero, já que a gente consome mais por ter mais acesso aos produtos industrializados que são resultados dos recursos.
    As soluções apontadas pelo estudo são a redução da desigualdade econômica, pra garantir uma distribuição de recursos mais justa, e a diminuição drástica do consumo de recursos e também do crescimento populacional.
    O relatório não prevê a situação para datas específicas mas fala em 'próximas décadas'. Outros estudos que analisam a insustentabilidade do modelo tradicional de sociedade ocidental e a possibilidade de colapso falam em 15 a 20 anos, mas essa é considerada uma estimativa pessimista. Cedo ou tarde, todos esses relatórios costumam concordar que melhorar a distribuição de renda e reduzir drasticamente o consumo de recursos é a única maneira de impedir o colapso do modelo socioeconômico ocidental.
  2. Hassassin Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,052
    Pontos de Troféu:
    184
    Ruan Wihmpy!
  3. Sir_GrayFox Veterano

Número de Mensagens:
    471
    Pontos de Troféu:
    119
  4. PROPHETTA Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,185
    Pontos de Troféu:
    399
    A NASA diz isso agora, mas ja tem gente contanto com um colapso tem milhares de anos. Quero ver alguém dizer que a humanidade vai viver por tempo indefinido; embora eu acredite que essa ultima opção seja a mais provável.
  5. Ken Masters Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,692
    Pontos de Troféu:
    354
    Muitas cidades estão perto de um colapso, São Paulo é um exemplo disso, por várias vezes a cidade parou por conta de tantos problemas, super população, consumo desenfreado, trânsito caótico, etc...
  6. Pingu77 Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    13,758
    Pontos de Troféu:
    614
    cml aprova isto.
  7. Lost Angel Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,982
    Pontos de Troféu:
    283
    Pen não ter dado um nariz para ficar mais forte... :coolface.

Eu escuto desse tal de colapso desde os anos noventa quando assistia Capitão Planeta.
  8. Coffinator Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    31,919
    Pontos de Troféu:
    1,029
    Hora de uma 3° guerra mundial ou de uma epidemia de grandes proporções. Zumbis servem.
    ME110 aprova isto.
  9. Hassassin Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,052
    Pontos de Troféu:
    184
    Zombie apocalipse? Acho que já fomos suficientemente preparados (TWD, DayZ, L4D :kcool)
  10. dk120 Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    20,629
    Pontos de Troféu:
    779
    Eu tinha um professor na pos-graduação que vivia falando isso, que todo sistema humano (civilização) chega a um pouco que fica tão complexo e insustentável que entra em colapso. E ele acreditava que a nossa civilização está chegando neste ponto.

Detalhe, era professor de Windows Phone :klolz
  11. Lost Angel Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,982
    Pontos de Troféu:
    283
    Zumbis não, tem coisa melhor que isso... Pode ser uma invasão de demônios ou anjos dessa vez?
  12. theos Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,498
    Pontos de Troféu:
    193
    Os caras realmente gastam uma grana em investimentos para descobrir o óbvio? Não pode ser isso.
  13. Fantasy_RJ Veterano

Número de Mensagens:
    532
    Pontos de Troféu:
    123
    Poderiam postar as pesquisas e teorias que discordam disso. Já lí que esses estudos de escassez dos recursos minerais, assim como derretimento das calotas polares e outras teorias, não à consenso entre os pesquisadores. Existem cientistas que discordam. (Quando eu tiver tempo dou uma procurada)
  14. FreneticMuffin Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,445
    Pontos de Troféu:
    193
  15. BEK Veterano

Número de Mensagens:
    1,637
    Pontos de Troféu:
    143
    Essa Nasa é bem burrinha! Pedir uma pesquisa a onde qualquer idiota sabe que isso pode acontecer!
    ME110 aprova isto.
  16. Virgin Superstar Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,869
    Pontos de Troféu:
    334
    Nova Ordem Mundial.

Digo apenas isso.
  17. cml Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    19,796
    Pontos de Troféu:
    489
    problema que sem crescimento do consumo e populacional o sistema capitalista fali... e agora?
  18. soukaigi Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,731
    Pontos de Troféu:
    444
    Na minha opinião os principais culpados são:

1- Capitalismo.
    2- Falta de punição e até mesmo de uma legislação ambiental mais severa, em todo o mundo.
    3- Desperdício (energia, elementos fósseis e alimentos).
  19. Maxtremus Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    20,709
    Pontos de Troféu:
    569
    A começar pela NASA que só descobriu isso agora.
  20. Rosca Tudor Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,768
    Pontos de Troféu:
    283
    O problema desses estudos não são os estudos em si e sim a interpretação binária que as pessoas fazem.

A pesquisa diz algo relativamente obvio, mas ai tem o grupo do cataclisma inevitável, que acredita que a humanidade é um bando de lemings que anda sempre pra direção da desgraça. A pesquisa é extremamente válida por pontuar exatamente os motivos que levarão a essa situação apocaliptica. Agora é questão da humanidade se adaptar, como já se adaptou em muitas outras situações tão ou mais tenebrosas que a atual.

Vejo muito sendo feito em todos os sentidos. Claro, nunca chegaremos a uma condição definitiva de segurança e estabilidade pois o mundo existe em constante mutação desde sua gênese. Porém também não é inteligente a postura de "escuto isso desde que eu era mocinho e o apocalipse ainda não veio, portanto foda-se". A NASA fez uma pesquisa válida para confirmar algo que muita gente só especulava. Ok, eram especulações que resultaram em verdade, mas assim mesmo uma pessoa tem que faltar totalmente com a inteligência pra tomar qualquer atitude baseado em especulações. É com informações realmente embasadas que se pode arquitetar com total segurança e eficiência um planejamento. Caso contrário pessoal fica parecendo aqueles velhos bêbados que cismam aleatoriamente com algo e ficam pesando em cima no "vai dar merda, herpderp... vai dar merda" e ocasionalmente acertam. Mas não acertam pq tinham razão ou sequer sabiam do que falavam.
  21. maha Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    39,313
    Pontos de Troféu:
    1,034
    Vim comentar que o segundo planeta parece um macaco com pelos brancos usando um capacete.
    Dá pra ver tudo, o maxilar, os lábios, a orbita dos olhos etc. E digo mais pra vocês: Macaco tá bravo.
  22. ME110 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,508
    Pontos de Troféu:
    279
    Master of Obvious.....

É notório que o modelo é insustentável, agora é só arrumar uma guerra mundial é dizimar 2/3 da população que esta tranquilo, ai o ciclo recomeça....

Abraço a todos.
  23. cardi_uoljogos Ser evoluído

Número de Mensagens:
    221
    Pontos de Troféu:
    43
    eu acho que já começou
  24. antonioli Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    50,744
    Pontos de Troféu:
    949
    Isso significa que poderemos ser os próximos manda-chuvas.

Fuck yea

Compartilhe essa página