Os 10 Melhores Jogos de Plataforma da Geração

Discussão em 'Consoles & Jogos - Discussão geral' iniciada por Kobayashi, 21 Março 2011.


  1. Kobayashi Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    14,005
    Pontos de Troféu:
    499
    10 melhores games de plataforma desta geração



    [IMG]


    O gênero de plataforma já está bem longe de seus tempos áureos. No NES, templo dos basilares “Super Mario Bros.” e “Super Mario Bros. 3” e no SNES, o gênero triunfou, com diversos mascotes antropomórficos arriscando pulinhos por aí. Com o advento do 3D na geração do Nintendo 64 e do PlayStation 1, o gênero ainda se manteve na crista da onda, com clássicos como “Banjo & Kazooie”, “Conker’s Bad Fur Day” e “Mario 64”.


    Na geração seguinte, o gênero acabou sendo colocado em um posto mais secundário, sendo paulatinamente ofuscado pelos games de tiro em primeira pessoa. Clássicos ainda surgiam por aí, como “Ratchet & Clank” e “Super Mario Sunshine”, mas já não era mais a mesma coisa. Perdendo a obsessão pelo 3D, a atual geração abriu as portas para que o 2D pudesse voltar a ser explorado, o que criou uma nova fornada de clássicos, tanto de produtoras consagradas quanto de desenvolvedores independentes.


    Sabendo que o botão de pulo é seu melhor amigo, escolhemos os 10 melhores games de plataforma da atual geração. Com foco em puzzles ou tiros, 2D ou 3D, o que importa é chegar de um lado ao outro do cenário, saltando de um lado para o outro.


    [IMG]



    Kirby’s Epic Yarn | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii


    Kirby, o herói rosado, rotundo e faminto da Nintendo, faz seu debute no Wii de uma forma completamente inovadora. Chapado em duas dimensões, o herói se vê jogado em um mundo de tecido. Ele mesmo não passa de um conjunto de fiapos. A jogabilidade utiliza a mecânica dos tecidos de uma forma inteligente e os gráficos são um dos mais impressionantes do Wii, com uma direção artística impecável.


    [IMG]



    Super Mario Galaxy 2 | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii


    Muito do que se faz atualmente nos games de plataforma pode ser atribuído à influência desta cria de Shigeru Miyamoto. “Super Mario Galaxy 2” é possivelmente o pináculo da jogabilidade 3D do encanador bigodudo, com gráficos que não ficariam deslocados em um Xbox 360 ou PlayStation 3. Uma verdadeira gema que desafia os jogadores hardcore, encanta os casuais e traz de volta o dinossaurinho Yoshi, que nunca participou ativamente de um jogo 3D da franquia.


    [IMG]



    New Super Mario Bros. Wii | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2009 | Produtora: Wii


    Mario mostrou como se faz um game de plataforma em 3D com “Super Mario Galaxy 2”, mas mostra que no 2D, ainda tem muito a ensinar. Baseado em uma jogabilidade cooperativa e, ao mesmo tempo, competitiva viciante, “New Super Mario Bros. Wii” é uma novidade embalada com nostalgia e um game de plataforma perfeitamente calibrado e balanceado, com o pedigree do encanador gorducho.


    [IMG]



    LittleBigPlanet | Produtora: Media Molecule | Lançamento: 2008 | Plataforma: PlayStation 3


    Um game de plataforma precisa ter fases bem construídas, para tornar a simples atividade de chegar do ponto A ao ponto B interessante. A Media Molecule sabia disso e, com “LittleBigPlanet”, entregou uma obra prima do design, que introduziu os carismáticos Sackboys em ambientes regidos pelas leis da física, com foco em jogabilidade cooperativa e customização. Paralelamente a isso, a empresa disse para os jogadores: “Não gostaram? Façam melhor”; e forneceram as ferramentas para que fizessem, com um robusto modo de criação de fases que ainda movimenta a comunidade online.


    [IMG]



    Braid | Produtora: Number None | Lançamento: 2008 | Plataformas: PC/Mac/XBLA/PSN


    O game indie que mudou a indústria de games, “Braid” é um exemplo de ambição e humildade caminhando lado a lado. Bancado por Jonathan Blow, o criador do game, “Braid” é um game comum de plataforma em 2D que conta com uma mecânica de manipulação temporal, com o jogador podendo avançar ou voltar no tempo ao toque de um botão. Com uma trama densa que ainda motiva debates, um estilo artístico deslumbrante e uma jogabilidade afiada, “Braid” é ainda um dos games indie mais vendidos e abriu o olho das empresas para a produção independente de jogos.


    [IMG]



    Super Meat Boy | Produtora: Team Meat | Lançamento: 2010 | Plataforma: Xbox Live Arcade/Windows/Mac OS X/WiiWare


    Os gráficos simples e a jogabilidade sem muitos comandos escondem um dos games mais brutalmente hardcore da geração. O objetivo é simples: chegar do ponto A ao ponto B controlando o titular Meat Boy, um bloco carismático de carne que deixa um rastro de sangue em seu caminho e não é particularmente afetado por mortes horripilantes. Separando o começo e o fim das fases, uma série de armadilhas cada vez mais elaboradas, como serras giratórias, lasers e plataformas degradáveis, exigem que o jogador utilize o máximo de seus reflexos.


    [IMG]



    Limbo | Plataforma: Playdead Studios | Lançamento: 2010 | Plataformas: Xbox Live Arcade


    Um garotinho cabeçudo e inocente colocado em um mundo sinistro, sombrio, monocromático e com fortes contrastes. O ambiente desolador ilustra um game de plataforma perturbador, mas viciante, com um senso de urgência único. Para escapar da morte, que, quando vem, é brutal, o jogador precisa pensar em como chegar de um ponto a outro do cenário, por vezes resolvendo enigmas baseados em física.


    [IMG]



    Ratchet & Clank Future: Tools of Destruction | Produtora: Insomniac Games | Lançamento: 2007 | Plataforma: PlayStation 3


    Surgida no PlayStation 2, a franquia “Ratchet & Clank” é conhecida pela jogabilidade afiada, gráficos sempre acima da média e um senso de humor inabalável. O primeiro game da franquia no PlayStation 3 retorna mais à ascendência de plataforma da série, abandonando um pouco o foco nos tiroteios de “Up Your Arsenal” e “Going Commando”. Gráficos fantásticos, diversas armas e seções bem diferentes no controle do mamífero Ratchet e do robozinho Clank tornam a experiência obrigatória para os donos de PlayStation 3.


    [IMG]



    Donkey Kong Country Returns | Produtora: Retro Studios | Lançamento: 2010 | Plataforma: Wii


    O macacão engravatado da Nintendo está longe de um game típico de plataforma faz algum tempo. Protagonista do bizarro – e surpreendentemente divertido – “Donkey Konga”, para Game Cube, Kong volta às raízes 2D nas mãos do Retro Studios, que, na geração passada, reviveu Samus Aran no 3D com a trilogia Metroid Prime. Espere muitos barris, bananas e o rinoceronte Rambi no game, a ser lançado para o Nintendo Wii.


    [IMG]



    Wario Land: Shake It! | Produtora: Nintendo | Lançamento: 2008 | Lançamento: Wii


    Mais um da safra poligonal, mas em 2D do Wii, “Wario Land: Shake It!” coloca o gorducho e ganancioso rival de Mario enfrentando piratas interdimensionais na busca de mais tesouros para sua coleção, no caso, um saco de moedas sem fundo. No game, o jogador segura o WiiMote de lado, como um controle de NES, e sacode o joystick para atacar inimigos ou realizar algumas outras ações na tela.


    Fonte: http://www.gamevicio.com.br/i/notic...-games-de-plataforma-desta-geracao/index.html

    Vídeo com uma segunda opinião:


    [YOUTUBE]LcRCHywsDsM[/YOUTUBE]
  2. JLDalch Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    22,298
    Pontos de Troféu:
    694
    Saiu algum jogo de plataforma que não seja esses 10 ai?
  3. Dmetal Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    4,109
    Pontos de Troféu:
    154
    Trine
  4. konde10 Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    8,887
    Pontos de Troféu:
    479
    Que com certeza deveria estar na lista, já que era um jogo com uma jogabilidade nova e ao mesmo tempo resgatou os tempos áureos dos jogos plataforma com sua história.
  5. Ice_Breaker Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    25,663
    Pontos de Troféu:
    749
    Na boa, pra mim praticamente todos os jogos de plataforma que sairam nessa geração(pelo menos os 2D) são excepcionais.

    Se for dizer quais jogos faltaram na lista, vai dar outra lista.
    Outros inclusive que fogem dessa imagem de jogo "bonzinho": O muramasa e o Shank por exemplo.
  6. Ero_Seenin Spaaaaaace Geek

    Número de Mensagens:
    15,462
    Pontos de Troféu:
    519
    Donkey Kong achei muito melhor que Mario Galaxy (ambos). Little Big Planet não joguei.

    Braid é fantástico, mas é uma produção bem curta, fica complicado fazer uma comparação com as grandes produções.

    Também não joguei o Ratchet ainda.
  7. gamermaniacow Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    28,091
    Pontos de Troféu:
    732
    Mario Galaxy 2 é acima de tudo.
  8. raelferreira Veterano

    Número de Mensagens:
    7,570
    Pontos de Troféu:
    116
    não tem braid não tem credibilidade
  9. Stud1 Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    28,258
    Pontos de Troféu:
    744
    Nintendo :king
  10. Videtonator Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    15,952
    Pontos de Troféu:
    319
    Faltou Galaxy 1.
  11. renbh Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,079
    Pontos de Troféu:
    334
    Desta lista, só não acho Kameo melhor que SMG.

    Da mesma forma acho que a série Lego é completamente desvalorizada, principalmente pela popularidade que alcançou nesta geração. Também curti Simpsons, apesar de não achar que seja top.
  12. gustaxd Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    11,214
    Pontos de Troféu:
    299
    eu ia citar justamente o Trine
  13. Preses Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,836
    Pontos de Troféu:
    244
    Acho que só um top como esse mesmo pra conseguir agradar a maioria.

    No mais, só jogasso.
  14. OMFGHelp Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    4,647
    Pontos de Troféu:
    169
    Ta ae um gênero que ta em falta nesta geração....
  15. Joseph Korso Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    14,307
    Pontos de Troféu:
    309
    Lista boa, mas faltou Trine sem dúvida.

    No mais, U R Mr GAY. [coolface]
  16. llqs Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    12,670
    Pontos de Troféu:
    344
    Sou o único que acha que Braid não pode ser considerado um jogo de plataforma?
    É a mesma coisa que chamar Portal de FPS.

    Nunca gostei de Ratchet, tá mais pra jogo de ação do que plataforma.
  17. Inu no Taishou Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    31,600
    Pontos de Troféu:
    869
    Trine merecia estar nessa lista com certeza.
  18. firulero Ei mãe, 500 pontos!

    Número de Mensagens:
    28,805
    Pontos de Troféu:
    667
    LBP como criador de estágios é sensacional. Mas como plataforma é simplesmente ridículo.

    Colocaria Trine no lugar dele.
  19. osfelas Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    12,711
    Pontos de Troféu:
    459
    Adorei o primeiro R&C merece estar na lista
  20. Rafaelapnt Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    13,037
    Pontos de Troféu:
    359
    Boa lista, exceto a ausência de Trine.. eu tiraria o New Super Mario Bros para coloca-lo..
  21. Rafaelapnt Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    13,037
    Pontos de Troféu:
    359
    O segundo é muito bom também.. e acima de tudo um final genial e mer4eciado para a franquia..

    Mas o primeiro é uma obra prima em tudo.. história, gráficos, humor, gameplay, criatividade..

    Dos melhores games que já joguei..
  22. ReInan Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,200
    Pontos de Troféu:
    439
    Gostaria de ter um wii pra jogar essas belezuras da nintendo [kbaba]
  23. JEANQUEST Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    5,763
    Pontos de Troféu:
    299
    sei la, joguei ratchet e clank e achei meeeeeeeeeeeeh...

    ou to mto velho para plataformas ou sei la...nao curti mesmo, mas esta lista ta TOP.
    e Nintendo matando a pau.
  24. Kobayashi Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    14,005
    Pontos de Troféu:
    499
    De um óculos você precisa.

    Curto muito Lego Star Wars. Um dos mais agradáveis da gen passada.

    Quanto a lista faltou Super Paper Mario e os Sonics, claro.
  25. raelferreira Veterano

    Número de Mensagens:
    7,570
    Pontos de Troféu:
    116
    nuss...agora q vi... lol...
  26. rogermaximal Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    16,798
    Pontos de Troféu:
    499
    Mas tem Braid sim...
  27. Vilaça Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    2,224
    Pontos de Troféu:
    224
    Faltou:
    Mario Galaxy
    Mega Man 9 (Esses poderiam estar na lista)

    Sonic Color
    Epic Mickey
  28. j0kk3r Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,321
    Pontos de Troféu:
    384
    Estão aí motivos para eu dar um jeito de pegar o Wii, LOGO
  29. rapha1985 Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    11,133
    Pontos de Troféu:
    419
    :-D
    Para mim Braid é um Puzzle misturado com plataforma.

    No mais acho que é uma boa lista.
  30. guiracer Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    6,008
    Pontos de Troféu:
    279
    Uma pena meu gênero preferido ser tão deixado de lado para os FPS, uma pena mesmo.
  31. Vilaça Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    2,224
    Pontos de Troféu:
    224
    Somos dois.
  32. FabioShinobi Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    10,207
    Pontos de Troféu:
    479
    Que porra de lista é essa que não cita Trine :grr
  33. Kobayashi Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    14,005
    Pontos de Troféu:
    499
    Também é um dos meus gêneros preferidos, mas ele ainda goza de prestígio e popularidade. A quantidade pode até ter diminuído em relação às gerações anteriores, mas a qualidade continua muito boa e em certos casos até melhor.
  34. Tai Kamiya Supra-sumo

    Número de Mensagens:
    2,758
    Pontos de Troféu:
    164
    [COLOR="Navy"]É uma pena, mesmo... Bons jogos de plataforma, a maioria no Wii, mas estou com saudades daquela variedade imensa de jogos plataforma que tinha antigamente.

    Agora... Cadê o Sonic 4?[/COLOR]
  35. king_hyperdyo Bam-bam-bam

    Número de Mensagens:
    10,944
    Pontos de Troféu:
    354
    [COLOR="Blue"]Trine e Braid deveriam estar na lista mesmo.

    Lista muito boa, pena não ter os que citei. Mas sem dúvida que foi a geração do FPS.
    [/COLOR]

Compartilhe essa página