[PSP][Tutorial] Recuperar save corrompido depois da atualização GEN 5.50D-3!

Discussão em 'Playstation' iniciada por Pajoneis, 25 Dezembro 2009.

1. Pajoneis Ser evoluído

Número de Mensagens:
    183
    Pontos de Troféu:
    49
    Boa Noite!

Hoje resolvi migrar da boa e velha CFW 5.00 M33-6 para a CFW 5.50 GEN-D3-Final.

A atualização ocorreu bem, mas meus saves (Jeanne Darc e Puzzle Quest) ficaram com status de "corrompido".

Eu tinha duas opções: Voltar para a CFW 5.00 M33-6 ou tentar descobrir o porque da CFW 5.50 GEN-D3-Final não reconhecer meus saves.

Encontrei essa dica, mas a partir do passo 7 ela fica muito confusa, então tentei esse aqui que foi a fonte original da primeira dica, não ajudou muito, mas foi útil para entender a mensagem de erro que o programa SED estava emitindo.

Segue os passos que eu fiz para corrigir meu save do Jeanne Darc e Puzzle Quest:

Baixe os programa:
    25455_FreeCheat1.0.12.18.zip
    SaveDataE-D_cn.rar

Passo 1:
    Extraia o FreeCheat na raiz do seu cartão.

Passo 2:
    Extraia o SED na pasta /PSP/GAME/ do seu cartão.

Passo 3:
    Siga as instruções de instalação no "readme" do Freecheat.

Passo 4:
    Faça um backup dos seus saves "corrompidos" no seu PC.

Passo 4.1:
    Cria uma pasta em algum lugar temporário chamada "NomeDoJogo_Corrompido" e mova o save que vc quer recuperar do seu cartão (X:\PSP\SAVEDATA) dentro dela.

Passo 5:
    Rode o jogo e crie um novo save, mas antes de salvar no cartão clique no botão com um simbolo musical (aquele ao lado esquerdo do SELECT) para abrir o FreeCheat, vá em Mem Manager -> SAVEDATE Manager -> Operate Mode -> Dump. Após marcar a opção "Dump" pressione X para voltar até sair do FreeCheat e pode fazer o salve, feito isso, será gerado um "dump" do arquivo save na pasta do Freecheat.

Nota: Esse save novo vai servir para extrair o arquivo .key conforme passo acima e também como base para o save corrompido, conforme será explicado no passo X.

Passo 6:
    Pode sair do jogo, ligue o PSP no PC e vá ate a pasta /FreeCheat/SAVEDATA/ você verá dois arquivos, no meu caso:

ULUS-10225.key e ULUS-10225_0.sav (Puzzle Quest)

Passo 7:
    Você só vai precisar do arquivo .key, renomeie o arquivo ULUS-10225.key para ULUS10225.bin removendo o "-" e renomeando o .key para .bin

Passo 8:
    Copie o aquivo ULUS10225.bin para a pasta /PSP/GAME/SED/gamekey em seu cartão.

Passo 9:
    Cria uma pasta chamada "NomeDoJogo_SaveOK" no seu PC e mova o save criado pelo passo 5 para dentro dela.
    Como você moveu o save antigo no passo 4.1, no passo 5 foi criado um novo todo zerado.

Passo 10:
    Volte (uma cópia) o save que está na pasta "NomeDoJogo_Corrompido" para o seu cartão.

Passo 11:
    Rode o SED e ele irá carregar a lista de saves. Aperte Triangulo sobre o save corrompido que você acabou de copiar para o cartão e aperte bola sobre a primeira opção:

Escolha Yes para descriptografar o save para um arquivo .bin na raiz do seu cartão.
    Se tiver dado certo deve apresentar a seguinte imagem:

Aperte X para voltar a tela inicial do SED e depois pode sair do SED pelo Home ou apertando X e bola.

No meu caso foi criado o arquivo: ULUS10225Pajoneis.bin

Passo 12:
    Apague o save corrompido do cartão e volte (uma cópia, por segurança) o save da pasta "NomeDoJogo_SaveOK" para o cartão.

Passo 13:
    Rode o SED novamente e ele irá carregar a lista de saves. Aperte Triangulo sobre o save que você acabou de voltar (da pasta "NomeDoJogo_SaveOK") para o cartão e aperte bola sobre a segunda opção:

Escolha Yes para criptografar o aquivo .bin que está na raiz do cartão () para o novo sabe zerado, é nessa hora que o save antigo é colocado no save novo mantendo a compatibilidade com a nova CFW.
    Se tiver dado certo deve apresentar a seguinte imagem:

Aperte X para voltar a tela inicial do SED e depois pode sair do SED pelo Home ou apertando X e bola.

Passo 14:
    Rode o jogo e teste se o "novo" save está com o conteúdo do save "corrompido".

Isso deve ser feito para cada save que você quiser "migrar" para a nova CFW.

É trabalhoso, é chato, mas quem quiser manter a versão atual da CFW e não perder o save atual de algum jogo é só tentar a dica acima.

Inicialmente o procedimento acima foi usado para a migração da 3.40 OE para 5.00 M33-6 CFW.

Ou seja, esse procedimento deve funcionar para qualquer upgrade de FW que tenha corrompido os saves.
  2. Pajoneis Ser evoluído

Número de Mensagens:
    183
    Pontos de Troféu:
    49
    Resumo da ópera:

Primeiro você move o save corrompido para uma pasta no PC, depois cria um noco save para extrair o arquivo .key via dump pelo FreeCheat para depois renomear o .key para .bin e adiciona-lo a pasta /PSP/GAME/SED/gamekey.

Depois que extraiu o .key e renomeou para .bin sem o "-" e jogou para pasta gamekey do SED, você move o save ok para uma pasta ("NomeDoJogo_SaveOK") e volta o save corrompido para o catão para utilizar o SED e descriptografar o aquivo .sav para um .bin na raiz do seu cartão.

Depois disso você pode apagar o save corrompido do cartão e voltar o save ok, para ir novamente no SED, mas agora é para adicionar o .bin que está na raiz do cartão ao save OK, voltando todo o save corrompido para dentro do save ok.

Caso apareça a seguinte mensagem no passo 13:

Pode ser porque o arquivo .bin que está na raiz do cartão, não tenha o mesmo nome que a pasta do save:

Nesse caso, você deve renomear o arquivo para o mesmo nome da pasta:

E efetuar o Passo 13 novamente.
  3. Drakon[invul] Larva

Número de Mensagens:
    10
    Pontos de Troféu:
    1
    cara, no passo 11 aparece uma mensagem com o 1 caractere diferente...
    estou tentando recuperar o SAVE do JUSTICE LEAGUE

algum help???

EDITADO!!!

o SAVE nao tinha sido renomeado ainda, mas quando eu abri ele o jogo estava onde eu tinha deixado...problema resolvido!!!
  4. Link_1998 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,566
    Pontos de Troféu:
    324
    Tem mais uma coisa que não sei se acontece com todo mundo, depois de atualizar, o PSP não reconhece mais nenhum jogo novo que coloco no MS ! Q diabos tá acontecendo ?
  5. robocrazy Supra-sumo

Número de Mensagens:
    926
    Pontos de Troféu:
    174
  6. robocrazy Supra-sumo

Número de Mensagens:
    926
    Pontos de Troféu:
    174
    Pode deixar, problema resolvido tbm

Compartilhe essa página