Qual o melhor lugar do Brasil para morar? (Veja as condições)

Discussão em 'Vale Tudo' iniciada por soukaigi, 16 Outubro 2012.

1. soukaigi Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,104
    Pontos de Troféu:
    444
    Tenho pensado muito e até planejado ultimamente a minha tentativa de ir morar definitivamente no Canadá. Mas acontece que por tudo que li e por conversas com conhecidos que moraram lá por um tempo, além dos canais do YT de brasileiros que lá vivem, cheguei a conclusão que um imigrante sempre será um imigrante.

Se já não é fácil ralar no país natal para conquistar um patamar estável e confortável de vida, quanto mais em outro país.
    Tendo isso em mente e conversando um pouco com meu primo sobre o assunto, pensei: por que não ficar por aqui mesmo e tentar melhorar essa bagaça?
    Temos muitas coisas boas por aqui, muitas mesmo e as coisas negativas, mesmo as mais negativas (que na minha opinião é a violência), pode ser um pouco contornada tomando certos cuidados.

Bom, a minha pergunta aos nobres colegas é a seguinte: Qual será o melhor lugar (estado ou cidade) para morar no Brasil? Eu sei que há diversos dados estatísticos que ajudam mas prefiro experiÊncias.

Vamos imaginar as seguintes fases da vida:

Jovem em idade universitária.
    Adulto em fase de acúmulo de capital e estabilidade.
    Aposentadoria.

Qual cidade melhor se encaixa nessas fases.
    Valeu.
  2. Corredor X Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    1,510
    Pontos de Troféu:
    234
    Para ganhar dinheiro fique um tempo morando em SP (cidade), mas nao gaste com besteira e saia quando conseguir o montante que quer e vá morar em um lugar mais tranquilo.
  3. TURBOOTH Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,367
    Pontos de Troféu:
    429
    Favela, lá vc não pagará água, luz e nem outras contas, e poderá "recramar" para o "govenu" que vc é um pobre coitado literalmente e quer casa própria.
    E antes que algum user mimimi venha falar: aaaaa vc deveria morar na favela ou vc nunca foi em uma favela, já fui e ainda vou pois faço parte de um projeto social que não diz respeito a ninguém aqui e diria que tem muita gente boa nas favelas mas quando o assunto é mimimi eu sou coitado 99% do pessoal que mora na favela paga de coitadinho mesmo não sendo.
    E pergunte para eles se eles sairiam de lá? Não, a maioria não quer sair, a maioria quer casa ou apartamento da CDHU para alugar e "vender" sendo que não podem vender mas todo mundo sabe que é isso que acontece.
    Mas voltando ao assunto do tópico, se vc quer fazer sua vida aqui no Brasil recomendo interior de SP e não SP capital, se quer ser funcionário de alguma grande empresa existem várias na capital mas muuuuuuuuuitas estão migrando para o interior.
    Boa sorte ai rapaz.
  4. Alberon3 Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    35,727
    Pontos de Troféu:
    924
    Melhor quer dizer menor custo de vida?
    Acho que o custo de vida aqui do nordeste, deve ser bem menor se comparado sul e sudeste.

Enviado de meu GT-S5830B usando o Tapatalk 2
  5. Nickotine Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,423
    Pontos de Troféu:
    219
    Vivo em SC. Minha cidade tem um custo relativamente baixo de moradia, e o clima é bastante agradável. Inclusive, moro perto do litoral, e tenho uma faculdade (particular) muito bem conceituada instalada na região.

Em SC as federais ficam em Floripa e Joinville, até onde eu sei. Joinville não sei, mas Floripa tá com um custo de vida elevadíssimo. Apesar de que é fácil um dos lugares mais gostosos de se morar no estado.
  6. Coffinator Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    32,758
    Pontos de Troféu:
    1,029
    A pergunta que não quer calar é: Vale a pena comprometer qualidade de vida pra ganhar dinheiro?
    The Joker., fred_mamute e Pingu77 aprovam isto.
  7. k1llm4ster Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    25,560
    Pontos de Troféu:
    514
    Belo Horizonte.
    mas por favor, fique longe daqui a cidade já está cheia de mais.
  8. tobias_sammet Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,575
    Pontos de Troféu:
    459
  9. firulero Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    29,600
    Pontos de Troféu:
    667
    O custo de vida nas cidades do nordeste são geralmente bem menores que nas cidades do sul/sudeste.

Eu não trocaria Hellcife por nenhuma outra capital do sul/sudeste. :klolz

Sent from my Xperia S
  10. soukaigi Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,104
    Pontos de Troféu:
    444
    Não tem como ter qualidade de vida sem um patamar médio de renda. Custa ter saúde, mais opções de lazer e educação.
    Se não comprometer a saúde e a dignidade, acho que vale o esforço... E nada impede da pessoa ir aproveitando durante o processo.

SC e PR são bem falados quando se trata de qualidade de vida.
  11. toad02 Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    21,776
    Pontos de Troféu:
    559
    Interior de SP
    Outro Eu Mesmo aprova isto.
  12. GameT Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,390
    Pontos de Troféu:
    349
    interior de SP, como Ribeirão Preto, Araraquara, Franca vc vai se sentir confortável já que não vai sofrer com trânsito, não vai pagar caro com casa e seguro

cidade-exemplo é Curitiba, sem dúvidas, é grande mas muito bem organizada, pra mim outra dessas é Natal
  13. Moonglaive Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,895
    Pontos de Troféu:
    244
    Se quer qualidade vida recomendo interior. Cidades com menos de 400mil habitantes, varias delas tem estrutura excelentes e pouca violencia (maioria derivado da capital próxima). De preferencia a 1-3 horas da capital assim se realmente precisar de algo que nao tenha na cidade é so gastar 1 manha ou tarde com isso.

Agora procure uma cidade que precisa do que vc quer se especializar. Administração e ir pro interior por exemplo não combina.

Se quer dinheiro as capitais são o melhor lugar. Mas é ir, ralar e dar o fora.
    Pingu77 aprova isto.
  14. Silent Len Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,831
    Pontos de Troféu:
    204
    Outros lugares bons no interior de São Paulo são a região de Campinas, Vale do Paraíba (só toma cuidado com São José dos Campos, sondei o preço do aluguel por lá um dia desses e tá uma putaria) e outras como Bauru, Marília e Sorocaba.
  15. toad02 Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    21,776
    Pontos de Troféu:
    559
  16. Lumina Lux Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,903
    Pontos de Troféu:
    194
    Uberlândia - MG.

Muitas indústrias, bons serviços, bom salário. "Perto" de São Paulo, de Goiânia e de Brasília. Excelente universidade federal.

Custo de vida ainda baixo.

Fiz faculdade lá e só não moro porque sou servidor público federal, Brasília é minha âncora.
    fred_mamute aprova isto.
  17. Alone in the Dark Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,572
    Pontos de Troféu:
    349
    Tentando escrever sem citar nomes de locais específicos...

Jovem em idade universitária

Dica muito óbvia, mas o melhor é morar numa cidade que possua universidades. Em geral, capitais de estado ou cidades grandes ou médias.

Adulto em fase de acúmulo de capital e estabilidade

Cidades em que ofereçam condições de trabalho, um bom emprego e, de preferência, com qualidade de vida (tentando minimizar problemas como custo de vida, trânsito, violência urbana, ...).

Aposentadoria

Se você conseguiu se aposentar e não precisar mais trabalhar, a dica é ir para um local que você sempre imaginou morar. Dependendo do gosto de cada um, é comum imaginar um sítio, uma casa na praia, morar numa cidade grande com várias opções de lazer, ...
  18. manolOo Veterano

Número de Mensagens:
    946
    Pontos de Troféu:
    124
    o que seria uma boa pra morar ...dependendo da pessoa...se a pessoa gosta de agitaçao essas coisas ai tem q ser em cidade grande mesmo...mas qual eu nao sei...pra mim sp é uma merda ...transito..barulho assalto...entre outras coisas é foda...mas tem seus pontos positivos tem bastante lugar legal pra ir se divertir comer,zona...enfim...
    se eu pudesse eu moraria no meio do mato....mas com energia é claro kkkkkkk
    outro dia vi numa reportagem uma senhorinha morando com seu marido no meio do mato, ela tinha sua propria plantaçao tinha um riozinho bem em frente a janela deles , tinha 'visitas' de animais silvestres por la...q eu nao me lembro quais eram...mas eu fiquei com tanta vontade de morar num lugar assim...imagina os sons de lá..da natureza ,dos passaros....sem contar q o lugar era grande ...lógico a casa nao era luxuosa nem coisa do tipo....mas vc morar num lugar aconchegante com seu parceiro/a deve ser maravilhoso...
    :kfeliz
  19. Gato Descabelado Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,448
    Pontos de Troféu:
    449
    Florianópolis tem a melhor qualidade de vida em minha opinião, tem praias, cidade, "montanha", agito e tranquilidade tudo na mesma ilha.
    Não é um lugar pra fazer dinheiro, mas um ótimo lugar pra viver. Pretendo me mudar pra lá em 7 anos.
  20. Stud1 Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    28,736
    Pontos de Troféu:
    744
    Vejo que você não conhece Florianópolis nos feriados. É um inferno aquela porra.

Cara, quer ganhar dinheiro? Nordeste. Mais especificamente Fortaleza ou Recife.

Qualidade de vida? Alguma cidade não muito grande, com 500-600 mil habitantes e de preferência no interior paulista. Por exemplo. Bauru.

Qualidade de vida numa capital? Provavelmente Curitiba, Campo Grande e Florianópolis.
    Pingu77 aprova isto.
  21. JeanJacquesRosseau Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    15,396
    Pontos de Troféu:
    454
    Acredito que em termos de qualidade de vida, certamente será Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
  22. Gato Descabelado Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,448
    Pontos de Troféu:
    449
    Como eu disse; tem agito e tranquilidade, mesmo em alta temporada e feriados. A ilha é enorme, e esse é o bacana de floripa, sempre há opção.
  23. PhylteR Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    18,435
    Pontos de Troféu:
    569
    Universidade federal em SC tem em Florianópolis, Curitibanos, Joinville, Araranguá e Chapecó.

E também recomendo esse estado. Morei em Blumenau até ano passado, e a cidade é ótima. Pouca violência e boa qualidade de vida. Agora moro em Florianópolis, e a cidade dispensa comentários. Está com seus problemas intrínsecos a toda capital (trânsito, violência, etc.), mas ainda é muito boa de se viver. E não acho que seja uma cidade necessariamente cara. O que é muito caro aqui são os imóveis e aluguéis. Mas de resto, acho normal.
  24. Outro Eu Mesmo Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,489
    Pontos de Troféu:
    264
    Creio que existam poucas pessoas tão gabaritadas pra falar sobre o assunto quanto eu.

Sou paulistano, já morei em cidades diferentes do interiorrrr de São Paulo, já morei no centro-oeste e nordeste. Conheço estados do norte e o Paraná. Devo conhecer algo entre 10 a 15 estados, além do Distrito Federal e confie em mim, o interior de São Paulo é a melhor região do país. Inclusive os dados de idh do IBGE dizem isso.

Desse interior eu destaco Sorocaba. É de muito longe a melhor cidade que já conheci. A cidade é uma mistura de cidade grande com interior. Tem de tudo que você precisa, é calma, tem excelente qualidade de vida, fica próxima a sítios, praia e em dias sem trânsito, com 1 hora você está na capital.
    Pingu77 aprova isto.
  25. mi_loco Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,211
    Pontos de Troféu:
    474
    Das cidades que conheço razoavelmente bem, recomendo, em ordem decrescente (equação de qualidade de vida x lazer x custo médio para sobrevivência digna de um piá mimado x o resto que está na minha cabeça):

1 - Curitiba -
    2 - Porto Alegre -
    3 - Joinville -
    4 - Blumenau -
    5 - Florianópolis -
    6 - Sorocaba -
    7 - Campinas -
    8 - Maringá -
    9 - Rio de Janeiro
    10 - São Paulo
    xala_may aprova isto.
  26. Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    29,518
    Pontos de Troféu:
    699
    Só depende do dinheiro que vem, ele também vai trazer qualidade de vida.
  27. Gato Descabelado Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,448
    Pontos de Troféu:
    449
    Estava olhando imóveis e terrenos em Florianópolis esse final de semana e achei casas com vista pro mar por 300K. Sem falar de terrenos de 300m2 por 40k e de 2000m2 por 100k (ambos com vista p/ mar). Claro que tem muitos outros exemplos mais caros, mas acho que o custo de moradia por ai é bem inferior do que a média de capitais e grandes cidades. No link que o toad postou ai encima dá pra ter uma boa noção.
  28. eduborges Habitué da casa

Número de Mensagens:
    329
    Pontos de Troféu:
    64
    Eu moro em Blumenau é uma cidade ótima, mas só tem alguns problemas como povo com cabeça fechada (e afeta muito), enchente e variação climática que é muito quente no verão e muito frio no inverno (apesar do último não ter sido tanto)
  29. Silent Len Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,831
    Pontos de Troféu:
    204
    Nessas cidades do norte catarinense e vale do Itajaí é fácil achar emprego na indústria? Não pára de aparecer oferta nesses lugares quando abro o Linkedin.
  30. maha Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    40,298
    Pontos de Troféu:
    1,034
    Santa Catarina sem nem pensar duas vezes.
    Próximo.
  31. Minotauro!=Centauro Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,787
    Pontos de Troféu:
    379
    Acho que morar no interior é sempre uma boa, por causa do sossego.

Mas depende muito dos objetivos de cada um.

Por exemplo, o autor do tópico disse sobre um "adulto em fase de acúmulo de capital". No interior, isso é bem mais complicado, e as vezes nem é preciso (por não ter muito onde gastar, salvo viagens, talvez).
  32. PhylteR Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    18,435
    Pontos de Troféu:
    569
    Esse site ali de "custo de vida" não é parâmetro... Os valores de alugúeis mesmo, estão totalmente fora do padrão. Meu chefe botou o dele de 3 quartos pra alugar, que fica em região cara (mas não tão cara comparada a outras), por 2.500 reais.

E casa de frente pro mar por 300 mil? Visse pela internet ou onde isso? Já procurei incansavelmente apartamentos por aqui, e um de 2 quartos numa região que seja pelo menos a 20 minutos do centro (dentro da ilha) e não seja num pombal com apês de 30 anos sem varanda, não sai por menos de 250 mil reais. Na verdade, os apartamentos novos de 1 quarto atualmente estão saindo por 250 mil.
  33. bizinha Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,908
    Pontos de Troféu:
    359
    Tb ja cai nessa questao que vc esta: ja pensei em morar fora, mas meu é começar do zero, se sujeitar a muitas coisas que vc, uma lingua diferente costumes diferentes, e sempre vc sera visto como um latino....
    Aqui é ruim, de fato é. Mas deve ser melhor que la fora... kkk
  34. Maxtremus Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    20,957
    Pontos de Troféu:
    569
    Eu me agrado do interior de São Paulo.

Agora, morar no exterior é tenso, mesmo você com boa formação só consegue arranjar subemprego...
  35. Anônimo Kun Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,369
    Pontos de Troféu:
    384
    Interior de SP, quando tiver velho, algum sítio no Sul.

Compartilhe essa página