Sai de Baixo volta com 4 novos episódios no Viva

Discussão em 'Cinema & TV' iniciada por Coffinator, 3 Junho 2013.

1. Coffinator Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    31,593
    Pontos de Troféu:
    1,029
    Miguel Falabella classificou como "transgressão" o programa "Sai de baixo", ao falar sobre os antigos episódios do humorístico e a produção de quatro novos capítulos da série em 2013. "Havia uma transgressão que não ultrapassava os limites do bom gosto", disse o ator em entrevista coletiva nesta segunda-feira (3), em São Paulo.

O evento divulgou os quatro novos episódios do “Sai de baixo”, exibido originalmente pela TV Globo entre 1996 e 2002. Os capítulos inéditos do humorístico vão passar no canal Viva, a partir de 11 de junho. Participaram do evento, além de Falabella (que interpretou Caco), Luis Gustavo (Vavá), Aracy Balabanian (Cassandra) e Marcia Cabrita (Neide Aparecida). Marisa Orthx (Magda) chegou atrasada à entrevista.

Durante a entrevista, Falabella falou sobre a relação entre seu personagem, o arrogante Caco Antibes, e a classe C. "Coitado do Caco (risos). Ele deve estar apavorado. Imagina o Caco nos aeroportos. Na verdade, o Caco ficou 11 anos na Dinamarca, e a Magda ficou perdida em Cumbica, que nem aquele personagem do Tom Hanks [no filme 'O terminal']".

Em seguida, ele resumiu a sensação de voltar a gravar o programa. "Na verdade, [Sai de baixo] é um playground, são colegas jogando uma pelada. Não é time profissional com a camisa da seleção."

Miguel Falabella também lamentou a ausência de antigos companheiros nesta retomada do programa: "O Caco era um burguês asqueroso, continua sendo um louco alucinado, mas acho que a proposta nunca foi essa, sempre foi divertir, brincar. Por acaso, tinha atores talentosos no palco. Acho uma pena que o Tom [Cavalcante] não possa estar aqui, e que a Claudia [Jimenez] não tenha querido estar aqui conosco, porque acho que seria bom estarmos todos".

Quem assina o roteiro da nova leva de “Sai de baixo” é Artur Xexéo – o roteiro final é do próprio Miguel Falabella. As gravações acontecem no Teatro Procópio Ferreira, em SP, mesmo local que servia de cenário à primeira versão do programa.

Reunião
    De acordo com a sinopse oficial, a nova história se inicia "quando os moradores do Largo do Arouche, que não se reúnem há 11 anos, recebem um convite anônimo para um jantar no apartamento onde viveram". Curiosos, Caco, Magda, Vavá e Cassandra aceitam ir ao local, segundo antecipa o texto.

"A anfitriã misteriosa é a ex-empregada doméstica Neide Aparecida (Márcia Cabrita). Ela deu a volta por cima e está muito rica - comprou o antigo apartamento, que Vavá perdeu por não pagar o condomínio, e chamou os ex-patrões para ostentar: agora ela tem até um mordomo francês." Falidos, os personagens acabam aceitando morar de favor no antigo endereço.

A nota também trata especificamente do primeiro dos quatro novos episódios. "Usei a PEC das Domésticas como fio condutor do primeiro episódio, já que Neide Aparecida enriqueceu depois de processar uma ex-patroa e receber sei FGTS atrasado", descreve o roteirista, Artur Xexéo. " E também brinco com o preço do tomate. Cassandra entra no apartamento do Arouxe e diz: 'Isso é uma casa de rica, tem até tomate!'."

O material de divulgação reproduz ainda declarações da diretora-geral do Viva, Leticia Muhana. "O seriado ajudou a popularizar o Viva entre os assinantes e o mercado publicitário. É uma produção marcante, que está na memória afetiva dos brasileiros", observou ela. "Em razão desse sucesso, em janeiro de 2012, tivemos a ideia de produzir um único episódio inédito. A iniciativa foi tão bem aceita pela TV Globo e pelo elenco que decidimos ampliar o projeto e produzir quatro programas novos. Estamos comemorando os três anos do Viva com um grande presente para os assinantes."

O "Sai de baixo" é um dos cinco programas de maior audiência do Viva desde a estreia do canal, em maio de 2010.

Trama original
    O site Memória Globo informa que a ideia do humorístico foi apresentada pelo ator Luis Gustavo ao diretor Daniel Filho. A proposta era fazer “um programa de televisão gravado ao vivo em um teatro, com plateia”, segundo o texto. “A atração deveria incorporar todos os imprevistos e improvisos que podem ocorrer na encenação de uma peça, assim como aconteciam em programas de quando a TV era feita ao vivo. A estrutura seria a de um sitcom, estrelado pelos integrantes de uma família de classe média paulista, sua empregada doméstica e o porteiro do prédio.”

Na trama, Caco Antibes (Falabella) é um sujeito meio falido e golpista, que se porta como fosse herdeiro de uma linhagem nobre. Sua esposa é Magda (Marisa Orth), mulher desligada e conhecida pela falta de inteligência e por cometer equívocos involuntariamente cômicos ao citar ditados populares. O bordão “Cala a boca, Magda!”, dito com frequência por Caco, foi popularizado no “Sai de baixo”.

Cassandra (Aracy Balabanian) é a mãe de Magda, mulher que um dia teve dinheiro mas agora vive somente de aparências. Vavá (Luis Gustavo) é o ingênuo proprietário do apartamento onde se passam as ações. O imóvel fica num edifício do Largo do Arouche, bairro que existe realmente e fica na região central de São Paulo.

Do elenco original também faziam parte Tom Cavalcante, como o porteiro Ribamar, e Cláudia Jimenez como a empregada Edileuza. Ao longo das temporadas, o elenco também contou com Ilana Kaplan, como Lucinete, e Cláudia Rodrigues como Sirene. O ator Lucas Hornos fez Caquinho, filho de Caco e Magda.

G1
    ++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Baixarei em Extreme Fucking Ultra HD 8K só para relembrar os bons momentos.
    hattori e Bizon curtiram isto.
  2. Darren Hayes Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    17,727
    Pontos de Troféu:
    484
    saudosos tempos em que minha familia reunida ficava esperando Sai de Baixo começar.

verei fortemente.
  3. Splasha Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,903
    Pontos de Troféu:
    454
    verdade, e a tristeza quando terminava porque tinha que ir dormir :klol
    borogodo, wtsds, moskandre e 3 outros curtiram isto.
  4. Novalgina Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    16,304
    Pontos de Troféu:
    484
    Bons tempos, ótimo programa.
  5. The_Big_Boss Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    11,997
    Pontos de Troféu:
    449
    Minhas lembranças é de que era um bom programa.
    Mas preciso rever pra ter certeza pois quando vi ainda era moleque.
  6. Guicicca90 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,114
    Pontos de Troféu:
    414
    na época eu gostava pra caramba, com família reunida e tudo mais.
    preciso ver se o programa resistiu ao tempo e é bom até hoje
    pelo menos as piadas do caco são boas até hoje
  7. moura08 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,667
    Pontos de Troféu:
    344
    Da hora isso!

Baita programa legal!, mas também tem que ver que isso foi naquela época né?

Não só o seriado, mas também você estava em uma época diferente, hoje pode ser uma merda =/
    rpacciulli aprova isto.
  8. Johnzim Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,271
    Pontos de Troféu:
    219
    Será que com essa onda de não poder fazer piada não vai ficar muito sem graça não?
    O Caco era engraçado demais, mas não sei se hoje os white knight tolerariam as piadas dele.
  9. Coffinator Mil pontos, LOL!

Número de Mensagens:
    31,593
    Pontos de Troféu:
    1,029
    A gravação tinha iniciado fazia apenas dois minutos quando aconteceu o primeiro erro. Do alto-falante, veio a voz do diretor, Dennis Carvalho: "Começou esquecendo já na primeira cena... Essa é Aracy Balabanian!". Após aplausos do público no Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo, a intérprete de Cassandra recomeça, dando sequência ao primeiro dos quatro episódios inéditos de "Sai de baixo", que volta ao ar após 11 anos de seu fim.

O equívoco da atriz estava de acordo com o que o elenco antecipava na entrevista coletiva da véspera: o compromisso com o texto não era próprio do humorístico originalmente exibido pela TV Globo entre 1996 e 2002 e que, a partir de junho, volta em novos capítulos no canal Viva. O G1 acompanhou na noite desta terça-feira (4) a segunda das duas sessões de gravação desta reestreia do programa.
    saiba mais
    Antes do princípio, o mesmo Dennis Carvalho afirmava que "todo o elenco, um por um, quando chegou aqui chorou". E deu um aviso: "É uma gravação, tem erros, voltam falas, eles esquecem, para variar... O Miguel [Falabella] está com a cabeça fundida, não está mais entre nós. Caçulinha, eu tirei do asilo", alertou, referindo-se, respectivamente, ao ator que faz o alérgico a pobres Caco Antibes e ao músico que conduz a trilha.

Das passagens de "amnésia" dos atores aos bordões e às piadas que soam como comentários políticos ou sociais, o novo "Sai de baixo" reproduz o essencial de sua versão anterior. Agora, alternam-se tiradas aleatórias – caso de "Estou mais apertado que saco que dupla sertaneja", dita por Vavá (Luis Gustavo) – e citações a Marcos Feliciano, ao preço do tomate, à ascensão da classe C, ao PEC das empregadas domésticas, à situação dos aeroportos, aos ex-BBB, à mastectomia de Angelina Jolie e até aos obscuros critérios de correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
    Tony Ramos e Luis Gustavo na gravação do
    'Sai de baixo' (Foto: Divulgação)

De cara, o capítulo inaugural apresenta uma surpresa: abrem-se as cortinas e quem ocupa o palco, sozinho, é Tony Ramos. Ele não estava no elenco fixo e, aqui, faz um mordomo que fala – ou tenta falar – francês. O cenário é o de sempre, um apartamento no Largo do Arouche, região central de São Paulo. Conforme a campainha vai soando, o mordomo recebe os antigos moradores do local. Pela ordem: Cassadra; Vavá (que surge ao som do hino do São Paulo, time de Luis Gustavo, e Tony mostra estar com uma camisa do mesmo time por baixo do traje de serviçal); Magda (Marisa Orthx, que entra de quatro e usa saia curta e decote, como de hábito); e Caco Antibes (ao som do hino do Vasco da Gama).

Por fim, vem Neide Aparecida (Márcia Cabrita). Enfim, uma década e pouco adiante, estão todos reunidos. Com a diferença de que agora Neide, que era empregada, virou dona do imóvel. É ela quem convida os ex-patrões para um jantar, mas eles vão ficando, ficando... Assim se desenrola, basicamente, o enredo do episódio.
    Marisa Orth e Miguel Falabella voltam aos papéis
    de Magda e Caco Antibes (Foto: Divulgação)

Um enredo que, por óbvias razões de saudosismo, desperta aplausos recorrentes ao trazer de volta gracejos já familiares à audiência. Um exemplo. Magda não é propriamente conhecida pela inteligência e jamais acerta um ditado. Por conta disso, "Sai de baixo" popularizou o bordão "Cala a boca, Magda!". Em dado momento do episódio, a personagem fala algo como "árvore ginecológica" – é a senha para Miguel Falabella pedir ajuda ao público do teatro e todos gritarem juntos a reprimenda.

Curiosamente, contudo, é Falabella quem mais vezes demanda a interferência do diretor, ao esquecer suas falas – embora não se possa precisar o quanto disso é voluntário. E Marisa é a única que parece ter o texto todo decorado. Tanto é verdade que, diante de um erro da atriz, o intérprete de seu marido comenta: "Alguma vez na vida Marisa Orth errou!". A autorreferência e o ato de se comunicar com a audiência reforça a vocação de "teatro filmado" que tem o "Sai de baixo".

No conjunto, o que marca a reaparição do programa é o convívio entre um humor inconsequente e repetitivo, como o assédio sexual incessante de Caco sobre Cassandra (sua sogra) e menções à pauta cotidiana. É assim na cena em que Caco insinua sexo a três com Magda e o mordomo, a quem chama de "urso". Ali, ele grita: "Chupa, Feliciano!". São passagens que, de tempos em tempos, revelam uma preocupação e servem de recado: o humor de "Sai de baixo" não é gratuito – ou ao menos não deseja ser percebido como tal.

G1
  10. darth_senna Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,593
    Pontos de Troféu:
    304
    porra, full of win demais!! se alguém descolar o torresmo avisa!! adoro essa série, até tenho baixado aqui o DVD com alguns episódios que peguei uns anos atrás. Caco é foda demais!
  11. _|0|263 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,804
    Pontos de Troféu:
    239
    Pô, gostava muito mas recentemente revi uns episodios e achei bem sem graça =/
    borogodo aprova isto.
  12. algaldia Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,266
    Pontos de Troféu:
    249

Boa apertada de bunda.
  13. Top Gear Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,047
    Pontos de Troféu:
    224
    Alguem viu o retorno do principe dinamarques?
  14. JLDalch Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    22,233
    Pontos de Troféu:
    694
    Puta merda, Sai de Baixo eterno.

Tenho certeza que vai ter gente com mimimi por causa dos "Tenho horror a pobre"
  15. sagaopc Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    10,075
    Pontos de Troféu:
    364

Eu vi! nossa como eu ri do XUPA FELICIANO! KKKKKKKKKKKK
  16. Metal_Killer Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    18,357
    Pontos de Troféu:
    509
    Agora que no Viva já passou os 4 episódios, não? Porra tinham que fazer mais, Sai de Baixo é muito bom, extremamente engraçado. Um dos raros programas que prestam na Globo
  17. Ice_Breaker Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    25,459
    Pontos de Troféu:
    749
    Ontem o pessoal tava assistindo e rindo, e eu pensando: "Que merda, ainda riem disso? Eu gostava na época, mas hoje deve estar um lixo."

De repente bateu o sono e eu vim dormir, liguei a TV pra passar um tempo e resolvi assistir. E não é que eu ri pra caralho dessa merda?
    Os caras tão manjando ainda. Deveriam voltar de vez fazer mais episódios. Aposto que deve ter dado audiencia pra caramba, porque ontem foi só gente postando isso no facebook.

Mas... como coisa boa na TV aberta é quase impossível... provavelmente vai largar de mão mesmo.
  18. Juscelino Germano Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    9,038
    Pontos de Troféu:
    439
    Envelhecer é uma merda. Fique meio triste de ver o Vavá com dificuldades por causa da velhice. Notei quando ele se escorou no adereço do cenário pra subir um degrauzinho lá, e também do esforço ainda sutil pra sentar e levantar. A Araci era bem mais magra. Chuto que deve ter algum problema de tireóide. Mas enfim, adorei esse "Sai de Baixo" ainda que sem o Ribamar.
  19. ZeH LuIs Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    15,942
    Pontos de Troféu:
    519
    mas a ironia é: um cara que de rico só tem a pose falando de pobre. o programa inteiro é pautado nisso.

Compartilhe essa página