Salários em Portugal. Qto para se viver razoavelmente bem?

Discussão em 'Vale Tudo' iniciada por thiago_rariz, 11 Fevereiro 2010.

1. thiago_rariz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,463
    Pontos de Troféu:
    454
    Ola pessoal,

estou curioso aqui.

Qual o salario necessario para se viver como classe media em Portugal? Em euros.

É que assim, tem uma empresa aqui me oferecendo uma vaga em Lisboa.

Mas qto pedir para se viver relativamente bem? Despesas: Aluguel + alimentação+transporte+roupas+lazer +serviços(internet e telefone)

Ah sim, a vaga: programador Objective-C.

Alguem tem ideia?
  2. Big Bo5s Habitué da casa

Número de Mensagens:
    2,719
    Pontos de Troféu:
    76
    vou acompanhar seu tópico, vou me mudar para lá em agosto, pretendo trabalhar com eletricista numa companhia energética em Lisboa.
  3. Lord Atma Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,916
    Pontos de Troféu:
    164
    Renda mensal de pelo menos 1500 euros.
  4. edvokias Ser evoluído

Número de Mensagens:
    618
    Pontos de Troféu:
    26
    Sou curioso, vou acompanhar tb.
  5. igraum Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,614
    Pontos de Troféu:
    349
    Também me interessa. Portugas do fórum, apareçam.
  6. thiago_rariz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,463
    Pontos de Troféu:
    454
    cade o sierra? :D
  7. Jango Fett Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    42,249
    Pontos de Troféu:
    664
    Manda MP pro Siarra. Nisso ele pode ajudar com certeza. :smile
  8. Lord Atma Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,916
    Pontos de Troféu:
    164
    o homem invisível é foda.

da próxima vez escreve no tópico. ACEITO SOMENTE OPINIOES DE PORTUGUESES.
  9. thiago_rariz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,463
    Pontos de Troféu:
    454
    obrigado pela ajuda, mas tb aceito opinião de brasileiros

1500 euros é um pouco menos do q ganho aqui..não dá....
  10. .Toco. Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    19,779
    Pontos de Troféu:
    519
    acho que só mandando uma MP pra ele ver o tópico, nunca vi ele por aqui direito
  11. Lord Atma Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,916
    Pontos de Troféu:
    164
    1500 pra vc viver la como classe média. Não vai sobrar dinheiro pra vc juntar.

E depende muito a o que vc tem como referência sobre classe média.

E trabalhei lá e ganhava em média de 800 a 1000 euros. E máximo que eu consegui foi juntar grana e ir embora para Londres.

Lá sim é o lugar do dinheiro.
  12. thiago_rariz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,463
    Pontos de Troféu:
    454
    entendi...legal...

mas é q, se eu for, durante os primeiros 6 meses, vou ter de sustentar 2 casas (lá e aqui). então 1500 não dá....to pensando em 3500 ou 4000..mas tb não sei se é exagero...

valeu pela ajuda
  13. Lord Atma Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,916
    Pontos de Troféu:
    164
    Cara, fiz amizade com uma portuguesa e ela era tipo servidor estudal e recebia um bom salário que era na faixa de 2500 euros. Creio eu que de 3500 a 4000 vc terá que arrumar um bom emprego.

Agora só o portuga pra te ajudar mesmo.
  14. Big Bo5s Habitué da casa

Número de Mensagens:
    2,719
    Pontos de Troféu:
    76
    Que exagero, meu padrasto é português aposentado, tem um beneficio de Euro:1900, paga prestação de Ap. em lisboa, prestação de um carro (New Focus sedan), e vive muito bem com minha mãe lá, indo para praia, viajando para França e Espanha sempre para visitar parentes, TV LCD 50 polegada etc... e ainda junta dinheiro para vir ao Brasil pelo menos uma vez por ano.
  15. Space-Ghost Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,589
    Pontos de Troféu:
    294
    Na boa, eu moraria em Portugal amarradão.
  16. The_Merovigian Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    28,243
    Pontos de Troféu:
    609
    Siarra só aparece por aqui se enviarem MP pra ele. Ele é um sernativo do Consoles.

Já o Gajo666 vez ou outra dá as caras por aqui. Mas, para uma resposta mais rápida, sugiro que mande uma MP pra ele também.
  17. Lord Atma Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,916
    Pontos de Troféu:
    164
    Nao se esqueça das facilidades que existem lá para financiar carro e apartamento. E além do mais, um carro lá é bem mais barato que no BR.

E viajens dentro da Europa é MUITO barato.

Londres para França pelo eurotunel por 1 libra, sim 1 LIBRA.

E sobre juntar dinheiro eu nao falei sobre visitar o Brasil. E sim investir aqui.

Entao pro que o Thiago postou eu continuo imaginando 1500 euros.

E por favor, dizer que uma pessoa tem apartamento, carro, e TV LCD de 50" nao quer dizer NADA.
  18. k1llm4ster Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    25,301
    Pontos de Troféu:
    514
    Cara.
    o custo de vida lá não e alto, o problema maior é alimentação é lazer mesmo.

creio que uns 3k da para viver bem lá e ajudar aqui facilmente.
  19. Big Bo5s Habitué da casa

Número de Mensagens:
    2,719
    Pontos de Troféu:
    76
    é justamente o que eu falei, com 1900 euro meu padrasto vive muito bem, com 1500 tbm da para ter um boa vida lá.
  20. fernandy Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,891
    Pontos de Troféu:
    364
    moro na europa ha mais de 3 anos...salario hoje em 2000 euros...hoje estou em paris...pelo que eu sei o salario em portugal è bem abaixo da media europeia...mas o custo de vida acompanha o pouco ganho... pelo menos o que eu vivo aqui...se for para ganhar menos de 1500 è mais pelo prazer mesmo de morar em outro pais e conhecer outra cultura...agora se for para morar por prazer em outro pais...eu certamente nao escolheria portugal... mas ae è opiniao propria...
  21. Lord Atma Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,916
    Pontos de Troféu:
    164
    o Lance é ele ter que sustentar 2 casas, aí é tenso.

Acho que com 2500 daria.

Isso que vc disse é a maior verdade.

Não viveria em Portugal mesmo. Existem várias outras opções muito melhores que PTG.

No entanto, a vaga de emprego pra ele é lá e PTG é a porta de entrada para Europa.
  22. thiago_rariz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,463
    Pontos de Troféu:
    454
    é, o lance de sustentar 2 casas é complicado.

Pq eu não posso trazer minha esposa assim, de primeira. Primeiro tenho q ter confiança de que as coisas no trampo estão relativamente estaveis e que o empregador tb está confortável comigo.
  23. Lord Atma Supra-sumo

Número de Mensagens:
    2,916
    Pontos de Troféu:
    164
    Rapaz, vc é casado?? Vale memso a pena abandonaro emprego aqui??
    Pense nisso.

E se eu fosse vc, só sairia daqui com Visto de trabalho no passaporte. Isso ta dá o direito de 5 anos de permanência podendo ser renovado.
  24. nuggets Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,052
    Pontos de Troféu:
    294
    Acompanhando porque me interessei
  25. ty_hot Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    24,610
    Pontos de Troféu:
    554
    Mandei msg pro portuga no msn, logo menos ele deve aparecer por aqui.
  26. siarraweb Presidente dos Sonystas

Número de Mensagens:
    36,398
    Pontos de Troféu:
    809
    cheguei :p

mandaram-me uma mensagem para vir aqui

--------------

como já disseram, em portugal o salário minimo é baixo (acho que quase 500 euros) , e etc, mas... tudo acompanha essa baixeza né.

antes de eu tirar o curso de arquitectura e começar a ganhar o meu dinheiro, a minha mãe que trabalhava na secretaria de uma escola, ganhava 900 euros por mês e isso servia para contas, férias, pagar-me a faculdade e etc.. (entretanto já lhe paguei o dinheiro todo da faculdade, dos 5 anos de curso :p ) o meu pai não conta porque faleceu quando eu fiz 18 anos (é, bela prenda..)

quem vier para cá.. sozinho e não tiver responsabilidades com filhos, mulher e etc... se tiver um salário de 1000 euros safa-se bem..

agora SE tiver encargos extra, 1000 euros já é dificil... claro que um programador, penso que ganha á volta de uns 2500, inicialmente... depois á medida que vai ganhando ''tempo de casa'' vai recebendo aumentos, comissões, e pode chegar bem mais alto que isso..

se alguém tiver um salário de 3000, 4000 euros, pode viver praticamente como um rei aqui, podendo facilmente sustentar 2 casas.. não estamos a falar de mansões claro...

em relação ao .uk, tenho um amigo meu que foi para lá ganhar 3000 como ... empregado de mesa! claro que o alojamento ficava-lhe logo com uns 1000 euros por mês, mais o custo de vida restante.. ui ui..

há sitios onde se ganha muito, mas tb se gasta muito..

assim sendo, quase que é preferivel ir para sitios como o .uk, italia, frança, etc..

se bem, que não há melhor que trabalhar em luxemburgo (aqui principalmente), suécia, suiça, ai sim, é onde existe a maior diferença entre o ganhar muito e gastar pouco.

claro que o português ajuda muito, ao estar aqui né, enorme comunidade de brasucalhada por cá, sentir-se-iam logo em casa numa boa, tem sempre essa vantagem..

falando daqui especificamente em relação a outras despesas....

aluguer de algum sitio para ir vivendo, depende muito do local escolhido, tanto poderemos ter casas de merda por 400, 500 euros, mas são em locais muito importantes (cascais, lisboa, etc) como podemos pagar 200, 300 euros por casas enormes, mas um pouco mais distantes dos centros + importantes.

neste ultimo caso, seria o ideal para quem quiser poupar e viver melhor, mas teria o inconveniente de perder algum tempo em viagens.. mas nada demais.. tipo .. 1 hora .. 1 hora e meia em viagem até ao local de trabalho.

alimentação é onde penso que vocês irão sofrer mais, pois pelo que me contam do brasil, vcs ai estão habituados a comida muito barata, aqui é barata, mas penso que não tão barata quanto a vossa comida, nem tão boa. há tudo claro, mas ouvi dizer que a vossa carne ai é AAA..

transporte não é dificil, existem passes para comboios, metros, autocarros, tanta coisa, e depois existe um passe combinado, que dá para tudo e para qq lugar, que é cerca de 50 euros, carote, mas dá para tudo.

roupas, bem, isso depende do gosto de cada um, mas há roupas mt baratas, e outras mt caras, não é dificil de encontrar boas orupas, baratas simplesmente porque temos muitas amarcas de roupa que sao mesmo portuguesas, então fica barato.

lazer, bem, eu sei lá o que cada um gosta de fazer de lazer né.. dependendo da quantidade de bebedeira quem sabe o que se vai gastar :D

o telefone é gratuito, não tem mensalidade nenhuma, tal como as chamadas para telefones fixos (para telemoveis, ou celulares, ja se paga) a televisão é cerca de 10 ou 15 euros por mês, com direito a mais de uma centena de canais... no entanto existem alguns canais brasucas, que são canais premium e tem de se pagar uma mensalidade extra, espertos :D eles sabem que ha mt brasuca que quer ver a tv lá da terra, então fode-os um pouquinho, enfim.. :p

a internet é algo a rondar os 10.. 15 euros por uma ligação de 8 ..10 mbits, algo assim, sem limites de trafego claro.

depois tem a desvantagem de estar a viver no mesmo país que eu.. um destes dias pode dar de caras comigo e isso marca sempre a vida de uma pessoa negativamente, já que eu sou tão belo que a auto-estima da pessoa vai logo á vida..

depois há o dinheiro para psiquiatra e etc...

se puder ajudar em algo mais.. avisem :p
  27. nuggets Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,052
    Pontos de Troféu:
    294
    :king:king~
    Vlw Siarra,creio que vc sanou muitas duvidas:rox
    Gostei de como funcionam as coisas por ai.

Vlw ty_hot:rox
  28. thiago_rariz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,463
    Pontos de Troféu:
    454
    valeu ty_hot
  29. thiago_rariz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,463
    Pontos de Troféu:
    454
    opa..valeu siarra, esclareceu mesmo o q eu precisava saber..

posso abusar: e os impostos? paga-se mtos?

Os serviços publicos funcionam bem?

obrigado pela imensa ajuda camarada.

ps: não consegui fazer funcionar o multi-quote
  30. Jango Fett Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    42,249
    Pontos de Troféu:
    664
    Pô, quanto que ganha um Engenheiro em Portugal?

Acho que quando eu formar vou enviar meu currículo para algumas empresas daí. :D

2500 euros por mês e se vive como rei? Gostei muito disso. :smile
  31. ty_hot Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    24,610
    Pontos de Troféu:
    554
    Eu já tô pensando em ir pra lá já pra fazer intercâmbio na facul. Um professor me disse que a Universidade de Minho lá em Portugal tá com umas pesquisas muito boas na área de Eng Civil ligada à Eng Ambiental, que é uma área que eu gosto bastante.

E a UM é conhecida por receber intercambistas, então imagino que deva ser mto rox estudar lá. Além do que não é muito conhecida, então não deve ser difícil conseguir uma vaguinha lá! (Porque pra ir pra Polytechnique - FRA tem que ter média 8.5 PELO MENOS, e isso é impossível de um humano conseguir)
  32. Vorpal Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,792
    Pontos de Troféu:
    269
    moro aqui já faz 4 anos, 2000 euros não dá para nada, mas é o mínimo que vc tem que pedir. Muito cuidado, a empresa tem que ser mesmo de confiança, já vi muita gente chegar aqui e trabalhar a "recibos verdes" se for esta proposta que te fizeram, "recibos verdes",não aceite, pq não vale a pena. Um abraço
  33. Anjo Dark Veterano

Número de Mensagens:
    1,355
    Pontos de Troféu:
    117
    O que é recibos verdes?
  34. Jango Fett Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    42,249
    Pontos de Troféu:
    664
    Minha média não deve ser 5. :lol :(

Intercâmbio pela faculdade minha chance é zero. Só trabalhando mesmo ou fazendo pós.
  35. soukaigi Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,625
    Pontos de Troféu:
    444
    Poxa vida... 15 euros por 8Mb de velocidade... telefone gratuito?! Quero ir pra Portugal também!

Compartilhe essa página