[Subindo ladeira] Estratégia para economizar combustível

Discussão em 'Carros, motos e automobilismo' iniciada por Moonwalker_BR, 19 Janeiro 2013.

1. Moonwalker_BR Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,750
    Pontos de Troféu:
    174
    Ao ter que subir um longo trecho em ladeira , serra etc, Qual dessas estratégias é mais econômica?

1) Manter marcha alta (quinta) e ficar numa rotação < 3000, mesmo tendo que pisar fundo no acelerador; ou
    2) Reduzir marcha (para quarta ou até terceira), aumentando rotação até 4000 ou mais, pisando menos no acelerador

E qual força menos o motor? a mesma que consome menos?

Manjadores, dissertem com moderação
  2. f0rg0tten Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,591
    Pontos de Troféu:
    244
    Eu tenderia para terceira opção, ficando entre 3000 a 4000 giros, sem pisar muito. Também depende do carro, no march consigo ficar de boa, em 5ª entre 2500 a 3000 giros subindo ladeira (claro, dependendo da inclinação eu posso passar um pouco dos 3000 giros)
  3. Harpius Veterano

Número de Mensagens:
    1,753
    Pontos de Troféu:
    124
    Para subir de quinta só um carro com um bom motor.
    Para os mortais como eu, reduzo para a quarta ou terceira, dependendo da ladeira.
  4. Novalgina Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    16,531
    Pontos de Troféu:
    484
    Sei de nada, meu carro não tem conta-giros. :kcry
  5. Mc Lovin Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,981
    Pontos de Troféu:
    334
    Quê? Como assim??? Que carro é? Eu na cidade procuro sempre manter em 2000 e 3000 rpm, tenho feito boas médias de consumo.
  6. Novalgina Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    16,531
    Pontos de Troféu:
    484
    Ford Ka 1.0

Não tem nem o medidor de temperatura, quiçá teria conta-giros.
  7. Mc Lovin Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    2,981
    Pontos de Troféu:
    334
    Vê pelo lado bom, pelo menos tem o indicador do tanque de gasolina...
    Stud1 aprova isto.
  8. Novalgina Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    16,531
    Pontos de Troféu:
    484
    Po, mas eles pensaram na segurança, sempre que vou tentar fazer alguma ultrapassagem Eu vejo o velocimetro e olho do lado, tem o nome do carro, mudo de idéia e continuo no meu canto. :coolface
    firulero, AllGulf e f0rg0tten aprovam isto.
  9. f0rg0tten Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    4,591
    Pontos de Troféu:
    244
    Mas até que o ka 1.0 é bem esperto, não é um milagre mas também não fica como um fox ou palio 1.0 ...
  10. Hitokiri-Ken Ei mãe, 500 pontos!

Número de Mensagens:
    28,946
    Pontos de Troféu:
    699
    Quem pensa na segurança é a fiat... nunca esqueceria de colocar o cinto!

11. FarinhaLoss Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,325
    Pontos de Troféu:
    219
    achei q era alguma técnica milagrosa nova...

cara, giro alto sempre vai gastar mais, mas giro muito baixo fode o motor...
    vai depender do carro e da ladeira...
    golzim 1.8 velho de guerra tbm ñ tem contagiros, vai do barulho e do sentimento mesmo, mas difícil eu tirar ele da quinta na estrada, só se tiver redutor de velocidade (vulgo radar) ou lombada (vulgo quebramolas). Eu até dou uma zuada q ele é "semi-automatico", botou a quinta e esquece que tem cambio.
  12. overoad Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    6,321
    Pontos de Troféu:
    359
    Apenas piso o necessário no acelerador. O câmbio decide qual marcha colocar nesse caso conforme a necessidade.

Enviado de meu GT-I9100 usando o Tapatalk 2
  13. Novalgina Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    16,531
    Pontos de Troféu:
    484
    Tamus bem, pelo menos o fundo do meu é branco, no Palio (primeiros modelos) só na versão esportiva 1.6 16V
  14. Moonwalker_BR Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,750
    Pontos de Troféu:
    174
    entao se vc insistir numa quinta marcha em rotação mais baixa, pisando fundo, mesmo sentindo que o carro precisa de mais potencia, vc economiza combustivel mas isso força mais o motor. é isso?
  15. billdouglas Habitué da casa

Número de Mensagens:
    470
    Pontos de Troféu:
    89
    Usar uma marcha muito alta numa velocidade muita baixa num aclive muito acentuado pisando fundo no acelerador arregaça com o motor. As bronzinas de biela e bronzinas de mancais do virabrequim, da parte baixa do motor são muito afetadas. Com o passar de (muito) tempo com esse comportamento o motor começará a rajar. O ideal é manter o giro próximo do torque máximo do motor, ou um pouco acima (dependendo do motor, varia entre 3000 a 4500 rpm)

Um exemplo prático: imagine vc numa bicicleta numa marcha alta (aquela que serve pra maior velocidade final, onde os pedais giram pouco). Tente pegar uma bela subida e verá o tanto que voce forçará suas pernas pra girar o pedal. Esse esforço pode ser comparado ao esforço do motor do teu carro, que será muito maior nestas condições.
  16. _Makoto_ Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    8,416
    Pontos de Troféu:
    284
    nem sei......meu fiesta 1.0 só sobe de segunda

sad but true
  17. FarinhaLoss Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    3,325
    Pontos de Troféu:
    219
    issae moonwalker, e a analogia do billdouglas foi perfeita...
  18. trevz Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,075
    Pontos de Troféu:
    409
    Simplificando, quanto mais fundo vc pisa, mais vc gasta
  19. Moonwalker_BR Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,750
    Pontos de Troféu:
    174
    não é bem assim.. em marcha mais baixa vc pisa menos mas vai pra rotações mais altas, gastando mais

(mas pelo q eu entendi, é melhor para o motor)
  20. EduardoSilvestre Supra-sumo

Número de Mensagens:
    1,499
    Pontos de Troféu:
    153
    A maneira mais econômica de se subir é mantendo entre a potência máxima - torque máximo do motor.
    Jogar uma marcha alta e ficar com giro baixo vai forçar muito o motor como já disseram acima, e se manter marcha baixa e giro alto vai urrar o motor. Então tente manter um equilíbrio, numa faixa de giros onde o carro fica mais solto e esperto.
    Moonwalker_BR aprova isto.

Compartilhe essa página