Wii - duvida - rodando jogos a partir do pendrive (WBFS? FAT?)

Discussão em 'Nintendo' iniciada por el sombrero, 12 Março 2010.

1. el sombrero Novato

Número de Mensagens:
    35
    Pontos de Troféu:
    6
    Oi Galera,

Seguinte, eu to com um pendrive 8gb e queria rodar a partir dele uns backups de jogos wii.
    Tentei colocar no pen Mario kart (4.3gb), mas o pen não aceitou (disse q não tinha espaço, mas achei estranho pq o pen estava vazio e eu sei q ele não é menor q 7.4gb pq ja coloquei 7gb de arquivos nele em outras situações).
    Pesquisei um pouquinho e descobri que o problema é que o pen esta em formatação FAT 32 e essa formatação não aceita arquivos únicos maiores q 4gb. Descobri que da para mudar a formatação para FAT, e então o pen passará a aceitar.
    Mas agora fiquei sabendo tb que o Neogamma (esta na r7, mas queria colocar o r8 rc3... alguém tem a wad?) talvez só consiga ler arquivos em pendrives no formato WBFS; acho que em algum lugar li que ele conseguiria ler arquivos em pendrives em formato FAT, desde que o arquivo do jogo fosse convertido pelo programa wbfs manager (então posso colocar a iso direto no pendrive formatado em FAT?).
    Alguém pode me ajudar com isso?
    O que eu faço, posso só formatar o pendrive em FAT e passar os jogos para lá ou tenho que faze alguma outra coisa? Preferia não ter que formatar o pendrive em WBFS pq tenho medo q os computadores em windows não consigam ler o pendrive e eu gostaria de usar ele para outras coisas além de jogos.
  2. Lifoi Novato

Número de Mensagens:
    153
    Pontos de Troféu:
    16
    Se vc quer usar para outras coisas vai ter que parciona-lo (para isso é necessário um espaço maior) ou vc vai ter que baixar o USB Loader pq pelo Neogamma R7 não funfa.

Primeiro formata seu pendrive em FAT(sempre), e coloca só jogos nele. Se assim não funcionar (pelo R7) vc ou está baixando em uma péssima fonte, ou gravou o jogo errado ou com gravador ruim.
  3. el sombrero Novato

Número de Mensagens:
    35
    Pontos de Troféu:
    6
    oi Lifoi

Não to conseguindo formatar meu pendrive em FAT... só em FAT 32, achei um tuto falando q eu devia procurar uma pasta chamada "desempenho e blabla" no painel de controle... mas no meu win xp sp2 ela não esta lá. Você sabe como eu posso fazer a conversão?
    Quanto à fonte do arquivo, sei q ela é confiável e deveria funfar ok.

ps: boa sorte com o lance da NAND... to acompanhando aqui e to curioso.
  4. Lifoi Novato

Número de Mensagens:
    153
    Pontos de Troféu:
    16
    Haha, brigado, é bom saber que há pessoas torcendo por mim e pelo meu Wii :D
    Espero que aquele tópico ajude muita gente! E fique certo de uma coisa: vc não está mais curioso que eu :-D
    Agora vamos ao que realmente interessa: de windows eu não entendo muito bem, minha recomendação é ir em algum pc que tenha essa função de formatar em FAT(a maioria tem).
    Com certesa será mais fácil do que tentar resolver isso no seu pc.
    Vou pesquisar qq coisa eu te aviso!
  5. macfly2500 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,174
    Pontos de Troféu:
    409
    Galera o tamanho máximo de uma partição em FAT é 2GB. Por este motivo que o Windows nem existe esta opção ao formatar.

FAT32 aceita partições maiores mas tem limite de 4GB no tamanho do arquivo.

Para arquivos maiores que 4GB no Windows somente o formato NTFS. Não tem como fujir disso.
  6. fuchssohn Habitué da casa

Número de Mensagens:
    1,214
    Pontos de Troféu:
    94
    Ele formata em FAT com partições maiores que 2GB, mas é FAT32 e não FAT16.
  7. Arlindo Orlando Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,471
    Pontos de Troféu:
    294
    Eu acho que é mais complicado pra um iniciante rodar por FAT, mas tudo bem. Primeiramente, que seja FAT32 a formatação do HD. Em seguida, pegue um gerenciador como o Wii Backup Manager, procurando mandar o jogo em formato comprimido, pra evitar gastar espaço à toa. Caso o arquivo tenha mais de 4Gb, o que FAT não suporta, o programa vai dividir o arquivo em duas partes, de um modo que o loader reconheça.

A compatibilidade de FAT não é perfeita, recomendo ter a cIOS249 rev19, com a versão mais recente do Cfg Loader, assim roda por FAT com maior precisão.
  8. newtonguedes Habitué da casa

Número de Mensagens:
    2,622
    Pontos de Troféu:
    66
    ainda acho q por enquanto nada substitui o wbfs com perfeição ainda estou usando o wbfs e não prtendo mudar tão cedo.
  9. fuchssohn Habitué da casa

Número de Mensagens:
    1,214
    Pontos de Troféu:
    94
    Cara, eu nem rodaria em FAT. Até não ser completamente implementado (sem muitos bugs) eu iria de WBFS, que (quase) todo mundo usa sem grandes problemas. Eu recomendaria guardar um din-din e comprar um hd, até de 120GB tá de ótimo tamanho.
  10. Arlindo Orlando Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    5,471
    Pontos de Troféu:
    294
    Faço destas minhas palavras, também. Wbfs é muito estável e prático, pra trocar por algo há tanto tempo em fase de testes, sem encontrar solução definitiva. Já mostra que não é algo mole de se fazer.
  11. macfly2500 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,174
    Pontos de Troféu:
    409
    Galera, aproveitando o assunto sobre os formatos, para quem usa o USB Loader com FAT32, como fica o tamanho das isos? São "scrubbadas" de alguma forma como ocorre com o WBFS?
  12. fuchssohn Habitué da casa

Número de Mensagens:
    1,214
    Pontos de Troféu:
    94
  13. macfly2500 Bam-bam-bam

Número de Mensagens:
    7,174
    Pontos de Troféu:
    409
    Valeu fuchssohn, achei a explicação lá.

Então na verdade mesmo usado FAT32 os jogos são "scrubbados" pois também são convertidos para wbfs. E caso passem de 4Gb são quebrados em partes.

Segue para quem tinha a mesma dúvida:

Q: Isn't FAT limited to 4GB file size but a game iso is larger than 4GB?
    A: Yes, that's why the .wbfs files are scrubbed to save space and if it is still larger than 4GB it is split to 4GB chunks. Split files are named gameid.wbfs, gameid.wbf1, gameid.wbf2,... similar to how the a .rar archive can be split to multiple files (.rar, .r01, .r02,...)

Q: What about the file size, games on WBFS partition are scrubbed / compressed, will it take more space on a FAT/NTFS partition?

A: No, it will take the same space because the files are not in .iso format but instead .wbfs format, which uses the same scrubbing / compression method as on a WBFS partition, actually the file format is the same as the format of the WBFS partition. And to be even more accurate, the .wbfs files will take even less space, because the wbfs block size will be smaller too. (The size depends also on the selection which partitions are copied - all or only game)

Compartilhe essa página