|
[miniTUTORIAL] Dual boot Win Vista + XP em HDs diferentes |
 |
03/06/2008, 14:52
|
|
|
Ser evoluído
luckess is
Data Ingresso: Jun 2002
|
[miniTUTORIAL] Dual boot Win Vista + XP em HDs diferentes
Tenho um PC velho com HD de 40GB e Windows XP instalado. Estou montando uma nova máquina, e vou instalar o Vista nela. Eu queria depois instalar nessa nova máquina o HD antigo, tendo assim dois SOs em dois HD diferentes, selecionando qual quero iniciar no boot. Será que funciona? Alguma dica?
EDIT: esse tutorial resolve o problema, mas ainda não consigo achar o Boot.ini
EDIT2: VISTA - Windows Vista não trabalha mais com boot.ini, você vai ter que usar o bcdedit.exe no prompt de comando pra modificar opções de boot.
EDIT3: XP - iniciar > executar, e escreve: c:\boot.ini
EDIT4: :)
só complementando, o seu boot.ini não deve ter aparecido no windows explorer/meu computador pq ele é um arquivo de sistema. Pra fazer ele aparecer mesmo, tem que ir em Meu Computador > Ferramentas > Opções de Pasta > Modos de Exibição (aba)
Aí, desticke a opção: "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional(recomendado)".
Aí ele aparece na raiz do C:\, junto com alguns outros arquivos de sistema.
Última edição por luckess : 06/06/2008 às 03:01.
|
|
|
|
 |
03/06/2008, 14:54
|
|
|
Bam-bam-bam
Sgt. Kowalski is
Data Ingresso: Mar 2006
|
Hmmm, mas ai vc teria que ficar trocando qual o primeiro HD a ser iniciado no setup da máqiuna TODA vez.
|
|
03/06/2008, 15:12
|
|
|
Ser evoluído
Sly Cooper is
Data Ingresso: Jan 2008
|
é só instalar o windows que ele faz um dual boot pra vc. Outra forma é vc selecionar o boot pela bios do HD. Vc manda bootar primeiro em uma, faz a instalação e algumas bios pouco antes do boot permite que vc selecione qual HD irá bootar. Não é toda bios que faz isso.
|
|
|
|
03/06/2008, 15:16
|
|
|
Ser evoluído
Cloudst69 is
Data Ingresso: Oct 2007
|
Tem um programa gratuito que faz isso se não me engano. E tem tbm o Partition Magic que faz isso, além de mtas outras funções.
Aqui em casa eu tava com um HD de 20gb com XP, aí comprei um de 250 SATA 2 pra poder me livrar do de 20. Só que fiz a burrada de instalar o windows nele com o hd de 20 ainda ligado à maquina. O de 250 ficou como D: e não bootava de jeito nenhum. Aí formatei de novo, tirei o hd de 20, e instalei de novo o xp.
|
|
|
 |
|
 |
03/06/2008, 15:21
|
|
|
Monstro do pântano
claudiomba is
Data Ingresso: Oct 2005
|
Citar:
Postado Originalmente por luckess
Tenho um PC velho com HD de 40GB e Windows XP instalado. Estou montando uma nova máquina, e vou instalar o Vista nela. Eu queria depois instalar nessa nova máquina o HD antigo, tendo assim dois SOs em dois HD diferentes, selecionando qual quero iniciar no boot. Será que funciona? Alguma dica?
|
Geralmente e apertando F-8 ou F-5 mas, varia muito de placa mãe pra placa mãe. Eu tenho dois hds com vista business 64 em um e xp no outro. Entro na bios e escolho o hd. Se a sua placa mãe não der opção de escolhe o hd e só fazer isso. Quanto ao xp da maquina antiga não se esqueça que vai ter que formatar e reinstalar o windows se tiver arquivos importantes faça o backup antes!
AMD Athlon 64 X2 4800+, ASUS M2N-E SLI, 6GB DDR2 800mhz Kingston, 1x HD 320 GB, 2x HD 80 GB, XFX 8800 GT 512MB Alpha Dog Edition, Fonte CoolerMaster Extreme Power 500WR, Monitor Samsung SyncMaster 732N Plus
|
|
|
|
 |
03/06/2008, 17:10
|
|
|
Ser evoluído
luckess is
|
|
|
|
|
04/06/2008, 04:23
|
|
|
Ser evoluído
luckess is
|
Tenho uma dúvida aí, não consegui encontrar o Boot.ini no meu sistema, só achei o backup dele, o boot.ini.backup. Como acho o bendito?
|
|
|
|
04/06/2008, 09:12
|
|
|
Ser evoluído
Wattstone is
Data Ingresso: Mar 2007
|
Citar:
Postado Originalmente por luckess
Tenho uma dúvida aí, não consegui encontrar o Boot.ini no meu sistema, só achei o backup dele, o boot.ini.backup. Como acho o bendito?
|
Ele fica no C:\ como arquivo oculto. Só ir naquelas opções de pasta e mandar mostrar os arquivos ocultos.
Só cuidado, a ultima vez que tentei modificar o boot.ini acabei ferrando meu XP. Sorte que consegui entrar no vista e desfazer o estrago. 
|
|
|
|
04/06/2008, 10:11
|
|
|
Supra-sumo
Bowser is
Data Ingresso: Mar 2002
|
Windows Vista não trabalha mais com boot.ini, você vai ter que usar o bcdedit.exe no prompt de comando pra modificar opções de boot.
|
05/06/2008, 03:29
|
|
|
Ser evoluído
luckess is
|
Citar:
Postado Originalmente por Wattstone
Ele fica no C:\ como arquivo oculto. Só ir naquelas opções de pasta e mandar mostrar os arquivos ocultos.
Só cuidado, a ultima vez que tentei modificar o boot.ini acabei ferrando meu XP. Sorte que consegui entrar no vista e desfazer o estrago. 
|
Estranho, não acho mesmo habilitando exposição de arquivos ocultos, nem no c:\, nem no c:\windows
Citar:
Postado Originalmente por Bowser
Windows Vista não trabalha mais com boot.ini, você vai ter que usar o bcdedit.exe no prompt de comando pra modificar opções de boot.
|
Valeu a dica, vou procurar assim que instalar o vista 
|
|
|
|
06/06/2008, 01:19
|
|
|
Ser evoluído
luckess is
|
Olha só: não consigo editar o boot.ini:
Como fazer?
|
|
|
|
06/06/2008, 02:26
|
|
|
Supra-sumo
Bowser is
Data Ingresso: Mar 2002
|
luckess,
iniciar > executar, e escreve:
c:\boot.ini
vai abrir o bloco de notas com o boot.ini pra vc editar a vontade
|
06/06/2008, 02:30
|
|
|
Ser evoluído
luckess is
|
Citar:
Postado Originalmente por Bowser
luckess,
iniciar > executar, e escreve:
c:\boot.ini
vai abrir o bloco de notas com o boot.ini pra vc editar a vontade
|
Bróder, valeu mesmo!  
Última edição por luckess : 06/06/2008 às 02:43.
|
|
|
|
06/06/2008, 02:52
|
|
|
Ser evoluído
Cloudst69 is
Data Ingresso: Oct 2007
|
Luckess, só complementando, o seu boot.ini não deve ter aparecido no windows explorer/meu computador pq ele é um arquivo de sistema. Pra fazer ele aparecer mesmo, tem que ir em Meu Computador > Ferramentas > Opções de Pasta > Modos de Exibição (aba)
Aí, desticke a opção: "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional(recomendado)".
|
|
|
06/06/2008, 03:01
|
|
|
Ser evoluído
luckess is
|
Citar:
Postado Originalmente por Cloudst69
Luckess, só complementando, o seu boot.ini não deve ter aparecido no windows explorer/meu computador pq ele é um arquivo de sistema. Pra fazer ele aparecer mesmo, tem que ir em Meu Computador > Ferramentas > Opções de Pasta > Modos de Exibição (aba)
|
Outra grande dica, valeu! 
|
|
|
|
| Ferramentas de Tópicos |
|
|
| Modos de Exibição |
Modo Linear
|