Voltar   Forum Outer Space - O único com Emotikongs > Jogos > PC, Hardware & Gadgets - Discussão geral

Resposta

Ferramentas de Tópicos Modos de Exibição

[miniTUTORIAL] Dual boot Win Vista + XP em HDs diferentes
Velho 03/06/2008, 14:52   #1
luckess
Ser evoluído

luckess is Offline
Data Ingresso: Jun 2002
Mandar mensagem por ICQ a luckess Mandar mensagem por MSN a luckess Mandar mensagem por Skype™ a luckess
Padrão [miniTUTORIAL] Dual boot Win Vista + XP em HDs diferentes

Tenho um PC velho com HD de 40GB e Windows XP instalado. Estou montando uma nova máquina, e vou instalar o Vista nela. Eu queria depois instalar nessa nova máquina o HD antigo, tendo assim dois SOs em dois HD diferentes, selecionando qual quero iniciar no boot. Será que funciona? Alguma dica?

EDIT: esse tutorial resolve o problema, mas ainda não consigo achar o Boot.ini

EDIT2: VISTA - Windows Vista não trabalha mais com boot.ini, você vai ter que usar o bcdedit.exe no prompt de comando pra modificar opções de boot.

EDIT3: XP - iniciar > executar, e escreve: c:\boot.ini

EDIT4: :)

só complementando, o seu boot.ini não deve ter aparecido no windows explorer/meu computador pq ele é um arquivo de sistema. Pra fazer ele aparecer mesmo, tem que ir em Meu Computador > Ferramentas > Opções de Pasta > Modos de Exibição (aba)
Aí, desticke a opção: "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional(recomendado)".
Aí ele aparece na raiz do C:\, junto com alguns outros arquivos de sistema.

Última edição por luckess : 06/06/2008 às 03:01.
  Responder Com Citação

Velho 03/06/2008, 14:54   #2
Sgt. Kowalski
Bam-bam-bam

Sgt. Kowalski is Offline
Data Ingresso: Mar 2006
Padrão

Hmmm, mas ai vc teria que ficar trocando qual o primeiro HD a ser iniciado no setup da máqiuna TODA vez.

Responder Com Citação

Velho 03/06/2008, 15:12   #3
Sly Cooper
Ser evoluído

Sly Cooper is Offline
Data Ingresso: Jan 2008
Padrão

é só instalar o windows que ele faz um dual boot pra vc. Outra forma é vc selecionar o boot pela bios do HD. Vc manda bootar primeiro em uma, faz a instalação e algumas bios pouco antes do boot permite que vc selecione qual HD irá bootar. Não é toda bios que faz isso.
  Responder Com Citação

Velho 03/06/2008, 15:16   #4
Cloudst69
Ser evoluído

Cloudst69 is Offline
Data Ingresso: Oct 2007
Padrão

Tem um programa gratuito que faz isso se não me engano. E tem tbm o Partition Magic que faz isso, além de mtas outras funções.
Aqui em casa eu tava com um HD de 20gb com XP, aí comprei um de 250 SATA 2 pra poder me livrar do de 20. Só que fiz a burrada de instalar o windows nele com o hd de 20 ainda ligado à maquina. O de 250 ficou como D: e não bootava de jeito nenhum. Aí formatei de novo, tirei o hd de 20, e instalei de novo o xp.

Velho 03/06/2008, 15:21   #5
claudiomba
Monstro do pântano

claudiomba is Offline
Data Ingresso: Oct 2005
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por luckess Ver Post
Tenho um PC velho com HD de 40GB e Windows XP instalado. Estou montando uma nova máquina, e vou instalar o Vista nela. Eu queria depois instalar nessa nova máquina o HD antigo, tendo assim dois SOs em dois HD diferentes, selecionando qual quero iniciar no boot. Será que funciona? Alguma dica?
Geralmente e apertando F-8 ou F-5 mas, varia muito de placa mãe pra placa mãe. Eu tenho dois hds com vista business 64 em um e xp no outro. Entro na bios e escolho o hd. Se a sua placa mãe não der opção de escolhe o hd e só fazer isso. Quanto ao xp da maquina antiga não se esqueça que vai ter que formatar e reinstalar o windows se tiver arquivos importantes faça o backup antes!
AMD Athlon 64 X2 4800+, ASUS M2N-E SLI, 6GB DDR2 800mhz Kingston, 1x HD 320 GB, 2x HD 80 GB, XFX 8800 GT 512MB Alpha Dog Edition, Fonte CoolerMaster Extreme Power 500WR, Monitor Samsung SyncMaster 732N Plus
  Responder Com Citação

Velho 03/06/2008, 17:10   #6
luckess
Ser evoluído

luckess is Offline
Mandar mensagem por ICQ a luckess Mandar mensagem por MSN a luckess Mandar mensagem por Skype™ a luckess
Padrão

Olha só o excelente tutorial que eu achei:
http://www.boadica.com.br/layoutdica.asp?codigo=166
  Responder Com Citação

Velho 04/06/2008, 04:23   #7
luckess
Ser evoluído

luckess is Offline
Padrão

Tenho uma dúvida aí, não consegui encontrar o Boot.ini no meu sistema, só achei o backup dele, o boot.ini.backup. Como acho o bendito?
  Responder Com Citação

Velho 04/06/2008, 09:12   #8
Wattstone
Ser evoluído

Wattstone is Online
Data Ingresso: Mar 2007
Mandar mensagem por MSN a Wattstone
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por luckess Ver Post
Tenho uma dúvida aí, não consegui encontrar o Boot.ini no meu sistema, só achei o backup dele, o boot.ini.backup. Como acho o bendito?
Ele fica no C:\ como arquivo oculto. Só ir naquelas opções de pasta e mandar mostrar os arquivos ocultos.

Só cuidado, a ultima vez que tentei modificar o boot.ini acabei ferrando meu XP. Sorte que consegui entrar no vista e desfazer o estrago.
  Responder Com Citação

Velho 04/06/2008, 10:11   #9
Bowser
Supra-sumo

Bowser is Offline
Data Ingresso: Mar 2002
Padrão

Windows Vista não trabalha mais com boot.ini, você vai ter que usar o bcdedit.exe no prompt de comando pra modificar opções de boot.

Velho 05/06/2008, 03:29   #10
luckess
Ser evoluído

luckess is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Wattstone Ver Post
Ele fica no C:\ como arquivo oculto. Só ir naquelas opções de pasta e mandar mostrar os arquivos ocultos.

Só cuidado, a ultima vez que tentei modificar o boot.ini acabei ferrando meu XP. Sorte que consegui entrar no vista e desfazer o estrago.
Estranho, não acho mesmo habilitando exposição de arquivos ocultos, nem no c:\, nem no c:\windows

Citar:
Postado Originalmente por Bowser Ver Post
Windows Vista não trabalha mais com boot.ini, você vai ter que usar o bcdedit.exe no prompt de comando pra modificar opções de boot.
Valeu a dica, vou procurar assim que instalar o vista
  Responder Com Citação

Velho 06/06/2008, 01:19   #11
luckess
Ser evoluído

luckess is Offline
Padrão

Olha só: não consigo editar o boot.ini:

Como fazer?
  Responder Com Citação

Velho 06/06/2008, 02:26   #12
Bowser
Supra-sumo

Bowser is Offline
Data Ingresso: Mar 2002
Padrão

luckess,

iniciar > executar, e escreve:

c:\boot.ini

vai abrir o bloco de notas com o boot.ini pra vc editar a vontade

Velho 06/06/2008, 02:30   #13
luckess
Ser evoluído

luckess is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Bowser Ver Post
luckess,

iniciar > executar, e escreve:

c:\boot.ini

vai abrir o bloco de notas com o boot.ini pra vc editar a vontade
Bróder, valeu mesmo!

Última edição por luckess : 06/06/2008 às 02:43.
  Responder Com Citação

Velho 06/06/2008, 02:52   #14
Cloudst69
Ser evoluído

Cloudst69 is Offline
Data Ingresso: Oct 2007
Padrão

Luckess, só complementando, o seu boot.ini não deve ter aparecido no windows explorer/meu computador pq ele é um arquivo de sistema. Pra fazer ele aparecer mesmo, tem que ir em Meu Computador > Ferramentas > Opções de Pasta > Modos de Exibição (aba)
Aí, desticke a opção: "Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional(recomendado)".

Velho 06/06/2008, 03:01   #15
luckess
Ser evoluído

luckess is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Cloudst69 Ver Post
Luckess, só complementando, o seu boot.ini não deve ter aparecido no windows explorer/meu computador pq ele é um arquivo de sistema. Pra fazer ele aparecer mesmo, tem que ir em Meu Computador > Ferramentas > Opções de Pasta > Modos de Exibição (aba)
Outra grande dica, valeu!
  Responder Com Citação
Resposta

Ferramentas de Tópicos
Modos de Exibição

Regras de Postagem