Voltar   Forum Outer Space - O único com Emotikongs > Jogos > PC, Hardware & Gadgets - Discussão geral

Resposta

Ferramentas de Tópicos Modos de Exibição

Você conhece o que compra? [+Notebooks][+Relato][+Solução]
Velho 20/06/2008, 00:36   #1
SoUL_Of_DEviL
Moderador
Supra-sumo

SoUL_Of_DEviL is Offline
Data Ingresso: Jun 2002
Mandar mensagem por ICQ a SoUL_Of_DEviL Mandar mensagem por MSN a SoUL_Of_DEviL Mandar mensagem por Skype™ a SoUL_Of_DEviL
Padrão Você conhece o que compra? [+Notebooks][+Relato][+Solução]

Oi, galera.

Este post tem como o maior objetivo alertar todos aqueles que estão almejando comprar um notebook para jogos ou já tem um e estão com um pequeno problema: superaquecimento.

Com o boom das vendas de notebooks hoje no Brasil é bem de se esperar que muitos daqui do fórum estejam de olho em pelo menos um modelo, seja, para trabalho ou para diversão. O maior problema em lidar com notebooks é que, apesar de não passarem de desktops encolhidos, são bem diferentes em matéria de hardware em relação aos desktops.

Minha história começa em Julho de 2006, quando fui para uma excursão na Europa. O último país que visitei foi a Alemanha e lá, aproveitei para ver o que sempre vejo quando viajo para o exterior: uma loja de eletrônicos. Já nessa época eu tinha uma grande vontade de ter um notebook, porém, os preços ainda continuavam altos e o hardware era muito, mas muito fraco.

Pois bem. Entrei na loja e, depois de namorar uma infinidade de ótimos notebooks por bons preços, acabei escolhendo um modelo da ASUS. O Z92T, que é a versão européia do americano A6T. A configuração é a seguinte:

• AMD Turion 64 X2 1,6ghz
  • 2GB DDR2 533
  • Geforce Go7600 256mb DDR2
Basicamente isto, que é o que conta para o problema. Custou-me cerca de 1200 euros. Uma bagatela pelo que estava encontrando aqui.

Assim que comprei o notebook notei uma coisa: esquentava muito. Mas achei que era normal. Afinal, estava saindo de um desktop Pentium IV mononucleado com 2GB de RAM DDR400 para um notebook binucleado com RAM tipo DDR2. Achava a coisa mais normal do mundo.

Só tinha um pequeno problema: não conseguia jogar quase nada. Não que os jogos não rodassem. Rodavam sim. Instalavam, rodava e ia pro jogo numa boa. O ponto é que, por causa do calor excessivo, todos os jogos apresentavam slowdowns. Não confundam LAG com SLOWDOWN: LAG é o atraso de informação em uma conexão de um ponto A para o ponto B. SLOWDOWN é a queda de frames por segundo em um jogo.

Como seria uma merda tentar ir na garantia (que ia pedir pra eu mandar o notebook para a ASUS para os devidos reparos para eles me recomendarem ventilá-lo melhor), esperei um tempo. Queria adquirir experiência com o assunto e coragem para abrir um notebook, já que nunca tinha aberto um na vida.

Já em 2007, a primeira tentativa de amenizar a temperatura do inferno foi a simples limpeza das grelhas da saída de ar. A temperatura baixou, mas ainda assim estava alta. Foi então que tive a idéia de mandar Artic Silver 5 na CPU, somente. Não tinha idéia de como chegaria na GPU e nem tinha coragem ainda pra isso (quando comprarem um notebook caro e tiverem um problema grave com ele, sentirão o mesmo frio na espinha de querer abrí-lo como senti).

Foi o primeiro contato com um erro: não existia pasta térmica na CPU. Era uma massa sólida em contato com o núcleo da CPU. Essa massa sólida (pra melhorar a expressão: petrificada) nem dissipava calor para o dissipador de cobre de modo correto e, pra piorar, concentrava parte do calor. Pedra térmica trocada pela pasta térmica Artic Silver 5.

Senti uma grande diferença nisso. Os jogos não engasgavam... muito. Continuavam engasgando, mas dessa vez eu conseguia jogá-los por muito mais tempo. Mas ainda uma coisa me intrigava: como chegar na GPU? O que têm de ruim lá?

Tanto CPU como GPU hoje em dia possuem um tal de threshold térmico. Esse nome feio nada mais é que um alarme para o componente. No caso de um notebook, temos três fases desse alarme que dependem diretamente da elevação da temperatura no local:
  • Primeira fase: aumento da RPM do cooler, que consiste no aumento da velocidade do cooler em razão de uma certa temperatura;
  • Segunda fase: diminuição dos clocks; que consiste na queda da freqüência da GPU e das memórias da sua placa de vídeo numa tentativa de baixar a temperatura;
  • Terceira fase: desligamento dos drivers, que acaba por desligar a placa, deixando ela útil somente para o 2D (a interface gráfica do Windows, por exemplo) como uma forma emergencial de baixar a temperatura, antes que ocorram problemas mais sérios.
Comecei a monitorar de forma detalhada a temperatura da GPU. Usei o programa GPU-Z para isso e, para o monitoramento da temperatura da CPU, o Notebook Hardware Control. Comecei a ver que, quando jogava, a temperatura da GPU aqui chegava a mais de 90°C. Mais exatamente em 93°C e 95°C, dependendo do jogo que estava jogando na hora da mensuração.

Olhando ainda mais no fundo, vi que a temperatura de 93°C era a tal temperatura que ativava a segunda fase do threshold térmico. Pra juntar os pontinhos da investigação, eu não conseguia jogar por causa dos slowdowns, causados pela baixa dos clocks da placa que eram ativados por causa da alta temperatura da GPU.

Até Fevereiro de 2008 já tinha visto o ponto do problema. Mas, tentei um paliativo: a compra de um suporte de elevação do notebook. É algo indispensável hoje em dia. Vi que ele ficava mais frio quando ficava mais longe da superfície, que no caso era o plano da minha estante de madeira. A madeira é um péssimo condutor térmico e o calor concentrava no lugar de origem, gerando uma pequena estufa. Quando suspendi o notebook, o tempo para chegar ao alarme térmico aumentou, mas ainda assim continuava com altas temperaturas.

Agora, em Junho, me enfezei: ganhei Gears Of War original da namorada do Dia dos Namorados e queria jogar. Não consegui, pois toda hora aparecia um aviso que o driver da placa tinha sido desabilitado, o que acarretava na saída do jogo instantâneamente após essa mensagem. Cheguei no nível três, bicho! Quando monitorei a temperatura, estava chegando aos 100°C com a placa e, se insistisse no problema, tinha o perigo de começar a ver artefatos após algum tempo.

Criei coragem e abri o bicho. Uma dor no peito e um frio na espinha pra desmontá-lo. Você não acredita que a coisa está séria até ver o teclado do seu notebook de um lado, a placa-mãe de outro e a tela dele jogada em um canto.

Pois bem. Abri. E me deparei com a cena mais filha da puta em questão de hardware que já me deparei em todos esses anos: o dissipador da GPU com a pedra térmica e esta, com um adesivo metálico. Fora a cobertura em volta da GPU, servindo como isolante e contribuindo pra formação de uma estufa.

Vou ser sincero com vocês. A pedra térmica só saiu na base do canivete (já que não tinha um removedor digno em casa e nem álcool 96% deu conta). O trabalho no dissipador não ficou bonito, pois ficou todo arranhado pela ponta do canivete. Mas após essa correção e remoção das devidas merdas, a GPU não passa dos 80°C. Acha pouco? Foram 10ºC a menos para a GPU. É dificílimo conseguir diminuir 10°C de componente tão apertados, exceto quando você se depara com um erro tão grotesco.

A solução foi a remoção da pedra térmica, do adesivo metálico e a colocação de Artic Silver 5 na GPU. Consigo rodar TODOS os jogos numa boa, sem o menor slowdown. Como se estivesse jogando num desktop.

Esse é o alerta. Se forem comprar um notebook para jogos e ainda estiver na garantia, peça para trocarem a pasta térmica que houver nos dissipadores por Artic Silver 5 ou outra pasta térmica de sua confiança. Se não houver garantia, peça para alguém que possui o conhecimento necessário para um serviço bem feito caso você não possua a qualificação ou a experiência e ferramentas necessárias.

Velho 20/06/2008, 01:43   #2
AtDeathDoor
Cara, cadê minha garota?
Bam-bam-bam

AtDeathDoor is Offline
Data Ingresso: Feb 2006
Mandar mensagem por MSN a AtDeathDoor
Padrão

Ciao

Nossa cara, isso aí que você descobriu é digno de recall!
  Responder Com Citação

Velho 20/06/2008, 01:51   #3
VagnerMg
Ser evoluído

VagnerMg is Offline
Data Ingresso: Jun 2003
Padrão

Que coisa hein cara, já tinha ouvido falar de super aquecimentos em notes mas não pensei que fosse tão grave, tenho um core 2 duo da acer e o bicho fica nos 50 graus a maior parte do tempo!!

Powered by:
Dreamcast - Snes - Nintendo 64 - Nintendo Wii
  Responder Com Citação

Velho 20/06/2008, 01:52   #4
Cloudst69
Ser evoluído

Cloudst69 is Online
Data Ingresso: Oct 2007
Padrão

Parabéns pela coragem cara. Eu não sei se teria coragem de abrir meu laptop num caso desses. Gostei muito da inciativa do tópico. É foda essas coisas né. Detalhes mínimos como esse podem acabar com a qualidade do produto.

Velho 20/06/2008, 03:21   #5
Butcher
Banned
Monstro do pântano

Butcher is Offline
Data Ingresso: Mar 2007
Mandar mensagem por ICQ a Butcher Mandar mensagem por MSN a Butcher Mandar mensagem por Yahoo a Butcher
Padrão

Coragem do caralho brother! Parabéns, fodíssimo o que você fez! Orgulho de ser da tua cidade.
OAUHUAHOUA
Depois dessa até te pago uma rodada no Bola =P

Cara, num tá dando pra acreditar nisso que eu vi, você é loucooooo!
Porra, imagina o medo na hora de abrir o note! Prêmio de frieza do ano pra ti
  Responder Com Citação

Velho 20/06/2008, 07:56   #6
SoUL_Of_DEviL
Moderador
Supra-sumo

SoUL_Of_DEviL is Offline
Mandar mensagem por ICQ a SoUL_Of_DEviL Mandar mensagem por MSN a SoUL_Of_DEviL Mandar mensagem por Skype™ a SoUL_Of_DEviL
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Butcher Ver Post
Coragem do caralho brother! Parabéns, fodíssimo o que você fez! Orgulho de ser da tua cidade.
OAUHUAHOUA
Depois dessa até te pago uma rodada no Bola =P

Cara, num tá dando pra acreditar nisso que eu vi, você é loucooooo!
Porra, imagina o medo na hora de abrir o note! Prêmio de frieza do ano pra ti
Vou cobrar quando acabar meu tratamento do refluxo.

Velho 20/06/2008, 12:21   #7
SoUL_Of_DEviL
Moderador
Supra-sumo

SoUL_Of_DEviL is Offline
Padrão

Mais tarde postarei algumas dicas para saberem como saber se seu notebook está com um problema parecido com o meu.

Velho 20/06/2008, 13:22   #8
guerrard
Supra-sumo

guerrard is Offline
Data Ingresso: Apr 2002
Mandar mensagem por MSN a guerrard
Padrão

Putz cara.. que foda. Excelente tópico!

Vou trocar de notebook daqui a pouco, e vou checar essas coisas aí!
Que bizarro..

Velho 20/06/2008, 14:24   #9
Shadow_Angel
Monstro do pântano

Shadow_Angel is Offline
Data Ingresso: Jan 2005
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por VagnerMg Ver Post
Que coisa hein cara, já tinha ouvido falar de super aquecimentos em notes mas não pensei que fosse tão grave, tenho um core 2 duo da acer e o bicho fica nos 50 graus a maior parte do tempo!!
Eu tenho um athlon X2 1.8 da acer , e também não tenho problemas com aquecimento.

Garena: samyague
Steam: eyamashita
XFire: eyamashita

Responder Com Citação

Velho 20/06/2008, 15:47   #10
SoUL_Of_DEviL
Moderador
Supra-sumo

SoUL_Of_DEviL is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por Shadow_Angel Ver Post
Eu tenho um athlon X2 1.8 da acer , e também não tenho problemas com aquecimento.
Sorte a de vocês que não tem uma GPU dedicada para compartilhar do cooler do CPU.

Por isso que não sofrem de superaquecimento.

Velho 20/06/2008, 19:35   #11
helllll
Ser evoluído

helllll is Offline
Data Ingresso: Oct 2002
Padrão

Velho, só te falo uma coisa, tu é ninja heim!!
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 11:22   #12
THE_PLAYER
Moderador
Bam-bam-bam

THE_PLAYER is Offline
Data Ingresso: Aug 2002
Mandar mensagem por MSN a THE_PLAYER
Padrão

Já sei pra quem vou mandar meu futuro notebook se o mesmo apresentar o mesmo problema.
Sei como é abrir uma coisa cara, fiz isso com o meu primeiro Xbox 360. O pior de tudo que fiz com as ferramentas erradas, ainda acabei "machucando" algumas partes dele...
Parabéns pela iniciativa, deve ser um tesão usufruir dele sabendo que você mesmo foi quem consertou.
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 11:33   #13
Phoskje
Ser evoluído

Phoskje is Offline
Data Ingresso: Jan 2008
Padrão

É foda, eu tinha um notebook e usava ele no meu colo.

Passava 1 hora e já não tinha condição de deixar ele no colo mais, queimava pra caramba.
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 11:47   #14
SoUL_Of_DEviL
Moderador
Supra-sumo

SoUL_Of_DEviL is Offline
Padrão

Mandei o link do post pra Revista INFO e diretamente, via Orkut, para Silvia Balieiro. É uma revista que leio muito e acho que têm um bom pessoal pra dar uma olhada nisso.

Vamos ver no que dá.

Velho 21/06/2008, 11:49   #15
antonioli
Ser evoluído

antonioli is Online
Data Ingresso: Mar 2007
Padrão

parabens ai kra...mandou superbem
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 11:53   #16
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Data Ingresso: Apr 2008
Mandar mensagem por MSN a polkolop
Padrão

Brother meu note quebrou desse jeito, super aquecimento na placa de video, q torrou minha placa mãe e tudo mais, 500 contos pra trocar tudo e tal, mas me passa uma MP ou por aqui mesmo, de onde vc encontra as chaves pra abrir a placa de video, q eu não acho e não tenho uma chave que encaixe direito nos parafusos da placa de videos q são aqueles diferentes lá!!

o parafuro é tipo uma estrela sei lá!! mas não é uma chave comum q vc encontra em qualquer lugar, e se espanar já era!! to precisando muito fazer oq vc fez, já fiz no processador só q ainda me falta fazer isso na placa de video!! preciso dessa chave
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 11:56   #17
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Padrão

Po cara tive o mesmo problema com o meu note e tal!! tomei 500 de preju pra concertar e tal, queimou a placa de video, q depois queimou a placa mãe, foda cara!! mas vc pode me dizer aonde eu consigo a chave certa pra abrir a placa de video??? pq n ão to afim de arriscar e espanar o parafuso e tal, ai já era!! pode me passar Mp ou por aqui mesmol lojas q vendam essa chave já q o parafuso é diferente e tal!!
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 11:57   #18
SoUL_Of_DEviL
Moderador
Supra-sumo

SoUL_Of_DEviL is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por polkolop Ver Post
Brother meu note quebrou desse jeito, super aquecimento na placa de video, q torrou minha placa mãe e tudo mais, 500 contos pra trocar tudo e tal, mas me passa uma MP ou por aqui mesmo, de onde vc encontra as chaves pra abrir a placa de video, q eu não acho e não tenho uma chave que encaixe direito nos parafusos da placa de videos q são aqueles diferentes lá!!

o parafuro é tipo uma estrela sei lá!! mas não é uma chave comum q vc encontra em qualquer lugar, e se espanar já era!! to precisando muito fazer oq vc fez, já fiz no processador só q ainda me falta fazer isso na placa de video!! preciso dessa chave
Aqui todos os parafusos eram iguais. Diferiam somente no comprimento.

Mas, como você descreveu que o encaixe é estrelado, acho que devem ser encaixes para chaves tipo Torx. Não são muito baratas, mas valem o investimento. Tenho um joguinho aqui de vários tamanhos.

Vá numa loja de ferramentas e peça para ver uma chave tipo torx no tamanho 8, 9 e 10. Devem ser esses os tamanhos adequados aí e, vendo elas, você já tira uma base se são realmente o que precisa.

Velho 21/06/2008, 11:58   #19
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Padrão

cara aquelas mesinhas com cooler que ventilam e tal, é uma boa, será q ajuda?? to pensando em comprar uma!!
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 11:59   #20
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por SoUL_Of_DEviL Ver Post
Aqui todos os parafusos eram iguais. Diferiam somente no comprimento.

Mas, como você descreveu que o encaixe é estrelado, acho que devem ser encaixes para chaves tipo Torx. Não são muito baratas, mas valem o investimento. Tenho um joguinho aqui de vários tamanhos.

Vá numa loja de ferramentas e peça para ver uma chave tipo torx no tamanho 8, 9 e 10. Devem ser esses os tamanhos adequados aí e, vendo elas, você já tira uma base se são realmente o que precisa.
Brigadão brother to indo ver isso essa semana ainda!!
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 12:01   #21
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Padrão

pra que tiver o mesm problema, acho q a chave é essa aqui!!

http://www.gedore.com.br/exibe_produ...l.asp?item=203
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 12:02   #22
SoUL_Of_DEviL
Moderador
Supra-sumo

SoUL_Of_DEviL is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por polkolop Ver Post
cara aquelas mesinhas com cooler que ventilam e tal, é uma boa, será q ajuda?? to pensando em comprar uma!!
Comigo não resolveu quase nada. Foram, no máximo, 2 ou 3°C que caiam. E isso era muito mais dependente do ambiente que das mesas com coolers.

Sabe o que comprei? Isso:

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3609

É simples de tudo. E o melhor é que deixa a parte de baixo do notebook totalmente livre para o ar circular. E outra coisa boa é que é ajustável, sendo que você pode posicioná-lo de forma que fique rente aos seus olhos.

Uso isso hoje em dia e é ótimo. O note não entra em contato com nada a não ser com o ar que circula.

Velho 21/06/2008, 13:14   #23
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Padrão

Citar:
Postado Originalmente por SoUL_Of_DEviL Ver Post
Comigo não resolveu quase nada. Foram, no máximo, 2 ou 3°C que caiam. E isso era muito mais dependente do ambiente que das mesas com coolers.

Sabe o que comprei? Isso:

http://www.linuxmall.com.br/index.php?product_id=3609

É simples de tudo. E o melhor é que deixa a parte de baixo do notebook totalmente livre para o ar circular. E outra coisa boa é que é ajustável, sendo que você pode posicioná-lo de forma que fique rente aos seus olhos.

Uso isso hoje em dia e é ótimo. O note não entra em contato com nada a não ser com o ar que circula.
Cara, meu note é de 17" será q isso aguenta??? e ele é bem grande e tal, acho q vai ficar um pouco alto demais não vai não??!!
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 13:16   #24
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Padrão

e outra cara, eu não uso teclado extra?? o teclado q uso é o do notebook mesmo e tal!! não com grana pra comprar um teclado decente e tal, e não to afim de comprar qualquer coisa !!
  Responder Com Citação

Velho 21/06/2008, 13:24   #25
polkolop
Ser evoluído

polkolop is Offline
Padrão

http://www.e-armazem.com.br/loja/def...page=1&sort=3d cara se acha q nenhuma dessas mesinhas presta então?? o esquema é mesmo levantar ele e tal!!?? e passar pasta térmica?
  Responder Com Citação
Resposta

Ferramentas de Tópicos
Modos de Exibição

Regras de Postagem